Navegando por Autor "Medeiros, Nícolas Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O papel do estágio curricular e a motivação para formação dos acadêmicos em ciências contábeis: um estudo à luz da teoria da autodeterminação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-21) Medeiros, Nícolas Lima; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Borges, Gilmara Mendes da Costa; Medeiros, Vanessa Câmara deO propósito deste estudo foi analisar as potencialidades do estágio curricular na formação dos estudantes no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, bem como a relação existente entre a motivação e o desempenho acadêmico à luz da Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, no qual foram aplicados questionários em salas de aula para uma amostra de 50 estudantes entre o 6º e o 9º período do referido curso, o que equivale a 16,6% % do universo total de aproximadamente 300 discentes matriculados. Com base na amostra analisada, através da estatística descritiva, verificou-se que os resultados convergiram com estudos encontrados anteriormente e que os discentes consideram importante a experiência prática do estágio, por auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Percebe-se ainda uma relação motivacional bem diversificada para a aprendizagem entre os universitários estudados. Encontram-se estudantes preocupados em aprofundar o nível de conhecimento para atingir uma fundamentação adequada no desempenho de sua futura atuação; mas também estudantes preocupados apenas com os benefícios gerados na obtenção do diploma. O estudo de modo geral acrescenta à temática e reflete a relevância de pesquisas sobre o ensino da Contabilidade. De acordo com as peculiaridades da área, se faz necessário compreender os níveis motivacionais dos estudantes para desenvolver de forma bem explorada o planejamento acadêmico.