Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Marla Dantas Escóssia de."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ver chover: a Importância do estágio na educação infantil para a minha formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Melo, Marla Dantas Escóssia de.; Boleiz Júnior, Flávio; https://orcid.org/0000-0002-7991-6470; http://lattes.cnpq.br/1725795784961836; http://lattes.cnpq.br/0287711019485623; Brandão, Lucila Carvalho Leite; https://orcid.org/0000-0001-9644-480X; http://lattes.cnpq.br/8965665566635291; Queiroz, Daniel de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-7182-5734; http://lattes.cnpq.br/7066221518100494
    Este trabalho refere-se à experiência vivenciada durante o estágio curricular obrigatório na Educação Infantil e tem como objetivo discutir as experiências e aprendizagens adquiridas, pela autora, durante esse período. O campo de ação foi em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal, localizado próximo à UFRN. Estão destacadas questões de extrema relevância para a formação inicial em Pedagogia, bem como reflexões sobre os impactos desse estágio para a prática docente. Busca-se analisar a aplicação das metodologias durante a regência, como a aprendizagem baseada em projetos e um breve recorte dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), além de refletir sobre os desafios e estratégias adotados no cotidiano escolar. Trata-se de um Relato de Prática Educativa, fundamentado em pesquisa bibliográfica, com base em teóricos como Delizoicov e Angotti, Paulo Freire e Libâneo, e documental, como os relatórios e o planejamento feito para a regência, ou seja, a concretização da aula. Para a intervenção, foi utilizada a observação participante, registros em diário de campo, fotografias e a aplicação de atividades lúdico-investigativas, como a experiência “Nuvens no Pote”, que explorou o ciclo da água a partir dos interesses das crianças e da experimentação científica. O estágio permitiu a articulação entre teoria e prática, evidenciando a importância do planejamento flexível, da escuta ativa e da adaptação às necessidades das crianças. A metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mostrou-se eficaz na promoção do Ensino de Ciências Naturais (ECN) para crianças pequenas, enquanto o uso da experiência e as discussões coletivas favoreceram a participação e o engajamento das crianças. Destaca-se, ainda, a aprendizagem da importância de trabalhar técnicas de autorregulação emocional, como a respiração diafragmática, para o manejo da turma. A experiência reforçou o estágio como espaço essencial para a construção da identidade docente, evidenciando a necessidade de uma prática pedagógica crítica, criativa e sensível ao contexto das crianças. Os desafios estruturais não impediram a realização de um trabalho significativo, reafirmando o papel do pedagogo como mediador de conhecimentos e transformador da realidade educacional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM