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Navegando por Autor "Medeiros Júnior, Antônio"

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    Artigo
    Educational opportunities for reflective practice
    (2015-10) Medeiros, Cláudia Christianne Barros de Melo; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; Medeiros Júnior, Antônio; Reis, Mônica Karina Santos; Silva, Lucas José de Azevedo; Tertulino, Matheus Dantas
    Objective: This paper aims to identify, during the educational process, the development of the ability to work in multidisciplinary team, during regular or electives disciplines, in the view of students. Methods: This is a descriptive study that used the procedure collects a semi-structured questionnaire directed to graduates of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Norte. The data were evaluated based on descriptive statistics. Results: The results indicate that interactions with the community in real-world scenarios, in the construction of everyday experiences and significant help in the reflective learning process. Conclusion: These practices are found in the Health and Citizenship discipline (SACI). It is an activity performed since 2000.2 and integrates actions of teaching, research and extension, based on dialogue between traditional and systematized knowledge, equally important in the relationship between education, health and citizenship
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    Apresentado em Evento
    Estudo do perfil clínico e sócio sanitário de um grupo de autocuidado de diabetes mellitus no contexto da estratégia saúde da família
    (2017) Almeida, Marise Soares; Medeiros Júnior, Antônio; Silva, Alexandre Bezerra; Melo, Ricardo Henrique Vieira de
    Este estudo apresenta o perfil clínico e sócio sanitário de um grupo de portadores de Diabetes Mellitus de uma Unidade de Saúde da Família de Natal/RN. Trata-se de um recorte de uma investigação maior desenvolvida no contexto da Estratégia Saúde da Família. Participaram da pesquisa trinta e seis usuários diabéticos, moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, anotações em diário de campo e registros em livro ata. O tempo de diagnóstico da diabetes ficou entre cinco e nove anos para 45,0% das pessoas. Se considerarmos o intervalo de 5 a 19 anos, agrupamos 85%. 2,5% tiveram a maior renda e a maior escolaridade. Os Antecedentes familiares estão presentes em 72,5% dos participantes. 31,6% foram classificados no primeiro grau de obesidade e desses 26,3% são sedentários. O fator de risco mais presente foi o Sedentarismo, em 71,1%. Obesidade e Hiperlipidemia ocorreram em 30% e 27,5%, respectivamente. Já o Tabagismo, apareceu em 12,5% dos sujeitos. Ressaltamos a hipertensão, 75%, como a patologia associada mais presente. A Vasculopatia e a Alergia também marcaram presença, representando 47,5% e 32,5%, respectivamente. Câimbras ou fraqueza muscular apareceram em 23,7% dos sujeitos. 15% dos participantes tiveram sensibilidade alterada ao exame do monofilamento. Essa pesquisa permitiu uma compreensão melhor da realidade dos grupos de diabéticos. O estudo desse perfil clínico e social mostrou situações que podem levar a falta de controle dessa doença, contribuindo assim para direcionar mais as ações para controle a serem realizadas
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    Artigo
    Formação em saúde no âmbito da UFRN: aspectos fundamentais das aprendizagens em contextos interdisciplinares
    (Revista Espaço Pedagógico, 2022) Guerra, Eliana Costa; Medeiros Júnior, Antônio; Costa, Nilma Dias Leao
    No Brasil, a preocupação com a formação em nível de graduação na área da saúde se expressa de modo mais sig-nificativo a partir do final da década de 1970, com o crescimento do movimento sanitarista, figurando como ques-tão estratégica a partir da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), no início dos anos 1990. As análises evidenciavam os limites das abordagens setoriais e uniprofissionais e de suas soluções compartimentalizadas, em subáreas ou ocupações, e a imperiosa necessidade de promover mudanças na formação, nos currículos dos cursos e nas perspectivas pedagógicas, em benefício de metodologias ativas, com maior interação ensino-serviço, traba-lho interdisciplinar e multiprofissional. O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição de experiências de ensino desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos processos de mu-dança na formação em nível de graduação dos cursos de saúde, tendo por base atividades acadêmicas realizadas em estreita colaboração com os serviços de saúde e tendo por horizonte a construção da interprofissionalidade. Apoiou-se na leitura de documentos, artigos, portfólios produzidos sobre as experiências desenvolvidas na UFRN, que deram origem aos componentes curriculares Saúde e Cidadania I e II e à realização de diversos projetos em interação com os serviços de saúde, com o apoio de programas nacionais de reorientação da formação em saúde (Pró-Saúde, Propet, PET-Saúde). Em 20 anos de experiência, dentre as conquistas, destacam-se a contribuição efeti-va para mudanças nas práticas profissionais nos serviços da Atenção Básica à Saúde, a preparação de profissionais para atuarem, de modo mais eficaz, nas redes do SUS e em sintonia com as necessidades dos usuários
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    Artigo
    Graduação em saúde, uma reflexão sobre ensino-aprendizado
    (2016-01) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antônio
    O ensino superior em saúde exerce papel fundamental na sociedade porque os egressos dos cursos ofertados na área serão os futuros prestadores de assistência à população. O objetivo deste estudo foi analisar publicações na literatura a respeito da graduação na área da saúde, cuja metodologia foi uma revisão narrativa, com 51 materiais selecionados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (enfocados na graduação, metodologias de ensino e relação teoria-prática). Os resultados mostraram a importância de atrelar teoria e prática e divergências em relação às metodologias de ensino, com a necessidade de um olhar crítico sobre elas, além de fragilidades na formação pedagógica de docentes. Conclui-se que o dissenso quanto às metodologias de ensino e a preocupação com a formação de discentes e docentes mostra a necessidade de realizar debates de modo a socializar experiências e ideias nesse importante campo do conhecimento que deem respostas às necessidades sociais
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    Artigo
    Painful Symptomatology Reported by Dentistry Students at a Brazilian University
    (2015) Cunha, Cristiane Assunção da Costa; Costa, Iris do Ceu Clara; Roncalli, Angelo Giuseppe; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Andrade, Fábia Barbosa de; Medeiros Júnior, Antônio
    Objectives: Identification of the level of knowledge on ergonomics principles, and application of these by dentistry students to investigate whether painful symptomatology was experienced. Another objective is the expansion of discussions on occupational health in academic settings. Study Design and Settings: Dentistry students of the Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil (n = 148) were surveyed using the Nordic Musculoskeletal Questionnaire to determine the severity of musculoskeletal symptoms experienced. Data were analyzed through EpiInfo 7.0 to measure central trends and variability 5for quantitative variables, absolute and relative frequencies for categorical variables, and significance between groups (confidence intervals and chisquare). Association analysis (Pearson) was also carried out. Results: Ergonomic measures were not reported by students. Within the musculoskeletal symptoms described, females were the most affected, independent of academic level. Conclusions: Positive correlations were verified between all categories and all anatomic regions (e.g., neck, lower back, wrists, hands, and shoulders). Data suggest progressive worsening of symptoms, which will eventually result in leaves of absence
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    Artigo
    Percepções e sentimentos de gestantes e puérperas sobre a pré-eclâmpsia
    (2009) Azevedo, Daniela Vasconcelos de; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; Costa, Íris do Céu Clara; Medeiros Júnior, Antônio
    Objetivo Compreender como gestantes e puérperas com pré-eclâmpsia, percebiam e vivenciavam a pré-eclâmpsia. Material e métodos Entrevistas e observação foram realizadas entre fevereiro e junho de 2007, no ambulatório e internamento de uma maternidade pública no Nordeste do Brasil, com 20 mulheres que apresentaram pré-eclâmpsia. A análise foi baseada na hermenêutica de Gadamer, com a construção de categorias temáticas. Resultados As mulheres percebiam a gravidade e alguns riscos aos quais estavam expostas, porém conheciam pouco acerca da pré-eclâmpsia e suas conseqüências e pouca informação foi repassada pelos profissionais de saúde que as acompanhavam. O sentimento mais presente entre elas foi o medo de morrer, de perder o bebê e o medo por não conhecer a doença. Conclusões A percepção da gravidade desta doença somada a pouca informação recebida durante o tratamento intensificou o medo destas mulheres. A adoção, por parte dos profissionais de saúde, de uma maior humanização do pré-natal de alto risco, em especial em relação à pré-eclâmpsia possibilitaria uma abordagem que considerasse a dimensão emocional das gestantes e puérperas durante as consultas
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    Artigo
    Problem-Solving Training in Character Multidiscipline in PET-Health/Natal-RN for Undergraduate Students
    (2015) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antônio
    The undergraduate training points to teaching methodologies where students act on their learning processes. Underlying this perspective, the under graduation in health of Federal University of Rio Grande do Norte offers the discipline of Saúde e Cidadania (SACI-Health and Citizenship), held in different health centers at Natal, state of Rio Grande do Norte, Brazil. The aim of this study is to analyze between 2009 and 2011, the strengths and weaknesses of this experience, according to former students. 25 learning portfolios written by students were analyzed with the aid of Alceste 4.9 software. The results show the value of teamwork to facing the problems and the existence of formative stimuli toward the comprehensive care. Emerging as weaknesses, the difficulties in living together in the labor process are that students miss the low supply of multidisciplinary courses throughout the training. It is concluded that the SACI-Health and Citizenship gives students a different look to the psychic, social, economic and cultural factors that underlie problems and health practices
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    Artigo
    Qualidade do pré-natal em relação às sorologias sífilis, HIV e hepatite b em gestantes de unidade de saúde em Natal/RN
    (2014) Medeiros Júnior, Antônio; Lima, Amanda Samara Davi de; Silva, Ana Marina Dutra Ferreira da; Lima, Maria Elizabeth Molick de; Lopes, Lidenice Ferreira Lima
    A assistência pré-natal (APN) é um dos pilares do cuidado à saúde materno-infantil. Para atingir seus propósitos, é necessário que a assistência oferecida cumpra requisitos mínimos. OBJETIVO: Descrever a vigilância de sífilis, HIV e hepatite B em Unidade de Saúde da Família de Natal/RN. METODOLOGIA: Foram utilizados prontuários e cartões das gestantes que eram cobertas pela Estratégia Saúde da Família entre 2009 e julho de 2010. Utilizou-se um protocolo para coleta de dados em prontuário, obtendo-se desde a identificação da paciente até os resultados dos testes sorológicos com data de realização e do retorno dos exames. Os procedimentos de análise envolveram estatísticas descritivas e bivariadas utilizando o programa Primer, versão 3.0. Para a qualidade do pré-natal foi utilizado índice de Kessner modificado por Takeda. RESULTADOS: 77,21% possuíam registro da solicitação de VDRL na 1ª consulta e 25,31% no 3º trimestre. 12,66% e 14,28% não realizaram o primeiro e o segundo VDRL, respectivamente. A sorologia para HIV foi solicitada em 53,16% das gestantes na primeira consulta e em 7,59% no último trimestre. 13,92% não realizaram o primeiro e 3,79%, a segunda solorogia. Encontramos 25,31% de solicitações de HbsAg, 16,45% não o realizaram. As gestantes levaram até 112 dias para realizar as sorologias e até 154 para retornarem com o resultado. Quanto à qualidade, 46,80% de pré-natal foram classificados como adequados. CONCLUSÕES: Encontramos um percentual relevante de sorologias não realizadas e ainda maior percentual de registros sem informação, com destaque para o sub-registro de prontuários médicos de mulheres grávidas e cartões de gravidez. O longo tempo na realização e retorno com resultados das sorologias tem razão multifatorial, que vai desde a falta de estrutura e processos de trabalho deficientes no sistema de saúde até as dificuldades enfrentadas por mulheres grávidas para romper as limitações da rede. Assim, sorologias básicas recomendadas pelo Ministério da Saúde não são realizados de forma satisfatória nessa Unidade de Saúde de Natal, e, quando realizadas, o retorno com os resultados muitas vezes leva mais tempo do que o esperado. Embora não possamos garantir a validade externa deste estudo, esta parece ser a realidade de outros locais em todo o país
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    Tese
    Representações sociais sobre o acidente de trabalho em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-13) Medeiros Júnior, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Brasileiro, Maria do Carmo Eulálio; ; Accioly Júnior, Horácio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762977A3; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788255Y3&dataRevisao=null
    O presente estudo objetivou identificar os elementos representacionais sobre o acidente de trabalho em saúde, além de investigar os tipos mais freqüentes ocorridos em um hospital universitário, buscando compreender os elementos cognitivos, afetivos e sociais, subjacentes ao processo de trabalho em saúde. O foco de análise foi dirigido para 470 trabalhadores dos níveis de apoio, médio e superior deste hospital, à luz do suporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais. Para coleta de dados utilizou-se a combinação dos seguintes instrumentos: um teste de associação livre de palavras, um questionário, uma entrevista e observações sistemáticas registradas no diário de campo. Na identificação da estrutura representacional usou-se o software Evoc 2000. Para a verificação da associação entre as variáveis independentes e a ocorrência de acidentes de trabalho, realizou-se os testes do qui-quadrado e Mann-Whitney, a um nível de significância de 5%. Além disso, utilizou-se a análise lexicográfica do software ALCESTE e a Análise Temática de Conteúdo, para a compreensão do conteúdo textual. Observou-se que as representações sociais sobre os acidentes de trabalho em saúde têm um núcleo central alicerçado na categoria contaminação, enquanto no sistema periférico encontram-se as categorias prevenção e despreparo profissional. Através do teste qui-quadrado verificou-se associação significativa entre a existência de múltiplos empregos dos entrevistados, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) durante o trabalho, satisfação com o que faz e a ocorrência de acidentes de trabalho. As conclusões indicam que os acidentes ocupacionais com instrumentos pérfuro-cortantes foram os mais frequentes no hospital, e que as representações dos sujeitos se entrelaçam, constituindo um discurso tradicional sobre esses acidentes de trabalho, fortemente presente na lógica da Saúde Ocupacional. Nessa perspectiva, sugere-se que alguns aspectos subjetivos relacionados à cultura em termos de controle dos acidentes de trabalho tais como: gestão, processo, organização e precarização do trabalho hospitalar, sejam considerados relevantes na implementação das medidas de intervenção voltadas para a saúde dos trabalhadores
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