Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Monalisa Nogueira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Uma análise dos estudos dissertativos em etnomatemática defendidos na UFRN de 2002 A 2013
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Medeiros, Monalisa Nogueira; Bandeira, Francisco de Assis; Lopes, Maria Maroni; Pereira, Ivanildo Freire
    Esta monografia é o resultado de um estudo do Estado da Arte em Etnomatemática. A escolha do tema deu-se em virtude de uma experiência durante um projeto de pesquisa sobre os conhecimentos matemáticos presentes na produção e comercialização do queijo na cidade de Caicó/RN, a luz da Etnomatemática. O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de um mapeamento das produções dissertativas referente aos estudos etnomatemáticos, defendidos nos cursos de pós-graduação da UFRN - campus de Natal. Além disso, foi realizado um primeiro recorte referente a delimitação de ano de defesa dessas dissertações, entre os anos de 2002 a 2013; um segundo recorte referente a análise, apenas, das dissertações de mestrado. As teses de doutorado ficaram para outros momentos, devido a limitação de tempo. Após esses procedimentos, foram realizadas as leituras e análises dos trabalhos dissertativos. Eles foram divididos em duas grandes categorias: a primeira em pesquisa pedagógica e a segunda em pesquisa de campo. Diante disto, foram criadas categorias secundárias, a saber: sujeitos e níveis de ensino; conteúdos abordados - que foram categorizados em: proporcionalidade, simetria, grandezas e medidas, geometria, função afim, porcentagem, sistema de numeração, números inteiros, contagem, operações básicas e isometria; problemáticas e objetivos. Os resultados alcançados mostraram que a Etnomatemática procura relacionar o contexto do aluno com a Matemática escolar, possibilitando o desenvolvimento do ensino/aprendizagem com compreensão.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM