Navegando por Autor "Medeiros, Thiago Henrique Câmara de"
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Dissertação Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-28) Medeiros, Thiago Henrique Câmara de; Costa, João Bosco Araújo da; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; http://lattes.cnpq.br/5925595080358868; Freitas, Carlos Eduardo; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Silva, Maria Aparecida Ramos da; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação culminaram em importantes desdobramentos no sentido da institucionalização das redes sociais enquanto instrumentos do processo político. Isso pode ser evidenciado a partir da análise das últimas eleições para presidente do Brasil, em 2018, quando as redes sociais configuraram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos. Plataformas, como o Facebook e WhatsApp, serviram de mecanismos para fomentar a mobilização emocional e a cristalização de preconceitos e preferências, além da disseminação de ideias, valores e propostas. Considerando a eleição do presidente Jair Bolsonaro, questiona-se as imagens mobilizadas nas redes sociais pela sua campanha, tendo como foco a experiência do Rio Grande do Norte. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social Facebook pelo marketing político e eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, através do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL) e também outros perfis ligados ao partido no estado como o do movimento social Força Democrática e também Mulheres com Bolsonaro, no que tange às mobilizações de imagens, vídeos e outras mídias ligadas ao imaginário político da direita. A metodologia compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político, utilizando-se da netnografia. Investiga-se a página do Facebook do PSL/RN, em um recorte temporal determinado, com o objetivo de extrair reflexões mediante uma sociologia compreensiva. Lança-se mão de entrevistas semiestruturadas com atores ligados à campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Os resultados demonstram que as redes sociais, materializadas neste trabalho a partir do Facebook, constituíram importante aspecto de concertação política da campanha do atual presidente, reunindo imagens mobilizadas intrínsecas ao combate à corrupção e ao comunismo, família, religião e segurança pública, culminando, assim, em elementos do imaginário da “nova direita”.