Navegando por Autor "Medeiros, Sergio Queiroz de"
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Tese Arquitetura para aplicações interativas imersivas de televisão digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-24) Azevedo, Samuel Oliveira de; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582; Souza, Anderson Abner de Santana; ; http://lattes.cnpq.br/2563070123322776; Medeiros, Sergio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784Neste trabalho, propomos uma nova abordagem para a Televisão Digital Interativa (TVDI), visando explorar os conceitos de imersividade. Várias arquiteturas já foram propostas para a TVDI, mas não exploram coerentemente quesitos relacionados à imersão. O objetivo desta tese consiste em definir formalmente o que são a imersão e a interatividade para a TV digital e em como elas podem ser usadas para melhorar a experiência do usuário deste novo modelo televisivo. A abordagem do problema levanta questões como a escolha apropriada de equipamentos para ajudar na sensação de imersão; que formas de interação entre os usuários podem ser exploradas no contexto interação-imersão; se o ambiente em que uma aplicação interativa imersiva é utilizada influencia na experiência de imersão; e que novas formas de interatividade dos usuários da TVDI entre si, e entre os usuários e as aplicações interativas, podem ser exploradas com o uso da imersão. Como um dos objetivos desta proposta, apontamos soluções novas para estas questões que carecem de mais estudos. Ensejamos formalizar os conceitos que abarcam a interatividade no Sistema Brasileiro de televisão Digital. Num estudo inicial realizado, esta definição é organizada em categorias ou níveis de interatividade. A partir deste ponto, são feitas análises e especificações para atingir a imersão usando a TVDI. Visionamos alguns estudos de caso de aplicações interativas imersivas para televisão digital, visando validar a arquitetura proposta. Também, é abordado o uso de dispositivos remotos, e a proposta básica de uma arquitetura de middleware que permita sua utilização em conjunto com aplicações interativas imersivasDissertação Beehiveior - Sistema de monitoramento e controle de colmeias de produção apícola(2016-08-08) Dutra, Thiago Fernandes Silva; Dantas, Rummenigge Rudson; ; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; ; http://lattes.cnpq.br/4192101532117582; Aroca, Rafael Vidal; ; http://lattes.cnpq.br/9262228584082064; Medeiros, Sergio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784As abelhas são animais de grande importância para manter o ecossistema global, principalmente pelo seu papel ativo no processo de polinização de diversas plantas no planeta. A apicultura, definida atualmente como a criação racional de abelhas, é uma importante atividade econômica mundial que movimenta anualmente um mercado milionário. O desenvolvimento eficiente da atividade apícola envolve inúmeros desafios de diversas áreas de atuação e conhecimento, que vai desde operações cotidianas de manutenção do apiário até o monitoramento comportamental das abelhas e do ambiente no qual o apiário esta inserido. A UEPA-EAJ (Unidade de Extração de Produtos Apícolas, da Escola Agrícola de Jundiaí) é um centro de atividades, estudos e pesquisas apícolas do RN. Esse trabalho propôs então o desenvolvimento de uma ferramenta com recursos computacionais de automação e controle com os objetivos de auxiliar e dar um maior embasamento aos estudos e pesquisas realizadas pela UEPA-EAJ, bem como o de facilitar atividades cotidianas presentes no manejo do apiário dessa unidade. A ferramenta concebida, denominada Beehiveior, foi dividida em dois módulos independentes: uma central de automação e controle, responsável pela coleta e envio de dados das colmeias, e um aplicativo Web, com a função de processar, armazenar e exibir os dados coletados. Foi utilizado hardware de baixo custo, reciclado e/ou de fácil obtenção para construção da central. O projeto possui como resultados o aplicativo Web, os códigos-fontes e esquemas de automação, o relato dos experimentos realizados e um comparativo do Beehiveior com os trabalhos relacionados. Atualmente a ferramenta é capaz de monitorar variáveis da colmeia (ex.: temperatura e umidade), enviar os dados coletados via rede cabeada Ethernet ou através da transferência dos dados armazenados localmente em cartão de memória e exibir esses valores, na forma de gráficos e tabela, no aplicativo Web.Dissertação Trendtv : uma arquitetura para mudança automática de canais de TV baseada em redes sociais virtuais com graus de amizade e suporte a múltiplos dispositivos no cenário da TV digital brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-13) Sena, Hugo Tácito Azevedo de; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; ; http://lattes.cnpq.br/0252007760985746; Leite, Luiz Eduardo Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4080017602605582; Souza, José Carlos Aronchi de; ; http://lattes.cnpq.br/2141054780891730; Medeiros, Sergio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784Devido à grande quantidade de conteúdo televisivo, que surgiu junto com a TV Digital, os telespectadores estão diante de um novo desafio, saber como procurar conteúdo interessante de maneira intuitiva e eficiente. Os guias eletrônicos de programação personalizada (pEPG) surgem como uma resposta para esse complexo desafio. Propomos a TrendTV, uma arquitetura em camadas que permite a formação de redes sociais entre telespectadores de programas de TV Digital Interativa baseada em microblog de conteúdo on-line. Associado a um pEPG, esta rede social permite que um telespectador realize filtragens de conteúdo sobre um determinado assunto a partir das indicações feitas por outros telespectadores de sua rede. Isto permite que o telespectador crie sua própria indicação para um determinado conteúdo no momento em que ele é exibido, ou ainda analisar a importância de um determinado programa on-line, baseado nessas indicações. Isto permite que qualquer usuário possa realizar filtros no conteúdo, além de gerar e trocar informações com os outros usuários de modo flexível e transparente, utilizando vários dispositivos diferentes(TVs,Smartfones, Tablets ou PCs). Além disso, essa arquitetura define um mecanismo para realizar a mudança automática de canais baseado no melhor programa que está passando no momento, sugerindo novos componentes a serem agregados ao middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital (Ginga). Como resultado é construída uma base de dados dinâmica e que contém a classificação de vários programas de TV, bem como uma aplicação que permite mudar automaticamente para o melhor canal do momentoDissertação Utilizando programação orientada a aspectos no projeto de sistemas hardware desenvolvidos com SystemC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-03-03) Medeiros, Sergio Queiroz de; Déharbe, David Boris Paul; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768856U5; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784; Silva, Ivan Saraiva; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780113E2; Barros, Edna Natividade da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/6291354144339437Novos paradigmas de linguagens de programação vêem sendo comumente testados e geralmente são incorporados depois por linguagens de descrição de hardware. Recentemente, a programação orientada a aspectos (POA) provou ser útil na tentativa de melhorar a modularidade de linguagens estruturadas e orientadas a objeto tais como Java, C++ e C. Diante de tal fato, podemos esperar que o uso de POA pode melhorar o entendimento de sistemas hardware que estão sendo projetados, bem como tornar seus componentes mais reusáveis e fáceis de manter. Iremos abordar então o uso de POA em aplicações desenvolvidas utilizando a biblioteca SystemC. Serão apresentados vários exemplos que ilustram o uso de POA juntamente com SystemC, mostrando alternativas e discutindo os seus benefícios