Navegando por Autor "Mello, Micheline dos Anjos e"
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TCC Análise de desempenho mecânico de vigas parede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Mello, Micheline dos Anjos e; Madureira, Edmilson LiraOs elementos conhecidos como vigas parede podem resultar da modelagem de paredes de reservatório, de paredes de poços de elevadores e outros sistemas funcionais. As vigas parede de concreto armado representam seguimento de membros estruturais especiais, pois, se já não bastasse a complexidade de comportamento mecânico intrínseca a este tipo de material, seu desempenho estrutural é diferenciado, uma vez que suas características não se enquadram nos modelos simplificados aplicados à simulação de vigas esbeltas. É bem conhecido que tais desvios de resposta mecânica são influenciados, sobretudo, pela sua grande altura, que faz com que a hipótese de Bernoulli deixe de ser aplicável a esta modalidade de sólido estrutural. Tal ocorre porque suas seções originariamente planas, após serem solicitadas deixam de o ser e assim a distribuição de deformações ao longo da direção vertical da seção transversal abandona a condição retilínea. Considerem-se, inclusive, os prejuízos de modelagem decorrentes da dissonância comportamental em relação à lei de Navier. Além do mais, em virtude de sua grande altura, e, portanto, de seu volume considerável, devem ser incluídas na análise de seu desempenho mecânico as deformações de massa de seu corpo sólido. A injunção desses fatores já constitui dificuldade expressiva no exercício da análise deste tipo de membro estrutural e torna-se desafiador diante da necessidade de levar em conta o efeito expansivo associado à Reação Álcali-Agregado, haja vista seu potencial inequívoco em promover o empobrecimento da capacidade resistente do concreto. O objetivo deste trabalho é a análise de desempenho mecânico de vigas parede de concreto armado, incluindo-se o efeito deletério associado à Reação Álcali-Silicato conhecida como RASDissertação Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Mello, Micheline dos Anjos e; França, Fagner Alexandre Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8113-622X; http://lattes.cnpq.br/6854485206744906; http://lattes.cnpq.br/6794313787778784; Amorim, Enio Fernandes; Portelinha, Fernando Henrique MartinsO modal rodoviário é responsável por grande parte do transporte de cargas e pessoas no Brasil, portanto, manter pavimentos em boas condições implica benefícios para a economia e para os usuários, no entanto, é comum o pavimento flexível trincar ao longo da sua vida útil. Usualmente, o recapeamento simples é adotado para consertar pavimentos trincados, porém em pouco tempo as trincas se refletem ou se propagam da antiga camada para a nova. Uma solução adotada para reduzir e postergar a reflexão de trincas é a utilização de geossintéticos, porém, esses materiais podem ser danificados térmica e mecanicamente durante o processo de instalação. Dessa maneira, é importante verificar se esses danos são consideráveis e se prejudicam os materiais de cumprirem a função para os quais foram designados. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a degradação térmica e mecânica sofrida por geossintéticos utilizados em sistemas antirreflexão de trincas e, adicionalmente, verificar se há um aprimoramento nessa análise com a utilização de papel-alumínio. Para isso, quatro tipos de geocompostos foram utilizados e suas amostras foram classificadas em: amostras virgens, que não foram submetidas a danos; amostras com danos térmicos, sobre as quais o concreto asfáltico com alta temperatura de trabalho foi depositado e uniformizado; amostras com danos térmicos e mecânicos, que além de serem submetidas ao efeito da alta temperatura, também foram expostas à ação mecânica devido à compactação do concreto asfáltico. As amostras danificadas foram categorizadas em amostras com e sem papel-alumínio, pois estas foram divididas simetricamente, em que, uma metade foi coberta com papel alumínio antes de ser exposta aos danos e a outra recebeu a mistura asfáltica diretamente. Depois, as amostras foram cortadas e submetidas a ensaios de tração uniaxial. Os resultados dos ensaios de tração forneceram parâmetros como resistência à tração, deslocamento da garra e inclinação das retas. Tais parâmetro foram analisados e serviram como indicadores das degradações sofridas. Com relação à resistência à tração, a maior redução foi para o geocomposto de fibra de vidro submetido ao dano térmico e mecânico, com 81,97% e a menor, 2,45% foi para o geocomposto de poliéster exposto apenas à alta temperatura do concreto asfáltico. A partir dos resultados, foi possível concluir que os materiais sofrem degradação no processo de instalação e que sua severidade depende da matéria-prima do geossintético, como também do dano a que ele foi submetido.