Navegando por Autor "Melo, Maria Júlia Ferreira de"
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TCC O fazer pedagógico: como a formação docente pode contribuir para a educação inclusiva na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Melo, Maria Júlia Ferreira de; Ferreira, Maria José Campos; http://lattes.cnpq.br/3881375234112453; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0277097360194661; Menezes, Amanda Fhilladelfia Bezerra Silva de; http://lattes.cnpq.br/3807879469558669A Educação Especial deve perpassar todas as modalidades e níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, sendo que a Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica tem um papel fundamental na inclusão das crianças com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Isso se dá pelo fato de ser a primeira forma de ingresso das crianças nas instituições de ensino. Nesse sentido, acreditamos que as concepções dos docentes em relação à criança, à infância e à inclusão refletirão diretamente nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, e que a formação docente inicial e continuada contribuirá de forma significativa para a qualidade do ensino e, consequentemente para uma educação na perspectiva inclusiva. As motivações para a pesquisa surgem de minhas experiências enquanto estudante de Pedagogia, ao realizar estágios supervisionados em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Natal. Percebi, por meio das falas das professoras, que existem muitas lacunas entre a formação inicial e a prática em sala de aula, dificultando o processo de inclusão das crianças com NEE nas escolas. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da formação inicial e continuada de professores para a inclusão de crianças com NEE, a partir de práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com aquelas que estão regularmente matriculadas na Educação Infantil, em uma perspectiva crítica e reflexiva. Como objetivos específicos, pretendemos traçar historicamente o processo de inclusão e de formação de professores; identificar as lacunas encontradas entre estes dois processos, dispor estratégias de ensino; e investigar as contribuições que a formação adequada dos docentes pode ter no desempenho dessas crianças. Buscamos, por meio de análises bibliográficas que tratam da formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Especial e das atuais políticas públicas de Educação Inclusiva, expressar a realidade dos professores que trabalham com o público-alvo abordado, mediante a formação docente em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos com NEE nas instituições de Educação Infantil. A investigação adota uma abordagem exploratória por meio de fontes documentais e bibliográficas como: Vygotsky (2011), Ferreira (2012), Nelson (2013) e outros, e a análise de dados qualitativos por meio da aplicação de questionário digital com professoras que atuam na educação infantil do CMEI no município de Natal, utilizando minha experiência do estágio nesta instituição como base para os questionamentos que deram corpo a coleta de dados, permeando entre as duas áreas e procurando relacioná-las entre si. A vivência educacional inclusiva encontrada na escola mostra que, ao longo do tempo, a escola foi se abrindo à diversidade de alunos e, com isso, as instituições de ensino e seus docentes precisam se reinventar e garantir o direito das crianças com NEE. Isso envolve buscar novos conhecimentos, recursos, estratégias e métodos para acompanhar as novas demandas educacionais, o que é de extrema importância para que as crianças com NEE sejam vistas como pessoas capazes de se desenvolver e aprender de forma integral, de acordo com suas potencialidade, tendo como resultado que formação docente associado a outros fatores pode contribuir positivamente para o desempenho das crianças na educação infantil de forma inclusiva.