Navegando por Autor "Medeiros Júnior, Antonio"
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TCC A determinação social da saúde e a intervenção profissional do serviço social à luz dos parâmetros para a atuação de assistentes sociais na política de saúde no ambulatório de transplante renal do HUOL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Freire, Maria Márcia de Oliveira; Hoffmann, Edla; Medeiros Júnior, Antonio; Oliveira, Íris Maria deO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a intervenção da equipe multiprofissional na identificação dos Determinantes Sociais da Saúde que condicionam o processo de adoecimento dos usuários portadores de Insuficiência Renal Crônica (IRC) atendidos no HUOL no intuito de contribuir para a qualificação dos processos de trabalho no ambulatório de TX Renal/HUOL. Esta pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, fundamentada no método dialético-crítico, submetida à Análise de Conteúdo. A coleta de dados se deu através da realização de entrevistas do tipo semiestruturadas, por meio da aplicação de um formulário com questões abertas e fechadas com profissionais de saúde vinculados ao Programa de Transplante Renal do HUOL e documental nos prontuários dos usuários pós-transplantados. Os resultados revelam a necessidade de qualificação dos processos de trabalho nesse setor, visto que existem limites no que tange a interação e integração da equipe multiprofissional, o que compromete o desenvolvimento das ações e serviços no ambulatório. Contudo, os resultados também revelam que dentro das suas possibilidades a equipe tem executado um trabalho satisfatório no que diz respeito a identificação dos Determinantes Sociais da Saúde que condicionam o processo de adoecimento dos usuários portadores de IRC. Nessa perspectiva, entende-se que este estudo é de relevância social e acadêmica, pois permite o entendimento da realidade vivenciada pelos profissionais e usuários atendidos no ambulatório de transplante renal do HUOL e, possibilita a compreensão da importância do envolvimento e comprometimento das categorias profissionais nos processos de trabalho, nos espaços de discussão sobre a realidade dos usuários, do planejamento das ações a serem desenvolvidas em todos os níveis de atenção à saúde, entre outras coisas que possibilitam a qualificação dos serviços prestados.Tese Abordagem psicossociologica das implicações legais da infecção hospitalar e de seu controle(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-12) Souza, Cristina Maria Miranda de; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788255Y3&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/3202538323256035; Tura, Luiz Fernando Rangel; ; http://lattes.cnpq.br/9928401128863971; Pessoa, Robertonio Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9426835691271531; Rêgo, Delane Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523H1; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549Pesquisas acerca das Infecções Hospitalares mostram a gravidade do problema na saúde e a existência de poucos profissionais das áreas do Direito e da Saúde especializados nas implicações jurídicas relacionadas com o controle das Infecções Hospitalares. Assim, este estudo multidisciplinar tem como objetivos: apreender as Representações Sociais das Implicações Jurídicas das Infecções Hospitalares e de seu Controle, elaboradas pelos profissionais do direito e da saúde e analisar o impacto destas representações sobre Infecções Hospitalares e seu controle no âmbito do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, no Estado do Piauí. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, desenvolvido em hospital público com profissionais do Direito e da Saúde, subsidiado na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Os dados foram coletados através de entrevista em profundidade e da observação. As informações apreendidas foram processadas no software Alceste 4.8, possibilitando a análise lexical e estatística pela Classificação Hierárquica Descendente, que permitiu identificar no discurso classes representativas de palavras de interesse da investigação. Os resultados indicaram que os sujeitos do estudo, através das suas representações sociais, defendem os direitos dos usuários da saúde e conhecem a prática das políticas de saúde, prevenção das Infecções Hospitalares e de seu Controle. Porém, demonstraram pouca preocupação com as implicações jurídicas inerentes às sua práticas mesmo estando sujeitos a responder civil e penalmente pelas ocorrências geradas por iatrogenia no exercício da profissãoDissertação Ações educativas com portadores de diabetes Mellitus através da educação popular em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-20) Almeida, Marise Soares; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1676822256533095; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616; Fuscella, Maria Alice Pimentel; ; http://lattes.cnpq.br/8006604693243296A Educação Popular em Saúde, em sua dimensão libertadora, remete indivíduos e grupos à troca de saberes e experiências, permitindo-lhes associar a saúde ao resultado das suas condições de vida levando a uma emancipação do sujeito. Sob essa ótica, trabalhadores e usuários da saúde são sujeitos do processo educativo. Neste sentido, este estudo tem como objetivos apresentar as principais características clínicas e sócio sanitárias e promover ações educativas com portadores de Diabetes Mellitus (DM) em uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Oeste, no município de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa-ação na qual foi utilizado, para a dinamização de três grupos educativos com reuniões periódicas mensais, o referencial teórico da Teoria da Educação Libertadora, que tem como base uma pedagogia problematizadora e que valoriza o diálogo no processo de compreensão de si mesmo e do mundo. Participaram da pesquisa trinta trabalhadores de saúde e trinta e seis usuários diabéticos, moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Cada grupo de usuários tinha, em média, doze participantes, e as ações foram organizadas no salão da unidade, no Espaço Eliane Laurentino, utilizando-se rodas de conversa, dinâmicas de grupo, narrativas de vida, relatos de experiências, exibições e discussões de filmes, músicas, explicitação de saberes, desejos, limitações, crenças e valores socialmente construídos. A coleta dos dados foi realizada durante o segundo semestre de dois mil e treze através da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), gravações das rodas de conversa, observação participante, dinâmicas de grupo, depoimentos, questionários, narrativa de vida e fotografias. O material empírico foi organizado e submetido a três análises: conteúdo temático e análise de ocorrência (Bardin), análise pelo software IRAMUTEQ (Ratinaud), e o método de análise fotográfica (Edmund Feldman). Essas análises dos dados originaram palavras, expressões, categorias, temas e situações criativas mostrando que a educação popular em saúde encontra-se em processo de construção, ainda muito incipiente na atenção básica. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde nos mostra os caminhos necessários para a transformação das práticas de saúde e a construção de uma sociedade mais compartilhada e solidária. As reuniões de grupo vivenciadas poderiam ser espaços para reverter essa lógica normativa que vem acontecendo ao longo dos anos na atenção básica, mas isso, por si só, não basta. Concluímos que com a utilização de práticas ativas, ampliação da escuta e capacitações sobre Educação Popular em Saúde possibilitará mudanças no cenário onde os usuários e trabalhadores de saúde atuam com a diabetes mellitus. Assim, percebemos que a Educação Popular em Saúde vem sendo incorporada timidamente no processo educativo dos sujeitos deste estudo e bem distante dos princípios de participação, organização de um trabalho político, ampliação dos espaços de diálogo, respeito, de solidariedade e tolerância entre os diversos atores envolvidos no enfrentamento dos problemas de saúde, fundamentais para o aperfeiçoamento na construção de práticas saudáveis da atenção básicaDissertação Acolhimento na estratégia saúde da família: o que dizem os usuários?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Lucena, Ligiana Nascimento de; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; ; http://lattes.cnpq.br/8315449553995169; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237A Política Nacional de Humanização (PNH), que visa à humanização das relações entre profissionais e usuários, orienta-se pela proposta da clínica ampliada e propõe o acolhimento como um dos dispositivos para sua vivência. O acolhimento requer uma atitude que garanta a escuta qualificada, a oferta de tecnologias adequadas e o estabelecimento de vínculos para melhor resolubilidade dos problemas de saúde dos usuários. Este estudo teve por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) no tocante ao acolhimento na perspectiva da escuta qualificada e da produção de vínculos, no município de Recife-PE. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, avaliativo e transversal. Foram entrevistados 297 usuários, nos seis distritos sanitários do município, que fazem uso dos serviços ofertados pela ESF. Para a coleta dos dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental - Satis-BR-forma abreviada, adaptada para o tema do acolhimento. Os dados quantitativos foram analisados com o auxilio dos softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) 17.0, calculando-se as frequências absolutas e relativas. Os dados qualitativos foram trabalhados através da análise de conteúdo de Bardin com a elaboração de categorias temáticas. Os resultados apontam que os usuários, em sua grande maioria, estão satisfeitos com o acolhimento ofertado pelas equipes. Em torno de 66% afirmam ser muito ou bastante escutados pelos profissionais; 80,2% referem ter obtido alguma ou muita ajuda quando procuraram o acolhimento; 64,6% apontam que a acolhida é amigável ou muito amigável. Nos quesitos da ambiência, 55,9% dos usuários demonstram indiferença e insatisfação com o aspecto do conforto e aparência; no quesito das instalações gerais do serviço, 69,4% consideram de regular a péssimo. Das falas emergiram três categorias temáticas: satisfação com o acolhimento, insatisfação com a ambiência e sugestões de melhorias no acolhimento e serviço. Esse estudo contribuiu para o entendimento de que a escuta e o vínculo têm presença no acolhimento do município e para demonstrar que a ambiência é uma possível fragilidade na opinião dos usuários.Dissertação Aprendizagem na interação ensino-serviço-comunidade: a formação na perspesctiva dialógica com a sociedade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-08) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616Considerando o papel do ensino superior em saúde para a sociedade brasileira, em que os egressos dos cursos ofertados na área serão os profissionais prestadores de serviços à população, este estudo objetivou analisar o componente ensino do PET-Saúde da Família - Natal-RN na formação de estudantes dos cursos de graduação em saúde da UFRN. Foi realizada pesquisa qualitativa com análise de documentos das disciplinas SACI e POTI datados entre 2009 e 2011 (portfólios, avaliações de desempenho e oficina de avaliação), mediante o auxílio do software Alceste© e análise de conteúdo, segundo Bardin. Na análise foi encontrado como potencialidades: o alunato trabalhando em grupo tutorial multidisciplinar, cuja interação e contato com a Unidade de Saúde da Família, incluídos os profissionais, bem como a comunidade, instiga nos aprendizes o diálogo consigo mesmo e com o outro, numa construção dos ser/agir no mundo. Os textos trabalhados durante as aulas permitem refletir e teorizar a respeito da realidade observada, auxiliando-os na identificação dos problemas e no traçar estratégias de intervenção. Já a observação da realidade reveste o aluno de humanização. Este passa a captar as necessidades e dificuldades enfrentadas pela comunidade observada. Nas fragilidades ficaram evidenciados: problemas de relações interpessoais entre os estudantes da SACI; a maioria dos projetos de intervenção ocorrendo numa perspectiva paternalista, reproduzindo o modelo de prestação de serviços na saúde mais praticado nas sociedades brasileiras; dificuldades em aprofundar no aprendiz, a importância da teorização dos assuntos; problemas de financiamento de projetos de intervenção; descumprimento do plano de ensino em alguns grupos tutoriais; e, por fim, dificuldades dos alunos e monitores em acompanhar as atividade de pesquisa e extensão do PET-Saúde, pela falta de integração dos projetos pedagógicos dos cursos. Conclui-se que o componente ensino do PET-Saúde da Família adota metodologias ativas de ensino na inserção de alunos na Atenção Primária em Saúde, proporcionando uma formação dentro de princípios éticos e humanísticos a partir do trabalho em equipe e da inclusão reflexiva dos alunos na Estratégia Saúde da Família. Apesar da existência de fragilidades concernentes às relações interpessoais, descompasso entre as proposições multiprofissionais e interdisciplinares da SACI e POTI e as dificuldades de pô-las em prática em currículos fragmentados e organizados por disciplinas pouco flexíveis, potencialmente, ao fim dessas experiências conectadas a Atenção Primária, os discentes apresentam uma nova visão do cuidado com a saúde, próxima às necessidades da população, iniciando uma tomada de postura crítica e reflexiva, entendendo-se com sujeitos ativos no construir a saúde coletivamenteDissertação O atendimento ao idoso na unidade de saúde da família: um estudo de representações sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-20) Masullo, Ivanilda Maria Freire; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; ; http://lattes.cnpq.br/4671633293124230; ; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Mendes, Cristina Katya Torres Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/8585902794071018A atenção para as questões de saúde no envelhecimento tem aumentado e torna-se um desafio para as políticas públicas direcionadas ao idoso. Este estudo objetiva apreender as Representações Sociais construídas por idosos sobre o atendimento na Unidade de Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório, subsidiado pela Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Foi realizado na Unidade de Saúde da Família de Felipe Camarão, localizado no bairro de Felipe Camarão no Município de Natal/RN-Brasil. Participaram da pesquisa cento e dois idosos/as, atendidos pela Estratégia Saúde da Família. O período de coleta de dados estendeu-se de julho a setembro de 2014. Os dados foram obtidos por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e Entrevista Semiestruturada, e analisados com o auxílio do software EVOC. As entrevistas foram realizadas com 20 idosos e submetidas à Análise de Conteúdo. A pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob o parecer 704.323. Foi possível apreender conotações negativas em relação ao atendimento, relacionando-o como péssimo e desrespeitoso, sendo o horário limitado de atendimento, dificuldade para agendar consultas e exames e a infraestrutura inadequada, os aspectos mais assinalados. Os idosos expressam satisfação quanto ao atendimento médico, entretanto, eles entendem que é preciso que todos os serviços estejam adequadamente integrados para um atendimento qualificado. As falas revelam que o atendimento na unidade necessita implementar novas estratégias de acolhimento para que os usuários participem mais de ações educativas e de promoção da saúde. Assinala-se, a necessidade da integralidade das ações, do acolhimento, da escuta qualificada nos serviços de saúde que possam contemplar os idosos que buscam o atendimento na unidade de saúde da família, sobressaindo assim os princípios do Sistema Único de Saúde.Tese Atividades educativas aos portadores de periodontite crônica: escuta e troca de saberes no autocuidado em saúde bucal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-07) Nuto, Sharmênia de Araújo Soares; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/0636763091396917; Pereira, Sérgio Luís da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3751400405175446; Botazzo, Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707544Y1; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Lima, Kenio Costa de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723244A9Esta pesquisa objetivou avaliar atividades educativas em saúde bucal aos portadores de periodontite crônica, enfocando a motivação para o autocuidado e compreendendo os aspectos culturais envolvidos. Tratou-se de um estudo qualitativo-quantitativo. A partir do referencial qualitativo, foram realizadas 20 entrevistas, em que foram verificadas diferenças nos modelos explicativos científico e popular do processo saúde-doença, além do elevado conhecimento e motivação em relação à utilização de medidas preventivas, além de falhas na compreensão do caráter crônico das periodontites, gerando sentimentos de culpa e frustração nos pacientes. Dois grupos froma estruturados: intervenção e controle. O grupo de intervenção foi submetido a atendimento clínico e atividades educativas, enquanto o grupo-controle participou somente do atendimento clínico A amostra constituiu-se de 51 participantes do grupo de intervenção e 47 do controle. No início e no final do tratamento foram realizadas entrevistas estruturadas para avaliar o conhecimento e a motivação para o autocuidado nos dois grupos. Para a comparação entre os momentos antes e depois, nos dois grupos, foi realizado o teste McNemar, com uma probabilidade de p < 0,05. No grupo de intervenção houve um incremento do conhecimento em relação ao nome, às causas e aos fatores relacionados à doença (p < 0.05). No grupo controle não houve aumento na compreensão do caráter crônico, ao contrário do grupo de intervenção. Entretanto, no que se refere ao autocuidado, observou-se uma maior freqüência nos escores entre médio e alto, nos dois grupos. Através deste estudo foi concluído que existe um conhecimento senso comum sobre a importância das técnicas preventivas e a má higiene oral como causadora da periodontite; as intervenções clínicas, não acrescentam valores ao paciente em relação ao conhecimento de qual doença possui, suas causas e seu caráter crônico; as compreensões populares permanecem no imaginário popular e os pacientes possuem uma elevada capacidade motivacional para o autocuidadoDissertação Avaliação da adesão ao tratamento e controle do diabetes mellitus na atenção primária à saúde(2016-08-30) Silva, Roberta Karline Lins da; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/8985966739384829; Rocha, Paulo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3633596483807678; Bosco Filho, João;O presente estudo objetivou avaliar a adesão ao tratamento em diabéticos, residentes na área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família, bem como avaliar as medidas de controle metabólico e de peso, utilizadas no acompanhamento da doença e a verificar associações entre essas variáveis. Foram avaliados 98 indivíduos com diabetes, maiores de 18 anos, acompanhados e cadastrados na unidade de saúde e que participam dos grupos de autocuidado da unidade. Trata-se de um estudo transversal, onde foram coletadas informações clinicas nos prontuários individuais e realizada entrevista direta aos diabéticos a respeito das medidas de autocuidado, segundo o instrumento Questionário de Atividades de Autocuidado com o diabetes, adaptado e validado no Brasil. Os resultados indicaram que a amostra era predominantemente do sexo feminino, casadas, recebiam menor ou igual a dois salários mínimos. Apresentaram menos de quatro anos de estudo e diagnostico de diabetes há mais de dez anos. Quanto aos dados metabólicos e de peso grande parcela estava acima do peso, hemoglobina glicada alterada, glicemia de jejum normal e aproximadamente metade da amostra apresentaram valores de triglicerídeos normais. Para avaliação das atividades do autocuidado aquelas que apresentaram melhor adesão foram: uso medicação, cuidado com os pés, e consumo de doces e os que apresentaram baixa adesão foram: monitorização da glicemia e atividade física. Nas associações dos parâmetros bioquímicos e as atividades do autocuidado observou-se associação moderadas entre medicação e colesterol, IMC e triglicerídeos, glicemia jejum e colesterol, colesterol e triglicerídeos. Conclui-se que a amostra estudada apresentou adesão ruim para atividade física e monitoramento da glicemia, ao passo que apresentou excelente adesão aos cuidados com os pés e uso da medicação. Não foram encontradas associações entre o autocuidado e características sociodemográficas, exceto atividade física e sexo, sendo necessárias abordagens educativas mais eficazes para melhor adesão.Dissertação Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde da criança no Rio Grande do Norte: visão das usuárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-19) Freitas, Marsilene Gomes; Uchoa, Severina Alice da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727967E6; ; http://lattes.cnpq.br/3806349639204135; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Forte, Franklin Delano Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1213257434295598O estudo tem por objetivo avaliar a qualidade dos processos de trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família referentes à atenção integral à saúde da criança na visão dos usuários no Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa avaliativa observacional transversal com abordagem quantitativa.Os dados primários fazem parte da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) em 2012. Foram entrevistadas 190 mulheres usuárias. O critério de inclusão foi a presença na unidade de saúde no momento da pesquisa , ter frequentado o serviço nos últimos 12 meses e ser mãe ou acompanhantes de criança até dois anos de vida. Elaborou-se um protocolo de pesquisa com as dimensões de Crescimento e Desenvolvimento , Amamentação e alimentação, e Problemas de saúde e suas respectivas variáveis. Como resultados observou-se que das mães/acompanhantes que responderam ao questionário 71% tinham idade entre 18 e 35 anos, 92,1% eram alfabetizadas, 96,3% possuíam alguma renda mensal e 62,6% recebiam bolsa família. Quanto as crianças 39,4% estavam na faixa etária entre 13 a 24 meses. Nas ações de promoção e prevenção à criança 64,2% fizeram a consulta até o 7º dia de vida, 91,1% realizaram o teste do pezinho, 95,3% tinham a caderneta de saúde, 98,9% tinham alguma vacina, 17,9% mama ou mamou no peito de 6 meses a 24 meses. Quanto ao vínculo e continuidade do cuidado 86,8% das crianças eram acompanhadas pelo mesmo profissional da equipe e 59,5% já saiam com consulta subsequente marcada. Quantdo em situações agudas 42,4% das crianças iam para unidade de saúde e destas 64% eram atendidas. Conclui-se que as ações que envolvem prevenção e promoção à saúde da criança no RN, são avaliadas de forma positiva pelos usuários do serviço e atendem as exigências do MS, assim como o vínculo e continuidade do cuidado. Sendo evidente fragilidades no acesso e acolhimento dos usuários, sinalizando a necessidade de adequação do serviço a demanda das ações de saúde e planejamento das equipes para acolher a todos que procurarem a UBSDissertação Avaliação do acesso aos serviços de reabilitação física para vítimas de acidentes de trânsito: caminhos para melhoria da qualidade do sistema de saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-01) Sousa, Kelienny de Meneses; Gama, Zenewton André da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562; ; http://lattes.cnpq.br/8950475486358211; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Travassos, Cláudia Maria de Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/5585204991017721Os serviços de Reabilitação Física (RF) têm importância fundamental no enfrentamento da epidemia global dos Acidentes de Trânsito (AT). Considerando as inúmeras sequelas físicas e sociais dos sobreviventes, problemas de qualidade no acesso à RF constituem um agravo à recuperação das vítimas. Faz-se necessário implementar a gestão da qualidade destes serviços, avaliando dimensões prioritárias e intervindo nos seus fatores determinantes, a fim de garantir RF disponível em tempo e condições oportunas. Objetivou-se identificar barreiras de acesso à RF considerando a percepção das vítimas de AT e dos profissionais de saúde, bem como estimar o acesso à RF e seus fatores associados. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória desenvolvida em Natal/RN com entrevistas semiestruturadas a 19 profissionais de saúde e de inquérito telefônico a 155 vítimas de AT. Para explorar as barreiras de acesso os discursos foram transcritos e analisados com o software Alceste, versão 4.9. Durante as entrevistas utilizou-se a seguinte pergunta norteadora: “Que barreiras dificultam ou impedem o acesso à reabilitação física para vítimas de acidentes de trânsito?”. A denominação das classes e eixos resultantes do Alceste foi realizada por consulta ad hoc a três pesquisadores externos com posterior consenso da denominação mais representativa. Realizou-se análise multivariada da influência das variáveis do acidente, sociodemográficas, clínicas e assistenciais sobre o acesso à RF. As associações que apresentaram p<0,20 na análise bivariada foram submetidas à regressão logística, passo a passo, com p<0,05 e Intervalo de Confiança (IC) de 95%. As principais barreiras identificadas foram: “Regulação burocrática do acesso”, “Demora para o acesso”, “Não encaminhamento pós-cirurgia” e “Ineficiência dos serviços públicos”. Essas barreiras foram distribuídas em um modelo teórico construído a partir do diagrama de causa-efeito, no qual se observou que o acesso insuficiente à RF é produto das causas associadas à estrutura organizacional, processos de trabalho, profissionais e usuários. Construíram-se dois modelos de regressão: “Acesso geral à RF” e “Acesso ao serviço público de RF”. Obtiveram acesso à RF 51,6% dos usuários, sendo 32,9% na rede pública e 17,9% no serviço privado. O modelo de regressão “Acesso Geral à RF” foi composto pelas variáveis “Renda Familiar” (OR: 3,7), “Trabalhador informal” (OR: 0,11), “Desempregado” (OR: 0,15), “Necessidade percebida de RF” (OR:10,0) e “Encaminhamento para RF” (OR: 27,5). O modelo “Acesso à RF no serviço público” foi representado pelo “Encaminhamento para RF” (OR: 23,0) e “Plano Privado de Saúde” (OR: 0,07). Apesar da conhecida influência dos determinantes sociais sobre o acesso aos serviços de saúde, situação de difícil controle pela gestão pública, este estudo encontrou que os processos organizativos e burocráticos estabelecidos na assistência em saúde determinam sobremaneira o acesso à RF. As falhas no acesso sinalizam a importância do problema, e os fatores associados apontam para intervenções na gestão do cuidado integral, a fim de melhorar a qualidade e o acesso à reabilitação física e evitar prolongamento desnecessário do sofrimento dos sobreviventes da epidemia de AT.Tese A (bio)ética e a Odontologia: os (des)caminhos de uma formação humana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-05) Amorim, Karla Patrícia Cardoso; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8905654343063318; Brasileiro, Maria do Carmo Eulálio; ; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549A presente pesquisa realizada a partir de três revistas nacionais de odontologia publicadas no período de 1990 a 2004, tem como objetivo analisar como a (bio)ética vem sendo abordada nesta área, não só identificando as principais preocupações e tendências, mas também visando apreender como esse conhecimento é produzido e divulgado no âmbito odontológico. Articulamos uma abordagem quantitativa/qualitativa, estudando 2995 artigos. A análise do material empírico revela que, apesar de existir uma tendência de crescimento dessa discussão, pouco tem sido publicado sobre o tema (1,9%). Além do mais, parece haver um descompasso entre a atual abordagem da (bio)ética em odontologia e as atuais exigências da vida, onde predominam os enfoques deontológico e legalista, parecendo corresponder apenas aos aspectos internos da profissão. Apesar disso, através da abordagem qualitativa foi possível identificar caminhos para a construção de uma formação e prática odontológicas mais complexas e integrais. Dentre as conclusões, apontamos, ainda, que, esta investigação, mesmo diante de suas limitações, parece oferecer subsídios para reflexão e posteriores estudos sobre o tema, servindo de parâmetro para acompanhar a evolução do pensar (bio)ético na odontologiaTese Cinge a musa o oráculo da tradição: revelações perenes da narrativa em contos de Perrault(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-12) Medeiros, Mácio Alves de; Charlon, Maria de Lourdes Patrini; ; http://lattes.cnpq.br/2588960050316513; ; http://lattes.cnpq.br/9395255950826547; Zilberman, Regina; ; http://lattes.cnpq.br/4665308843785788; Baptista, Selma; ; http://lattes.cnpq.br/1949475421803115; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549O presente trabalho compreende versões comparativas de nove dos mais conhecidos contos de Perrault publicados em edições integrais, no Brasil, entre 1934 e 2005. Na análise comparativa prioriza-se a identificação de elementos relacionados à oralidade, dentre estes, aqueles relacionados, segundo Ong (1998) e Havelock (1996) a contextos de culturas anteriores ao florescimento da escrita e que, portanto, elaboravam suas próprias estruturas de pensamento e de expressão para interagir tanto na vida prática quanto na criação, transmissão e manutenção de costumes e tradições. Oriundos das narrativas primitivas, os contos de Perrault, traduzidos e/ou adaptados no Brasil, conservam em si o espírito da linguagem narrativa à qual o autor francês dedicou especial atenção ao transpor e recriar, na escrita, estratos narrativos da grande experiência humana nascida no meio popular e que, agora, integra também o espaço da escritura a cada nova versão produzida. As bagagens formulares, como os epítetos, as intervenções do narrador e a própria relação das significações do enredo com as estruturas do imaginário, sempre presentes na Humanidade, demonstram a aproximação entre oralidade e escrita. Com base nas discussões teóricas de Zumthor (1993, 1997, 2000), e pela interação do leitor com o texto, percebe-se que esses elementos relativos à oralidade possibilitam a manifestação de uma performance no espaço da escrita a partir das impressões sinestésicas que cada leitura provoca no leitor e receptor de um texto narrativo que reivindica, automaticamente, a construção de uma obra somente possível a cada momento de interação pelo processo estético da recepção. Mesmo no nível da escrita, cuja intensidade de presença é diminuída em função da ausência de um corpo físico que transmite, que se expande, que opera o texto literalmente pela voz e que alcança os ouvidos e os olhos do ouvinte, a performance gerada se interpõe entre o corpo do leitor que age sobre o texto e ao mesmo tempo recebe as sensações permitidas pela experiência estética. Assim, na experiência da leitura de Contos de Perrault é possível perceber os elementos que remetem ao formato do conto na tradição popular. Mesmo influenciado pela escrita, o leitor pode identificar, nesta obra, as possibilidades determinantes da dinâmica perene na transmissão de seus textos: tratase do prazer conservado e vindo da prática de ouvir histórias contadas oralmente e do prazer vindo da prática da leitura silenciosa e solitária. Neste processo o leitor deve sair em busca dos sentidos perdidos os quais, aqui, são recuperados com o auxílio dos discursos literário, linguístico, folclórico, antropológico e psicanalítico sobre a superfície do texto narrativo maravilhoso. Ademais, na virtualidade e na emergência de uma performance, esses discursos colaboram para que o leitor recupere as vozes aprisionadas pela escritaTese Desenvolvimento e avaliação de um serious game de educação alimentar para escolares(2017-05-02) Ribeiro, Iramara Lima; Costa, Iris do Céu Clara; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/9903762680376103; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Pinho, André Luis Santos de; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Badiali, Michelle Ferret; ; http://lattes.cnpq.br/3500377017674415; Silva, Rita de Cássia Ribeiro da;Os hábitos alimentares na infância têm preocupado a sociedade atual, haja vista a elevação na prevalência do sobrepeso/obesidade nessa fase de vida, porém, o uso de Serious Games na perspectiva da Educação Alimentar e Nutricional pode contribuir na melhoria de tal quadro, na medida em que as crianças cada vez mais se apropriam das tecnologias. Este estudo objetivou desenvolver e avaliar um Serious Game de Educação Alimentar e Nutricional para escolares entre sete e dez anos de idade da cidade de Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa pela técnica do design participativo e à luz da percepção de Merleau-Ponty, cuja metodologia envolveu três etapas: I. Compreensão dos participantes sobre alimentação e interesses para com o jogo, além de teste de protótipo em papel; II. Construção do jogo; III. Avaliação da satisfação do jogo e percepção pelos escolares. Os resultados da etapa I mostraram que a compreensão dos escolares sobre alimentos saudáveis esteve influenciada por pais, professores, fatores socioeconômicos e mídia. Quanto ao jogo eletrônico, os entrevistados propuseram a inclusão das temáticas de atividade física e hábitos de higiene. O teste do protótipo em papel apontou para a necessidade de aperfeiçoar menus, personagens e de adaptar o enredo, concretizados pela criação do jogo Ran-gO® na modalidade role-playing game no qual o jogador assume o papel de uma personagem. Na etapa três, o teste de satisfação do usuário demonstrou a satisfação das crianças concernente aos conhecimentos sobre alimentação, motivação e experiência do usuário, carecendo de ajustes em relação a diminuir a sobrecarga de informações para aumentar a confiança do jogador. Quanto maior foi a idade das crianças, maior a satisfação, existiram, porém, dificuldades daquelas com sete anos em relação à habilidade/competência para jogar. A percepção avaliada por meio das entrevistas na etapa final esteve associada à qualidade nutricional do alimento e à quantidade consumida pela personagem no ambiente do jogo, existindo a contextualização da criança para a sua vida real. A experiência perceptiva relacionou-se ao passado e ao presente da criança, o que pode conduzir ao hábito numa relação com o porvir. O Ran-gO® mostra-se como ferramenta de Educação Alimentar profícua no que concerne a dar a conhecer a respeito dos aspectos da alimentação para que a criança possa refletir, enquanto sujeito pensante, sobre seus hábitos, a fim de realizar escolhas condizentes com suas necessidades.Dissertação Detecção precoce do câncer cervicouterino: uma ação realizada pelo enfermeiro da estratégia saúde da família de Assú/RN?(2016-09-09) Silva, Alexandre Bezerra; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; ; http://lattes.cnpq.br/6581957880466537; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Oliveira, Lucineire Lopes de; ; http://lattes.cnpq.br/8045052105819369A elevada incidência e mortalidade por câncer cervicouterino, no Brasil, justificam a implantação de estratégias efetivas de controle da doença por meio de ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce de lesões, tratamento e cuidados paliativos, quando forem necessários. Este estudo teve como objetivo analisar se os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Assú/RN desenvolvem ações de prevenção e detecção precoce do câncer cervicouterino. Para tanto, se investigou a realização de busca ativa de mulheres na faixa etária de maior risco para câncer cervicouterino e a oferta de ações de educação em saúde ofertadas às mulheres residentes na área adstrita a Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, realizado junto a 11 enfermeiros que compõem as equipes de Saúde da Família do município de Assú. O material foi coletado através de entrevistas e submetido à análise de conteúdo temático proposto por Bardin e sistematizada por Minayo. As falas foram codificadas e sistematizadas por aproximação semântica produzindo quatro categorias de análise: ações de prevenção do câncer cervicouterino; motivos que levam a realização do exame; realização do exame Papanicolau e atitudes/situações de risco que contribuem para o câncer cervicouterino. Os resultados apontam que as ações do enfermeiro da ESF ainda são incipientes, não havendo rastreamento do câncer de colo uterino na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. Há desconhecimento sobre a prevenção do câncer do colo do útero, por parte das mulheres, se constituindo em importante fator para o aumento de casos desse tipo de câncer. Por fim, faz-se necessário que as ações dos enfermeiros e das equipes da ESF sejam mais resolutivas no que concerne a detecção precoce e ao rastreamento do câncer do colo do útero e que a educação em saúde seja efetivada de forma a promover o empoderamento das mulheres com vistas ao autocuidado e a promoção da saúde.Dissertação E Rimbaud se fez Rimbauds(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-28) Silva, Claudio Everton Martins da; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; ; http://lattes.cnpq.br/6650258756359953; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6Rimbaud, dos 16 aos 20 anos, promoveu o novo de ideias e formas da poesia, abdicando a tradição em busca do desconhecido, do novo verbo poético no qual Eu é um outro e contém o múltiplo Rimbauds. De acordo com essa perspectiva, procuramos circunscrever, na primeira parte deste trabalho, um perfil desse Rimbauds, abordando: seu Adeus à poesia em forma de silêncio; Eu é um outro em que discutimos também o estilo, as inovações e características; a questão projeto poético?; e, por fim, os mimetismos literários de seus primeiros poemas. Na segunda parte, direcionamos o olhar mais atento para a sua poética, em especial suas duas prosas máximas Uma estadia no inferno e Iluminações . Daquela, tecemos considerações acerca de suas prosas, das narrativas precedentes às sete prosas centrais; destas, minuciamos a Noite do inferno e exemplificamos duas grandes características de Rimbaud: a indecidibilidade e incompossibilidade. De Iluminações destacamos a(s) Cidade(s) sob a ótica do não-lugar. Trabalhamos ainda outro conceito, da forma como se apresenta, atravessando sete vezes as Prosas, o conceito de Oriente: como se apresentam em cada livro, o que significa e de onde Rimbaud buscou essas representaçõesDissertação A educação em saúde na prática cotidiana: atuação dos cirurgiões-dentistas do PSF de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-03-22) Fernandes, Maria Julieta Medeiros; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/6057189626594015; Medeiros, Lis Cardoso Marinho; ; http://lattes.cnpq.br/4773333384743803; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Ferreira, Maria ângela Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767285D3Considerando a educação como suporte para a promoção da saúde, integralidade da assistência e formação da cidadania, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos cirurgiões-dentistas do Programa Saúde da Família (PSF) de Natal-RN sobre a educação em saúde, bem como a sua atuação como educador, a partir das atividades realizadas por eles no referido Programa. Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada e um Teste de Associação Livre de Palavras com 80 cirurgiões-dentistas do PSF de Natal-RN, que foram analisados respectivamente através de análise de conteúdo e da Teoria do Núcleo Central de Vergès. Os resultados mostram que há uma falta de planejamento nas ações de saúde, de forma que não existe uma padronização das práticas educativas realizadas pelos cirurgiões-dentistas, que em sua maior parte, são voltadas para escolares. A partir das percepções dos entrevistados a respeito da temática educação em saúde, vimos que há um consenso entre o grupo, ligado a história coletiva do mesmo em relacionar educação como tendo a função de apenas repassar à população noções de prevenção. A maioria das unidades de contexto analisada, a partir do discurso dos profissionais, demonstra o entendimento da educação em saúde apenas como um instrumento de mudança de comportamento inadequado dos indivíduos. Um ponto interessante foi a citação por parte de alguns profissionais de temas atuais como: cidadania, motivação e qualidade de vida, dentro do discurso da educação em saúde. Para os entrevistados, as maiores dificuldades no desenvolvimento das ações educativas se deve a falta de incentivo por parte da Secretaria Municipal de Saúde e ao desinteresse e falta de valorização das atividades por parte da população. Os cirurgiões-dentistas se vêem como coresponsáveis pela formação de uma população capaz de reivindicar por sua saúde e relataram ter conhecimentos da necessidade da participação comunitária no planejamento das ações do PSF. Finalmente, percebe-se a necessidade de mais incentivos para que os cirurgiões-dentistas possam se capacitar e tenham interesse em utilizar a educação em saúde na perspectiva do novo paradigma em saúde, para uma vez capacitados e estimulados possam despertar na população a importância da educação como o grande instrumento de transformação das pessoas em busca de uma sociedade justa, igualitária e cidadãDissertação A educação permanente em saúde sob a ótica de cirurgiões-dentistas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-07-10) Barbosa, Aldenísia Alves de Albuquerque; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Félix, Solange Soares da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9384264781852544O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de cirurgiões-dentistas acerca da Educação Permanente em Saúde (EPS). Caracteriza-se como uma pesquisa com enfoque qualitativo e está situado no campo das políticas públicas de saúde. Refere-se especificamente ao desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado do Rio Grande do Norte. Foram sujeitos desta pesquisa 42 cirurgiões-dentistas sendo 83,3% do sexo feminino e 16,7% do sexo masculino, participantes de Cursos de Especialização aprovados e pactuados pelo Pólo de Educação Permanente em Saúde (PEPRN), no período de 2005 a 2007. Estes profissionais fazem parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo que 11,9% atuam na gestão a nível central e 88,1% estão diretamente vinculados na atenção a saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde da Família de 30 municípios do Estado. A coleta de dados foi através de um questionário, com questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa e buscou alcançar os objetivos propostos. Os dados sócio-demográficos foram analisados através da estatística descritiva e o conteúdo subjetivo foi submetido à análise de conteúdo de Bardin. As categorias emergentes a partir do material textual gerado pelos respondentes foram: conteúdo programático, abordagem metodológica e conceitos da Educação Permanente em Saúde. Os sujeitos pesquisados relataram que o conteúdo programático é mais abrangente e direciona para a reflexão das práticas cotidianas; com relação à abordagem metodológica, referem que ocorre por meio de discussões e reflexões, com atividades dinâmicas, participativas, variadas, construtivas colocando a problematização como foco principal. Quanto ao entendimento dos conceitos da EPS, observou-se um consenso que a definem como estratégias de ensino constantes que visam contribuir para transformar e qualificar os trabalhadores de saúde para que ocorra a atualização, melhoramento das práticas, estando baseada na vivência cotidiana e levando em consideração o acúmulo e renovação dessas vivências. Portanto, os resultados apresentados mostraram que há um claro entendimento dos sujeitos sobre as propostas e diretrizes da EPS. Os resultados mostram que há falta de acesso contínuo as políticas propostas pelo Ministério da Saúde que envolvam os trabalhadores de saúde, gestores, comunidades através do controle social, bem como a integração ensino-serviço e sugerem que estas políticas sejam trabalhadas no âmbito do sistema de saúde e consigam qualificar todos estes segmentos da sociedade favorecendo a existência de um serviço de saúde mais participativo, efetivo, equânime e de melhor qualidadeDissertação Educação permanente sob a ótica de profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência(2017-03-17) Oliveira, Aline Silva de; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; ; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237A educação permanente em saúde vem sendo discutida desde que a Organização Pan-Americana da Saúde considerou-a importante para alcançar o desenvolvimento dos sistemas de saúde. No Brasil, esse conceito torna-se evidente com a criação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no ano de 2004. Desde então, poucos estudos tem sido realizados sobre o tema, especialmente nos serviços de urgência e emergência. A formação dos profissionais da área de saúde ainda é um dos nós críticos para o fortalecimento do SUS, haja vista ainda estar fortemente ligada ao modelo de saúde hegemônico, ou seja, hospitalocêntrico. Portanto, o estudo objetivou analisar a concepção dos profissionais sobre educação permanente no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou a análise temática de conteúdo para análise dos dados. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Do resultado das entrevistas com 29 profissionais, emergiram três categorias: Concepção sobre Educação permanente em Saúde; Efetivação da Educação Permanente em Saúde e Processos Educativos ofertados pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde. As falas dos profissionais, em sua maioria, revelam que a Educação Permanente é vista como sinônimo de Educação Continuada. Além disso, os múltiplos vínculos empregatícios, associados a escassas reuniões de equipe, entre outros foram apontados como dificuldades para efetivação da educação permanente. As facilidades relatadas foram a gratuidade dos cursos, boa infraestrutura e flexibilidade de dias e horários dos processos educativos. No tocante aos processos educativos, observou-se que os profissionais mostraram-se satisfeitos e que esses não só contribuem, mas também são aplicáveis à realidade do dia-a-dia de trabalho. Entretanto, identificou-se que a escolha dos processos educativos é realizada de forma verticalizada, sem a participação direta dos trabalhadores. Além disso, diversas necessidades educacionais foram relatadas pelos profissionais. Assim, o estudo possibilitou identificar que a educação permanente deve estar presente neste cenário como uma estratégia de qualificação das práticas nos serviços de urgência e emergência. Faz-se necessária não só a compreensão do conceito de educação permanente, bem como o aprimoramento de tal prática no serviço de saúde em foco.Artigo Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva(2005) Medeiros Júnior, Antonio; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; Nunes, Jussara de Paiva; Costa, Iris do Céu ClaraObjetivo: Descrever a atividade docente assistencial, cujo objetivo é proporcionar experiência de promoção da saúde bucal coletiva a estudantes concluintes do curso de odontologia. Métodos: Tal experiência fundamenta-se na avaliação do desempenho do aluno, como educador em saúde bucal, à medida que ele tem, entre outras tarefas, a de motivar pacientes internados e seus acompanhantes, na geração de hábitos saudáveis, visando à assistência integral e mais humanizada do paciente hospitalizado. Resultados: Os resultados mostraram que as metas desejadas foram atingidas, visto que a higiene bucal dos pacientes já se tornou uma tarefa incorporada à rotina hospitalar, considerando-se os índices de biofilme dentário: inicial, 1,72; e final, 1,17, respectivamente. Essa diferença, de acordo com a estatística U-Mann-Whitney, mostrou-se significativa, pois o valor de p<0,0001 traduz o alto nível de motivação, alcançado pelo binômio mãe-criança, no que se refere à higiene oral. Conclusões: Conclui-se que as experiências de ensino-aprendizagem, oriundas das atividades interdisciplinares e multiprofissionais, têm permitido melhor entendimento do processo saúde-doença, por parte do aluno de odontologia. Servem ainda como oportunidade para o seu aprendizado sobre o planejamento e execução de atividades educativopreventivas, que complementam sua vivência técnico-profissional e despertam a sensibilidade social, tão necessária à sua formação acadêmica.Dissertação A formação de um grupo de hipertensos para o autocuidado: uma pesquisa-ação(2016-08-12) Maia, Joel Dácio de Souza; Medeiros Júnior, Antonio; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1847127625231418; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://lattes.cnpq.br/9903762680376103; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; Costa, Marcelo Viana da; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663Os modos de viver das pessoas mudaram consideravelmente nas últimas décadas, em todo o mundo, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil. Essas mudanças trouxeram novas formas de adoecer, com destaque para as doenças crônicas e as degenerativas. Uma das doenças crônicas que mais acomete as sociedades contemporâneas, inclusive a brasileira, é a hipertensão arterial sistêmica, que tem alta prevalência e se configura como um grande risco para doenças do sistema circulatório. A Estratégia de Saúde da Família está na primeira linha de enfrentamento dessa patologia e necessita de ações que tenham sustentabilidade nessa empreitada. Por essa razão, consideramos importante desenvolver um estudo para detectar a percepção de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família acerca da formação de grupos, do conceito e da importância do autocuidado e da Educação Popular em Saúde, para, a partir de então, formar um grupo de autocuidado para usuários portadores de hipertensão arterial à luz da Educação Popular em Saúde. Os instrumentos empregados para a coleta dos dados foram uma entrevista com os profissionais da Estratégia Saúde da Família para conhecer sua percepção a respeito do tema foco da pesquisa, e um diário de campo, para captar outras informações. A análise dos dados coletados foi feita com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. No final do estudo, concluímos que os trabalhadores que compõem a equipe estudada tinham uma percepção limitada de educação em saúde, que a entendem basicamente como forma de prevenir doenças, como uma forma de educar e informar a população e desconhecem o modelo proposto pela Educação Popular em Saúde. As práticas desenvolvidas pela equipe eram basicamente palestras proferidas na comunidade sem cronograma ou regularidade. Problemas como apenas parte da equipe desenvolvendo as ações de educação em saúde, falta de adesão de alguns profissionais a essas práticas e calendários de atendimento muito apertados e incompatíveis foram alguns dos entraves que constatamos na realidade pesquisada. Os trabalhadores da equipe têm alguma experiência com o trabalho com grupos de usuários e boas expectativas quanto aos resultados que um grupo de usuários portadores de hipertensão arterial pode trazer, porém a maioria não sabe o quanto é importante o autocuidado para essas pessoas. Para discutir sobre esse tema com a equipe, ministramos oficinas, por meio das quais pudemos confirmar esses resultados e concluir que a equipe precisa se engajar nas atividades de educação em saúde e ter uma agenda de trabalho para que esses momentos sejam respeitados, além de mais espaços para discutir sobre esses e outros temas. Depois das oficinas de capacitação, a equipe optou por organizar uma ação experimental seguindo os moldes da Educação Popular em Saúde pela equipe para os hipertensos da área de abrangência, a qual trouxe excelentes resultados e sustentabilidade no âmbito local. Acreditamos que essa foi a semente plantada para fundar o grupo de hipertensos, com vistas ao autocuidado, guiado pela Educação Popular em Saúde, e o início da mudança das práticas de educação desenvolvidas pela referida equipe.
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