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    Tese
    Educação para a sustentabilidade em licenciaturas da área das ciências da natureza na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: abordagem curricular e ideias e atitudes de estudantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-31) Melo, Andreia Varela de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; Petrovich, Ana Carla Iorio; ; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; ; Soares, Maria José Nascimento;
    Práticas insustentáveis de crescimento, concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais. É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores. Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação na área predita, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivos identificar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compreender como os princípios orientadores da educação para a sustentabilidade se apresentam nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Utilizando-se de um instrumento que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Views on Science-Technology-Society VOSTS), as concepções sobre Sustentabilidade foram avaliadas em dois níveis: as ideias e as atitudes - uma relação entre o discurso sobre um conceito e os princípios e práticas operativas. As atitudes ou predisposições dos licenciandos em relação ao conceito de sustentabilidade e as ações que acreditam que devam ser colocadas em prática para alcançá-la revelaram que, de certa forma, eles incorporam um discurso adequado, mas falta-lhes uma melhor compreensão das consequências das ações humanas na vida do planeta.
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    Dissertação
    Produção do mestrado profissional em ensino de ciências naturais e matemática da UFRN (física e química/2005-2012): papel dos documentos oficiais e características dos produtos educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-25) Melo, Andreia Varela de; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; Barroso, Marcia Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/4891201029271910; Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ; http://lattes.cnpq.br/6428823615325023
    A importância dos Mestrados Profissionais na área de Ensino de ciências se revela pelo reconhecimento de que eles proporcionam, aos professores em exercício, em especial, espaços formativos de reflexão e aplicação do conhecimento. Este trabalho surge no contexto do projeto “Pesquisa e formação em ensino de ciências e matemática: um recorte da produção acadêmica no nordeste e panorama de ação formativa na educação básica”, ligado ao programa Observatório da Educação e cujo objetivo geral era realizar estudos de descrição, análise e avaliação da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE, UFRN e UEPB, bem como investigar as contribuições da formação continuada, a nível stricto sensu, de professores egressos para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Buscou-se analisar um recorte da produção acadêmica do PPGECNM/UFRN, tomando como referência as dissertações das Ciências Naturais, defendidas entre os anos de 2005 e 2012, as quais tenham desenvolvido e aplicado produtos educacionais destinados a alunos do Ensino Médio. Mais especificamente buscou-se realizar uma caracterização geral das dissertações analisadas quanto a descritores básicos, compreender se e como os documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, especialmente a educação em ciências, subsidiaram o desenvolvimento das dissertações e identificar como as atuais tendências para o ensino de ciências são abordadas e quais delas são utilizadas na elaboração do produto das dissertações. O levantamento de dados baseou-se na Análise documental, um tipo de abordagem qualitativa em que os documentos são objetos de estudo por si próprios. Os resultados revelaram que a maioria dos trabalhos foi desenvolvido em escolas públicas, sobre temas da física e da química. Durante a leitura analítica do texto das dissertações observou-se que, na sua construção, a maioria delas abordou, de alguma forma, documentos oficiais que regem o sistema brasileiro educacional.
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