Navegando por Autor "Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida"
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Dissertação As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-14) Silva, Ylanderson Jordão Abreu da; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/2836984740332274; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaO presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.TCC Design de experiência sob o olhar dos participantes de eventos: um estudo realizado na Arena das Dunas (Natal/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Oliveira, Laís Emiliane de; Macedo, Raquel Fernandes de; Gildygleide Cruz de Brito Rêgo; Macedo, Raquel Fernandes de; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique daO Design de Experiência em eventos provoca nos consumidores experiências memoráveis através de um conjunto de vivências inesquecíveis. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto da implementação do Design de Experiência em alguns eventos realizados na Arena das Dunas a fim de identificar significância da experiência produzida na visão do consumidor do evento. A metodologia compreende uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e aplicação de formulários com questões fechadas, destinadas aos participantes de alguns eventos realizados na Arena das Dunas. Os dados foram coletados com o auxílio de Smartphones e seguiram diretamente para o Google Forms, em seguida foram transferidos para o editor de planilhas da Microsoft, o Excel. Os resultados apontaram que mesmo dispondo de alguns pontos negativos carentes de melhorias, a utilização do Design de Experiência conseguiu obter aspectos favoráveis, comprovando a sua eficácia, principalmente com relação às dimensões hospitalidade e segurança, que obtiveram as maiores médias. Conclui-se que houve um alcance da experiência em cada um dos eventos, sendo possível apresentar maneiras para a otimização do processo produtivo dos eventos na Arena das Dunas.Tese Economia solidária no território turístico do Município de Inhambane (Moçambique): um estudo sobre a integração do Turismo com as economias locais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Cossa, Sónia Deolinda Lourenço; Azevedo, Francisco Fransualdo de; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; http://lattes.cnpq.br/2953972176909029; Rezende Filho, Mozart Fazito; Dantas, Andrea Virginia Sousa; Sitoie, Carlitos Luís; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaA presente tese tem como principal objetivo analisar a integração das atividades locais aos princípios da economia solidária no TTMI. A abordagem adotada foi a qualitativa, seguindo as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. O universo da pesquisa de campo contou com a aplicação de questionário aos estabelecimentos de restauração, fazedores da música e dança local e membros da comunidade local e aplicação de entrevistas aos empreendimentos de economia solidária (agricultores, oleiros e pescadores), representantes do setor público a partir da Direção Provincial de Cultura e Turismo de Inhambane; e privado a partir da Associação Provincial de Hotelaria e Turismo de Inhambane, líderes comunitários, pequenos comerciantes e vendedores do mercado local e grelha de observação não participante e sistemática. Para garantir a análise das informações, sistematização das ideias, elaboração do relatório e conclusão, foi adoptada a análise de discurso, que irá suportar-se no uso dos métodos descritivo, explicativo e estatístico. O conteúdo teórico da pesquisa explora questões relacionadas à cooperação, gestão compartilhada e o "eu coletivo" como termos fundamentais para discutir a economia solidária. Aborda o planejamento turístico na perspectiva integrada de gestão e o processo de concepção e implementação das políticas públicas de turismo. Toda a reflexão é feita com vista a analisar os elementos essenciais para a constituição das iniciativas de economia solidária. A maioria dos participantes da pesquisa é formada por mulheres, sendo que os empreendimentos de economia solidária são compostos principalmente por adultos e idosos, que possuem baixa escolaridade. Os agentes da economia local são majoritariamente jovens, com uma presença significativa de pessoas com níveis de formação fundamental e médio, além de uma percentagem considerável de indivíduos com formação superior. No TTMI existem algumas atividades locais integradas aos princípios de economia solidária, contudo, ainda tem alguns obstáculos por ultrapassar. A participação da economia local no planejamento do turismo é fraca, o processo de elaboração das políticas públicas não permite a sua integração ativa, e o baixo nível de formação também constitui um grande desafio, portanto, o modelo de gestão adotado no TTMI não assegura a integração das economias locais no planejamento turístico do TTMI. Deste modo os resultados obtidos possibilitaram validar a segunda hipótese da pesquisa, a qual afirma que um “fraco nível de formação e do conhecimento dos diferentes instrumentos de gestão do turismo, a fragilidade das iniciativas de empreendimentos de economia solidária por parte das comunidades locais contribui negativamente para o desenvolvimento das economias locais, com base no turismo. Para melhorar esse processo, é necessário um maior envolvimento e comprometimento tanto do setor público quanto do privado, para melhorar os modelos de planejamento aplicados e assegurar a formação da comunidade para o seu empoderamento.Tese Epistemologia da complexidade e pesquisa em turismo: criando sinergias para repensar o desenvolvimento cultural de Moçambique(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-07) Mate, Alberto José; Azevedo, Francisco Fransualdo de; 78529271491; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; 71675722412; http://lattes.cnpq.br/1524833681088638; Bono, Ezio Lorenzo; 00000000000; Alves, Maria Lucia Bastos; 72132337420; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Filho, Mozart Fazito Rezende; 03012045600; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; 00948910445; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414Este trabalho resulta de uma pesquisa de Doutorado em Turismo, intitulada “Epistemologia da complexidade e pesquisa interdisciplinar no turismo: criando sinergias para repensar o desenvolvimento cultural de Moçambique”. A pesquisa tinha como objetivo estruturar com densidade o paradigma da complexidade para fazer dialogar as múltiplas abordagens entre turismo, políticas culturais, economia criativa e o processo de desenvolvimento em Moçambique. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica; a análise documental de fontes primárias, como legislação, políticas públicas, relatórios, programas de atividades como Plano Estratégico da Cultura 2012-2022 e Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Moçambique II 2016-2025; a observação participante; e as entrevistas narrativas com alguns agentes culturais, para compreender as dinâmicas do campo cultural. Os dados da pesquisa confirmaram a tese de que a interação entre o turismo e a economia criativa pode constituir uma possibilidade para o desenvolvimento cultural de Moçambique. Esse fato se verifica a partir dos avanços e das reformas alcançadas na elaboração de um quadro legal para o turismo e a cultura, que pode levar o país a alcançar o desenvolvimento cultural. Todavia, ainda existem alguns desafios que devem ser ultrapassados para ampliar as liberdades substantivas dos agentes culturais que participam do circuito da economia criativa, pois ainda prevalece a tradição de uma política cultural marcada pela hegemonia das dimensões político-administrativa e econômica, que precisa de ser substituída por uma visão sistémico-organizacional que reconhece a complementaridade das diversas dimensões da cultura e, por via disso, promover processos horizontais, como o maior envolvimento das comunidades locais no planejamento e gestão de políticas de turismo e cultura. Dado que os debates sobre economia criativa são emergentes na esfera pública moçambicana, as redes culturais ainda são fracas e é necessário ampliá-las e reforçar o seu poder para ultrapassar as dificuldades de financiamento ou de promoção e integração das atividades culturais no turismo e melhorar a transparência nos processos de gestão dos fundos públicos para cultura. Existem algumas iniciativas na cidade de Maputo que buscam a aproximação entre as escolas e o patrimonio cultural, mas ainda não há uma cultura dos museus. Urge apostar, então, em ações de educação patrimonial nas escolas, promovendo o vasto patrimônio cultural para que seja apreciado, valorizado e consumido pelos cidadãos nacionais e posteriormente integrado na experiência turística. O olhar sistêmico-organizacional das sinergias entre turismo e cultura permitiu compreender as dinâmicas e contradições sociais, as relações de poder e os processos de resistência aos discursos hegemônicos sobre o crescimento econômico, num contexto em que o turismo vai sinalizando para a integração da cultura, a criatividade, a memória, as tradições e as vivências das comunidades locais e periféricas rumo à emancipação social, à solidariedade, à humanização das práticas de turismo e ao desenvolvimento cultural.TCC Escola como espaço de vivências e descobertas: experiência no CMEI Maria Eunice Davim/Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-12) Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Reis, Mariana Pereira dos; Silva, Sayonara Fernandes daEste trabalho refere-se às experiências compartilhadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O referido estágio foi realizado no CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eunice Davim, localizado no conjunto Pirangi, bairro Neópolis na cidade de Natal, entre os meses de agosto a outubro de 2016. A proposta de intervenção/regência foi desenvolvida com base no projeto de pesquisa intitulado A vida das corujas, que teve como linha condutora a construção coletiva do aprendizado, pautada na formação de sujeitos reflexivos e ativos. A experiência do estágio aconteceu na turma “A” do nível III, com crianças de 4 a 5 anos de idade acompanhadas por uma professora com formação inicial em Pedagogia. A metodologia para o estudo qualitativo e de caráter descritivo e teve como objetivo analisar a rotina na Educação Infantil e as práticas desenvolvidas pela equipe pedagogia. Na regência, foram desenvolvidas atividades relacionadas à Linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, à música, à expressão corporal e pedagogia da terra, com foco na formação humana e integral das crianças. Para o respaldo teórico e metodológico esteve à frente documentos oficiais e autores como Sen (2000), Rousseau (2004), Boff (1996), RCNEI (BRASIL, 1998), Freire (1996), entre outros teóricos. Como resultados dessa experiência significativa, foi possível compreender a prática pedagógica na Educação Infantil como espaço de vivência, interação e descoberta, necessários para uma formação cidadã e autonomia para toda vida.Dissertação A gestão por competências e o conhecimento institucionalizado em um órgão público federal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Souza, Gabriel Gonçalves de; Brito, Max Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/2710548510630880; Araújo, Maria Valeria Pereira de; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaO presente trabalho tem como principal objetivo discutir a Gestão por Competências no contexto do conhecimento institucionalizado em um esquadrão de voo. Buscando atingi-lo, faz-se necessário descrever como seu conhecimento é institucionalizado, realizar uma breve reflexão sobre a gestão por competência realizada até o momento, considerando as especificidades do desempenho na gestão pública, e, enfim, identificar a relaçãoentre capacitação e desenvolvimento de competências na instituição observando as especificidades culturais da Força Aérea Brasileira, força armada em que o esquadrão está inserido. A metodologia utilizada consiste em uma abordagem dedutiva, sendo uma pesquisa aplicada, qualitativa, e de objetivo exploratório, sendo a coleta de dados realizada por meio da pesquisa documental e de entrevista semiestruturada. Como resultado, é possível observar que há uma gestão por competências presente no referente à temática técnica-operacional, sendo, no entanto, incipiente quando voltado aos setores administrativos da organização estudada. Até então realizada de forma empírica, surgem atos normativos norteando a solidificação do tema no contexto. Por fim, o estudo conclui que Gestão por Competências no contexto do conhecimento institucionalizado no esquadrão de voo é embrionária, surgindo de um reconhecimento de uma melhor administração por meio deste modelo e apresenta potencial de crescimento dentro da organização.TCC A integração versus a segregação do território turístico de Pipa, Tibau do Sul/RN: registros de viagem (vlogs) entre 2015 e 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Melo, Kaio Wendell Linhares de; Azevedo, Francisco Fransualdo de; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; http://lattes.cnpq.br/5137668357481361; Silva, Michel Jairo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414O turismo como fator para o desenvolvimento econômico e social, se mal planejado, pode ser um agravante indutor de segregação nos usos do território. Diante desse entendimento, este trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de integração ou não dos turistas em Pipa, Tibau do Sul, através de VLOGS, isto é, registros de viagem postados na plataforma YouTube pelos próprios turistas. O roteiro turístico em Pipa é um dos mais consolidados no estado do Rio Grande do Norte, quase que autossuficiente em serviços turísticos e meios de hospedagens, restaurantes e praias e formas de lazer. Nesse sentido, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa e se caracteriza como bibliográfica e documental. Possui como principais metodologias a análise de conteúdos fílmicos (SILVA, 2017), ou seja, dos VLOGS, dentro do recorte temporal de 2015-2020, e uma discussão teórica sobre o uso do território, sua configuração e o lugar vivido pela comunidade autóctone, com o objetivo principal de analisar o processo de integração versus segregação de turistas em Pipa, caracterizar o distrito e problematizar as perspectivas de integração versus segregação, entre os resultados foi constatado a diversidade de roteiros, todavia ficou evidente a segregação entre turistas e moradores.Artigo Percepção dos graduandos em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre as dimensões de sustentabilidade turística(2013) Macedo, Raquel Fernandes de; Soares, Juliana Cristina de Moura; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Gouveia, Zwyla Alice Cabral; Alexandre, Mauro Lemuel de OliveiraDissertação Turismo e economia solidária : uma análise nas cooperativas e associações de artesanato do Roteiro Seridó norte-rio-grandense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-10) Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; Silva, Paulo Roberto Palhano; ; http://lattes.cnpq.br/0668404365830780O presente estudo aborda as questões que envolvem a Economia Solidária e o Turismo, suas perspectivas e contribuições para o processo de desenvolvimento das comunidades locais, bem como o ponto de ligação entre ambos. Este estudo avaliou em que medida a Economia Solidária, através do cooperativismo e associativismo no turismo, tem gerado melhorias socioeconômicas para os artesãos do Roteiro Turístico do Seridó. Quanto aos seus objetivos, o estudo realizado é de caráter exploratório-descritivo, pois envolveu tanto técnicas padronizadas de coleta de dados, questionários e observação sistemática, quanto pesquisas secundárias e estudos de caso, o que caracteriza uma pesquisa exploratória Castro (2008). Os resultados apontam para melhorias significativas proporcionadas pela inserção dos membros nos grupos (associações e cooperativas) em aspectos referentes à saúde, à educação, ao relacionamento interpessoal, acesso ao consumo e crédito para os artesãos. Por intermédio deste estudo, também foi possível constatar que a inserção dos produtos e serviços na atividade turística não é fator relevante para as melhorias socioeconômicas observadas, pois há presença elevada de atravessadores no processo de comercializaçãoTese Turismo e economia solidária: experiências comunitárias e processo de desenvolvimento na perspectiva do eu coletivo nas praias de Batoque e Canto Verde - Ceará - Brasil(2019-03-08) Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; Azevedo, Francisco Fransualdo de; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Chaveiro, Eguimar Felício; ; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; Silva, Michel Jairo Vieira da; ; Melo, Thiago Sebastiano de;Na perspectiva humana, o desenvolvimento leva em consideração a rede de pertencimento na qual o indivíduo encontra-se inserido. Essa rede é formada por diferentes instrumentos ou objetos, que dependem uns dos outros para alcançar sua própria razão de ser e deve estar unida às melhorias sociais e às liberdades de que desfruta a totalidade da sociedade, refletindo-se na qualidade de vida dos indivíduos e no seu bem-estar. Este estudo busca por novos paradigmas centrados na concepção de desenvolvimento local que complementa a noção do eu coletivo. Para tanto, alimenta-se da realidade local, da participação, cooperação dos sujeitos, instituições públicas e privadas, da efetivação de políticas públicas, além dos fatores econômicos e ambientais. No Turismo Comunitário, o processo de desenvolvimento das comunidades trabalha de forma cooperada e compartilhada para tal. O Diagnóstico Rápido Participativo permite apontar as potencialidades e vulnerabilidades apresentadas pelas comunidades que realizam atividades de turismo de base comunitária. O presente trabalho tem como cerne, dessa forma, a análise do turismo comunitário praticado na Rede Tucum com o uso do DRP. Apesar dos conflitos e das dificuldades encontradas na comunidade, turistas e pesquisadores são atraídos à Prainha do Canto Verde e Batoque pela história de luta e resistência à especulação imobiliária que vem ocorrendo há mais de trinta anos no lugar. Este trabalho, portanto, defende a importância da solidariedade e da economia solidária no turismo e não busca contrapor às práticas que já existem, mas se preocupa em revelar suas limitações e mostrar que existem alternativas.Tese Turismo e pobreza em áreas de conservação em Moçambique: um estudo sobre a participação cidadã no Parque Nacional do Limpopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-08) Vico, Verónica Cecílio Chiundila; Azevedo, Francisco Fransualdo de; http://lattes.cnpq.br/2719998085102847; Bridi, Guilherme; Alves, Josemery Araújo; Silva, Adriana Carvalho; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414O turismo em áreas de conservação é constituído por três principais aspectos: a racionalidade sobre a integração das comunidades locais, a conservação ambiental neoliberal e a espacialização do uso turístico, os quais reúnem tensões no seio da população em situação de pobreza. Neste contexto, as áreas de conservação são focos para se entender o turismo por abrangerem relações de poder onde concentram as ações cotidianas e os processos externos, como a atuação de diversos agentes na restruturação do território. A tese tenciona compreender a dinâmica do turismo e narrativas da pobreza, considerando o ideário de desenvolvimento vinculado ao contexto das áreas de conservação em Moçambique, especialmente no Parque Nacional de Limpopo, buscando analisar o turismo e as narrativas associadas à pobreza; o contexto da criação das áreas de conservação e o seu nexo com a ação dos diversos agentes; assim como, problematiza o ideário neoliberal e o seu fundamento na restruturação das áreas de conservação, além da agenda política do turismo e indaga o processo de participação cidadã e as transformações sociais nas comunidades autóctones, com fins de organização interna de seus territórios. Do ponto de vista metodológico, tendo como base a abordagem qualitativa, busca-se realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo e documental, analisando os documentos diretivos moçambicanos, como planos nacionais e de manejo, vinculados ao turismo, pobreza e conservação. Foi realizada a pesquisa empírica com o auxílio de entrevistas em profundidade, para a colher o sentimento e o raciocínio das pessoas vinculadas à dinâmica do Parque Nacional do Limpopo. Além de coletar informações com os nativos e lideranças comunitárias para a obtenção de depoimentos que relatem a vida dos sujeitos envolvidos, realizou-se entrevistas com entidades estatais do turismo e conservação, assim como, com a principal Organização Não-Governamental parceira, com vista a identificar suas reflexões e ações concretas. O turismo desempenha um papel fundamental no âmbito das ações e práticas da estruturação dialógica cotidiana, revelando-se como fundamental na formação de narrativas. Este fenômeno complexo é influenciado por diversos fatores, incluindo os mecanismos e fins da política internacional nas relações do turismo. Também, as ideologias vinculadas à atuação do Estado desempenham um papel significativo, deixando suas marcas na construção do turismo e no contexto das representações políticas face às diversas realidades sociais. Por se tratar de comunidades de pequenos grupos, a articulação é flexível, mas o processo decisório é tanto questionável, visto que a fragilidade da participação cidadã, o acesso à informação e a tomada de decisões cruciais para os seus destinos dependem das relações de poder construídas historicamente, partindo do contexto familiar até constitucional.Tese Turismo, benchmarking e storytelling: um estudo sobre capacidades para gestão do turismo nas comunidades quilombolas "Negros do Riacho" e "Boa Vista dos Negros" no Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-04) Farias, Mayara Ferreira de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Oliveira, Almir Felix Batista de; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; https://orcid.org/0000-0002-2896-0287; http://lattes.cnpq.br/9575612347701759; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-5967-7636; http://lattes.cnpq.br/8883637703704518; Galvão, Sheylla de Kassia Silva; Costa, Jean Henrique; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414O Turismo de Base Comunitária tornou-se objeto de estudo da pesquisa em tela como alternativa de implementação da atividade turística que valorize as pessoas, sua história e cultura, bem como que tenha sido pensado para promover melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento responsável. Cabe mencionar, nesta perspectiva, que optou-se por utilizar a storytelling por se tratar da “arte de contar histórias inesquecíveis”, a qual permitiria compreender sobre a história e vivências a partir da percepção dos quilombolas de cada comunidade estudada. A Benchmarking, por sua vez, foi escolhida por ser considerada uma ferramenta de busca pelas melhores práticas de gestão de uma atividade ou entidade que seja usada como modelo para implementação semelhante, adaptando para a realidade de cada local. Considerando o recorte temporal, cabe destacar que a pesquisa de campo foi feita nos anos de 2018 e 2019, além de terem sido realizadas entrevistas de forma remota (online) nos anos de 2020 e 2021. É pertinente enfatizar, ainda, que foram escolhidas 2 (duas) comunidades quilombolas da Região Seridó por serem as mais conhecidas e representativas, quais tenham sido: Comunidade Quilombola Negros do Riacho (Currais Novos/RN) e a Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros (Parelhas/RN). Diante disso, o objetivo geral desta tese foi: estudar sobre capacidades para gestão do turismo nas comunidades quilombolas "Negros do Riacho" (Currais Novos/RN) e "Boa Vista dos Negros" (Parelhas/RN). Tratou-se, pois, de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório. Para tal, foram escolhidas técnicas de coleta para cada objetivo específico elencado, quais tenham sido: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevista, Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), observação participante, Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e, de maneira mais significativa, a storytelling e a benchmarking. Como técnicas de análise, foram usadas a análise de conteúdo e a análise do discurso. Como principais resultados, pode-se destacar que as peculiaridades socioculturais, as vivências e o patrimônio (material e imaterial) tornam as comunidades quilombolas em espaços propícios para uma gestão compartilhada e para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Seridó Potiguar. Além disso, constatou-se que é possível utilizar modelos (benchmarking) de implementação de atividades de Turismo de Base Local com ênfase no que foi realizado na cidade do Conde/PB, com destaque para a Comunidade Quilombola Ipiranga e Sítio Tambaba Camping (Assentamento Tambaba no Povoado Gurugi), realidades que podem refletir para a elaboração e direcionamento de estratégias de desenvolvimento e gestão do turismo em outras comunidades tradicionais da Região Seridó e do estado do Rio Grande do Norte. Ao final, pode-se concluir que a storytelling e a benchmarking são alternativas possíveis para serem aplicadas à gestão compartilhada do turismo através do Turismo de Base Comunitária no Seridó Potiguar.Dissertação Turismo, território e desenvolvimento: um olhar a partir do Arquipélago de Bazaruto - Moçambique(2019-12-12) Vico, Verónica Cecílio Chiundila; Azevedo, Francisco Fransualdo de; ; ; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida;No mundo atual, o fenômeno turístico atua sob o sistema de reprodução capitalista, associada à aceleração de investimentos internacionais que concentram, e ao mesmo tempo difundem, a circulação de bens e serviços, pessoas, informações e capital. Diante disso, a dinâmica territorial obedece às relações de interesse abarcadas pelas projeções exógenas. Portanto, nessa pesquisa se propõe estudar o processo turístico no território do Arquipélago de Bazaruto em Moçambique considerando o papel do turismo e a necessidade de melhorias das condições de vida da comunidade local, sobretudo no tocante às materialidades das políticas públicas do turismo em prol do desenvolvimento territorial. A presente pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa mediante o contato direto e interativo da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A análise bibliográfica abrange um debate sobre a expansão do turismo que se assinala sob efeitos da produção de capital. Assim, se apoia em autores como Sen (2010) e Max-neef (1998), que concebem o desenvolvimento pautado na valorização das pessoas e de grupos sociais por meio da expansão de capacidades humanas individuais e coletivas. Os resultados evidenciam que o turismo como um fenômeno socioespacial sob a égide do mercado internacional propicia a apropriação do território pelas grandes corporações. Em vista disso, nem todos os territórios se desenvolvem igualmente, visto que a prioridade e as particularidades de cada território são primordiais, logo se circunscrevem pelos marcos socioeconômicos e culturais distintos do lugar, sendo necessário considerar as relações de poder tecidas e as políticas públicas. As empresas se manifestam de forma hegemônica, além de dispor de uma base técnica na qual se incrementam as intencionalidades visando à acumulação de capital, conduzindo ao agravamento da segregação socioespacial e via de regra ao aumento da vulnerabilidade da população autóctone.