Navegando por Autor "Medeiros, Vítor Spinelli de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise do gerenciamento de resíduos sólidos em estabelecimentos comerciais nos bairros de capim macio e Ponta Negra, Natal/RN: um enfoque na coleta seletiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-29) Medeiros, Vítor Spinelli de; Amorim, Rodrigo de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9294061567973701; http://lattes.cnpq.br/3394048468707366; Farias, Juliana Felipe; http://lattes.cnpq.br/3431876696268959; Nonato Jr., Raimundo; http://lattes.cnpq.br/2778825855162912A pesquisa trabalhou a questão dos resíduos sólidos sob a perspectiva geográfica buscando compreender a situação do gerenciamento dos resíduos sólidos em estabelecimentos comerciais nos Bairros de Capim Macio e Ponta Negra, em Natal/RN, no intuito de avaliar a efetividade da coleta seletiva na área em questão. Quatro pontos principais foram investigados na pesquisa: se há coleta seletiva nas ruas dos estabelecimentos; como estabelecimentos fazem o gerenciamento dos seus resíduos; se há ações de educação ambiental nos estabelecimentos e se os mesmo possuem Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O resultado obtido, mostrou que mais da metade dos estabelecimentos faz algum tipo de separação de resíduos, contudo, menos da metade dos que fazem a separação, têm coleta seletiva passando em suas ruas, levando a uma ineficácia da ação e a um número ainda muito alto de resíduos com potencial reciclável sendo destinados ao aterro sanitário, em vez de terem seu potencial aproveitado no reuso ou reciclagem.TCC Dunas - Rede de apoio à educação integral: proposta arquitetônica de um centro de apoio à educação integral no bairro de Cidade Nova em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Medeiros, Vítor Spinelli de; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/3394048468707366; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Medeiros, Bruna Larine Dantas de; https://orcid.org/0009-0007-4014-1499; http://lattes.cnpq.br/3773456771744955O Trabalho Final de Graduação (TFG) tem como objetivo principal elaborar o estudo preliminar de um edifício de apoio à educação integral no bairro de Cidade Nova, em Natal, Rio Grande do Norte. O texto inicialmente aborda o conceito de educação integral, explorando sua evolução histórica, os principais autores e os elementos que compõem sua definição. Além disso, discute a relação entre educação integral, territórios educativos e espaços potencialmente educadores. Em seguida, é realizada uma análise dos elementos da educação integral nas escolas de Natal, com destaque para a infraestrutura física, utilizando o Censo Escolar como base. A elaboração da proposta arquitetônica do centro de apoio à educação integral se baseia em referências projetuais, metodologias de projeto e estudos preliminares de massa e implantação. A versão final do estudo preliminar foi implementada em um terreno com área de 1.216,44 m² e possui área construída de 1.679,70 m². O edifício é composto por três blocos. O primeiro, com três pavimentos, abriga o setor educacional e administrativo e é dividido por uma rampa central. O segundo bloco, anexo ao primeiro, abriga os banheiros e os reservatórios de água. O terceiro bloco é composto pela quadra de esportes e vestiários. No centro do terreno, separando os blocos, encontra-se o acesso ao edifício, dotado de pátios que funcionam como uma mini praça.