Navegando por Autor "Mello, Valdicleide Silva e"
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Dissertação Estudo das propriedades físico-químicas do biodiesel e suas influências na deterioração dos elastômeros aplicados no sistema de injeção dos motores diesel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-04) Mello, Valdicleide Silva e; Alves, Salete Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8550161853747323; ; http://lattes.cnpq.br/4147387781308845; Medeiros, João Telésforo Nóbrega de; ; http://lattes.cnpq.br/3206952338356447; Barros Neto, Eduardo Lins de; ; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; Oliveira, Adelci Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7673440916658787O uso do biodiesel tem ganhado força por seu caráter renovável e por diminuir o impacto ambiental causado pela queima dos combustíveis fósseis. Estes benefícios valerão a pena se o combustível apresentar bom desempenho, estabilidade química favorável e que não comprometa a integridade do sistema no qual venha a atuar. A sua aplicação nos motores diesel tem sido indicada por apresentar maior lubricidade, que é desejável para este sistema em razão do funcionamento da bomba. Desse modo, este trabalho teve como objetivo verificar o papel das propriedades físico-químicas do biodiesel e correlaciona-las com os possíveis danos causados com o seu uso aos elastômeros aplicados no sistema de injeção dos motores diesel. A metodologia foi dividida em três etapas: síntese dos biodieseis por metanólise a partir de três oleaginosas (soja, dendê e girassol) e caracterização físico-química (viscosidade, estabilidade oxidativa, ponto de fulgor, acidez, umidade e densidade); ensaio pressurizado de compatibilidade dos biodieseis com os elastômeros (NBR e VITON) e por fim, análise da lubricidade dos biodieseis através de ensaio tribológico esfera-plano( HFRR). Também foi avaliado o efeito da mistura do biodiesel ao diesel em diferentes proporções, que limitam a deterioração dos materiais em contato com este combustível. O VITON apresentou maior compatibilidade com todos os combustíveis em relação ao NBR, no entanto para o contato com o biodiesel de Girassol e suas blendas o grau de inchamento sofreu maiores influências devido a este biodiesel apresentar maior umidade. Para as demais blendas e combustíveis analisados, este elastômero manteve suas propriedades mecânicas praticamente constantes. Em relação aos combustíveis estudados e suas blendas, os melhores desempenhos tribológicos foram observados para as maiores concentrações dos biodieseis, com coeficientes de atrito menores para o biodiesel de dendê. Os principais mecanismos de desgaste observados foram abrasivo e oxidativoDissertação Estudo do comportamento tribológico do lubrificante mineral 15W40 contaminado por Biodiesel e suas misturas com Diesel(2018-02-20) Silva, Maria Thereza dos Santos; Alves, Salete Martins; ; ; Bicudo, Tatiana de Campos; ; Mello, Valdicleide Silva e;A utilização do biodiesel como combustível está crescendo no mundo, por isso é necessário estudar os efeitos causados por este novo combustível a motores de combustão interna. Assim, este trabalho objetivou estudar a contaminação de um óleo mineral comercial 15W40 com biodiesel (B100) e suas misturas com diesel (B10 e B20), quanto aos seus impactos nas propriedades físico-químicas e tribológicas do óleo lubrificante. Com base em estudos, foi determinado que, para cada contaminante fosse usado em porcentagens de contaminação entre 1% e 2%. Várias análises físico-químicas foram realizadas para averiguar o comportamento do óleo lubrificante contaminado, comparando-os as especificações exigidas pelos órgãos de qualidade. Também houve aplicação de algumas técnicas (DSC, índice de acidez e FTIR) com o propósito de investigar o comportamento desses quando envelhecidos. Os lubrificantes contaminados também passaram por análises de lubricidade no tribômetro HFRR, empregando um aço AISI 52100 como corpos de prova. Estes corpos de prova ao término do ensaio passaram por uma análise superficial, a fim de compreender a dimensão do desgaste sofrido por esse tipo de contaminação. Os resultados mostraram que os lubrificantes contaminados, não apresentam grandes riscos às suas propriedades, mas, quando envelhecidos, aumentaram o número de ésteres saturados, diminuem a estabilidade oxidativa e aumentam a acidez. O comportamento dos lubrificantes contaminados envelhecidos foi diferente do esperado, pois provocou um melhor desempenho na lubricidade, logo os aditivos de antioxidante, contrariando as expectativas.Dissertação Instrumentação de um tribômetro com espectroscopia Raman para avaliação in situ da formação de filme lubrificante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-29) Almeida Júnior, Francisco Alves Maia de; Alves, Salete Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8550161853747323; ; http://lattes.cnpq.br/5661680212402955; Franceschini Filho, Dante Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4956035681407259; Mello, Valdicleide Silva e; ; http://lattes.cnpq.br/4147387781308845Com a modernização da indústria, a demanda por lubrificantes mais sustentáveis cresceu exponencialmente em todo o mundo, devido aos seus aspectos renováveis e biodegradáveis. As propriedades dos lubrificantes são conferidas através da sua aditivação, porém, a maioria desses aditivos são compostos a base de enxofre e outros compostos que são tóxicos ao meio ambiente, nesse contexto, o uso de nanopartículas como aditivação alternativa ganhou espaço e se mostrou bem eficiente na redução de desgaste e atrito em contatos lubrificados. Todavia, a redução de desgaste em biolubrificantes nanoaditivados ocorre por meio de mecanismos que precisam ser explicados, o que leva a necessidade de técnicas de caracterização adequadas para tal. A espectroscopia Raman é uma técnica que se destaca na caracterização de sistemas tribomecânicos, devido a facilidade de se obter dados sem a preparação preliminar de amostras. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um espectrômetro Raman de baixo custo e a instrumentação do mesmo em um tribômetro pino sobre disco e uma câmera de alta velocidade, a fim de caracterizar a formação de filme lubrificante em sistemas lubrificados que agem sob movimento relativo. Adotou-se o regime de lubrificação limítrofe, com baixa velocidade e com variação de três cargas, 100 N, 150N e 200 N. A análise Raman foi realizada em cima da trilha de desgaste, o tribopar usado foi de aço SAE 1045 (Disco) e aço SAE 52100 (esfera), o lubrificante utilizado foi óleo de soja epoxidado puro e aditivado com nanopartículas de carbono amorfo polimérico nas concentrações de 0,05%, 0,1% e 0,2%. Após os ensaios tribológicos as a trilha de desgaste no disco foi avaliada por microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia Raman e perfilometria. Os resultados mostram que o espectrômetro Raman desenvolvido é funcional. Para a concentração de 0,05% observou-se coeficientes de atrito característicos de super low-friction, que melhoram a lubrificação e diminuem o desgaste, para concentrações mais altas, as nanopartículas intensificam o efeito abrasivo devido a interação com a superfície, aglomeração com nanopartículas secundárias.Artigo Leverage about synthesis and dispersion with cuo nanoparticle in oil lubricating(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM), 2016) Alves, Salete Martins; Mello, Valdicleide Silva e; Guedes, Ana Emília Diniz Silva; Carvajal, Tirso Lorenzo ReyesThe challenge for nanotechnology application in automotive lubrication is the difficulty in dispersing the nanoparticles in lubricating oils. Some factors have a direct influence on the dispersion of particles, such as size and shape, which are controlled by the chosen synthesis method. In addition, the use of covers and dispersant agents aid the dispersion of nanoparticles in lubricating oils. In this work studied the effect of different amount of energy given during the synthesis of nanoparticles in microwaves, in order to observe its influence on the dispersion size and shape of nanoparticles. They were covered with oleic acid, as well disperse in toluene, improving nanoparticle dispersion. The dispersion in of nanoparticles in oil was observed by physical characteristic, spectroscopy in the visible ultraviolet (UV/VIS) and micrographs (MO). The results showed that the synthesis with higher amount of energy generated a smaller particle size and better dispersion in oil. However the nanoparticle shape is not influenced by energy amount. The use of Oleic acid and toluene improved the dispersion of the nanoparticles in the lubricant oil as observed in the results of UV/ VIS by biggest interparticle distanceTese Otimização do processo de síntese de nanolubrificantes aditivados com CuO para ação antidesgaste(2017-02-21) Mello, Valdicleide Silva e; Alves, Salete Martins; http://lattes.cnpq.br/8550161853747323; http://lattes.cnpq.br/4147387781308845; Oliveira, Adilson José de; http://lattes.cnpq.br/3158071963293362; Franceschini Filho, Dante Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4956035681407259; Fonseca, José Luis Cardozo; http://lattes.cnpq.br/8143800826985556; Silva Júnior, Washington Martins da; http://lattes.cnpq.br/2993173987424895O desafio da nanotecnologia aplicada na lubrificação automotiva está no controle e na manipulação de parâmetros de processamento para tornar possível a aplicação de nanopartículas como aditivos para lubrificantes. Tais parâmetros extrapolam apenas uma área do conhecimento, e para obter o êxito, se faz necessário trazer à esta temática conhecimentos multidisciplinares, utilizando de conceitos da química, física, mecânica e tribologia. Nessa tese, foram estudados os efeitos de diferentes parâmetros de processamento citados pela literatura que podem causar melhorias na atuação antidesgaste de nanopartículas em óleos lubrificantes, desde o tamanho, a concentração, a dispersão, o agente de modificação de superfície da partícula, o agente dispersante e a rugosidade dos corpos em contato através de um conjunto de técnicas discutidas ao decorrer do trabalho. Os resultados mostraram que a maior potência (495 W) utilizada durante a síntese de nanopartículas em micro-ondas resultou em menor tamanho de partícula e melhor dispersão no óleo, mas a forma da nanopartícula não foi influenciada. A utilização de ácido oleico, como agente de recobrimento, e tolueno, como dispersante, melhorou a dispersão das nanopartículas no óleo. Foi identificada uma faixa de rugosidade na qual as nanopartículas se depositaram nos sulcos da superfície e atuam positivamente na redução do coeficiente de atrito. Por outro lado, nas condições de baixa e alta rugosidade, o atrito e o desgaste são potencializados. A ação antidesgaste foi melhorada nos níveis mais baixos de concentração de NNP no óleo lubrificante (0,1%) não apenas em estado estacionário, mas também nas etapas de running-in. Nessa tese, após a manipulação de diversos parâmetros de processamento, foram preenchidas lacunas deixadas na literatura em relação aos mecanismos de atuação das nanopartículas quando aditivadas em óleos lubrificantes e foi possível alcançar uma condição na qual as nanopartículas se equiparam aos resultados exibidos com um aditivo comumente usado (ZDDP) .