Navegando por Autor "Medeiros, Sâmia Lorena Oliveira"
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Artigo Experiências em estágio na educação infantil: a construção do professor pedagogo na prática(Revista Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, 2024-10-31) Medeiros, Sâmia Lorena Oliveira; Medeiros, João Paulo Silveira de; https://orcid.org/0009-0001-0980-3016; https://orcid.org/0009-0002-6437-2105Este trabalho se trata de um relato de experiência articulado por dois estudantes com apoio de um orientador, na construção e consolidação das atividades de regência em sala de aula. Sabe-se que o estágio na educação infantil é uma experiência prática fundamental para futuros educadores, proporcionando a oportunidade de aplicar teorias pedagógicas em um ambiente real. Além disso, os estagiários aprendem a trabalhar em equipe com outros educadores e a comunicar-se efetivamente com as famílias. Essa vivência contribui para a formação de profissionais mais preparados, capacitando-os a lidar com os desafios da Educação Infantil e a fomentar o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, ao relatarmos nossas experiências de estágio, esperamos colaborar com a ampliação do estágio e dos impactos possíveis para uma formação docente voltada à prática que favoreça o não abandono da profissão após a formação inicial em pedagogia.TCC Experiências em estágio na educação infantil: a construção do professor pedagogo na prática(2024-08) Medeiros, João Paulo Silveira de; Medeiros, Sâmia Lorena Oliveira; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6019-3903; https://orcid.org/0009-0002-6437-2105; https://orcid.org/0009-0001-0980-3016; http://lattes.cnpq.br/5511549088816142; http://lattes.cnpq.br/7281149355349678Este trabalho se trata de um relato de experiência articulado por dois estudantes com apoio de um orientador, na construção e consolidação das atividades de regência em sala de aula. Sabe-se que o estágio na educação infantil é uma experiência prática fundamental para futuros educadores, proporcionando a oportunidade de aplicar teorias pedagógicas em um ambiente real. Além disso, os estagiários aprendem a trabalhar em equipe com outros educadores e a comunicar-se efetivamente com as famílias. Essa vivência contribui para a formação de profissionais mais preparados, capacitando-os a lidar com os desafios da Educação Infantil e a fomentar o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, ao relatarmos nossas experiências de estágio, esperamos colaborar com a ampliação do estágio e dos impactos possíveis para uma formação docente voltada à prática que favoreça o não abandono da profissão após a formação inicial em pedagogia.TCC Utilização de mapas causais e mentais para a avaliação da metodologia ágil de desenvolvimento acadêmico (MADA) em projetos acadêmicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-20) Medeiros, Sâmia Lorena Oliveira; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Gorgônio, Flavius da Luz e; Araújo, Aislânia Alves deSabe-se que existem discrepâncias em relação ao uso de metodologias ágeis no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho. Nesse sentido, surgiram questionamentos que buscam a combinação dessas utilizações. Dentro desse contexto existem estudos que realizaram adaptações das metodologias com foco no mercado, além dos estudos que levaram a criações de metodologias de base acadêmica, como a easYProcess (YP). Com a utilização da YP no curso de Sistemas de informação (SI) da UFRN, foram realizadas adaptações nessa metodologia. Com base nessa afirmação, pesquisas levaram a criação de uma metodologia que satisfaça a necessidade do curso, então nasceu a Metodologia Ágil de Desenvolvimento Acadêmico (MADA), direcionada para a realidade de SI. A mesma começou a ser aplicada em SI nos projetos de estágio. Em sua segunda aplicação, a metodologia sofreu modificações, mostrando lacunas que podem ser estudadas. Nessa circunstância, o presente trabalho apresenta uma avaliação da utilização da MADA de acordo com os princípios ágeis através da aplicação em algumas equipes disciplinares. Tal análise, realizada com os membros das equipes dos projetos envolvidos, executando entrevistas com base nos princípios ágeis. Sendo possível identificar as experiências dessas equipes nessa pesquisa, codificando os relatos dos entrevistados e construindo mapas causais com linguagem sistêmica que se relacionam com estes princípios. Com estes mapas foi possível identificar as características que influenciam positiva e negativamente na utilização da metodologia, além da possibilidade de percepção de aprendizagem dos alunos quanto ao uso de metodologias ágeis.