Navegando por Autor "Melo, Márcio Augusto Barros de"
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TCC O ensino de lutas no PIBID/Educação Física: uma experiência pedagógica no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Melo, Márcio Augusto Barros de; Melo, José Pereira de; Melo, José Pereira de; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Rodolfo Pio Gomes daO Ensino de Lutas na Educação Física escolar é um grande desafio, pensando nisto este trabalho busca apresentar estratégias metodológicas a partir de intervenções realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Educação Física/UFRN, especificamente na Escola Estadual Berilo Wanderley. As intervenções ocorreram no Ensino Médio em duas turmas, uma de primeira e outra de segunda série. Identificando as dificuldades geralmente enfrentadas por professores de Educação Física, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exemplifica possibilidades viáveis para o ensino de Lutas nas escolas. O método utilizado no estudo foi a pesquisa-ação, no qual o planejamento e a aplicação das aulas ocorreram com auxílio da professora supervisora do PIBID, juntamente com demais bolsistas de Educação Física da escola citada. A coleta dos dados se deu a partir de diários de campo, fotografias e relatos dos alunos, bolsistas do PIBID e professora supervisora. Foi possível notar que a partir de estratégias simples é possível tratarmos o conteúdo Lutas no âmbito escolar, não ficando o ensino deste conteúdo restrito somente a professores que tem certa bagagem de conhecimento teórico/metodológico na área de lutas.TCC Tempo gasto em comportamento sedentário por praticantes de treinamento funcional de alta intensidade: um estudo com acelerometria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-30) Melo, Márcio Augusto Barros de; Mortatti, Arnaldo Luis; Mortatti, Arnaldo Luis; ELSANGEDY, HASSAN MOHAMED; Batista, Elias dos SantosCom os avanços tecnológicos e as mudanças comportamentais é notado que a população vem se movimentando menos e gastando cada vez mais tempo em comportamento sedentário (CS). Na tentativa de elevar os níveis de atividade física (AF) crescentemente surgem novos programas de treinamento. Sabendo dos benefícios do tempo gasto em atividade física moderada/vigorosa a cada dia os programas de treinamento funcional de alta intensidade (TFAI) vem ganhando mais adeptos. Objetivando verificar o tempo gasto em CS de praticantes de TFAI, foram analisados 8 praticantes (29±2,7 anos; 84±14 Kg; 174±10 cm, 27,7±2,3 kg/m2; tempo de prática 16±10,4 meses). Os voluntários utilizaram o acelerômetro wGT3X-BT, Actgraph® durante 7 dias, incluindo um final de semana. Foi verificado que o tempo de CS e de atividade física leve (AFL) não apresentaram diferença significante quando comparado os dias com treino e os dias sem treino, no entanto os níveis de atividade física moderada/vigorosa (AFMV) apresentaram diferença significativa ( 619,4 (±124,3) minutos para os dias que não houveram treino e 585,0 (±275,7) para os dias que houve treino). Entretanto o nível de AFMV foi maior nos dias de realização do treino (39,8 ±10,4) minutos em relação aos dias de não treino (10,1 ±5,9) minutos. Com esses dados sabemos que os praticantes de TFAI tendem a gastar mais tempo em CS quando não estão em seus dias de prática, o que nos leva a crer que o TFAI faz reduzir o tempo gasto em CS. No entanto apesar da diminuição do tempo gasto em CS, elevação dos níveis de AFL nos dias de prática de TFAI, os dados ainda são preocupantes devido as correlações existentes entre DCNTs e CS, principalmente por se tratarem de relações independentes do nível de AF.