Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Theresa Christina Barbosa de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 18 de 18
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Cinema e educação: reflexões sobre caminhos para uma metodologia educacional, acessível, livre e sensorial para crianças
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Cavalcante, Pedro Vinicius Lô; Rocha Filho, Ruy Alkmin; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Sales Junior, Francisco das Chagas
    Tendo em vista a problemática e necessidade de formação cultural dentro do currículo educacional das crianças, observando que as práticas pedagógicas adotadas para tal, são no mínimo incertas para o seu desenvolvimento comunicacional e cognitivo, e acreditando na potência da incorporação da linguagem audiovisual na cultura escolar e nas práticas de ensino-aprendizagem, este projeto visa pensar caminhos para uma metodologia que inclua o audiovisual na educação infantil, de forma livre e sensorial, com exercícios pensados “com” a criança.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    O cinema, o jogo e a cultura
    (2011-01) Silva, Josimey Costa da; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Curta experimental: "Outro": uma visão da edição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Bicalho, Pedro Masami; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580
    O trabalho apresenta o desenvolvimento desde a criação a finalização de um curta metragem de ficção “OUTRO”, dirigido por Gustavo Fernandes. O curta retrata sobre traumas e acidentes ocorridos com a protagonista. Este trabalho tem como objetivo explorar, com ênfase, a pós produção e montagem do curta metragem, suas dificuldades e formas de resolução. Com isto em mente, foi necessário o estudo e utilização de técnicas de montagem e de edição para conseguir trazer o sentimento e clima adequado para o curta-metragem. O resultado foi a finalização e lançamento do curta.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Fanedit: uma análise do site ifdb.fanedit.org e o processo de edição feita por fãs
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Almeida, Juliana Kaline de; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; http://lattes.cnpq.br/1052899044557829; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580
    A edição de vídeo permite combinar filmagens para contar histórias. Antigamente, era um processo físico complexo, mas hoje é acessível através de aplicativos em dispositivos móveis. O site ifdb.fanedit.org é um espaço onde os fãs editores interagem e compartilham seus trabalhos. Essa pesquisa analisa o funcionamento do site, suas regras e conteúdo, além de explorar as categorias de fanedits mais populares. Conceitos como cultura participativa, inteligência coletiva e convergência cultural são discutidos, destacando o impacto da internet e das mídias digitais nessa relação entre consumidores e produtores de conteúdo de fanedits.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Forma, Mundo Vivo : relatório técnico-científico sobre um ensaio de arte não-figurativa tridimensional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Oliveira, Thuan Duarte de; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; http://lattes.cnpq.br/0731734251228069; Aires, Janaine Sibelle Freires; https://orcid.org/0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Moraes, Ana Lucia Barbosa; http://lattes.cnpq.br/9108401441785923
    A imaginação, em parceria com habilidades técnicas, detém um poder extraordinário. Mas será que essa combinação é capaz de infundir vida em formas abstratas? O trabalho "Forma, Mundo Vivo: ensaio de arte não-figurativa tridimensional" apresenta uma série de cinco animações que exploram as formas básicas do abstracionismo geométrico, sob a lente da animação tridimensional. Este relatório técnico-científico tem como propósito detalhar o método, o processo de produção e publicação, além de elucidar a justificativa e os conceitos fundamentais subjacentes ao projeto. Sua fundamentação teórica foi realizada com base nos textos de Kazimir Malevich e Richard Williams, além de contar com artigos por Angela Nucci, Isabel Nogueira, Daniela Mainardi e Aline Couri.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Fotolivro: Cidade Silenciosa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Lima, Paulo José Oliveira de; Almeida, Rodrigo Ferreira; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Moraes, Ana Lucia Barbosa
    O presente trabalho investiga os processos de criação de um projeto fotográfico a partir da elaboração de um fotolivro. A proposta surge da intenção de explorar as conexões entre fotolivros e memória, revelando camadas de tempo e de afeto por meio de construções narrativas visuais que dão forma a uma documentação sensível de um centro urbano. O fotolivro Cidade Silenciosa reúne imagens atuais e de arquivos do bairro da Cidade Alta, em Natal/RN, espaço marcado tanto pelo abandono quanto por memórias afetivas, criando um diálogo entre passado e presente. Este relatório detalha todas as etapas do processo criativo, desde a pesquisa conceitual até as escolhas estéticas e gráficas que orientaram a produção da obra.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    História em quadrinhos com trilha sonora original integrada: "Linhas Dissonantes"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Silva, Maria Luiza Mafra; Medeiros, Paulo Henrique de Araújo; Ferreira, Rodrigo Almeida; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Junqueira, Flávia Campos
    Este relatório de projeto compete à elaboração da história em quadrinhos com trilha sonora original integrada Linhas Dissonantes, que traz uma narrativa sobre um casal sáfico que se conecta emocionalmente através de sinestesia, uma condição neurológica que confunde a percepção dos sentidos. A idealização foi concebida para trazer representatividade LGBTQIAPN+ e representação sinestésica, através de uma linguagem narrativa que é o das HQs. Processualmente, as etapas consistirão em: aprofundamento teórico, elaboração da narrativa, ilustração da HQ, composição da trilha sonora e veiculação online do produto final.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A jornada da direção de "Outro"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Fernandes, Gustavo da Silva; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Almeida , Rodrigo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083
    O trabalho explora o desenvolvimento desde a criação a finalização do curta metragem de ficção “OUTRO”, dirigido por Gustavo Fernandes. Para isso, se fez necessário a pesquisa e compreensão de traumas humanos como também a realização audiovisual deste curta. Este trabalho tem como foco explorar mais a Direção do projeto. Com isto em mente, foi necessário o estudo e pesquisa de como conduzir uma equipe, e como mostrar através da imagem e do som o sentimento e clima que eu como diretor busquei para o curta-metragem. Além disso é relatado todos os problemas durante a concepção e produção do curta e como foram resolvidos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Neurowashing: a construção do autismo midiático através da análise de séries de ficção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Rossato, Bárbara Braga; Pereira, Mônica Mourão; http://lattes.cnpq.br/7848024738735219; http://lattes.cnpq.br/1509041984136296; Pereira, Mônica Mourão; http://lattes.cnpq.br/7848024738735219; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Pereira, Lívia Cirne de Azevêdo; http://lattes.cnpq.br/5512139880539951
    Este estudo introduziu o termo "neurowashing" para articular de maneira precisa e elucidativa os fenômenos observados. Este conceito destaca a manipulação de representações superficiais que, apesar de aparentemente inclusivas, carecem de uma representação genuína e reflexiva do transtorno do espectro autista na mídia audiovisual. Para isso, buscou investigar os efeitos da representatividade do transtorno do espectro autista na televisão, concentrando-se na análise dos personagens autistas "Sam" de "Atypical", "Quinni" de "Heartbreak High" e "Shaun" de "The Good Doctor". Aprofundando-se além das simples representações, examinou-se os aspectos socioeconômicos desses personagens para compreender a amplitude de sua caracterização na narrativa audiovisual. A partir da coleta e análise de informações, este trabalho ofereceu uma reflexão detalhada sobre a representação do transtorno autista na mídia, destacando as ramificações sociais e econômicas dos personagens estudados. Além disso, explorou as repercussões da ausência de pessoas autistas nas produções televisivas e os impactos positivos decorrentes de sua inclusão, delineando assim a relevância da representatividade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os processos criativos da maquiagem no audiovisual universitário potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Augusto, Giovanna de Andrade; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Ferreira, Rodrigo Almeida; Ferreira, Pierre Keyth Rodrigues
    Esta pesquisa analisa a maquiagem como linguagem narrativa e formativa em produções audiovisuais universitárias, considerando sua relevância estética, simbólica, experimental e pedagógica. O estudo combina referências teóricas e experiências práticas vivenciadas pela autora durante a graduação. Fundamenta-se em autores como Mindy Hall, Gretchen Davis, pois seus materiais descrevem e explicam as diversas práticas de um maquiador audiovisual, em adição com estudos de Micheline Penafort Pinheiro e Adriana Ramos, cujas reflexões contribuem para o entendimento da maquiagem como ferramenta de construção de sentido e expressão visual da obra. A análise contempla diferentes tipos de maquiagem utilizados no audiovisual e evidencia como, mesmo em contextos de limitação estrutural, a prática da caracterização no meio acadêmico promove soluções criativas e narrativas eficazes. Além disso, o estudo revela que a prática da maquiagem universitária desenvolve habilidades técnicas e interpessoais nos estudantes, como organização, planejamento visual e diálogo entre setores. Considera-se que ao reconhecer a maquiagem como linguagem autônoma e integrá-la aos processos criativos com intencionalidade, é possível fortalecer tanto a qualidade visual das produções acadêmicas quanto a formação de profissionais mais sensíveis e preparados para os desafios do campo audiovisual.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Parassonia: a circularidade de uma produção de terror universitária independente /experimental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-20) Silva, Cibely Ferreira Gomes da; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Felipe, Ygor
    Este relatório descreve o ciclo de vida de um curta-metragem independente, experimental e de baixo orçamento, realizado durante a pandemia de Covid-19. Trouxe esse curta para apresentar os desafios de uma produção independente em condições atípicas, e para documentar todo o processo dela - desde a motivação até a exibição. O filme “Parassonia” foi realizado por alunos do curso de Audiovisual da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), turma de 2019.2. Devido à transição das aulas para o formato online, nossa equipe sentiu a necessidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos até 2021. Optamos por produzir um curta de baixo custo, com equipe enxuta, focando em um tema relevante. Inspirados pela minha experiência pessoal e da co-roteirista com distúrbios do sono, que se intensificou durante a pandemia, escolhemos abordar a importância da saúde mental e o impacto da negligência ao sono, usando o gênero terror psicológico. O projeto foi concluído e premiado pela mostra Caravana Cultural da UFRN de 2023, o que motivou sua escolha como tema do meu trabalho de conclusão de curso.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relatório de produção do curta de animação “O último scan”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Alves, Vinicius Teixeira Dornelos; Ferreira, Rodrigo Almeida; 0009-0008-5546-3236; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; http://lattes.cnpq.br/1132707714053364; Ferreira, Rodrigo Almeida; 0009-0008-5546-3236; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Aires, Janaine Sibelle Freires; 0000-0002-6551-5297; http://lattes.cnpq.br/4051151886203077; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; 0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580
    “O Último Scan” é um curta-metragem de animação que conta a história de um pesquisador que viaja por um mundo vasto mesclado de elementos fantasiosos e tecnológicos, catalogando suas descobertas, criaturas e flora. A proposta deste relatório é trazer o registro de todas as etapas de produção dessa obra audiovisual desde sua idealização até a sua concepção final. Esse relatório expõe detalhes da escolha artística, desde a fundamentação teórica e visual por trás do projeto, mas também nuances do roteiro, do conceito dos personagens, cenários, das técnicas e as ferramentas que foram utilizadas para
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relatório de produção do curta de animação "As Cores do Burgo"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Silva, Josimário; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; http://lattes.cnpq.br/0822160352308835; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Pinheiro, Mirian Moema Figueira; http://lattes.cnpq.br/7515303567596846
    As Cores do Burgo é um curta-metragem de animação que narra a história de um pequeno vilarejo e sua relação com uma figura encapuzada, que aparece regularmente para levar embora os entes queridos do lugar, deixando suas casas sem cores. O propósito do presente relatório técnico é tratar das etapas de produção do curta-metragem, onde serão apontados os processos de produção, desde a concepção da ideia inicial até a sua finalização, discorrendo de forma minuciosa sobre como as escolhas técnicas foram realizadas. Serão apresentadas as referências que fundamentam a criação da estética do curta, o design dos personagens e as dificuldades encontradas durante as fases de produção da obra. Por fim, o relatório aborda a conclusão da animação do curta-metragem.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relatório de produção do curta-metragem de animação híbrida Asas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Menezes, Matheus Vinícius Fernandes de; Ferreira, Rodrigo Almeida; Aires, Janaine Sibelle Freires; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
    “Asas” é um curta-metragem em animação híbrida que conta a história de Nim, uma fada que mora em uma pequena casa no tronco de uma árvore, e está em busca de suas asas, enquanto a pressão para tê-las aumenta com o passar do tempo. O presente documento relata as diversas etapas para a realização desse filme, desde a concepção da ideia até a finalização da obra, detalhando o processo de aprendizado, produção, as dificuldades encontradas durante cada etapa e a finalização do filme.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relatório técnico cientifico da série fotográfica: Dito em Cena
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Márcio Cesar Simão da; Moraes, Ana Lúcia Barbosa; http://lattes.cnpq.br/9108401441785923; http://lattes.cnpq.br/7097236263157471; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; Ferreira, Rodrigo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4377337248050083
    Dito em Cena é uma série fotográfica cuja temática ressalta o valor da sabedoria contida nos ditos populares que são transmitidos de geração em geração. Os ditos populares fazem parte do patrimônio cultural imaterial brasileiro. Eles são compostos pelas contribuições culturais dos povos que formaram a identidade cultural da nação brasileira. Para ressaltar a importância desses saberes, eu decidi compor fotos utilizando a técnica Tableau Vivant inspirando-me em conceitos extraídos dos ditos populares que estão em minha memória afetiva. As fotografias que compõem a série Dito em Cena formam narrativas pela hibridização entre imagem e palavra. Nesse tipo de fotografia contemporânea, a interação dos observadores com as obras possibilita a variadas produções de sentido em cada pessoa, a depender da subjetividade de cada olhar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relatório técnico da produção do documentário Parte de Mim: um filme sobre fotografia, memória e afetividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Larissa Radmilla Mangabeira da; Pavan, Maria Angela; Moraes, Ana Lucia Barbosa; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de
    Este relatório técnico tem como objetivo abordar o processo de criação e produção do documentário Parte de Mim, um filme que narra a história de vida da personagem Romântica e sua paixão pela fotografia, em um passeio fotobiográfico. O relatório abrange as etapas criativas, técnicas e organizacionais de pré-produção, produção e pós-produção que contribuíram para sua realização. Este produto experimental audiovisual tem como foco explorar a conexão entre fotografia, memória e afetividade, destacando a presença dos registros fotográficos em nossas vidas e como esses arquivos nos auxiliam no acesso às memórias afetivas. Para embasar este trabalho, foram utilizados como referenciais teóricos Adair Felizardo (2007) e Etienne Samain (2007), cujas reflexões contribuem para o valor da fotografia como compreensão maior do entorno. Além disso, Fabiana Bruno (2009) foi adotada como base para a abordagem da fotobiografia.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Relatório técnico do curta-metragem “Olívia”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Chaves, Beatriz de Souza; Vettorazzo, Isabela Cristina; Pavan, Maria Angela; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; Ferreira, Rodrigo Almeida
    Este presente relatório tem como objetivo expor as camadas do processo criativo do curta-metragem Olívia, do gênero Coming of Age, que aborda temas como a juventude, o amadurecimento, as relações interpessoais e a passagem do tempo. A discussão aqui empreendida busca retratar, a partir de uma perspectiva analítica, as escolhas diretivas feitas ao longo do projeto, desde a concepção do roteiro até as experiências vividas nas diárias. São destacados, especialmente, os processos de concepção do projeto de direção de arte e de direção de fotografia, evidenciando a importância e a contribuição dessas áreas na construção da visualidade do filme.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A representação da música e da paisagem sonora no cinema potiguar(a): um estudo de caso sobre documentários indígenas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Figueredo, Anderson Silva; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; https://orcid.org/0000-0002-0043-682X; http://lattes.cnpq.br/4475833425982310; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes; https://orcid.org/0000-0002-8977-4357; http://lattes.cnpq.br/2921723507862237
    A representação dos povos originários no audiovisual é uma questão debatida a partir do surgimento de um olhar mais crítico acerca da forma como tais populações são retratadas pela mídia hegemônica. De uma perspectiva sonora, esta pesquisa procura investigar a possibilidade de uma representação verossímil a partir da música e da paisagem sonora nas produções documentais com temáticas indígenas. O estudo se concentra na Comunidade Indígena do Catu dos Eleotérios, no município de Canguaretama, Rio Grande do Norte, analisando como tais aspectos sonoros são utilizados em produções documentais ambientadas nesta mesma comunidade. Para isso, se levanta uma discussão acerca da possibilidade de representação através do som em produções cinematográficas por meio de sua relação com a imagem, trazendo autores que debatem temas como a audiovisão, o papel da música nos filmes e a representação através do som, a fim de subsidiar a discussão desta monografia e o processo de levantamento de dados para as análises. O trabalho metodológico aqui desenvolvido mescla duas metodologias: a etnomusicologia, a partir de uma pesquisa de campo, e a análise fílmica, a partir de um processo de decupagem sonora. Os resultados indicam a possibilidade de uma representação geográfica verossímil, além da importância dos sons para uma atmosfera fílmica e um desenvolvimento narrativo que pode privilegiar temáticas indígenas contemporâneas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM