Navegando por Autor "Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de"
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Dissertação Ações afirmativas para acesso ao ensino superior estimulam o empreendedorismo minoritário? Uma análise empírica de uma universidade brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Soares, Ana Maria Jerônimo; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8720694973258099; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Tannuri-Pianto, Maria Eduarda; Oliveira, Renato Lima deO impacto de Ações Afirmativas (AA) para acesso ao ensino superior está em pauta em todo o mundo, visto que tais políticas incentivam a escolaridade de grupos minoritários e afetam as vidas de indivíduos historicamente desfavorecidos. Nesta perspectiva, frequentar a universidade aumenta o acesso das minorias à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como à diversidade e inovação, podendo ser um fator relevante na idealização de empreendimentos. Todavia, existem poucas evidências empíricas acerca do efeito de frequentar uma universidade de excelência sobre a probabilidade de tornar-se um empreendedor. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar se a bonificação (pontuação adicional) para admissão em uma universidade brasileira está positivamente relacionada à probabilidade de um indivíduo iniciar um novo negócio. A política analisada consiste no Argumento de Inclusão (AI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adicionava 10% à nota no processo seletivo para estudantes egressos de escolas públicas até o ano de 2012. Como estratégia de análise foi utilizado o método de Regression Discontinuity Design (RDD) em um conjunto de dados que combina a candidatura à UFRN entre 2010 e 2012 com informações de abertura e sociedade em empresas, disponibilizadas pela Receita Federal até 2021 (cobrindo o período a partir do ingresso na UFRN e considerando até cinco anos após a formação), e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em síntese, não foram identificados efeitos estatisticamente significantes de frequentar a UFRN, beneficiado pela política, sobre a probabilidade de empreender. No entanto, ao restringir a análise ano a ano, os coeficientes se alteram apenas para 2010, havendo, portanto, um efeito negativo significante, indicando que os beneficiados pela política que ingressaram na UFRN no referido ano apresentam redução na probabilidade de empreender. Ademais, os resultados de uma análise adicional mostram que candidatos elegíveis, especificamente do gênero masculino, que ingressaram na universidade por meio da política tiveram um aumento nos anos de educação e na probabilidade de concluir a faculdade, logo, a formação acadêmica pode gerar perspectivas futuras de empregos formais, aumentando o custo de oportunidade de empreender.Dissertação Ambidestria organizacional no ambiente das fintechs: análise e proposta de framework conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Rocha, Ana Clara Firmino de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta dissertação objetiva compreender a prática da ambidestria organizacional em FinTechs, sendo um estudo conceitual e empírico por meio da elaboração e validação de um framework conceitual baseado na percepção dos empreendedores. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro. Sendo assim, a investigação é construída incialmente a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, cria-se um framework inicial com posterior aplicação em múltiplos estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em suma, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, verificando-se como resultados a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, tem-se a versão final do framework conceitual e uma versão adaptada para uso prático dos empreendedores de FinTechs. Posto isto, menciona-se que o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Tese Uma análise integrativa do desempenho de empresas de base tecnológica com internacionalização acelerada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-06) Amorim, Bartira Pereira; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; http://lattes.cnpq.br/1252522187116940; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Anez, Miguel Eduardo Moreno; Pereira, Fernando Antônio de Melo; http://lattes.cnpq.br/6728736432628079; Garrido, Ivan Lapuente; http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Estudos sobre negócios internacionais possuem um vasto conhecimento sobre desempenho. No entanto, no contexto das empresas de internacionalização acelerada (EIA) encontra-se uma relativa escassez de pesquisas, onde diversos fatores são testados, mas não de forma integrada, como propõe a presente tese. Identificada essa lacuna, o estudo investiga fatores que influenciam o desempenho de EIA a partir de um modelo conceitual integrativo dos construtos Orientação Empreendedora, Orientação para o Mercado, Relações de Rede, Capacidades Dinâmicas e Experiência Internacional. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, cuja amostra é formada por 120 empresas de base tecnológica (EBTs) com internacionalização acelerada. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador. A principal técnica de análise dos dados utilizada foi a Análise de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), complementada por técnicas de segmentação da amostra para dois tipos de análise: múltiplos grupos (MGA) e de segmentação finite mixture (FIMIX), com apoio dos softwares SPSS e SmartPLS 3.0. Os resultados da pesquisa indicam que os principais fatores que afetam o desempenho das EIA são a Orientação Empreendedora, a Orientação para o Mercado e as Relações de Rede, com destaque para OE, pois nas análises de segmentação da amostra, tanto na MGA quanto na FIMIX, a hipótese referente a este construto foi suportada. Além disso, a partir da segmentação FIMIX foi possível verificar que no segmento 2 todas as variáveis do modelo possuem relação positiva e significante com o desempenho das EIA. Espera-se que os resultados deste estudo possam ser utilizados como balizadores tanto para gestores atuantes nos mercados internacionais, quanto para aqueles que buscam a atuação fora do país, direcionando sua atenção para os elementos que contribuem para o bom desempenho, seja estabelecendo parâmetros de avaliação e controle, seja definindo estratégias de atuação e fortalecimento do negócio.Dissertação A Corrupção burocrática inibe o empreendedorismo? uma análise empírica dos estados brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-23) Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; ; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/9368661158330209; Balbinotto Neto, Giácomo; ; http://lattes.cnpq.br/6751513272539561O presente estudo tem por objetivo verificar a relação entre empreendedorismo e incidência da corrupção burocrática nos estados brasileiros e Distrito Federal. A principal hipótese do estudo é que a abertura de empresas nos estados brasileiros é afetada negativamente pela incidência da corrupção. O referencial teórico é dividido em Empreendedorismo; e Corrupção burocrática, com ênfase na perspectiva materialista (objetivista) do empreendedorismo e nos efeitos da corrupção burocrática sobre a atividade empreendedora. Através do método de regressão com dados em painel, foram estimados os modelos com dados agrupados e com efeitos fixos e aleatórios. Para mensurar a corrupção, utilizou-se o Índice Geral da Corrupção para os estados brasileiros (BOLL, 2010), e para representar o empreendedorismo, a abertura de empresas per capita por estado. Os resultados preliminares apontam que o modelo de efeitos aleatórios é o mais apropriado - testes de Chow, Hausman e Breusch-Pagan -, indicando um impacto positivo da corrupção burocrática sobre a atividade empreendedora, contrariando a hipótese esperada para o Brasil, e corroborando a proposição de Dreher e Gassebner (2011) de que, em países com alta regulamentação, a corrupção burocrática pode ser um lubrificante na abertura de empresasArtigo Efficiency, productivity gains, and the size of Brazilian supermarkets(Elsevier, 2018-03) Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Sampaio, Luciano Menezes BezerraThe supermarket sector is an important segment of the Brazilian economy. In recent years, the role of large retailers and market globalization has transformed this sector in one of the most competitive in the country. This paper aims to evaluate the technical efficiency and scale of the Brazilian supermarket sector through Bootstrap Data Envelopment Analysis, and to measure changes in productivity from 2005 to 2012, applying the Bootstrapped Malmquist index. A second stage analysis is performed to explain efficiency levels and productivity gains in terms of supermarket chains characteristics. We found that the Brazilian supermarket chains have low average efficiency levels and, in general, there was an increase in productivity in the period. The consolidations that took place in this sector can be explained in terms of scales of operation. Small supermarket chains had lower efficiency levels both in 2005 and 2012, but experienced higher levels of productivity growth in the period. Results of second stage analysis shows that some supermarket chains characteristics are correlated to productivity gainsTese Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Souza Neto, Rômulo Andrade de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; Vivacqua, Carla Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/7138589638812519; Carvalho, Anne Emilia Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Queiroz, Marcelo Victor Alves Bila; ; http://lattes.cnpq.br/7583692128365771; Gosling, Marlusa; ; http://lattes.cnpq.br/9503365193492380O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas.Dissertação Formulação de estratégias na perspectiva do decisor: validação de escala de mensuração para o Setor Público(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-22) Teixeira, George Wagner de Paula Gadelha; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/7787876939487271; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta pesquisa tem o objetivo geral de validar e adaptar para o setor público um instrumento de mensuração da formulação de estratégia nas organizações. Esse instrumento foi desenvolvido por Lucian, Barbosa, Sousa Filho, Pereira e Silva, no ano de 2008, e tem por base os estudos de De Wit e Meyer (2004), os quais descrevem que a formulação de estratégia é um construto tridimensional, composto por paradoxos que demandam do decisor escolhas controversas. As dimensões e paradoxos são: i) pensamento estratégico, composto pelo paradoxo entre o pensamento lógico versus o criativo; ii) formação de estratégia, composta pelo paradoxo entre a formação deliberada versus a emergente; e iii) mudança estratégica, constituída pelo paradoxo entre a mudança evolucionária versus a revolucionária. A escala foi aplicada de forma online, através do site Google Forms, junto a 270 servidores públicos que compõem um colegiado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, denominado de Colégio Gestor. No tratamento dos dados, foi realizada uma análise gráfica para caracterizar os respondentes da pesquisa e o Alfa de Cronbach e a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para validar a escala. Quantos aos achados, identificou-se que há duas vezes mais homens do que mulheres atuando na formulação de estratégias no IFRN; a média de idade dos respondentes é de 36 anos; aproximadamente 95% dos respondentes têm formação superior ou alguma pós-graduação e têm também até 15 anos de serviço pelo IFRN. Por fim, as três dimensões da escala de mensuração apresentaram consistência, adequação e grau de confiabilidade aceitáveis, logo, conclui-se que o resultado fornece evidências para a sua aplicação em organizações públicas. No entanto, salienta-se que há certas diferenças entre a solução aqui apresentada e a escala original. A título de exemplo tem se que, dos 30 itens inicialmente analisados na escala, 24 foram validados.Dissertação Lógicas causation e effectuation: uma análise quantitativa de empreendedores ex-empretecos no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-21) Alves, Caroline de Albuquerque Mourão; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/1004314328926694; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deO objetivo do estudo consiste em analisar as relações entre as abordagens Causation e Effectuation e as características de empreendedores ex-participantes do Empretec do SEBRAE/RN em seus negócios. O método adotado é quantitativo, por meio de uma pesquisa empírica, cujos dados foram obtidos em corte transversal, com aplicação de um questionário baseado em um instrumento de pesquisa já validado nacional e internacionalmente. Além da descrição do perfil da amostra, técnicas estatísticas foram utilizadas: Análise Fatorial Exploratória (com bootstrap) e Regressão Linear Múltipla Robusta, contando com o auxílio dos programas G*Power 3 para tratamento da amostra e do SPSS 27 para os demais procedimentos. Com os resultados estatísticos, obteve-se satisfatória resposta e ajuste fatorial no teste de escala de forma quantitativa, e foi possível inferir que ambas as abordagens e suas respectivas variáveis são contundentes, mas especialmente a de Causation, que também é impactada com significância pelo gênero, idade, origem de recursos e o fato de os participantes estarem atualmente empreendendo. A de Effectuation é timidamente influenciada pelas mesmas variáveis, mas não em todas suas subdimensões. Concluiu-se que há coexistência de ambas as abordagens nas tomadas de decisões dos ex-Empretecos, apesar de uma predominância do modo Causation.TCC O impacto da lei do microempreendedor individual sobre a formalização de empresas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Tinoco, Luis Fernando Araújo; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Caricio, Marcelo RiqueO empreendedorismo é uma das forças responsáveis pelo crescimento sustentável de uma nação e a formalização destes empreendedores é importante tanto para o governo que arrecada impostos quanto para o dono do negócio que assim está amparado pela lei e tem acesso a inúmeras opções; para alavancar o número de empreendedores formais foi criada a Lei Federal nº 128 de 2008, que cria a figura do Microempreendedor Individual (MEI), que trouxe uma serie de incentivos para quem aderi-la. Dessa forma o objetivo deste trabalho é avaliar o impacto que esta legislação teve sobre o número de empresas formais, que é mensurado no modelo pelo número de empresas para cada 100.000 habitantes, analisando também o seu efeito em conjunto com outras variáveis como, desemprego, mensurado em porcentagem, e facilidade de crédito, mensurado pela quantidade de agencias bancaria para 100.000 habitantes, tendo como base os estados brasileiros e o distrito federal nos anos de 2008 e 2012. Para isso os efeitos foram estimados por meio de métodos de regressão linear com dados em painel nos modelos de dados empilhados, efeitos fixos e efeitos aleatórios. O efeito da norma foi mensurado nos modelos a partir de uma variável Dummy, onde zero representa o ano que a política não está implementada e um representa os anos onde a política está implementada. Os modelos de efeitos fixos e aleatórios não indicam efeito da legislação sobre a formalização destas empresas, apenas o modelo de dados empilhados demostrou relação entre a norma e a formalização de empresas.Tese Peer effect e empreendedorismo: ensaios empíricos sobre o efeito dos pares de turma na propensão a empreender(2018-07-27) Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; Oliveira, Renato Lima de; ; ; ; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; ; Carvalho, André Castro; ; Fernandes, Gustavo Andrey de Almeida Lopes; ; Araújo Júnior, Ignacio Tavares de;A experiência escolar proporciona um intercâmbio sociocultural no qual indivíduos em formação compartilham experiências, costumes e comportamentos com aqueles que estão ao seu redor (Falck, Heblich & Luedemann, 2012). Em uma perspectiva sobre decisão de carreiras, a literatura aponta que ter pares empreendedores afeta positivamente a propensão a empreender. Os principais canais de transmissão social do comportamento empreendedor são a difusão de oportunidades de negócios e o potencial desenvolvimento de habilidades empreendedoras através do contato com indivíduos que exercem a atividade empresarial (Kacperczyc, 2013; Field, Jayachandran, Pande & Rigol, 2015). Desse modo, o presente estudo tem como objetivo estimar o efeito dos pares sobre a decisão de um indivíduo se tornar empreendedor. Para tanto, foram utilizados dois designs metodológicos. O primeiro foi conduzido através do modelo de Regressão Probit em dois Estágios (IV Probit). A amostra foi composta por 10889 estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Os dados abrangem o período de 2001 a 2010. A variável dependente desta modelagem é categórica, sendo atribuído o valor 1 caso o indivíduo tenha se tornado empreendedor em até cinco anos após concluir o curso realizado na instituição. Como variável de interesse, foi utilizada a fração de empreendedores da sala de aula “j” de um indivíduo “i”, excetuando o próprio indivíduo. Foram utilizados como controles variáveis relacionadas aos fatores pessoais, sociais e econômicos dos estudantes. Os resultados do primeiro ensaio apontam que possuir colegas de turma empreendedores afeta positivamente a propensão ao empreendedorismo. Já o segundo ensaio desta tese utilizou uma abordagem metodológica baseada em Network Analysis (Jackson, 2010) para estimar com maior aprofundamento quem são os pares de um indivíduo e como influenciam a decisão de empreender. Para tanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa junto a 287 estudantes de um campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O questionário abordou 47 questões distribuídas entre as dimensões “Interação com os Pares”, “Intenção Empreendedora”, “Norma Subjetiva”, “Controle Comportamental Percebido”, “Medo de Falhar” e “Aversão aos Riscos”. Após a identificação dos pares via Network Analysis, foram estimados modelos de Regressão 2SLS e Regressão IV Probit para identificar o efeito dos pares. A variável dependente foi o Índice de Intenção Empreendedora de Liñán and Chen (2009), composto por 5 questões mensuradas em escala de 1 a 10. Já a variável de interesse foi o caminho geodésico até um empreendedor, que considerou a menor distância de um indivíduo “i” até um indivíduo “e” empreendedor. Foram utilizadas uma série de variáveis de controle que abrangem características pessoais, sociais, comportamentais e traços empreendedores. O segundo ensaio identificou resultados semelhantes ao primeiro, além de verificar que o efeito dos pares é potencializado caso o indivíduo focal tenha amigos empreendedores, trazendo evidências empíricas de que as conexões entre indivíduos, e não a mera participação em um grupo, deve ser levada em consideração na identificação do efeito dos pares.Tese Recursos internos como mediadores da relação entre corporate social performance e corporate financial performance: aplicação ao segmento de farmácia magistral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-18) Dantas, Marcel Lima Ribeiro; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; ; http://lattes.cnpq.br/4589663171298029; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/7838023745515909; Sarturi, Greici; ; http://lattes.cnpq.br/4537029350400077; Mascena, Keysa Manuela Cunha de; ; http://lattes.cnpq.br/8426947806556938; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359O objetivo desta tese foi avaliar o efeito mediador dos recursos internos na relação entre corporate social performance (CSP) e corporate financial performance (CFP). Uma metodologia para apreender percepções de gestores de pequenas e médias empresas (PMEs) sobre CSP, CFP e recursos internos foi proposta e testada empiricamente. Ao ser aplicada em farmácias magistrais, contribuiu para reduzir as lacunas referentes à relação CSP e CFP em PMEs. Um total de 89 questionários válidos apreenderam percepções de gestores e subsidiaram análises de equações estruturais usando mínimos quadrados parciais. Na relação entre CSP e CFP, os recursos internos exerceram efeito mediador parcial, que se aproximou de uma mediação total. Apenas os recursos financeiros não foram qualificados como mediadores; os demais, físicos, humanos e organizacionais foram avaliados como mediadores parciais. A dupla mediação apresentou como lógica um processo de tangiblização, a CSP afetando categorias de recursos intangíveis; essas afetando as categorias de recursos tangíveis, que por sua vez afetam a CFP. Na comparação entre o poder de mediação de intangíveis e tangíveis, os primeiros foram superiores. Além dos recursos intangíveis, os tangíveis também são relevantes na mediação da relação CSP-CFP, sobretudo os recursos físicos. Apesar de a aplicação haver sido em PMEs, os achados se mostraram coerentes com estudos anteriores acerca da relação CSP-CFP realizados em grandes empresas de diferentes países. Considerando que farmácias magistrais não desenvolvem novas matérias-primas, a sua diferenciação pode ocorrer através de incrementos na CSP, o que afetará positivamente a CFP, sendo essa relação mediada pelos recursos internos.