Navegando por Autor "Melo, Dalvanira Sousa de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O ensino de teatro na interface com a literatura de cordel(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-29) Melo, Dalvanira Sousa de; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; Vieira, Marcilio de Souza; Bezerra, Adeilza Gomes da SilvaEste artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula na interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívico-Militar João XXIII, Natal/RN nas turmas do 9º anos A e B, turno matutino do Ensino Fundamental, séries finais. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto criativo específico e também cultural. O objetivo do trabalho é refletir sobre a experiência em sala de aula dos 9º anos, utilizando o ensino de Teatro numa perspectiva interdisciplinar entre o teatro e a literatura de cordel. A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente, um estudo de caso, a partir do teatro e dos folhetos de cordéis, inserindos-os como meios de ensino na escola. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os registros dessa experiência de ensino (relato de experiência), a partir de um roteiro investigativo descrevendo suas estapas: leitura de folhetos de cordel, jogos e exercícios teatrais na perspectiva da montagem de uma peça teatral. Como fundamentação teórica utilizamos textos de Koudela (1998), Abreu (1999), Freire (1989), Ayala (2003), Boal (2001) e Barbosa (2003). Diante dessa intervenção escolar entendemos que o teatro e a literatura de cordel devem ocupar um espaço relevante no ambiente escolar, na promoção de uma produção artística popular capaz de despertar e promover habilidades de vivência coletiva e de construção de conhecimento, para o ensino aprendizagem.