Navegando por Autor "Melo, Rosângela França de"
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Dissertação O leitor de comunidades de literatura seriada: uma construção identitária sem fronteiras(2017-07-31) Melo, Rosângela França de; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/2859220855111610; Benevides, Araceli Sobreira; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Silva, Márcia Tavares; https://orcid.org/0000-0003-3359-7766; http://lattes.cnpq.br/1904168802083424O ato de ler mobiliza, para os tons diversos da escrita, o olhar de quem o faz e lhe permite apropriar-se da ideia alheia, do universo criado, da visão comum, da beleza, ou mesmo da deformação estética, entre tantas outras disposições existentes na relação leitor/objeto. Esse, é ressignificado; aquele, reinventa-se, a partir do “toque” estabelecido. Quem, ou o quê teria incentivado, nutrido essa relação; em quais condições essa se desenvolve; ainda, se o conjunto de características de uma geração foi fator determinante para estreitar laços com a criatura literária também permeiam o construto deste fazer pesquisador. O presente trabalho trata, mais especificamente, da tentativa de mapear traços identitários comuns entre os sujeitos pesquisados: leitores de literatura seriada, membros de comunidades criadas em torno desses volumes literários. A proposta é problematizar a identidade desses leitores e analisar o construto dessa, a partir dos elementos sociais que os cercam e que eles apontam como determinantes para uma redefinição de fronteira, entre o que lhes é apresentado como literatura boa e oficial e o que elegeu como a que responde às suas perspectivas. O estudo dessa identidade é individual, embora não se afaste da consciência de grupo que existe e é um dos fatores de coesão nas comunidades de leitores. O corpus da pesquisa é um conjunto de questionários, totalizando vinte e sete questionários selecionados para este trabalho, dos quais, dezesseis receberam a colaboração dos membros da comunidade Camp Half Blood (CHB), dos fãs da saga Percy Jackson, uma das coleções de Rick Riordan. Outros dois conjuntos, Comunidade de Leitores da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti (CLFIC) e Tributos e Divergentes (T&D), contribuíram para este fazer científico, respectivamente, quatro questionários da CLFIC e cinco do T&D. Como base teórica, por se tratar de uma pesquisa de mestrado em estudos da linguagem, na área de estudos em Linguística Aplicada, na linha dos estudos de práticas discursivas, busca expor esse mapeamento à luz das teorias de Bakhtin (2011, 2015) que considera a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo. À percepção do enunciado bakhtiniano, concreto, marcado por vozes, reúne o conceito de forças centrípetas e centrífugas. Apresenta, ainda, do campo da Linguística Aplicada, o estudo das identidades modernas descentradas, ou fragmentadas, de Hall (2006) e a visão de Canclini (2006) sobre o ato de “descolecionar” e da contemporaneidade como construção histórica marcada pelos processos de hibridização. Tais orientações teórico-metodológicas possibilitam entender as comunidades de leitores como espaços construídos, conforme desejos/saberes/experiências de seus participantes, que lhes asseguram uma trajetória de leitura à revelia do que é socialmente valorizado como a “boa literatura”.