Navegando por Autor "Meira, Leonardo Herszon"
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Dissertação Avaliação do impacto do transporte escolar para alunos de uma Instituição Federal de ensino(2016-11-30) Gentil, Rafaelli Freire Costa; Santos, Enilson Medeiros dos; Aloise, Daniel; ; ; ; Gonzalez, Mario Orestes Aguirre; ; Meira, Leonardo Herszon;O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do fornecimento de transporte escolar público e gratuito de forma regular e permanente na vida acadêmica dos alunos provenientes de regiões interioranas que cursam o ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), no caso, no IFRN Campus Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Quanto mais distante dos grandes centros urbanos, menores são as oportunidades de educação de que os jovens dispõem. Assim, com o programa de expansão da educação técnica, por meio da RFEPCT, brasileiros de todas as regiões dos estados têm a possibilidade de frequentar uma instituição de ensino federal, o que antes era um privilégio dos que residiam nas capitais ou nos grandes centros urbanos. Porém, a Política Federal não prevê a construção de um Instituto Federal em cada município brasileiro, mas em cidades estrategicamente selecionadas, de modo a abranger a maior quantidade de municípios que estejam a um raio de 80 quilômetros de distância, não havendo distinção entre os estados. Dessa forma, para que essa Política Pública alcance seu objetivo de oportunizar esse tipo de educação a todos os brasileiros, é necessário, além de adequar a estrutura física da escola, disponibilizar os meios de acesso a essa educação, incluindo, dentre outras demandas, o transporte de casa para a escola e da escola para casa, assim como prevê a Constituição Federal. Como a legislação brasileira não garante o transporte escolar a alunos da educação básica federal, fica a critério da prefeitura do município onde o estudante reside prover ou não esse serviço, que pode ainda ser interrompido a qualquer momento devido a não obrigatoriedade. Nessa perspectiva, deseja-se, com os resultados desta pesquisa, conhecer em que magnitude o fornecimento do transporte escolar pode influenciar no desempenho acadêmico dos alunos dessas instituições, observando se esse pode ser um fator que os leva a não concluir o curso, e, consequentemente, qual o impacto desse fornecimento para os objetivos da Política Pública do Governo Federal. Para tanto, serão utilizados dados primários e secundários a serem coletados por meio de questionários com os alunos e do sistema de informações da instituição em estudo, respectivamente, para análise através de regressão linear.Artigo Competitive aspects in the metropolitan region of Recife bidding terms for the delegation of its urban bus system(David Publishing Company, 2014) Rolim, Fernando Oliveira; Santos, Enilson Medeiros dos; Meira, Leonardo HerszonThis paper discusses aspects related to competitiveness in the ITB (invitation to bid) of the public tender for the concession of the urban bus public transport services in the RMR (Metropolitan Region of Recife) in the Brazilian northeastern region. The bid was made public through a consortium formed by the two major cities of the RMR—Recife and Olinda, and the government of the State of Pernambuco. Throughout the paper, the basic features of the bidding terms are presented and some aspects of these characteristics that undermine competitiveness are pointed out and submitted to criticisms. Aspects such as the small number of lots, the lack of diversification of lot sizes and the possibility of forming consortia with unlimited number of participants were targeted. In order to prove the criticisms stated, a simulation of an arrangement amongst incumbents is presented, based on the rules of the tender, in which the allocation of incumbents ex post bidding does not differ from the ex ante scenario. Thus, the main objective of this article is to assess whether good practices that foster competition were followed by the ITB and the main conclusion is that competitiveness was put in jeopardyArtigo Elementos estratégicos de políticas públicas sustentáveis capazes de transformar a mobilidade das cidades brasileiras(ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2019) Magalhães, Isabel; Santos, Enilson Medeiros dos; Meira, Leonardo HerszonEste trabalho elenca e valida elementos estratégicos de políticas públicas, capazes de atribuir a planos locais o potencial de transformar a mobilidade urbana. Uma relação inicial foi feita a partir das razões de premiação de cidades reconhecidas como exemplos de mobilidade urbana sustentável; essas razões foram usadas para construir um rol de treze elementos estratégicos, em cotejo com a Lei Federal nº. 12.587/2012. Validou-se essa relação em duas etapas: inicialmente, com base em um review das dimensões e indicadores de mobilidade urbana sustentável; depois, por meio de uma pesquisa de opinião de 26 especialistas trabalhada por três métodos: distribuição de pontos, ordenamento e discriminação de pesos por ranking. Validado, o rol revela seis grupos de importância, os dois mais relevantes compostos pelos elementos: prioridade e qualificação do transporte ativo e do transporte público; participação social permanente; e vinculação ao plano de desenvolvimento urbanoDissertação Fatores que influenciam a satisfação de usuários com portais de governo eletrônico em transporte urbano: um estudo com equações estruturais(2017-02-21) Saraiva, Ana Clara Cachina; Santos, Enilson Medeiros dos; ; ; Costa, José Alfredo Ferreira; ; Carvalho, Zulmara Virginia de; ; Meira, Leonardo Herszon; ; Andrade, Mauricio de Oliveira;O setor de mobilidade urbana tem enfrentado grandes mudanças em seu desenvolvimento. A perspectiva sustentável inseriu nesse contexto a visão do cidadão e do coletivo como foco do processo, deixando para trás o conceito individualista e privado. Incentivos em todo o mundo têm sido realizados para estimular o planejamento da mobilidade urbana e beneficiar a sociedade. No Brasil foi instituída, em 2012 a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que traz questões importantes e que podem ser sintetizadas em palavras chaves, dentre elas, transparência, gestão participativa e publicização. Para atingir a sociedade de forma mais eficiente, mecanismos de interação são utilizados conectando a sociedade ao governo. Neste sentido o Governo Eletrônico foi inserido como objeto de transformação na relação entre governo, sociedade, assim como empresas privadas, em termos de agilidade e de transparência de processos. O objetivo geral deste estudo é identificar os principais agentes de satisfação percebidos pelos usuários de Governo Eletrônico na mobilidade urbana. O cidadão tem se tornado mais perceptivo no que se refere à qualidade dos serviços públicos ofertados, e demanda maiores responsabilidades quanto à prestação desses serviços por parte do Estado. É nesse contexto que se insere a inegável importância das pesquisas de satisfação como ferramenta de fiscalização e avaliação dos serviços públicos. Para a elaboração de um modelo de satisfação é utilizada a Modelagem de Equações Estruturais, que mediante construtos extraídos da literatura possibilita a concepção de hipóteses que serão testadas a partir de dados coletados na aplicação de um questionário entre estudantes universitários. Os resultados apresentam que das sete hipóteses propostas, quatro são confirmadas, onde qualidade do sistema, qualidade da informação, confiança e consciência, são, em ordem de importância, os construtos estabelecidos como influenciadores de satisfação entre os usuários de portais de governo eletrônico. Este resultado permite estabelecer conclusões importantes a respeito do modelo e do entendimento da PNMU por parte dos cidadãos.Dissertação Política orientada ao transporte urbano de baixo carbono: avaliação multicriterial de estratégias para Natal, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-08) Irber, Fernan Martins Vidal Fernandes; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://lattes.cnpq.br/3433847962770085; ; http://lattes.cnpq.br/6432866260644036; Meira, Leonardo Herszon; ; http://lattes.cnpq.br/9191737269930161; Ferreira, Luciano; ; http://lattes.cnpq.br/2012931032697595A intensificação das emissões de dióxido de carbono na atmosfera trouxe consigo uma das grandes preocupações do século XXI: as mudanças climáticas. O transporte, segundo maior emissor, é um elemento chave na busca pela minimização dos efeitos ocasionados pelo aquecimento global. Entretanto, o paradigma da mobilidade urbana sustentável é, para os planejadores urbanos, um desafio: o de atender aos anseios da população em termos de deslocamento, acessibilidade e custo, ao mesmo tempo em que se procura diminuir o impacto ambiental causado pelo setor. A alternativa dos pesquisadores no enfrentamento desse desafio é a proposição de estratégias de transporte de baixo carbono. Uma revisão bibliográfica do tema identificou oito estratégias mais utilizadas: Controle de Uso do Solo, Transporte Orientado à Demanda (TOD), Tarifação Veicular, Transporte Público, Controle de Tráfego, Veículos de Baixo Carbono, Tarifação Urbana, e Educação Ecoveicular. Considerando tais estratégias de minimização das emissões de gás carbônico no transporte urbano, o presente trabalho teve como objetivo identificar quais delas, com um menor impacto negativo na mobilidade, são mais suscetíveis de implantação na cidade de Natal (Brasil). O trabalho recorreu à análise de políticos, técnicos especialistas e pesquisadores da área, utilizando o Processo de Hierarquização Analítica (Analytic Hierarchy Process - AHP) como ferramenta de apoio à decisão. Os critérios de análise utilizados no método foram aspectos técnico, legal, político, financeiro e de gestão. Foi utilizado questionário eletrônico para a coleta de dados e planilha eletrônica para seu tratamento. Em relação à hierarquização das estratégias, objeto principal deste estudo, os entrevistados deram prioridade ao Transporte Público, seguido de Controle do Uso do Solo, Transporte Orientado à Demanda, Controle de Tráfego, Educação Ecoveicular, Veículos de Baixo Carbono, Tarifação Urbana e Tarifação Veicular. Em relação aos aspectos considerados, os resultados apontam como mais importantes para o processo decisório os aspectos políticos e de gestão, e em menor grau de relevância, os aspectos legais, técnicos e financeiros.