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    Dissertação
    Acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem baixa autoestima situacional em estomizados
    (2016-12-02) Melo, Marjorie Dantas Medeiros; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; ; http://lattes.cnpq.br/7786131572543816; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; Salvetti, Marina de Góes; ; http://lattes.cnpq.br/2728892775372573
    Pacientes estomizados têm sua perspectiva de vida alterada, principalmente pela imagem corporal negativa, devido à presença do estoma associado à bolsa coletora, aos padrões de eliminação alterados, as modificações nos hábitos alimentares e de higiene, resultando muitas vezes, em autoestima diminuída, sexualidade comprometida e até em isolamento social. Tendo em vista, as dificuldades e complicações apontadas, ainda que de forma sucinta, percebe-se que as pessoas com estomias necessitam prioritariamente serem estimuladas para o desenvolvimento da autoestima, e os profissionais de enfermagem por meio do processo de estabelecimento de diagnósticos acurados são essenciais para uma assistência integral. Estudo transversal e descritivo, com o objetivo de analisar a acurácia das características definidoras do diagnóstico de enfermagem “Baixa autoestima situacional” em pessoas estomizadas cadastradas no Centro de Reabilitação de adultos do Rio Grande do Norte – CERHRN. Realizou-se a coleta de dados entre os meses de janeiro a março de 2015, mediante a utilização de dois instrumentos: um deles composto por questões referentes a aspectos sociodemográficos e clínicos dos pacientes, características do estoma e do efluente e suas complicações, e um instrumento com base na NANDA-I e na Escala de autoestima de Rosenberg (RSES). O processo de amostragem foi determinado por conveniência, resultando em um total de 90 estomizados. Para inferir sobre a presença ou a ausência do diagnóstico de enfermagem em estudo, assim como de suas características definidoras, procedeu-se a etapa de inferência diagnóstica, com a participação de juízes. A pesquisa obteve parecer favorável mediante o processo nº 421.342 CEP-HM Na caracterização sociodemográfica, houve predominância do sexo masculino (62,2%), com faixa etária a partir de 50 anos (58,9%), de cor parda (50%), com companheiro (58,9%), aposentados (46,7%), com escolaridade até o ensino fundamental (71,1%), católicos (65,6%) e com renda superior a um salário mínimo (66,7%). Com relação aos aspectos clínicos e do estoma houve predomínio de estomizados sem comorbidades (54,4%), colostomizados (80%), com permanência definitiva (63,3%) como principal causa da confecção do estoma a neoplasia (60%), que fizeram tratamento quimioterápico (50%), com 25 meses de estomia ou mais (53,3%). Com relação às variáveis sociodemográficas, observou-se associação da autoestima com a escolaridade (p=0,007). O diagnóstico de enfermagem Baixa autoestima situacional estava presente em (23,3%) da amostra. Dentre as características definidoras prevalentes destacaram-se: verbalizações autonegativas (33,3%), comportamento indeciso (28,8%) e comportamento não assertivo (26,1%). As características definidoras que apresentaram maiores razões de prevalência foram expressões de sentimento de inutilidade, relata verbalmente desafio situacional atual ao seu próprio valor e avaliação de si mesmo como incapaz de lidar com situações ou eventos. As características com maior sensibilidade foram comportamento indeciso e expressões de sentimento de inutilidade e as mais específicas foram relata verbalmente desafio situacional ao seu próprio valor, expressões de sentimento de inutilidade, avaliação de si mesmo como incapaz de lidar com situações e eventos, expressões de desemparo. Conclui-se que a identificação das características definidoras mais sensíveis e especificas, permite predizer a real presença ou ausência do diagnóstico Baixa Autoestima Situacional, auxiliando na assistência de enfermagem a população dos estomizados.
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    Tese
    Prática avançada de Enfermagem: reflexões para subsidiar a implementação na atenção primária a saúde brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-25) Melo, Marjorie Dantas Medeiros; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; ; http://lattes.cnpq.br/7786131572543816; Sonenberg, Andrea; ; http://lattes.cnpq.br/7848333278436624; Enders, Bertha Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9003522600608399; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; ; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Salvetti, Marina de Góes; ; http://lattes.cnpq.br/2728892775372573; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/4859174752145121
    Diante da crescente vertente mundial sobre o fortalecimento da Atenção Primária a Saúde mediante a ampliação e capacitação dos recursos humanos, especialmente da enfermagem, é fundamental apresentar o papel da Prática Avançada de Enfermagem e seu potencial de transformação na Atenção Primária a Saúde do Brasil. Objetiva-se nesse estudo, analisar a Pratica Avançada de Enfermagem, com enfoque na função do Family Nurse Practitioners, de forma a subsidiar reflexões para sua implementação na Atenção Primária à Saúde brasileira. Trata-se de um estudo multi-métodos com três etapas tendo como enfoque conceitual a PEPPA framework, descritas a seguir: Revisão de literatura acerca do impacto do manejo dos Enfermeiros de Prática Avançada nas Doenças Crônicas não Transmissíveis na Atenção Primária a Saúde; Estudo de caso com os Family Nurse Practitioners nos EUA; Ensaio TeóricoFilosófico a luz da Teoria Crítica de Max Horkheimer onde as seguintes reflexões nortearam o estudo: Qual a contribuição da Teoria Crítica para disciplina de Enfermagem? Como relacionar os principais conceitos da Teoria Critica de Max Horkheimer com a práxis da enfermagem? A enfermagem de prática avançada pode ser um instrumento no caminho da transformação social por meio do aumento do acesso universal em saúde? Na etapa 1, foi possível verificar o impacto positivo que a prática avançada de enfermagem tem nas quatro categorias mais frequentes de Doenças Crônicas não Transmissíveis, a saber: Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias Crônicas e Câncer. Na etapa 2, a partir da análise das entrevistas realizadas com os Family Nurse Practitioner nos EUA, emergiram três partições com base no conteúdo das falas dos participantes: 1) O ser enfermeiro de prática avançada; 2) Rotas Educacionais e possibilidades de atuação e 3) Ser político: um caminho para transformação, onde foi possível descrever competências e habilidades consideradas pontos de destaque em relação a outras categorias profissionais, pontos de melhorias na sua formação educacional e a importância da representação política e do ser ativo no desempenho da função. Na última etapa da pesquisa destacou-se a emergência de mudança no cenário da Atenção Primária a saúde do Brasil colocando o enfermeiro como ferramenta primordial na luta pela transformação social e busca da autonomia enquanto cidadãos e profissionais a luz da Teoria Crítica e seus conceitos. A complexidade do trabalho do enfermeiro dialoga com os conceitos da Teoria Crítica e estimulam o comportamento crítico em direção a práxis no saber/agir, fortalecendo a sua função. No tempo presente, é tendencioso a ampliação da prática do enfermeiro por meio da implementação da Prática Avançada de Enfermagem como uma das possíveis soluções para a diminuição das desigualdades sociais causadas pela falta de acesso igualitário em saúde. Espera-se mediante esse estudo, subsidiar a implementação da Prática Avançada de Enfermagem no contexto da Atenção Primária a Saúde, nos moldes da PEPPA framework, por meio da compreensão acerca do que é a Prática Avançada de Enfermagem no âmbito da saúde da família, refletindo acerca do caminho percorrido até aqui e nas próximas etapas a serem trilhadas, sempre na busca constante por reconhecimento, autonomia e transformação.
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    TCC
    Pré-natal odontológico e a colaboração interprofissional: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Silva, Letícia Batista da; Silva, Alexandre Policarpo; https://orcid.org/0000-0001-5153-8589; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; Melo, Marjorie Dantas Medeiros
    O período de gestação é um momento bastante peculiar na vida da mulher. Dentre as mudanças experimentadas pelas mulheres no período gestacional, as hormonais, notadamente, podem provocar alterações bucais e repercutir na saúde da mãe e seu bebê. A assistência pré-natal deve avaliar a rotina da gestante, realizando consultas e solicitação de exames, fornecendo orientações, de modo que ocorra a integração entre os diferentes profissionais de saúde. Assim, esse estudo teve como objetivo identificar na literatura qual o conhecimento de médicos e enfermeiros acerca do pré-natal odontológico. Para isso, foram seguidas as seguintes cinco etapas da revisão integrativa: formulação da pergunta de pesquisa, busca por artigos, seleção dos estudos, avaliação da qualidade dos estudos e análise/síntese dos resultados. Foram selecionados estudos na base de dados PubMed da US National Library of Medicine; Web of Science (WoS); Scopus e Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), seguindo os seguintes critérios de inclusão: estudos que contemplem a temática do trabalho; textos disponíveis por completo, online e gratuitamente. Foram excluídos os estudos incompletos e que não respondem à questão de pesquisa. Nas buscas iniciais, foram encontrados 362 artigos, dos quais 10 se encaixaram nos critérios supracitados após leitura na íntegra. Percebe-se que ainda é evidente o trabalho fragmentado, havendo a necessidade de reorientar o modelo de assistência pré-natal. Além disso, a visão de saúde bucal e sua inserção neste contexto precisa ser ampliada, no intuito de aprimorar as práticas desenvolvidas por todos os profissionais envolvidos.
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    TCC
    Relato de experiência: desprecrição de benzodiazepínicos em uma UBS do município de Currais Novos - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Pombeiro Neto, Daniel Couto; Amorim, Érico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; http://lattes.cnpq.br/6412627358554301; Amorim, Érico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; Rosa, Luiz Paulo Gomes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6140262172105122; Melo, Marjorie Dantas Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7786131572543816
    O modelo de saúde médico-centrado, ainda é hegemônico no âmbito do SUS, o que gera uma vasta demanda, levando a consequências como a hipermedicalização e a prática comum de renovação automática de prescrições de benzodiazepínicos. Essa realidade apresenta desafios significativos para o profissional médico, sobretudo devido à dependência frequentemente associada ao uso prolongado desses medicamentos e aos impactos negativos na qualidade de vida dos pacientes. Este trabalho, um relato de experiência, aborda os desafios e aprendizados vivenciados durante o período de Residência Médica na Unidade Básica de Saúde Expedito Araújo, no município de Currais Novos - RN, no enfrentamento desse cenário. O objetivo é relatar os sucessos e fracassos, os facilitadores e os obstáculos encontrados no processo de desprescrição de benzodiazepínicos, destacando estratégias adotadas para superar a resistência de pacientes e familiares, o engajamento da equipe multiprofissional e a importância da educação em saúde. O relato também reflete sobre o impacto desse processo na prática clínica, destacando a necessidade do cuidado centrado no paciente e da promoção de práticas baseadas em evidências. E assim busca contribuir para o debate sobre a desprescrição de benzodiazepínicos na atenção primária e inspirar novas abordagens que promovam o uso racional de medicamentos no SUS.
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    TCC
    Traçando a linha de cuidado: relato de experiência na atenção às pessoas com sobrepeso e obesidade em Currais Novos - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Oliveira, Glenda Laetitia Ribeiro de; Pequeno, Nila Patrícia Freire; 0000-0003-1279-2554; https://lattes.cnpq.br/7716981037879544; 0000-0001-6247-4090; https://lattes.cnpq.br/0518775557247621; Chaves, Viviany Moura; 0000-0002-9654-7152; http://lattes.cnpq.br/4551073538164961; Melo, Marjorie Dantas Medeiros; 0000-0002-0873-4629; http://lattes.cnpq.br/7786131572543816
    Introdução: A obesidade cresce de maneira exponencial no mundo todo, em especial entre a população brasileira, contribuindo para o aumento de usuários com sobrepeso e obesidade na atenção primária à saúde. Esses indivíduos devem seguir trajetórias terapêuticas com fluxos delimitados entre os dispositivos de saúde, otimizando seu percurso e integralizando o cuidado. Objetivo: Realizar um relato da experiência vivenciada na Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade, no núcleo de programas de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos, durante o rodízio do serviço secundário, entre os meses de março a setembro de 2024. Metodologia: O relato está disposto em tópicos que seguem a ordem cronológica das atividades desenvolvidas no núcleo de nutrição, como a organização da Linha no município; a estruturação do trabalho com grupos na atenção básica; o engajamento dos nutricionistas da rede e o levantamento de dados dentro do território referente a pessoas com sobrepeso e obesidade. Resultados: Identificou-se que a Linha de Cuidado à Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no município de Currais Novos apresenta fragilidades em diferentes pontos, como a comunicação ineficaz entre os serviços da rede, a cultura da cirurgia bariátrica no município, a dificuldade de trabalhar com grupos de cuidado nas Unidades Básicas de Saúde e a baixa participação da comunidade em ações coletivas e grupos de cuidado. Conclusão: A análise indica que a implementação de um modelo mais integrado e eficaz de comunicação e cuidado, aliado à promoção de ações coletivas na Atenção Primária à Saúde, pode contribuir significativamente para a melhora no tratamento da obesidade no município.
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    TCC
    O uso do óleo essencial de lavanda para crianças com TEA: estudo de caso sobre o impacto na qualidade do sono e ansiedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Velez, Stephanie Helen Ribeiro; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; https://orcid.org/0000-0003-1994-5293; http://lattes.cnpq.br/7479391194762429; Silva, Hylarina Maria Montenegro Diniz; Guerra, Eliana Costa; Melo, Marjorie Dantas Medeiros
    O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem no neurodesenvolvimento que é caracterizada por dificuldades na comunicação social e por comportamentos restritos e atividades repetitivas. Sendo assim, uma das principais dificuldades das crianças com TEA está relacionada com a ação de cair no sono e permanecer dormindo, com o despertar noturno tendo uma forte associação com problemas de comportamento diurno. Nesse sentido, considerando a necessidade de intervir para minimizar o nível de ansiedade nestas crianças de forma a proporcionar um ambiente que promova um sono mais tranquilo e restaurador, bem como a necessidade de acesso às Prática Integrativas e Complementares em Saúde no SUS por parte dessas crianças de forma a propiciar uma terapia integrativa e complementar às medicações utilizadas no tratamento do TEA, o presente estudo objetivou aplicar o Protocolo de Uso do Óleo Essencial de Lavanda para Crianças com TEA e identificar seu efeito no sono e comportamento de duas crianças no município de Currais Novos/RN. Foram selecionadas 2 crianças considerando os seguintes critérios de inclusão: crianças com idade entre 6 e 12 anos com diagnóstico clínico de TEA e com transtorno do sono, mães ou responsáveis de crianças com TEA que desejem participar do estudo de forma voluntária através da assinatura do TCLE, crianças que aceitam o uso do óleo essencial de lavanda. Foram considerados como critérios de exclusão: crianças que apresentem traços do TEA, mas que não tem confirmação diagnóstica, crianças em uso de medicamentos psicotrópicos ou outros indutores do sono, crianças que apresentem outras deficiências ou doenças associadas. Os resultados foram obtidos a partir da descrição do diário de campo das mães na aplicação do protocolo. A análise dos casos foi realizada a partir da avaliação dos depoimentos das mães registrados no diário associados às categorias: tempo para adormecer, episódios de ansiedade durante o dia, hiper-reatividade sensorial, qualidade do relacionamento mãe-filho e mudança de rotina. Apesar das limitações do estudo não nos permitir afirmar que os benefícios da aplicação do protocolo estão associados apenas ao uso do óleo essencial de lavanda, ambas as crianças obtiveram melhora significativa do ato de adormecer e permanecer dormindo, redução da ansiedade e irritabilidade e maior concentração durante as atividades de vida diárias.
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