Navegando por Autor "Medeiros, Vanessa Gomes de Oliveira"
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Dissertação Desenvolvimento de protótipo do Serious Game sobre ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Medeiros, Vanessa Gomes de Oliveira; Silva, Flávio César Bezerra da; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; https://orcid.org/0000-0003-0572-6823; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; https://orcid.org/0000-0001-9372-1349; http://lattes.cnpq.br/1375889660496990; Macedo, Maria Lucia Azevedo Ferreira de; Lopes, Thais Rosental Gabriel; Moreira, Rosa Maria dos SantosIntrodução: A dor no período neonatal, particularmente nos recém-nascidos pré-termos, precisa ser bem avaliada e manejada corretamente pelos profissionais de saúde visando à redução de estímulos negativos durante a permanência nas Unidades Neonatais e, consequentemente, um melhor desenvolvimento neurológico. Para isso, torna-se imprescindível a adoção e utilização diária de escalas que possam mensurar a dor nesses recém-nascidos, de forma a orientar os profissionais quanto às melhores condutas assistenciais com vistas à redução e prevenção da dor no pré-termo. Objetivo: Desenvolver e validar um protótipo de serious game sobre ensino, avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, com base no referencial metodológico de Pasquali. A pesquisa ocorreu em uma Maternidade Escola do Rio Grande do Norte, no ano de 2022. As fases da pesquisa foram 5 (cinco), a saber: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; desenvolvimento do serious game por profissionais especialistas em tecnologias de educação; avaliação de conteúdo do game por enfermeiros neonatologistas e experts em tecnologias, tendo sido utilizado a escala de Likert. A validação de conteúdo e aparência ocorreu por meio da técnica Delphi com o cálculo de Índice de Validade de Conteúdo maior que 78%. A análise de concordância de cada sugestão emitida pelos juízes na segunda rodada foi obtida pelo Índice de Conteúdo maior que 78%. Tais etapas ocorreram mediante a estratégia de revisão integrativa em bases de dados e envio do link do protótipo do game bem como do forms via e-mail para os 14 juízes participantes da etapa avaliativa. O estudo foi conduzido após aquiescência da Maternidade Escola e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN/HUOL, sob parecer nº 5559962, de acordo com os preceitos éticos da Resolução nº 466, de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: O protótipo foi finalizado após avaliação de conteúdo por 07 enfermeiros especialistas em enfermagem neonatal, 01 docente da graduação em enfermagem e 06 especialistas em tecnologias, os quais analisaram as 29 telas do protótipo do game e propuseram sugestões de melhorias que foram ajustadas e aprovadas. Após essa avaliação por especialistas, o produto resultante deste estudo foi o “Neo-pain Game”, um serious game que envolve ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos na UTI Neonatal por meio do uso da escala Neonatal Pain Agitation and Sedation Scale (N-PASS) para ser utilizada rotineiramente pela equipe de enfermagem neonatal. Ademais, também terá fins de instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem. Conclusão: O desenvolvimento do protótipo de serious game contribui significativamente para o manejo da dor de recém-nascidos pré-termos internados em Unidades Neonatais. Isso ocorre por tratar-se de uma tecnologia educacional inovadora que possibilita aos profissionais e estudantes um conteúdo científico atualizado, didático e com apresentação dinâmica para fins de ensino-aprendizagem e uso da escala na rotina assistencial. O protótipo também servirá como instrumento de sensibilização dos gestores e profissionais quanto à importância da utilização da escala de avaliação da dor na instituição em que foi realizada a pesquisa, podendo também ser difundido entre outras Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Saliente-se que o jogo educativo ainda será utilizado na maternidade escola em questão em uma fase subsequente à produção do protótipo, com intuito de ser testada a sua aplicabilidade junto aos profissionais e estudantes da Instituição, no intuito de ser instituído subsequentemente.