Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Déborah Priscylla Bezerra Corrêa de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Atenção à saúde mental na estratégia saúde da família: construção de uma tecnologia educativa como ferramenta de educação permanente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Melo, Déborah Priscylla Bezerra Corrêa de; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; https://orcid.org/0000-0002-0731-1093; http://lattes.cnpq.br/3432709259036933; Guimarães, Jacileide; https://orcid.org/0000-0003-4664-5886; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes
    Os altos índices de adoecimento mental têm sido um relevante problema de saúde pública mundial, destacando-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na área da saúde mental e de tecnologias que qualifiquem os profissionais para prestar uma assistência de melhor qualidade aos usuários em sofrimento psíquico. Diante deste contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS), por ser porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e por exercer um papel importante na gestão do SUS, torna-se imprescindível, uma vez que se faz imperativa a necessidade de adequação do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes da APS diante das demandas de saúde mental. Logo, este estudo trata de uma pesquisa descritiva exploratória e de abordagem qualitativa que objetivou conhecer a atenção à saúde mental prestada pelas equipes de Saúde da Família no município de Parnamirim/RN, bem como identificar as tecnologias e ferramentas de trabalho adotadas pelas equipes para viabilizar ações de saúde mental, identificar os problemas, fragilidades e potencialidades relacionados à demanda de saúde mental do ponto de vista do profissional da APS e elaborar, a partir da pesquisa, uma tecnologia educativa com vistas a contribuir com o processo de formação dos profissionais da APS. Consoante ao universo do estudo, trabalhou-se com os profissionais de saúde que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família dos sete territórios do município, totalizando 20 sujeitos, sendo eles: médico(a)s, enfermeiro(a)s, técnico(a)s de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. Os dados das entrevistas foram codificados, sumarizados, sistematizados e analisados com o auxílio de software para análise de dados qualitativos, o ATLAS.ti versão 23, e, para análise, foi utilizado o método de Análise Temática de Bardin, originando cinco categorias de análise: Práticas em Saúde Mental ofertadas pelos profissionais da ESF: o que se vê e o que se faz; O acolhimento como tecnologia do cuidado em Saúde Mental na APS: o real e o ideal; “Nós” na RAPS: o que se sabe e o que se faz. Limites e possibilidades do Cuidado em Saúde Mental na APS; Educação Permanente como potencial para qualificação das práticas em Saúde Mental. De maneira geral, o principal resultado mostrou um cuidado fragmentado no que concerne à saúde mental, uma baixa articulação entre a APS e os serviços que formam a RAPS, inviabilizando o cuidado integral. As práticas de “cuidado em saúde mental” prevalecem baseadas em um modelo essencialmente biomédico e com forte medicalização. Em relação às limitações para o cuidado em saúde mental na APS encontradas, destaca-se a falta de capacitação, os recursos insuficientes, os problemas na articulação da rede de atenção, a fragilidade da rede de atenção psicossocial sem fluxos bem definidos, a dificuldade de acesso à rede, a falta de comunicação, a sobrecarga de trabalho, a ausência de matriciamento. No entanto, foram apresentadas pelos profissionais potencialidades no que se refere à APS, pois veem como um espaço propício para construção de vínculos, de longitudinalidade e de resolutividade. As sugestões apontam para a realização de atividades de educação permanente e para a elaboração de instrumentos estratégicos que ajudem os profissionais a lidarem com maior segurança com as demandas de saúde mental. A partir dos achados do estudo, elaborou-se como produto técnico uma tecnologia educacional no formato de cartilha (Cartilha de Saúde Mental: Acolhendo o sofrimento psíquico na APS). O material elaborado, direcionado aos profissionais de saúde da APS, contendo informações a serem utilizadas nas práticas profissionais como um instrumento de qualificação, tem potencial de provocar impacto tanto nos serviços de saúde do município onde ocorreu o estudo como nos demais serviços da APS que revelarem similaridade com esta pesquisa, a fim de aprimorar, assim, a assistência aos usuários em sofrimento psíquico e de promover o cuidado integral.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM