Navegando por Autor "Melo, Kesia Cristine"
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TCC Análise do estágio curricular supervisionado do curso de turismo: atuação na Escola de Música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Freire, Adeilda Maria Câmara; Alves, Josemery Araujo; Alves, Josemery Araujo; Silva, Michel Jairo Vieira da; Melo, Kesia CristineO presente estudo visa entender como o estágio na Escola de Música da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte colaborou para o aprendizado dos alunos do curso de turismo, atuantes no segmento de eventos, considerando a necessidade do estágio como fator importante para o desenvolvimento do seu intelecto no âmbito acadêmico e profissional. O objetivo geral é conhecer a proposta de estágio obrigatório do curso de Turismo/UFRN; Dentre os objetivos específicos, estão: Identificar os alunos de turismo que fizeram estágio na escola de música da UFRN; Relacionar as vivências do campo de estágio com os conhecimentos teóricos propostos para o curso de turismo; E verificar, junto ao supervisor de campo, as percepções sobre a prática de estágio no setor de eventos para turismólogos em formação. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com estagiários e com coordenador responsável da EMUFRN, se caracterizando como uma pesquisa de caráter qualitativo com elementos quantitativos. Seus resultados apresentam a efetividade do estágio enquanto fator de formação profissional, e a importância do conhecimento técnico teórico e prático desenvolvido nas disciplinas de eventos oferecidas no curso de graduação em turismo da UFRN.Dissertação Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada(2017-08-24) Melo, Kesia Cristine; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; http://lattes.cnpq.br/1200817737289159; Maux, Ana Andrea Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1396156130526048; Guimarães, Patricia Borba Vilar; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237A evasão universitária é considerada um fenômeno complexo, que sofre influência de diversos fatores e tem causado interesse em pesquisadores dos diversos campos do saber nos últimos anos, a exemplo da educação e da administração pública. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, paulatinamente implantado pelo Ministério da Educação nas Instituições de Ensino Superior, a partir de 2012, as possíveis causas e as modalidades da evasão vem sendo discutidas, gradativamente, no meio acadêmico. Partiu-se do princípio de que esse novo modelo de seleção permite a mobilidade, sendo essa uma das formas de evasão que, nesse estudo, foi compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho se propôs a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os fazem querer mudar de curso de graduação. Essa investigação ajudou a compreender uma das modalidades da evasão, sua real incidência, a influência na escolha profissional e como o Sistema de Seleção Unificada se relaciona com a possível mudança de curso. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo e exploratório, tendo como participantes os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um questionário online, identificou-se estudantes que tendiam a mudar de curso e, em seguida, foi realizada uma entrevista com os que se disponibilizaram, tendo os dados sido analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam a nota obtida no ENEM, como determinante para a escolha do curso de graduação pelo SISU. A integração universitária, chamada de integração social, foi considerada negativa e, portanto, propulsora da evasão juntamente com a insatisfação das metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores.Tese Representação social de psicólogos sobre sua prática profissional no atendimento/apoio aos discentes no Campus Central da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-25) Melo, Kesia Cristine; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; https://orcid.org/0000-0002-5296-8481; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; http://lattes.cnpq.br/1200817737289159; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Nóbrega, Danielle Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-0245-6533; http://lattes.cnpq.br/1810698343144565; Lira, André Augusto Diniz; https://orcid.org/0000-0001-9398-507X; http://lattes.cnpq.br/8891017471432810; Soares, Júlio Ribeiro; https://orcid.org/0000-0002-3288-7756; http://lattes.cnpq.br/8600246395844649Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, cujo objetivo principal é compreender as representações sociais dos psicólogos que atuam nos Serviços de atendimento/apoio aos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um estudo desenvolvido a partir das minhas reflexões quanto à atuação como psicóloga no Núcleo de Apoio ao Discente (NADis) no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) na UFRN, desde 2013, quando o Núcleo foi criado. Tal núcleo foi implantado no período de expansão das instituições de ensino superior públicas, observando, portanto, uma diversificação do público e as necessidades deste, que chega ao ensino superior. Dessa forma, entender a prática profissional dos psicólogos desses núcleos à luz da Teoria das Representações Sociais permite compreender a atuação profissional, no sentido do seu fazer enquanto partícipe do processo ensino-aprendizagem e no seu fazer social, no auge dos 60 anos de existência da profissão. Temos como pressuposto da tese: o “novo” fazer profissional do psicólogo no ensino superior, demonstra que há uma combinação de áreas de atuação, não sendo possível enquadrar as atividades por tais profissionais desenvolvidas em apenas uma área. Os dados empíricos foram produzidos por uma entrevista semiestruturada, analisados através da abordagem da Espiral de Contextualização de Arruda (2005). Participaram da pesquisa quatorze psicólogos que desempenham as suas atividades nos Serviços de atendimento/apoio aos estudantes no campus Central. Os resultados da tese revelam sinais representacionais do grupo quanto à atuação profissional, mostrando duas dimensões da representação social: Profissional Psicólogo e o Psicólogo na Prática. Estas apontam para o atravessamento da escuta clínica na atuação e a reinvenção profissional do fazer frente a essa nova área de atuação, além de permitir uma discussão inicial sobre a prática da psicologia no ensino superior como uma nova especialidade do CFP.