Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Thiago Henrique Câmara de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Política, imaginário e internet: o uso do Facebook na campanha eleitoral do presidente Bolsonaro no Rio Grande do Norte em 2018
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-28) Medeiros, Thiago Henrique Câmara de; Costa, João Bosco Araújo da; http://lattes.cnpq.br/4418972852075556; http://lattes.cnpq.br/5925595080358868; Freitas, Carlos Eduardo; http://lattes.cnpq.br/0691708864631113; Silva, Maria Aparecida Ramos da; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058
    As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação culminaram em importantes desdobramentos no sentido da institucionalização das redes sociais enquanto instrumentos do processo político. Isso pode ser evidenciado a partir da análise das últimas eleições para presidente do Brasil, em 2018, quando as redes sociais configuraram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos. Plataformas, como o Facebook e WhatsApp, serviram de mecanismos para fomentar a mobilização emocional e a cristalização de preconceitos e preferências, além da disseminação de ideias, valores e propostas. Considerando a eleição do presidente Jair Bolsonaro, questiona-se as imagens mobilizadas nas redes sociais pela sua campanha, tendo como foco a experiência do Rio Grande do Norte. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social Facebook pelo marketing político e eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, através do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL) e também outros perfis ligados ao partido no estado como o do movimento social Força Democrática e também Mulheres com Bolsonaro, no que tange às mobilizações de imagens, vídeos e outras mídias ligadas ao imaginário político da direita. A metodologia compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político, utilizando-se da netnografia. Investiga-se a página do Facebook do PSL/RN, em um recorte temporal determinado, com o objetivo de extrair reflexões mediante uma sociologia compreensiva. Lança-se mão de entrevistas semiestruturadas com atores ligados à campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Os resultados demonstram que as redes sociais, materializadas neste trabalho a partir do Facebook, constituíram importante aspecto de concertação política da campanha do atual presidente, reunindo imagens mobilizadas intrínsecas ao combate à corrupção e ao comunismo, família, religião e segurança pública, culminando, assim, em elementos do imaginário da “nova direita”.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM