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Navegando por Autor "Melo, Gabriela de Sousa Martins"

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    Dissertação
    Análise dos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção em pacientes com câncer hospitalizados
    (2016-11-25) Araújo, Aryele Rayana Antunes de; Feijão, Alexsandra Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/8649283681727209; ; http://lattes.cnpq.br/4390519283089131; Enders, Bertha Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; Melo, Gabriela de Sousa Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; Mota, Maria Lurdemiler Sabóia; ; http://lattes.cnpq.br/9677625792244013
    As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde representam uma grave problemática de saúde mundial. Relativo especificamente aos pacientes com câncer hospitalizados, estes possuem fatores relacionados à doença, ao tratamento e à internação que favorecem o desenvolvimento desses eventos. Assim, objetivou-se identificar os fatores de risco do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Infecção em pacientes com câncer hospitalizados notificados com Infecção Relacionada à Assistência de Saúde e acordo com a NANDA-I. Trata-se de um estudo documental quantitativo desenvolvido em um hospital referência em oncologia para pacientes do Sistema Único de Saúde no estado do Rio Grande do Norte. Foram analisados os prontuários de pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, entre os anos de 2013 e 2014, os quais apresentaram infecção associada à assistência de saúde durante o período de internação. A amostra totalizou 105 prontuários. A coleta de dados se deu entre os meses de novembro de 2015 a abril de 2016 por meio de um instrumento composto por variáveis sociodemográficas e de saúde e os fatores de risco para infecção. Foram realizadas análises exploratórias amostrais por meio de distribuições de frequências e medidas descritivas. As diferenças entre as proporções foram verificadas mediante aplicação dos Testes Qui-quadrado de Pearson e o Teste Exato de Fisher e a Regressão Múltipla foi avaliada por meio do teste T de Student, todos com nível de significância de 5% (p valor ≤ 0,05). O estudo foi aprovado nos Comitês de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, nº do CAAE 48374815.3.3001.5293. Quanto à caracterização da amostra, verificou-se maioria de adultos (54,3%), com média de idade de 58,9 (±14,7), do sexo feminino (57,1%), com companheiro (51,4%), trabalhavam (34,3%), provenientes do interior do estado do Rio Grande do Norte (59,0%). Em relação às características clínicas, 64,8% dos pacientes estavam internados por uma clínica cirúrgica. As manifestações clínicas mais relatadas nos prontuários foram febre (43,8%), dor (33,3%) e constipação (26,7%). Os sítios de infecção mais presentes foram infecção do sítio cirúrgico (50,5%), infecção do trato urinário (21,0%), e infecção de corrente sanguínea (19,0%). Referente aos fatores de risco do diagnóstico de enfermagem risco de infecção, os mais prevalentes foram, respectivamente, procedimento invasivo (100,0%), pele rompida (93,3%) e peristaltismo inadequado (63,8%). Observou-se uma associação estatisticamente significante entre os fatores de risco pele rompida característica cirúrgica do paciente; e hemoglobinemia aos pacientes de condição não-cirúrgica com p-valor ≤ 0,05. Além disso, foi significativa a relação entre o tempo de internação e pertencentes a uma clínica não-cirúrgica e que realizaram cirurgia prévia.
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    Tese
    Apoio social em mães de bebês prematuros hospitalizados: elaboração e evidência de validade de um instrumento
    (2016-11-04) Fonseca, Maihana Maíra Cruz Dantas; Maia, Eulalia Maria Chaves; Alchieri, João Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/4462892520151096; Calvo, Bernardino Fernandez; ; http://lattes.cnpq.br/4082400623552153; Correia, Divanise Suruagy; ; http://lattes.cnpq.br/4587796198121901; Melo, Gabriela de Sousa Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Assunção, Isabelle Katherinne Fernandes Costa;
    Esta tese tem como objetivo geral elaborar e verificar evidências de validade de uma escala que avalie o apoio social em mães de recém-nascidos prematuros hospitalizados. Para tanto, foram desenvolvidos quatro estudos. O estudo I efetuou uma revisão sistemática da literatura que identificou os cinco instrumentos mais utilizados para avaliação do apoio social. Como resultado, foi possível estabelecer uma definição constitutiva do constructo que teve como foco o apoio percebido, sendo este compreendido como multidimensional. No Estudo II, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 18 mães acompanhantes de bebês prematuros que estavam na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No que se refere ao apoio que as participantes acharam importante ser recebido durante o momento de hospitalização as categorias mais prevalentes foram apoio de informação e emocional. Com base nos resultados encontrados no Estudo I e nas entrevistas, foi elaborada a definição operacional do apoio social. O Estudo III retratou a elaboração dos itens e a análise de juízes, sendo constatadas evidências de validade de conteúdo. No estudo IV, foi realizada a administração da escala em 218 mães de bebês prematuros hospitalizados. Na análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória, ANOVA e teste de correlação de Pearson. Foram identificadas seis dimensões de apoio sendo os índices alfas de Cronbach e de variabilidade, respectivamente: apoio afetivo (α = 0,904; 29,31%), material (α = 0,905; 10,25%);informação (α = 0,90; 5,80%1), emocional (α = 0,899; 4,10%), acolhimento (α = 0,899; 3,75%;) e atenção (0,901; 3,56%). Além disso, foi constatado um valor global de alfa de 0,92. A Escala para avaliação do apoio social em mães de neonatos prematuros hospitalizados apresentou qualidade psicométrica satisfatória e promissora, com evidências de validade de critério, de consistência interna e validade de construto.
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    Tese
    Conhecimentos e habilidades de acadêmicos sobre procedimentos em semiologia e semiotécnica da enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-21) Melo, Gabriela de Sousa Martins; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Silva, Ana Cristina de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/2636448157614016; Fontes, Wilma Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/0984148113725984; Salvetti, Marina de Góes; ; http://lattes.cnpq.br/2728892775372573; Freire, Izaura Luzia Silverio; ; http://lattes.cnpq.br/6319638660319803; Martino, Milva Maria Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758
    A disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática profissional da enfermagem e ao estudo de procedimentos teóricopráticos. Na avaliação desse componente, torna-se fundamental observar como o estudante trabalha o conhecimento adquirido, como o aplica e o progresso no uso de instrumentos e recursos, bem como sua capacidade de julgamento crítico; favorecendo a concretização da assistência proveniente do processo educativo eficiente. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar os conhecimentos e as habilidades dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) matriculados em diferentes períodos sobre os procedimentos de higienização simples das mãos-HSM, mensuração da pressão arterial-PA, punção venosa periférica com cateter agulhado-PVP e sondagem vesical de demora masculina-SVD. Trata-se de estudo analítico com abordagem quantitativa, realizado no Departamento de Enfermagem da UFRN, em Natal/RN desenvolvido em duas etapas: validação de conteúdo de quatro questionários e quatro listas de verificação; e identificação dos conhecimentos e habilidades dos procedimentos em questão. A população foi composta por dois públicos alvos, sendo o primeiro 27 juízes docentes de Universidades do Estado responsáveis por avaliar os instrumentos de coleta de dados, sendo todos considerados válidos quanto ao conteúdo e, o segundo, 186 acadêmicos de enfermagem da UFRN, matriculados do 5° ao 9° período do curso. O estudo obteve parecer favorável do CEP/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10). A verificação dos conhecimentos ocorreu por meio da aplicação de questionários estruturados validados, com 12 questões objetivas cada (máximo de acertos) e observação da execução dos procedimentos com preenchimento das listas de verificação validadas, em laboratório de simulação. Os resultados foram analisados no programa SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se os testes ANOVA, Wilcoxon e Friedman, adotando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. Dos 186 pesquisados, 89,8% eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 26 anos (88,2%), solteiro/divorciado (86,6%), renda de 1 a 5 salários mínimos (74,2%). Quanto à experiência laboral, 18,3% tiveram experiência em saúde anterior a graduação; 15,6% tinham formação como técnico de enfermagem; e 10,2% trabalharam na área da saúde. Atualmente, 14,0% trabalham. A média de acertos do conhecimento nos quatro procedimentos variou de 6,2 a 8,8, sendo maior em HSM (8,6), seguida por SVD (7,8), PVP (7,4) e PA (6,7); o 6º período apresentou as piores médias em três dos quatro procedimentos (HSM, PA e SVD). Quanto às habilidades, o procedimento de PVP apresentou melhor média de acerto geral (21,2 ± 2,6), e a SVD masculina a média mais baixa, com maior variação (média 27,2 e DP 4,4), sendo a diferença entre períodos significante (p=0,041). Verificou-se que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos quatro procedimentos nos diferentes períodos da graduação em enfermagem (p<0,001, para cada procedimento). Os acadêmicos detêm melhor habilidade, de forma geral, ao comparar habilidade com o conhecimento nos procedimentos em estudo. Conclui-se pela rejeição da hipótese nula e aceitação da hipótese alternativa, na qual se evidencia que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos procedimentos de HSM, mensuração da PA, PVP e SVD nos diferentes períodos da graduação em enfermagem. A pesquisa acarretará repercussão para as profissões da saúde dada a natureza do cuidado, colaborando especialmente na formação dos enfermeiros, melhoria do ensino e expansão das reflexões acerca do ensino em Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem
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    Dissertação
    Construção e validação de conteúdo da escala do nível de adaptação do estomizado
    (2016-12-02) Medeiros, Lays Pinheiro de; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; ; http://lattes.cnpq.br/0040523308979789; Enders, Bertha Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; Melo, Gabriela de Sousa Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Salvetti, Marina de Góes; ; http://lattes.cnpq.br/2728892775372573
    Estomia é uma abertura criada artificialmente a partir do trato gastrointestinal, ou trato urinário, para o abdômen, por onde ocorre o desvio e eliminação do fluxo de fezes e urina. A estomia demanda atendimento a diversas necessidades adaptativas que envolvem aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Isso requer a atuação da enfermagem voltada para a promoção da adaptação da pessoa com estomia. A fim de sistematizar o cuidado à pessoa estomizada, com vistas à adaptação eficaz e consequente melhoria da qualidade de vida, a enfermagem pode utilizar o Modelo de Adaptação de Roy (MAR), que contém seis etapas do processo de enfermagem. O objetivo desse estudo foi construir e validar o conteúdo de um instrumento para medir o nível de adaptação do estomizado, com base no MAR. Trata-se de um estudo metodológico que será desenvolvido em duas etapas: construção dos itens do instrumento a partir das definições dos constructos, e a aplicação do instrumento aos juízes. As definições constitutivas e operacionais foram feitas a partir da literatura e o processo de validação foi realizado por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Foram selecionados 116 juízes para a etapa de validação, dos quais nove foi realizada pela avaliação de nove juízes, Todos responderam que consideram importante que o enfermeiro conheça o processo adaptativo da pessoa estomizada, a maioria referiu se sentir preparado para assistir a pessoa estomizada, incluindo as necessidades adaptativas e também conheciam o Modelo de Adaptação de Roy. O primeiro modo adaptativo avaliado pelos juízes foi o fisiológico, no qual metade itens apresentaram IVC acima de 0,80 e, quanto à permanência do item no modo inicialmente alocado, apenas 3 (18,7%) tiveram 100% de repostas favoráveis à manutenção do item no modo. Dos 17 itens do modo autoconceito, Apenas 4 (23,5%) dos itens obtiveram IVC acima de 0,8 e 8 (47%) apresentam respostas 100% favoráveis à manutenção do item no modo. No modo função de papel, 4 (100%) dos itens apresentaram IVC acima de 0,8 e 2 (50%) itens apresentaram total recomendação de permanência no modo. Por fim, no modo interdependência, 3 (42,9%) itens apresentaram IVC acima de 0,8 e 4 (57,1%) tiveram todas as respostas voltadas para a manutenção do item no modo. Ao final dessa etapa, 7 itens foram retirados do instrumento, dois foram agrupados em um só e um foi alocado em outro modo diferente do preliminar. A versão final do instrumento possui 34 itens no total, sendo 11 no modo fisiológico, 14 no autoconceito, 4 no função de papel e 5 no interdependência. Conclui-se que os itens construídos para compor a ENAE possuem validade de conteúdo.
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    Dissertação
    Impactos do estresse e sua associação com o comportamento alimentar dos graduandos em enfermagem
    (2017-06-21) Costa, Jéssika Wanessa Soares; Martino, Milva Maria Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758; ; http://lattes.cnpq.br/1239174300920140; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; Melo, Gabriela de Sousa Martins; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Santos, Teresa Célia de Mattos Moraes dos; ; http://lattes.cnpq.br/6444815547496795
    Introdução: Com as oportunidades crescentes para ingressar no meio acadêmico, anualmente, milhares de pessoas cruzam as portas das universidades. Neste novo cenário, o estudante depara-se com inúmeros fatores estressores frente aos novos desafios. Objetivo: Analisar os níveis de estresse e sua associação com o comportamento alimentar dos discentes da graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: Trata-se de um estudo transversal, observacional, com abordagem quantitativa, realizado com 280 estudantes do curso de graduação em Enfermagem. As informações foram coletadas de 20 de Fevereiro a 21 de Março de 2017, através de três questionários: Questionário para levantamento dos dados sociodemográficos, escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar. A aplicação dos instrumentos ocorreu em sala de aula simultaneamente, após o período de realização das primeiras provas avaliativas e mediante autorização da coordenação das disciplinas. Os horários para a coleta foram pré-estabelecidos pela coordenação das disciplinas, distribuídos nos turnos: matutino e vespertino. Todos os participantes foram orientados sobre os procedimentos para coleta de dados, com tempo de aplicação máxima de 15 minutos. Resultados: Com a realização das análises, foi possível estabelecer os níveis de estresse por domínio de acordo com o período do curso dos estudantes. Corroborando para o seguinte resultado considerando o mais elevado nível de estresse em relação a cada domínio: atividade prática e comunicação profissional maior nível no 4º período; gerenciamento de tempo, 9º período; ambiente e formação profissional, 5º período; e atividade teórica, no 7º período. Conclusão: Constatou-se mediante o delineamento dos resultados correlação significativa entre três dos seis domínios da escala de estresse e o comportamento alimentar dos discentes do curso de Enfermagem. As análises demonstraram correlação positiva entre os domínios comunicação profissional e gerenciamento do tempo versus comportamento alimentar, evidenciando que quanto maior o estresse maior a compulsão alimentar. O domínio formação profissional versus comportamento alimentar, apresentou correlação negativa quando relacionados, demonstrando que quanto maior o estresse menor a compulsão alimentar. Neste sentindo, faz- se relevante o desenvolvimento de pesquisas futuras na tentativa de desenvolver ações e estratégias que visem trabalhar a orientação destes discentes ao lidar com os estímulos estressores na tentativa de controlá-los, e, consequentemente, minimizar os impactos do estresse nas atividades de vida diária deste estudante universitário.
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    Dissertação
    Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da higienização simples das mãos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-26) Melo, Gabriela de Sousa Martins; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Lira, Ana Luisa Brandao de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Mendes, Cristina Katya Torres Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/8585902794071018; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731
    O estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação do conhecimento e habilidade acerca da higienização simples das mãos (HSM). Estudo quantitativo, metodológico, desenvolvido em duas etapas: levantamento da literatura para subsidiar a construção de dois instrumentos para avaliação o conhecimento e a habilidade sobre HSM, sendo um questionário do conhecimento com 12 questões objetivas e um roteiro estruturado composto por 14 passos da técnica; e a segunda com a identificação e seleção dos juízes e submissão dos instrumentos para avaliação. Para identificação dos juízes foi realizado contato com as coordenações dos cursos de enfermagem das universidades do Rio Grande do Norte e solicitado contato dos docentes das disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem. A amostra foi composta por 27 juízes, adotados como critérios de inclusão: enfermeiros, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, mínimo de um ano de experiência, sendo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Norte. A avaliação dos itens dos instrumentos ocorreu a partir da classificação em adequado, adequado com alterações e inadequado; nos dois últimos casos deveriam ser explicitadas sugestões para melhoria dos itens e a avaliação geral de cada instrumento a partir de 10 requisitos. Após a avaliação foi realizada a validação de conteúdo com aplicação do Índice Kappa e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), aceitando índices superiores a 0,61 e 0,75, respectivamente. Este estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Os dados coletados foram organizados em planilha eletrônica, exportados para o software estatístico e analisados por meio de estatística descritiva. O levantamento da literatura contemplou 19 estudos, predominaram artigos científicos, entre 2008 a 2010, com distribuição mundial, público alvo de profissionais da saúde. Quanto às características dos instrumentos, destacaram-se: dados sociodemográficos; conhecimentos sobre higienização das mãos (HM); técnica de HM; revisões sobre HM e recomendações para melhoria da prática. Evidenciou-se variação na técnica de HM com água e sabão. Das 12 questões do conhecimento, três atingiram nível perfeito de concordância (Kappa e IVC = 1,00). As demais foram consideradas adequadas com alterações, sendo as principais sugestões sobre clareza das questões. Dos 14 itens do roteiro estruturado, oito não atigiram nível perfeito de concordância, mas todos estavam dentro dos valores de IVC e Kappa estabelecidos. As sugestões tratavam especialmente sobre o vocabulário e clareza dos itens. Na avaliação geral dos instrumentos, o questionário do conhecimento obteve IVC de 0,91 e Kappa de 0,82, e o roteiro estruturado IVC de 0,95 e Kappa de 0,91. Os instrumentos podem ser considerados válidos quanto ao conteúdo, sendo satisfatórios e adequados para a mensuração do conhecimento e da habilidade sobre a HSM, demonstrando a importância de se realizar validação prévia do instrumento de avaliação
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