Navegando por Autor "Melo, Eduardo Augusto Martins de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Imaginário e ludicidade na prática pedagógica do teatro: memórias de um processo em construção(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Bruna Gabrielly Lira da; Oliveira, Adriano Moraes de; https://lattes.cnpq.br/2973092268493473; Antas, Alexandre Augusto de Jesus; Melo, Eduardo Augusto Martins deEste memorial tem como objetivo relatar o processo de surgimento e construção da oficina de jogos teatrais “Imaginário e Ludicidade: Um Processo em Construção", elaborada por mim, no terreno produtivo da Licenciatura em Teatro, na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Pretendo levantar reflexões acerca das potencialidades existentes na ludicidade presente na linguagem teatral, apresentando algumas reflexões sobre o potencial dos jogos teatrais como metodologia que estimula ludicamente o imaginário. Para tanto, usarei como recorte principal as oficinas realizadas na Escola Estadual em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt, em João Câmara-RN, que foi onde a pesquisa se desenvolveu em sua forma prática. Em torno da experiência lúdica, pretendo efetuar reflexões investigativas, compreendendo-a como um meio que possibilita a construção de imaginários e significações que emergem de um processo criativo por meio do teatro. Apresento uma prática pedagógica do teatro com ênfase nos jogos que promovem o exercício da imaginação para demonstrar como o jogo teatral é um importante aliado no encontro com o imaginário, por ser um meio lúdico que mobiliza indivíduos de diferentes idades.Artigo Manifestações do teatro no Rio Grande do Norte: quatro comunidades e suas teatralidades(Universidade Estadual de Campinas, 2021-07-16) Oliveira, Adriano Moraes de; Melo, Eduardo Augusto Martins de; Gomes, Quemuel Costa; Guerra, Pedro Samuel de MedeirosEste artigo apresenta quatro cenários distintos de manifestações teatrais do Rio Grande do Norte (RN). Escrito por pesquisadores que integram uma base de pesquisa sobre teatro de grupo na UFRN, busca-se pensar a relação entre o teatro e a comunidade a partir das seguintes perspectivas: o teatro e a universidade, as teatralidades da cena popular, o teatro de grupo e o teatro em contexto escolar.TCC Memorial de um trajeto formativo em teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Santos, Edna Cristina Pedro dos; Oliveira, Adriano Moraes de; Oliveira, Adriano Moraes de; Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de; Melo, Eduardo Augusto Martins deO presente memorial tem por objetivo apresentar o trajeto formativo que desenvolvi no Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Reavivar minhas memórias em relação às aprendizagens que desenvolvi na graduação em teatro e ter consciência de meu percurso discente. O que se buscou com essa pesquisa, foi evidenciar que os trajetos formativos são únicos, e que mesmo estando amparados em uma só organização curricular, os caminhos de aprendizagens são diversos quanto são as pessoas.TCC Memórias de desamparo: relatos de uma instauração cênica no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Santos, Emisandra Helena Ribeiro dos; Oliveira, Adriano Moraes de; Guimarães, Ewerton Emanuel Fernandes; Melo, Eduardo Augusto Martins deO presente TCC é um memorial sobre desAMPARO, um processo de instauração cênica, que a autora desenvolveu junto ao CRUOR Arte Contemporânea, uma coligação propositora de arte e cultura, numa perspectiva pós-dramática, pertencente ao Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares (NACE). A ideia de construção de um memorial sugere a reorganização da experiência de forma a compreender melhor cada um dos passos na construção desse trabalho e suas contribuições na formação da mulher, atriz e professora de teatro.Dissertação Tessituras de um Docente-Artista Camarense: a biografização como conhecimento do projeto de si(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Melo, Eduardo Augusto Martins de; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/3003249122156631; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Perez, Lúcia Maria VazA presente pesquisa tem por objetivo realizar a biografização de meu trajeto enquanto docente-artista, na perspectiva de compreender acerca das incursões do(s) meu(s) vivido(s) como me tornei artista-docente com as singularidades e pluralidades que me compõem. Adotei o procedimento metodológico “biografização”, oriundo do campo (auto)biografias e histórias de vida, como forma de compreender biografização do meu trajeto formativo enquanto professor da área de Artes, do Município de João Câmara. Os estudos das autoras Christine Delory-Momberger e Marie-Christine Josso conformam os principais referenciais da presente investigação. Enquanto fundamento epistemológico, a partir de suas abordagens em pesquisa (auto)biográfica e de histórias de vida como espaço de formação humana e profissional, traço um trajeto que tem como foco principal o eu-professor-artista atual, olhando para um percurso formativo que é singular, pois me pertence, mas que também tem pluralidades, pois pertence ao universo amplo de um docente-artista que se forma e atua no interior do Brasil. É por meio da compreensão dos sentidos da minha existência singular-plural, como sujeito nas esferas artística e pedagógica, que apresento minha biografização como uma das muitas possibilidades de formação para a formatividade e por conta disso, busco contribuir com pesquisas no âmbito da pedagogia do teatro e do ensino de arte na educação básica, particularmente, a do interior brasileiro.