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Navegando por Autor "Medeiros, Raquel Sales de"

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    Construção de jogos: a utilização do lúdico para educação em saúde bucal no CAPS AD
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Alves, Caroline Vieira; Lucena, Eudes Euler de Souza; Medeiros, Raquel Sales de; Silva, Alexandre Policarpo da
    Introdução: A educação em saúde bucal tem um papel importante na conscientização dos usuários do CAPS AD. A natureza das substâncias de abuso, lícitas ou ilícitas causam um efeito devastador para os tecidos bucais e prejuízo à qualidade de vida. Objetivo: O objetivo deste trabalho é descrever uma oficina de construção de jogos para promover o cuidado em saúde bucal no CAPS AD da cidade de Caicó/RN. Metodologia: A oficina de construção de jogos ocorreu durante o mês de maio de 2019 na vivência dos residentes, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da EMCM/UFRN no CAPS AD. A atividade foi conduzida pela dentista residente e utilizou-se o espaço das oficinas de artesanato, que faziam parte da rotina do serviço. Resultados: Foram produzidos quatro jogos educativos e um quadro com orientações de higiene bucal, que ficaram disponíveis para os usuários do serviço. Conclusões: Essa atividade além de ser uma oportunidade de ócio criativo pode facilitar a fixação dos conteúdos da educação em saúde bucal que são abordados dentro do jogo, incentiva a discussão sobre o tema e estimula o autocuidado, reforçando e orientando as boas práticas de higiene.
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    Construção do manual de orientação sobre práticas corporais e atividades físicas no Caps/AD Caicó: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Marinho, Bruna Maria de Araújo; Bezerra, Ricardo Andrade; Coelho, Monique Leite Galvão; Medeiros, Raquel Sales de
    Este estudo tem como objetivo relatar o processo de elaboração, articulação de um manual de orientação sobre práticas corporais e atividades físicas no CAPS/AD do município de Caicó/RN. Esse manual surge com a intenção de potencializar o trabalho na Rede de Atenção Psicossocial - RAPS e fortalecer a realização das PC e AF como terapia complementar e indissociável no cuidado de pessoas com histórico de abuso/dependência de álcool e outras drogas. Trata-se de um estudo descritivo em formato de Relato de Experiência. A elaboração do manual levou em consideração as demandas pensadas pelos usuários e equipe técnica do serviço, bem como visou atividades que favorecessem a integração social, autocuidado, bem estar físico e mental, melhoria de capacidades físicas funcionais, lazer e o acesso desses indivíduos aos elementos da cultura corporal que para muitos foram negados ou negligenciados por toda a vida. A contribuição deste estudo oferece subsídios para a realização e fomento de discussões sobre Práticas Corporais e Atividades Físicas - PC e AF no âmbito da Saúde Mental. Entendendo essas práticas como forma complementar e indissociável no cuidado oferecido pelos CAPS, trazendo benefícios já comprovados cientificamente em caráter biológico, mental e social. Porém, é de fundamental importância que novos estudos sejam realizados a partir dessa proposta.
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    Dissertação
    Educação permanente em saúde para qualificação da assistência ao usuário de substâncias psicoativas
    (2019-06-17) Medeiros, Raquel Sales de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Costa, Marcelo Viana da; ; ; ; Costa, Roberta Kaliny de Souza;
    A Reforma Psiquiátrica brasileira resultou numa série de transformações no que diz respeito às práticas, saberes, valores culturais e sociais que permearam o contexto de tratamento e cuidado das pessoas com transtornos mentais e/ou usuárias de substâncias psicoativas. A partir de 2003, através da Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, o Brasil reafirmou o uso de drogas como fenômeno complexo de saúde pública, assumindo como marco teórico-político-ético a perspectiva da redução de danos. Para formalizar a atenção aos usuários de substâncias psicoativas, através da Portaria GM 336/02 definiu normas e diretrizes para a organização de serviços que prestam assistência em saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo-se os voltados para atender pessoas que fazem uso abusivo/prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas, os CAPS ad. Enquanto profissional deste serviço, observou-se a necessidade de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para a equipe, enquanto estratégia de qualificação, fato inexistente no cotidiano do CAPS ad, do município de Caicó-RN. Esta pesquisa objetivou identificar o conhecimento da equipe de um CAPS ad sobre a assistência ao usuário de substâncias psicoativas e desenvolver atividades de educação permanente sobre o processo de trabalho em saúde mental. Pesquisa-ação desenvolvida no CAPS ad de Caicó-RN, no período de junho/2018 a janeiro/2019, aprovada pelo Comitê de Ética mediante parecer CAAE nº 89520618.2.0000.5568. Aplicou-se um questionário a 13 participantes sobre temas relacionados à saúde mental e uso de substâncias psicoativas, além de dados de caracterização sociodemográfica e profissional e informações sobre a Política Nacional de Saúde Mental, Reforma Psiquiátrica e Assistência à pessoa com problemas relacionados ao uso de SPA (gestão do cuidado e da clínica, humanização em saúde, PTS, entre outros). Realizaram-se seis oficinas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, com média de participação de sete trabalhadores. A proposta metodológica da realização de oficinas permitiu que o processo de EPS acontecesse de forma interativa, sendo assegurado o caráter participativo, a criação de oportunidades de discussão e reflexão dos processos de trabalho, estimulando o aprendizado mútuo e o diálogo entre a equipe. Os resultados indicaram índices de conhecimento prévio dos trabalhadores, com conhecimento suficiente em média de 75%. Diante desta análise, reafirma-se a necessidade da criação e fortalecimento de um espaço de educação permanente em saúde neste serviço, bem como a necessidade do incentivo e apoio dos gestores no que tange à organização e participação dos trabalhadores nestes encontros.
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