Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Nícolas Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O papel do estágio curricular e a motivação para formação dos acadêmicos em ciências contábeis: um estudo à luz da teoria da autodeterminação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-21) Medeiros, Nícolas Lima; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Borges, Gilmara Mendes da Costa; Medeiros, Vanessa Câmara de
    O propósito deste estudo foi analisar as potencialidades do estágio curricular na formação dos estudantes no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, bem como a relação existente entre a motivação e o desempenho acadêmico à luz da Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, no qual foram aplicados questionários em salas de aula para uma amostra de 50 estudantes entre o 6º e o 9º período do referido curso, o que equivale a 16,6% % do universo total de aproximadamente 300 discentes matriculados. Com base na amostra analisada, através da estatística descritiva, verificou-se que os resultados convergiram com estudos encontrados anteriormente e que os discentes consideram importante a experiência prática do estágio, por auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Percebe-se ainda uma relação motivacional bem diversificada para a aprendizagem entre os universitários estudados. Encontram-se estudantes preocupados em aprofundar o nível de conhecimento para atingir uma fundamentação adequada no desempenho de sua futura atuação; mas também estudantes preocupados apenas com os benefícios gerados na obtenção do diploma. O estudo de modo geral acrescenta à temática e reflete a relevância de pesquisas sobre o ensino da Contabilidade. De acordo com as peculiaridades da área, se faz necessário compreender os níveis motivacionais dos estudantes para desenvolver de forma bem explorada o planejamento acadêmico.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM