Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Ana Beatriz Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Diálogos com as publicações científicas a respeito da cultura afro-brasileira na educação física: uma revisão de escopo (Scoping Review)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Melo, Ana Beatriz Medeiros; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/4323932282217042; Santos, Isis Kelly dos; Venâncio, Luciana; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Dantas, Paulo Moreira Silva
    À luz das discussões sobre colonialidade de poder (Quijano, 2005), os dispositivos de racialidade (Carneiro, 2023) e epistemicídio (Carneiro, 2023), o presente estudo teve por objetivo identificar o que tem sido produzido sobre o diálogo da cultura afro-brasileira na área da Educação Física a partir do mapeamento das produções nas bases de dados SCIELO, LILACS, Periódicos CAPES e ERIC, nos últimos 20 anos (2003-2023). Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa realizada a partir de uma revisão de escopo (Scoping Review) seguindo o protocolo de extensão PRISMA-ScR. Foram incluídos na pesquisa 72 artigos que passaram pela técnica de análise de conteúdo da Bardin (2011) do tipo categorial e alocadas em 4 categorias. O presente estudo busca ampliar o diálogo sobre cultura para elucidar os espaços desta na área da Educação Física e como a cultura afro-brasileira, a partir das trajetórias de luta do movimento negro, refletem os avanços e lacunas para o trato com a temática na área em questão. Os resultados dessa pesquisa revelam que a área tem avançado nas discussões com a temática com o passar dos anos, mas que ainda ocorre de forma tímida e restrita a determinados blocos de conteúdos, como é o caso da predominância de estudos sobre a capoeira, o futebol e a dança. Entretanto, constata-se que o debate sobre as mesmas ainda encontra-se em um nível de superficialidade sem que haja maiores aprofundamentos e complementações discursivas a partir das teorias pós-críticas. A maioria dos estudos encontra-se inseridas nas reflexões a cerca do âmbito escolar, sobretudo na análise da concepção docente. Outro dado substancial no que diz respeito às lacunas encontradas diz respeito às ausências sistemáticas da temática na formação inicial e continuada, que reflete as inúmeras negligências e o contínuo desconhecimento da lei 10.639/03. Enquanto área privilegiada e de grande potencial para os diálogos com a cultura afro-brasileira, os achados desta pesquisa contribuem para o (re)pensar do longo trajeto que ainda precisa ser trilhado para mudanças significativas na área para o diálogo potente, consistente e contra hegemônico da educação física com a cultura afro-brasileira.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Perfil de ocorrências de afogamento nas praias do Rio Grande do Norte: um estudo sobre a atuação do corpo de bombeiros militar e o papel do profissional de educação física na prevenção de afogamentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Almeida, Larissa Ellen da Silva; Dias, Maria Aparecida; Melo, Ana Beatriz Medeiros; Fonseca, Michele Pereira de Souza da
    O afogamento é definido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) como a aspiração de líquido não corporal por submersão ou imersão. No Brasil, 5.818 pessoas morreram afogadas em 2020, muitas devido à ignorância sobre os riscos aquáticos. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atua diariamente em resgates aquáticos, que colocam em risco vidas e geram altos custos públicos. Ações preventivas, educação em primeiros socorros, conscientização sobre riscos e treinamento adequado são essenciais para reduzir os afogamentos. Nesse contexto, os profissionais de educação física podem desempenhar um papel crucial na promoção da segurança e na prevenção de acidentes aquáticos. Este estudo descritivo e documental com abordagem qualitativa tem como objetivo principal descrever o perfil de ocorrências de afogamento em água salgada no Rio Grande do Norte entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2024, além de analisar os dados relacionados, identificar o perfil das vítimas e discutir a atuação dos profissionais de educação física na prevenção de afogamentos. Foram analisados 753 registros, garantindo a confidencialidade, em 23 praias potiguares. A pesquisa utiliza informações do Corpo de Bombeiros Militar para identificar variáveis como local da ocorrência, estado da maré, sexo, faixa etária e sinais de embriaguez em vítimas. Critérios de inclusão e exclusão foram estabelecidos para assegurar a qualidade dos dados analisados. A Praia do Amor obteve o maior número de registros (40% do total), seguida pela Praia de Miami (13.28%) e Praia do Forte (7.97%). A maioria dos afogamentos ocorreu durante a enchente da maré (55,25%), no entanto, a diferença total não apresenta tendências significativas. A maioria das vítimas (56,84%) era masculina, corroborando dados de estudos anteriores. A faixa etária mais frequente foi de 25 a 59 anos para ambos os sexos. Apesar disso, o maior número de casos ocorreu entre 0 a 24 anos, com 194 mulheres e 220 homens. A maioria das vítimas (53%) não residia na cidade da praia onde ocorreu o afogamento. Quanto ao uso de álcool, 89% dos homens e 91% das mulheres negaram o consumo. Uma formação dos profissionais de Educação Física com maior oportunidades de ampliação do conhecimento em técnicas de salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e natação utilitária pode tornar-se ferramenta essencial no enfrentamento de situações de risco
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Perfil funcional de atletas universitárias de futebol feminino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-12) Melo, Ana Beatriz Medeiros; Vieira, Wouber Hérickson de Brito; Glauko André de Figueiredo Dantas; Barboza, Jean Artur Mendonça; Camara, Saionara Maria Aires da
    O futebol é um esporte de alta popularidade e percebe-se uma crescente participação feminina em sua prática. As avaliações funcionais tornaram-se uma prática comum dentro do âmbito esportivo e são consideradas ferramentas úteis no estudo do comportamento motor do atleta, além da identificação de possíveis vulnerabilidades, auxiliando na estruturação de treinamentos subsequentes. Objetivo: Analisar o perfil funcional de atletas universitárias de futebol feminino do estado do Rio Grande do Norte, através da avaliação das variáveis de força, padrão de movimento e desempenho funcional. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo de perfil epidemiológico composto por 28 mulheres, atletas amadoras de futebol de campo, (idade 22,21 ± 2,82; massa corporal 59,14 kg ± 7,09; altura 1,62 m ± 0,04; IMC 22,27 Kg/m2 ± 2,6 que foram submetidas à avaliação funcional em dois dias distintos: a partir da realização do Functional Movement Screen (FMS™), Star Excursion Balance Test (SEBT modificado), single-leg hop test e o Weight Bearing Dorsiflexion Lunge Test (WBLT); e, 24 horas após a primeira avaliação, realizou-se o teste de desempenho muscular (dinamômetro isocinético). Resultados: Não foram encontrados diferenças entre os membros dominante e não dominante após a realização da bateria de desempenho funcional e isocinético em atletas de futebol feminino de campo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O preconceito enfrentado pelas garotas na prática do futsal nas escolas escolas brasileiras e suas futuras consequências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Azevedo, Sylvia Manuella Lucena; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/6482293025191064; Dias, Maria Aparecida; Dantas, Paulo Moreira Silva; Melo, Ana Beatriz Medeiros
    Este trabalho tem como objetivo, analisar e refletir sobre as causas do preconceito sofrido pelas garotas na prática do futsal nas escolas e como isso pode afetar futuramente, por meio da aplicação de dois questionários online na região de Natal no Rio Grande do Norte para 15 (quinze) professores de educação física escolar e outro para 15 (quinze) garotas que já passaram por isso no passado dentro e fora da escola, sendo elas, 9 (nove) meninas de 15 a 18 anos cursando o ensino médio e 6 (seis) maiores de idade que enfrentam desafios para a prática esportiva do futsal. De forma metodológica é uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva. Dessa forma, a partir do estudo, foi possível constatar que o futsal feminino tem um atraso considerável, visto o seu passado, trazendo algumas consequências, mas que com o passar dos anos está sendo possível superá-las, visto que o futsal é um esporte com uma importância e riqueza cultural enorme, dando ênfase, principalmente, dentro das escolas brasileiras.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Trajetória e memória: nas entrelinhas do passado e presente da educação para as relações étnico-raciais no DEF (UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Melo, Ana Beatriz Medeiros; Araújo, Allyson Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; https://orcid.org/ 0000-0002-6538-7168; http://lattes.cnpq.br/4323932282217042; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Silva, Rayanne Medeiros da; http://lattes.cnpq.br/7228611645799902
    A educação para as relações étnico-raciais tem se tornado cada vez mais pauta de debate nos últimos anos. Perceber a educação como alicerce e veículo de (re)conhecimento das histórias que são silenciadas na sociedade, é considerá-la como meio de luta e reconhecimento histórico-cultural de matrizes importantes que formam a nossa sociedade brasileira. Pensando do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o presente trabalho buscou mapear o tema das relações étnico-raciais nas ações e produções do departamento. A partir de um estudo descritivo e documental com abordagem quantitativa e qualitativa, foram realizadas buscas e diálogos com dois docentes para identificar desde quando a temática tornou-se relevante para o DEF. Os dados revelam um entrelaçamento de informações que vão se complementando, onde não se tem ao certo uma data definitiva para o início desse movimento. Porém, evidenciam a relevância da temática para o DEF/UFRN.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O uso dos esportes de rede ou parede como conteúdo para o ensino e melhoria na saúde mental em turmas do terceiro ano do Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Lima, Rafael Souza de Araujo Paiva de; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria aparecida; Surdi, Aguinaldo Cesar; Melo, Ana Beatriz Medeiros
    A saúde mental é atualmente um dos temas mais discutidos quando se trata de estudos sobre o ensino médio. Nessa perspectiva, a educação física apresenta papel fundamental para a sua manutenção e melhora. Este estudo foi realizado em uma turma de 14 alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte e objetiva analisar, a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva, a utilização do badminton e da peteca, como conteúdo dos esportes de rede ou parede de rebote, na melhora da saúde mental em turma do terceiro ano do ensino médio. Como método de coleta, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada antes e depois da realização de 4 aulas do conteúdo badminton e peteca. A análise dos dados coletados apontou para um alto índice de alunos que se sentem ansiosos e para o importante papel das aulas de educação física na melhoria da ansiedade desses. Além disso, evidenciou a influência da comunidade escolar e das atividades em grupos na saúde mental da turma. Conclui-se que o badminton e a peteca demonstram ser excelentes conteúdos a serem desenvolvidos em turma de ensino médio na perspectiva de melhoria da saúde mental dos alunos, com excelente adesão e possibilitando uma melhor interação interpessoal na turma.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM