Navegando por Autor "Melo, Francisca Andreza de Melo"
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TCC Brinquedo terapêutico instrucional: o brincar sob a perspectiva da enfermagem de um ambulatório pediátrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Melo, Francisca Andreza de Melo; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-6622-4723; http://lattes.cnpq.br/0703529177053270; Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1754308200218579; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143Introdução: O Brinquedo Terapêutico Instrucional é considerado uma modalidade lúdica do brincar, muito utilizada no contexto hospitalar, pois possibilita o alívio da ansiedade gerada por experiências atípicas decorrentes da hospitalização, na qual auxilia o adulto a explicar, de forma simples e clara, o que acontecerá com ela, frente a procedimentos invasivos ou não. Considerando a lacuna na produção científica relativa a utilização do BTI no contexto ambulatorial, este estudo justifica-se e reveste-se na necessidade de obter informações sobre a utilização do brinquedo terapêutico instrucional como instrumento de cuidado. Objetivos: Objetiva-se descrever o uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional na assistência à saúde de crianças atendidas no Ambulatório de Pediatria de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa exploratória descritiva, através da realização de entrevista semiestruturada à equipe de enfermagem atuantes no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes, durante o período de novembro/2024. Foi utilizado o software Atlas.Ti 25 para auxiliar na categorização das falas e realizada análise sob a visão de Bardin. Resultados e discussão: Participaram 10 profissionais, nas quais os achados puderam ser divididos em duas principais categorias: Impactos positivos, abordando a inovação e benefícios para criança, pais e profissionais; e em desafios e limitações, sendo subcategorizadas em faixa etária, resistência da equipe e tempo e recursos. Conclusão: O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional demonstrou benefícios significativos no alívio da ansiedade das crianças e na melhoria do processo de trabalho da equipe de enfermagem. No entanto, foram encontrados desafios que devem ser superados para otimizar o uso desta prática e aprimorar a assistência pediátrica.