Navegando por Autor "Medeiros Neta, Olivia Morais de"
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Dissertação A cultura política de participação do conselho escolar da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-30) Cunha, Barbara Ellen Rebouças; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; http://lattes.cnpq.br/6536127094802159; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Ferreira, Maria Aparecida dos SantosA gestão educacional precisa caminhar ao lado dos preceitos de gestão democrática. A gestão da escola pública é um desafio para todos, ela tem de prestigiar todos os envolvidos na jornada da educação: professores, funcionários, pais ou responsáveis, alunos e comunidade. O objeto desta pesquisa é a cultura política de participação do Conselho Escolar no âmbito da Gestão Democrática na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno em Natal-RN (2019-2021). A cultura política é a somatória das ideias que delineiam os projetos políticos e essas concepções propiciam a articulação da luta pelo controle de poder político em diversas instituições sociais, para além disto a cultura política estimula emoções, valores morais e éticos e fortalece assim as tradições sociais. As instituições sociais são espaços de sociabilidade dos sujeitos, essas relações são instituídas a longo prazo, como no seio familiar ou nas instituições escolares. São justamente nesses ambientes que ocorrem a reprodução das culturas políticas. Por serem nessas instituições sociais onde ocorrem a reprodução, são nelas também que se manifestam respostas para os problemas sociais, tornando-se assim locais de desenvolvimento social. É necessário assim, que a cultura política das instituições escolares esteja em consonância com os princípios da gestão democrática, com a participação dos membros da comunidade escolar na elaboração do projeto pedagógico da escola e principalmente com a participação da comunidade escolar no Conselhos Escolar. Somente através da concretização dos princípios democráticos de gestão é que a escola pública satisfará os anseios de todos os envolvidos no processo de aprendizado. Esta pauta, inclusive, foi reproduzida e regulamentada em instrumentos jurídicos das mais diversas naturezas: na Constituição Federal/1988, na Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação (LDB) nº9394/96, no Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 13.005/2014, na Lei Complementar Municipal nº 147/2015 e no Plano Municipal de Educação - PME Lei Ordinária nº 6603/ 2016. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a cultura de participação política do conselho escolar na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, e possui como objetivos específicos: identificar na legislação pertinente à gestão democrática, sobretudo da Lei Municipal n° 147/2015, quais as atribuições, poderes, prerrogativas e delegações atribuídas ao Conselho e ao conselheiro escolar; e compreender as razões políticas e culturais pelas quais ocorre a atuação do Conselho Escolar. Para alcançar esses objetivos utilizamos como metodologia as entrevistas livres conversacionais e aplicamos um questionário com os membros do Conselho Escolar e nos debruçamos sobre a literatura produzida acerca da Cultura Política, Gestão Democrática, Participação Política e Conselho Escolar, e analisamos os documentos internos da escola como: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e o Livro de Atas de reuniões do Conselho Escolar. Nossa pesquisa apontou, que nesta escola estudada, a democracia vem se confirmando como uma ação política. As entrevistas, o questionário, as observações e análises documentais realizadas na escola nos revelam que realmente a gestão escolar vem se estruturando de maneira democrática e nos indicam que o conselho escolar possui uma cultura política democrática.Tese A educação primária e o Grupo Escolar Almino Afonso em Martins-RN (1909-1926)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Amorim, Hananiel de Souza; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/2234114864117312; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Paiva, Marlucia Menezes de; Medeiros Neta, Olivia Morais deEste trabalho volta-se à história de instituições escolares, com foco em um grupo escolar localizado no interior do Rio Grande do Norte. Partiu-se do questionamento sobre que mudanças a implantação do Grupo Escolar Almino Afonso causou na instrução pública primária na cidade de Martins-RN, no início do século XX? A partir disso, objetivou-se compreender o processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Almino Afonso nas primeiras décadas do século XX e analisar as mudanças ocorridas no ensino primário na cidade de Martins-RN em decorrência da implantação do referido Grupo. Para tanto e com base no conceito de cultura escolar (Julia, 2001), foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em perspectiva histórica. Foram analisados documentos como: mensagens de governadores (1890-1930); relatórios da Secretaria de Governo estadual (1895-1905); relatórios de diretores de Instrução Pública (1893-1926); livros de escrituração de escolas isoladas de Martins-RN e do antigo Grupo Escolar Almino Afonso (1897-1926); leis, decretos, códigos de ensino e regimento dos grupos escolares (1908-1925); imagens de instituições de ensino de Martins-RN (década de 1920); e o jornal “A Republica” (1911- 1925). Considerados um modelo de escola moderna, os grupos escolares deveriam proporcionar melhorias no ensino primário público. Diante disso, buscou-se demonstrar que o Grupo Almino Afonso proporcionou avanços da organização escolar primária em MartinsRN. Mas a investigação demonstrou limites no funcionamento da instituição como escola graduada bem como sobre outros aspectos como: falta de materiais escolares e inadequação do mobiliário escolar, destoante dos princípios de higiene e de modernidade pedagógica discutidos no período por intelectuais e administradores públicos. Com reduzida matrícula e frequência nos anos iniciais do seu funcionamento, não só não universalizou o ensino primário como teve alcance de público inferior ao das antigas escolas isoladas estaduais que possuíam matrícula maior do que o Grupo que as substituiu. As mudanças proporcionadas pela instalação do Grupo referem-se ao estabelecimento da escola pública de ensino primário como um lugar específico e de responsabilidade do Estado, bem como a construção de uma nova cultura escolar disseminada para toda a cidade por meio, principalmente, das festas escolares. Além de pedagógicas, as celebrações tinham propósitos políticos de dar visibilidade ao projeto republicano de escolarização e construção de uma nova sociedade.TCC A Revista Brasileira de História da Educação e a comunicação científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Martins, Jéssica Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Gallotti, Monica Marques CarvalhoO estudo da produção científica da História da Educação permite apresentar uma visão geral sobre a configuração deste campo de estudo, sendo possível, a partir da Lei de Lotka, detectar a produtividade dos autores, além das contribuições das regiões, instituições, tipos de publicações, forma de publicação e as temáticas mais desenvolvidas. Objetiva-se investigar a comunicação científica da área da Educação, particularmente da História da Educação, por meio dos trabalhos disponíveis na Revista Brasileira da História da Educação (RBHE). A metodologia para a realização da pesquisa se deu pela coleta de informações das 482 publicações, com o suporte dos fundamentos da análise documental de Bardin (2010), além da utilização dos princípios estáticos de Bussab e Morettin (2013, 2008) e do uso dos apontamentos de Lotka (1926). O resultado das análises indica que a produção nacional representa mais de 80% do corpus da revista, além da contribuição única por autor, que é mais de 20% acima do estipulado pela Lei de Lotka. Conclui-se que a revista demonstra uma grande dispersão entre as contribuições individuais e em coautoria, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além de divergir do pressuposto por Lotka. Também é possível detectar temáticas principais, como “educação”, “história” e “ensino”.Dissertação A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional(2016-07-11) Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; Azevedo, Marcio Adriano de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.TCC A Associação Brasileira de Educação (ABE) e as suas ações de formação para professores (1924 - 1929)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Dantas, Lidemberg Régis Santos; Medeiros Neta, Olivia Morais de; 0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; 0000-0002-7703-0115; http://lattes.cnpq.br/4961404058353550; Medeiros Neta, Olivia Morais de; 0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Carlos, Nara Lidiane Silva; 0000-0001-5359-7208; http://lattes.cnpq.br/3621958893761776; Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos; 0000-0003-3274-5798; http://lattes.cnpq.br/3942672224334681Este trabalho objetivou investigar acerca da criação da ABE e, especificamente, investigar as ações da associação quanto à formação para professores. O levantamento de dados ocorreu através do conjunto documental localizado na Hemeroteca Digital Brasileira (HDB). Na busca foi utilizado como descritor “”, tendo o recorte temporal delimitado entre 1924 a 1929, esse período compreende a criação da associação até o primeiro ano desde o acidente de avião com colaboradores da instituição. Acerca das questões norteadoras, indagamos: quais as motivações contribuíram para a criação da ABE? E ainda, quais ações foram realizadas pela associação sobre a formação para professores? Esta pesquisa é de cunho histórico e de análise documental, tendo os jornais como fontes principais. Para fundamentar a análise, foram consideradas as contribuições de Noiret (2015) para a compreensão das transformações no ofício do historiador com o advento da Era Digital e a construção da história pública digital. Azevedo et al (2020), por sua vez, se debruça acerca das contribuições dos repositórios digitais enquanto lócus de preservação e fomento às pesquisas no campo da história da educação através das fontes em formato digital. Ragazzini (2021) aborda o que são fontes históricas e qual o seu papel para o desenvolvimento de pesquisas. Carvalho (1998) relata sobre a trajetória da instituição enquanto instituição voltada às questões educacionais e as suas ações através de intelectuais comprometidos. Já Rüsen (2015) apresenta o método histórico como metodologia para a orientação do processo de pesquisa a partir das estratégias cognitivas. A partir das análises, foram identificadas algumas ações da instituição tendo em vista a formação para professores através das seções na proposta de eventos, cursos e conferências, como o serviço de consultas como ferramenta de estudo para temáticas pertinentes a profissão docente, a proposição de cursos de aperfeiçoamento e especialização em virtude da pluralidade do ambiente escolar, o curso de psicanálise aplicada à educação e o curso de psicologia infantil como elementos estruturantes do saber docente.TCC Atheneu Norte-Rio-Grandense nas mensagens dos governadores do Rio Grande do Norte (1889-1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Ferreira, Rosane Galvão da Silva; Medeiros Neta, Olívia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; http://lattes.cnpq.br/0327487618166313; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; http://lattes.cnpq.br/1000374806306312; Costa, Karoline Louise Silva da; https://orcid.org/0000-0002-7157-1121; http://lattes.cnpq.br/2390803239046863As representações do Atheneu norte-rio-grandense nas Mensagens dos Governadores do Rio Grande do Norte se constitui como tema desta investigação cujo recorte corresponde à Primeira República no Brasil (1889-1930). Nestes termos, objetivamos analisar as representações do Atheneu norte-rio-grandense nas Mensagens dos Governadores do Rio Grande do Norte na Primeira República (1889-1930). A pesquisa é histórica e documental, sendo as Mensagens dos Governadores do Rio Grande do Norte desse período o corpus documental para a investigação. Teoricamente, fez uso dos entendimentos de representação de acordo com Roger Chartier e ensino secundário para Chervel (1992) e Haidar (1972). Após a análise, destacamos que as representações do Atheneu norte-rio-grandense nas falas dos Governadores do Rio Grande do Norte em suas mensagens à Assembleia Legislativa enfatizam o lugar da instituição como referência para o ensino secundário no estado, ao passo que destacam a relevância social desta instituição e de seus professores.Dissertação A atuação de Manoel Dantas na instrução pública norte-riograndense (1897-1924)(2018-02-15) Morais, Isabela Cristina Santos de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;Analisamos a educação, através da atuação de M. Dantas enquanto Diretor Geral da Instrução Pública do RN, apresentando suas contribuições, considerando-o enquanto intelectual republicano no Estado do Rio Grande do Norte. Estabelecemos como recorte temporal do estudo o período de 1897 quando o referido seridoense assume o cargo de Diretor Geral até 1924, ano que marca a sua morte. A realização desta pesquisa teve como incentivo contribuir com a História da educação Brasileira, a partir do prisma da história regional considerando sua contribuição para a Memória do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento desta iniciou com análise bibliográfica acerca dos estudos históricos sobre República e educação no fim do século XIX e início do século XX, para embasar a compreensão teórica do assunto. Como principais fontes históricas, analisamos as páginas dedicadas à instrução pública nos Relatórios de Presidente de Província, com destaque para os feitos de Manoel Dantas em âmbito educacional; os artigos sobre instrução pública escritos por M. Dantas nos Jornais O Povo, utilizamos este jornal como suporte para compreender os primeiros ideais de Manoel Dantas sobre instrução. Destacamos portanto, que a partir do periódico A República encontramos subsídios para a atuação de Manoel Dantas enquanto Diretor, inspetor agrícola e representante do Estado nos Congressos de Geografia, sendo esta fonte essencial para o desenvolvimento da pesquisa, assim como a Revista criada pela associação dos professores, a Pedagogium, que trouxe significativas informações ao nosso estudo. Utilizamos também legislação educacional, principalmente o decreto de criação do cargo de diretor da instrução pública, como suporte para a construção desta escrita dissertativa. Esta pesquisa está inserida no âmbito da História da Educação, compreendendo em seu aporte teórico autores da Nova História Cultural. Compreendemos portanto, que a atuação de Manoel Dantas em defesa da instrução pública estava completamente embasada pelo ideário republicano, e este posicionamento político conduziu suas ações em prol da instrução, onde colaborou ativamente durante sua vida, constituindo assim ao longo de seu percurso social, importantes contribuições para a educação do Rio Grande do Norte no fim do século XIX e início do século XX, legando a posteridade importante colaboração à História da Educação deste Estado.Tese A atuação do Estado na construção do imaginário da cultura escolar Potiguar durante a Primeira República(2019-02-15) Cordeiro, Anna Gabriella de Souza; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Nascimento, José Mateus do; ; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;No ano de 1889, foi proclamada a República no Brasil, com a alteração do sistema de governo, buscou-se concretizar uma transformação física e social no país. Neste momento, as cidades tornaram-se alvos de intervenções, para poderem representar o progresso da nação. O mesmo aconteceu com a sociedade, por meio da intensificação de políticas públicas voltadas para a instrução, o Estado se propôs a civilizar a população. Esta conjuntura é característica do Estado-Providência que se refere a um vasto contexto cultural e político que aliava a ação do Estado a um projeto de desenvolvimento nacional, fortemente influenciado pelos ideais positivistas, conforme o pensamento de Alfredo Bosi. Tendo em vista o papel da administração pública neste momento histórico, esta Tese levanta a hipótese de que o Estado atuou decisivamente na construção do imaginário da cultura escolar potiguar durante a Primeira República. Para tanto, esta pesquisa foi operacionalizada com base no paradigma da nova história cultural e está inserida no campo da história da educação. Ao trabalhar com este paradigma, neste campo, não se procurou a anulação de um pelo outro, ou, a simplificação destas abordagens, mas, a interação criativa entre ambos. Visto que o imaginário remete à nova história cultural e a cultura escolar à história da educação. Assim sendo, esta união se apresentou como uma profícua possibilidade de trabalhar vários aspectos da história da educação, expandindo a reflexão e a análise sobre o tema a partir do fazer histórico da nova história cultural. Na perspectiva analítica, o objeto de estudo imaginário da cultura escolar foi concebido como o todo, que pode ser analisado a partir de suas partes, as fontes históricas. Considerando que cada fonte histórica detém em seu conteúdo uma parcela do imaginário da cultura escolar da época. No que tange a delimitação do objeto de estudo, foi definido que o recorte espacial se refere ao estado do Rio Grande do Norte e o recorte temporal compreende os anos de 1889 a 1930. Diante do exposto, as partes selecionadas, ou melhor, as fontes históricas, foram: a legislação educacional, com base no conceito de Lei de Edward Thompson; as mensagens de governo, enquanto produção das Elites Culturais de Jean-François Sirinelli; o jornal A República e suas representações, de acordo com Roger Chartier; e as fotografias, partindo da concepção de imagem-objeto de Jerôme Baschet. Conclui-se que todas as fontes analisadas detém uma parcela do imaginário da cultura escolar. Juntas, estas fontes históricas forneceram um panorama imagético do período e denotaram que o Estado atuou de maneira deliberada e intencional na construção do imaginário da cultura escolar, sendo responsável pela regulamentação, pela discursão, pela circulação e pela construção das imagens da educação republicana no Rio Grande do Norte.Tese Centro Educacional de Formação do Magistério Primário de Caicó: as ideias anisianas nos sertões do Seridó(2018-02-28) Moreira, Ana Zélia Maria; Paiva, Marlucia Menezes de; ; ; Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira; ; Cavalcante, Eunadia Silva; ; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; ; Nascimento, José Clewton do; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;Objetiva-se, neste trabalho, analisar a linguagem arquitetônica do Centro Educacional de Formação de Magistério Primário de Caicó (CEFMPC), atentando à presença das ideias educacionais defendidas pelo educador, intelectual e gestor público Anísio Teixeira (1900-1971), no contexto da Reforma de Ensino Primário do Rio Grande do Norte de 1957. Delimita-se recorte temporal de 1957 a 1961, ano inicial, à institucionalização dos Centros Educacionais de Formação de Magistério Primário do RN e ano final, às alterações de funcionamento instituição, respectivamente. Esta pesquisa de abordagem qualitativa insere-se na dimensão da História Social, com base em Jean François Sirinelli (2003) e Michel Certeau (1998) e dialoga com as ideias e práticas educacionais de Anísio Teixeira, sobretudo as questões de planejamento do espaço escolar para formação de professores de ensino primário; no domínio da História das Instituições educativas, recorreu-se a Demerval Saviani (2008) e Justino Pereira de Magalhães (2004), buscando uma perspectiva de reconstituição histórica; autores como António Viñao Frago (2001) e Giulio Carlos Argan (1984) permitiram associação dos aspectos do espaço escolar à linguagem plástica. Quanto às fontes primárias de pesquisa documental, utiliza-se publicações produzidas a partir de informações documentais de Anísio Teixeira e relatórios administrativos de suas gestões públicas; mensagens governamentais; legislação pertinente e materiais gráficos (projetos e fotografias) da instituição investigada coletados em arquivos, públicos; relatos do arquiteto Moacyr Gomes da Costa, projetista da instituição, em entrevistas realizadas pela autora. Na pesquisa bibliográfica, recorre-se a estudos historiográficos da Educação Brasileira dispostos na produção literária e acadêmica. Os resultados indicam a construção das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira, no contexto de reconstrução da educação brasileira, e a materialidade destas ideias estrategicamente estabelecidas em redes de sociabilidades, conforme definição de Sirinelli (2003). No caso do CEFMPC, evidencia-se a participação do arquiteto também como integrante de uma rede de sociabilidade. No tocante à organização espacial das instituições de formação de professores no Brasil, dos finais do século XIX até as seis primeiras décadas do século XX, em particular as potiguares, observa-se compartilhamento de espaços e integração de instituições de ensino. Conclui-se que as ideias pedagógicas de Anísio como noções de planejamento, racionalidade e integração do espaço escolar estão presentes na arquitetura do CEFMPC, tanto na organização espacial quanto na linguagem plástica (estilo modernista). Além disso este trabalho evidencia a significativa importância da edificação analisada como instituição de Ensino Básico para a região do Seridó e Estado do Rio Grande do Norte.Tese O céu é meu teto, a terra, minha morada: cultura e educação cigana no RN (2006 a 2016)(2016-08-31) Silva, Flávio José de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; ; http://lattes.cnpq.br/3925230882902791; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Coradini, Lisabete; ; http://lattes.cnpq.br/3559843462349247; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983; Goldfarb, Maria Patrícia Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/1054567387128478; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender o modo de ser, de viver e os processos educativos desenvolvidos nos espaços sociais e culturais desses agrupamentos, reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do RN. Possui metodologia de natureza qualitativa, cuja investigação se filia à História da Educação com ênfase na História Social, ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, - numa cartografia de múltiplas naturezas que ganha centralidade teórica nas contribuições de Certeau (1994), Macêdo (1992), Rodríguez (2011), Julia (2001), Burke (1998), Frago (1993), Arroyo (2014) e Saviani (1991). Apresenta o trabalho de compreensão das falas alicerçadas nas entrevistas teorizadas por Minayo (2007). Enfatiza que os estudos históricos sobre o tema ciganos ganhou nos últimos anos denominações de gitanologia, gitaneria, romipêm, gitanidade, romá, romanesthàn, constituindo um campo de investigação nas Ciências Sociais e Humanas. Evidencia que o trabalho tem sua relevância na originalidade temática e em proporcionar novas reflexões acerca dos modos de vida cigana e itinerante e, em reconhecer, alternativas de interação humana com os sujeitos da diversidade, que se encontra em quase todo o território nacional, e em específico, no Rio Grande do Norte, e ainda estão excluídos das salas de aula do nosso país. Conclui destacando que a pesquisa possibilita construir referências para possíveis mudanças, contribuindo para o enfrentamento ao preconceito e na construção de uma educação de qualidade social embasada numa pedagogia da itinerância; oportunizando o debate para melhor compreender as relações étnico raciais e a diversidade presente no nosso país.Tese Cidade, sociabilidades e educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte - século XIX)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-16) Medeiros Neta, Olivia Morais de; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728002Z6; Cury, Cláudia Engler; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723469D5; Macedo, Muirakytan Kennedy de; ; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4Nesse trabalho que tem como temática cidade e educabilidade e como objeto pedagogias da cidade no Príncipe no século XIX, objetivamos problematizar como a relação entre cidade e sociabilidades constitui educabilidades no Príncipe no século XIX, a partir de espaços de veiculação de enunciados pedagógicos. Assim, propomos a tese de que há uma pedagogia da cidade no Príncipe no século XIX, uma vez que o modus vivendi da urbe é enredado por sociabilidades em instâncias diversas, constituindo a cidade como investida de uma orientação pedagógica e o habitante da urbe como formado em e por sociabilidades. O corpus documental para o estudo da pedagogia da cidade é composto por fontes distintas e amplas. São elas: eclesiásticas, político-administrativas, cartoriais e judiciárias. Para a análise e interpretação das fontes, o estudo assenta-se no método indiciário, permitindo o apreço aos pormenores e a conciliação entre a racionalidade e a sensibilidade. Este trabalho se inscreve na dimensão da história cultural aqui empreendida, de conformidade com Roger Chartier e Peter Burke enquanto estudo dos processos com os quais se constrói sentidos, pois é preciso aproximá-la das configurações sociais e conceituais de um tempo e de um espaço próprios. Dessa forma, localizamos e focalizamos o modus vivendi no Príncipe a partir de práticas sociais e valores da vida material e elaborações simbólicas que constituem um conjunto de aprendizagens decorrentes da relação entre os espaços e as sociabilidades, sendo essas constituídas e constituidoras de pedagogias à cidade. Mirando os espaços e suas escrituras, sociabilidades e educabilidades é que nos voltamos a um entendimento de que estamos constituindo uma história das educabilidades no Príncipe no século XIX, tendo como constructor maior a cidade e seus componentes de educação socializadora e instrutiva. Em termos conclusivos, pensar sobre cidade e educabilidade é ressaltar que a pedagogia da e na cidade se deixa ler pelas práticas e ações veiculadas às sociabilidades que, na intersecção da pedagogia da cidade e das educabilidades se (com)figuraram como formativasArtigo Ciências Humanas na educação profissional: um olhar sobre as ações pedagógicas dos professores do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN/Campus Caicó(2016) Assis, Sandra Maria; Medeiros Neta, Olivia Morais deO presente estudo discute as práticas pedagógicas dos professores das disciplinas de Ciências Humanas do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Caicó e suas relações com o Currículo Integrado partindo da concepção dos docentes. Prossegue com a análise dos relatos acerca das ações pedagógicas apontadas como mais recorrentes no cotidiano escolar que dependem de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, convergindo para a realização da tarefa de ensinar múltiplas funções dentro e fora da sala de aula e obrigando os docentes a mobilizarem conhecimentos sociais e culturais do currículo para encaminharem sua ação pedagógica. Ação que se faz com interpretação crítica, produção e organização de conhecimentos, identificação e escolha das técnicas e métodos pedagógicos para a socialização da aprendizagem com os sujeitos envolvidos no processo de ensinar/aprender.Tese Colégio Nossa Senhora de Lourdes: culturas escolares em Cajazeiras-PB (1949- 1983)(2018-02-08) Sousa, Débia Suênia da Silva; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; ; Machado, Charliton José dos Santos; ; Nascimento, José Mateus do; ; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; Silva, Ramsés Nunes e; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;Este trabalho teve como objetivo compreender, ainda que parcialmente, as culturas escolares que configuraram o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, localizado na cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba e nele se constituíram no período de 1949 a 1983. Fundamenta-se nos pressupostos de Magalhães (1988), Chervel (1990), Faria Filho et all(2004), Julia (2001), dentre outros, como também documentos localizados, principalmente, no Arquivo Escolar e no Arquivo da Tesouraria do Colégio, em destaque, como o manuscrito História da Fundação e Diário do Colégio Nossa Senhora de Lourdes(1928-1930), Regimentos Internos, Ficha de matrícula, Informativo aos pais, Livro de empregados. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa no âmbito da História da Educação, especificamente, da história das instituições educacionais de caráter confessional. Para alcançar o objetivo proposto a análise partiu do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989), já que tratei as fontes por meio da análise de indícios. Também trabalhei com fontes orais,por meio de entrevistas realizadas com ex-discentes, ex-docentes e ex-funcionária do Colégio. A pesquisa evidenciou que as Irmãs da Congregação de Santa Doroteia chegaram a Cajazeiras em 1928, com a missão de assumirem a então Escola Normal Padre Rolim e edificarem o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, que só passou a ter essa designação em 1949. Que o Colégio representou, no período inicial de sua história, o ato principal de investida da Ação Católica da Diocese de Cajazeiras, na pessoa de Dom Moises Coelho, para se ter o projeto de educação feminina, idealizado, anteriormente, por Padre Rolim concretizado. Que as culturas escolares nem sempre foram portadoras dos indicativos da missão evangelizadora da Congregação de Santa Doroteia. Em linhas gerais, é possível afirmar que o Colégio contribuiu, de maneira significativa, para a escolarização de meninas e meninos moradores do município de Cajazeiras e de cidades adjacentes, em um ambiente que compreendia ser de educação, religião católica e ordem.Tese Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-02) Pereira, Débora Mara; Nunes, Debora Regina de Paula; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/0589207455705890; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Pletsch, Márcia Denise; http://lattes.cnpq.br/5622440291569151; Schmidt, Carlo; http://lattes.cnpq.br/7185372980306847; Camargo, Síglia Pimentel Höher; http://lattes.cnpq.br/1925189093877793As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.Tese A contrarreforma do ensino médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de história (2017-2021)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Castro, Débora Quézia Brito da Cunha; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; http://lattes.cnpq.br/0447711506848306; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-8998-2343; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Torres, Cícero Magerbio Gomes; Moura, Dante Henrique; Silva, Marcos; Cavalcante, Maria da Paz; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815As discussões presentes neste trabalho evidenciam que o Ensino Médio sempre foi uma questão polêmica para a educação brasileira, marcado pela descontinuidade das políticas curriculares norteadas por questões sociais, políticas e econômicas. Considerando esse cenário, a partir de 2016, observamos as propostas de modificação desse segmento de ensino através da Lei n°13.415/2017 do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas mudanças afetam diretamente os componentes curriculares entre os quais evidenciamos, o ensino de História, revelando, entre outros fatores, um contexto de desvalorização profissional e fragmentação do ensino público brasileiro. Com base nesses processos, e inscrito no âmbito dos estudos sócio históricos e filosóficos, este trabalho de pesquisa ganha corpo, tendo como objetivo geral: compreender a contrarreforma do Ensino Médio no Rio Grande do Norte e as implicações para o ensino de História e, como objetivos específicos: compreender o período de reformas do Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Norte; analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tendo em vista o contexto de sua produção, a sua concepção curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio; analisar a Lei nº 13.415/2017 (Lei do Novo Ensino Médio), como se deu sua implantação no Rio Grande do Norte, analisar o Documento Curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio (2018) e o Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar (2021) tendo em vista as mudanças propostas para Ensino Médio e para o ensino de História. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, na análise documental e na entrevista semiestruturada, à luz de Triviños (1987). Para pensarmos as mudanças curriculares propostas para o Ensino Médio tanto pela BNCC (2018) como pela Lei do Novo Ensino Médio (2017), apoiamo-nos nos pressupostos da teoria crítica do currículo de Apple (1982), na ideia de Educação Integral de Cavaliere (2010) e na concepção de ensino de História de Bittencourt (2009). As análises empreendidas demonstram que as propostas presentes na BNCC (2018) e na Lei do Novo Ensino Médio foram impostas a educação do país gerando um retrocesso as políticas dos anos de 1990, a uma concepção tradicional de ensino e a fragmentação do ensino público brasileiro ao propor uma formação pautada em um conjunto detalhado de competências e habilidades, desqualificando a formação geral do sujeito. A versão final da BNCC reflete os interesses dos empresários da educação para o Ensino Médio, por isso, a Base, a Reforma do Ensino Médio e as alterações na legislação educacional estão interligadas entre si e diretamente vinculados às políticas neoliberais que apresentam uma visão de um ensino de História conteudista, eurocêntrica, positivista, linear e diluída na área das Ciências Humanas e Sociais se afastando, por exemplo, de discussões sobre diversidade. No Rio Grande do Norte observamos a publicação de forma aligeirado do Referencial Curricular para o Ensino Médio Potiguar em 2021, que amparado na BNCC refletem e repetem as discussões presentes na Base proporcionando poucas alterações ao documento.Livro Corografia e produção espaço-identitária do Rio Grande do Norte(Ideia, 2018-07) Brito, Anderson Dantas da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Peixoto, Renato AmadoEste livro tem como temática corografias e imaginário toponímico norte-rio-grandense. E, objetiva analisar os interesses e o imaginário que caracterizaram as corografias enquanto produções intelectuais que elaboraram historicamente uma espacialidade e uma identidade para o Rio Grande do Norte.Tese A cultura escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN (1927-1947)(2019-02-28) Freire, Silvia Helena de Sá Leitão Morais; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Nascimento, José Mateus do;A proposta deste estudo é a análise da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, em Assú - Rio Grande do Norte, desde sua fundação em 09 de março de 1927, pela iniciativa da igreja local e intelectuais da época, se estendendo até 1947 período marcado pelo efervescente debate entre igreja católica e Estado no campo educacional. O objetivo é responder como se constituiu a cultura escolar de tal instituição, ao longo dos seus vintes anos. Para tanto, são analisados documentos da instituição em destaque, relatórios anuais, atas, jornais e livros da época, norteando-se pelos estudos de Chartier (1991), Elias (2001), Certeau (2001), Frago (1995), Magalhães (2005) e Julia (2001). Sendo assim, considerando a discussão sobre uma instituição de ensino, a cultura escolar emerge como categoria central de análise, a qual norteou a escolha das categorias específicas do estudo: As primeiras diretoras e professoras, As Festas Escolares, Normas e disciplina escolar. O Colégio Nossa Senhora das Vitórias foi idealizado em 1922, pela iniciativa da Igreja Católica local e intelectuais da época, que desejavam uma educação para meninas com bases nos preceitos católicos. A instalação do Colégio representou para a cidade de Assú, um marco relevante por ser uma instituição destinada inicialmente à educação feminina, com o objetivo de inserir as meninas na cultura letrada, cívica e doméstica, conforme os preceitos da época. O propósito de instalar um Colégio católico em Assú, dirigido por freiras vinda da Europa, não ocorreu isoladamente, fazia parte do projeto Restauração Católica que se projeta até os anos de 1940 em todo o País. Em Assú a responsabilidade para assumir o funcionamento do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, ficou a cargo da Congregação das Filhas do Amor Divino, vinda de Viena/Áustria, estando a frente a Irmã Teresina Werner, que posteriormente recebi o convite para instalar instituições confessionais no Nordeste. Para tanto, evidenciamos que a cultura escolar produzida no interior do Colégio constituiu-se peça vital para o trabalho de evangelização e para atender aos anseios da elite e da Igreja Católica. Com propósitos formativos que vislumbravam a formação de boas mães, educadoras exemplares e futuras servidoras da pátria. A reconstituição da identidade histórica dessa instituição traz uma contribuição para a configuração da história da educação escolar norte-riograndense.Dissertação Cultura geral e práticas educativas para o ensino industrial no Boletim da CBAI (1947-1961)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Campos, Ísis de Freitas; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/6919258319432734; Lima Neto, Avelino Aldo de; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Nascimento, José Mateus do; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Esta dissertação tem como objetivo o entender quais ideias circulavam no Boletim da CBAI (1947-1961), periódico publicado pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com relação às disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, presentes no currículo do ensino industrial. A CBAI, mantida oficialmente de 1946 a 1962, funcionava a partir da articulação entre o Brasil e os Estados Unidos da América para o desenvolvimento do ensino industrial, organizando esse ramo de ensino a partir do que estava estabelecido na Lei Orgânica do Ensino Industrial, de 1942, até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Aquela legislação foi responsável pela estruturação de um currículo que previa as disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, com componentes que também constavam no ensino secundário, e as de Cultura Técnica, mais direcionadas para os ofícios a serem aprendidos. Com base em Apple (2008), questiona-se em que medida as propostas de ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas estariam também adequadas à lógica da formação para a produtividade na indústria, entendendo que o currículo é pensado a partir das demandas das relações sociais e produtivas, que, nesse caso, se conectam ao projeto de industrialização. A partir de Catani (1996), entende-se a potencialidade de periódicos educacionais para o estudo dos discursos sobre formas ideais de se realizar o trabalho educativo. Nesse sentido, o Boletim da CBAI foi utilizado como fonte principal de pesquisa, sendo analisado com base nos pressupostos metodológicos da História Através da Imprensa (ZICMAN, 1985) e da análise do conteúdo (ARÓSTEGUI, 2006; MORAES, 1999). Para isso, foi necessário antes construir uma biografia dos conceitos (CASTANHA, 2011) de Cultura Geral e Práticas Educativas, de modo a identificar mudanças na legislação do período. Ainda, como fontes secundárias, utilizou-se jornais da Hemeroteca Digital Brasileira e documentos retirados do arquivo Gustavo Capanema junto ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) para auxiliar no processo de interpretação. Como resultado do estudo, identificou-se que o Boletim da CBAI foi um espaço para defesa do ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas. No entanto, esse ensino deveria estar conectado ao conhecimento técnico, uma apropriação da perspectiva escolanovista de aliar a teoria à prática. Para a aplicação dessa proposta, foram detectados problemas como a falta de formação dos professores e de bibliografia específica, por exemplo.Tese Curso Normal Regional de Mamanguape/PB (1949-1957): educação redentora para ascensão e controle social(2016-02-19) Soares, Maria Valdenice Resende; ; ; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; Nascimento, José Mateus do; ; Nunes, Maria Lúcia da Silva; ; Silva, Severino Bezerra da;Curso Normal Regional de Mamanguape (1949-1957)- educação redentora para ascensão e controle social é um escrito histórico, que nascido no seio de um Programa de Pós - graduação em Educação, responde ao seu objetivo de pesquisa: compreender as práticas escolares desenvolvidas ao longo da trajetória educacional desta instituição. O nosso recorte temporal se justifica pelo tempo de funcionamento deste curso, de seu nascimento, que ocorre na criação do Curso Normal Regional de Mamanguape (1o ciclo do ensino normal), pelo Decreto nº. 151, de 24 de março de 1949 até o seu término em 1957, pois, neste ano houve a conclusão da última turma do Curso Normal Regional no município. A preferência dos discentes pelo curso ginasial instalado no ano de 1952 no Instituto Moderno (abrigo de outras instituições, entre elas o Curso Normal Regional de Mamanguape e o Ginásio Mathias Freire) foi um dos fatores que levou o encerramento das atividades do curso de preparação de professoras para o ensino primário. Dialogamos com referenciais que compreendem as realidades vividas como construções sociais complexas, um exercício, que nos levou a busca de indícios para compor uma narrativa mais próxima possível do real, do vivido neste espaço educativo. A dimensão do real aqui exposto está ancorada na ideia difundida por Chartier (2009, 2013), o qual desloca a noção de verdade por representação. Revelam-nos modos de ser e fazer a partir de interações múltiplas de indivíduos que se interligam, segundo Elias (1970) numa configuração social por grupos interdependentes. Cada movimento pressupõe aliança, conflito, disputas duráveis ou não na instituição educativa e esta deve ser analisada, de acordo com Magalhães (2004), por meio do estudo de uma polifonia em ação, onde duas ou mais vozes se desenvolvem preservando a mesma textura sonora, neste caso, a mesma intenção: a formação de professoras para o ensino primário. Utilizamos fontes (não) oficiais (leis, ofícios, relatórios, jornal, livros memorialísticos e caderno de estudo) e oral e iconográfica cedidas por duas ex-alunas do curso. Identificamos nas leituras feitas a partir das fontes, duas categorias de análise: gênero e cultura escolar. Desta feita, concluímos que a criação e instalação do Curso Normal Regional de Mamanguape, em 1949, foi um processo inicial de um movimento de renascimento econômico e cultural do município, desenvolvido por um grupo da elite social mamanguapense, destacando o caráter redentor da educação, visto como um meio de ascensão e controle social. Bem como, a formação de professoras primárias, imbuídas da função social da mulher como esposa, mãe e professora responsável pelo bem estar da criança e do adulto, alegria da casa e segurança de uma pátria forte.Tese Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971)(2018-12-14) Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; ; Soares Júnior, Azemar dos Santos; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Nascimento, José Mateus do; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; Garcia, Tania Cristina Meira;A seguinte tese tem por objeto de estudo a instituição escolar, Grupo Escolar Barão de Mipibu, que se encontra na cidade de São José de Mipibu, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo, compreender as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares durante a existência desse nível de ensino, a através do Grupo Escolar Barão de Mipibu. O recorte temporal abarca a instituição no período de 1909 a 1971, ou seja, a partir do Decreto de criação nº. 204 de 12 de agosto de 1909 até a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que extinguiu os grupos escolares no Brasil, substituindo-os pelas escolas de ensino de Primeiro Grau. A escolha pelo trabalho ocorreu pela importância do tema para a História da Educação nacional e local, bem como pela relevância da instituição estudada, que tem colaborado com o ensino norte-rio-grandense desde o período imperial, pois a fundação do prédio é do ano de 1880. A pesquisa aconteceu através de dois vieses, a saber: bibliográfica e documental. A primeira foi embasada por estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no século XX. A pesquisa documental, foi realizada a partir de documentos legislativos acerca da educação nacional e local, de documentos de cunho pedagógico e administrativo do Grupo Escolar Barão de Mipibu, bem como através de fotografias da instituição, entrevistas e de textos de origem memorialista. A partir das fontes selecionadas, escolheu-se três elementos do cotidiano escolar para se realizar a análise: o espaço escolar, as práticas festivas e os órgãos de fiscalização escolar. A tese se encontra alicerçada nos estudos da História Cultural e da Educação, tendo por embasamento teórico a História do Imaginário (LE GOFF, 1994;2004) e Práticas Escolares (JULIA, 2001). Ao final da pesquisa foi possível compreender que as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares brasileiros se caracterizaram pela passagem da imagem da escola como algo monumental e imponente para uma escola funcional. Isso repercutiu no Grupo Escolar Barão de Mipibu, fazendo-o passar por modificações, através das práticas e políticas educacionais que foram desenvolvidas na instituição.