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    Tese
    Avaliação do programa de tutorização da EMATER-RN para servidores em estágio probatório
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-22) Melo, Simone Lopes de; Borges, Lívia de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785961E6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125052D4&dataRevisao=null; Costa, Fernando Bastos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; Shinyashiki, Gilberto Tadeu; ; http://lattes.cnpq.br/6069570887409418; Silva, Luciana Mourão Cerqueira e; ; http://lattes.cnpq.br/2558400549506524
    A presente tese avaliou as contribuições e as limitações do programa de tutorização implantado na EMATER-RN, como tática de socialização organizacional para os servidores em estágio probatório. Entendeu-se a tutorização como um processo relacional intensivo e contínuo, em que uma pessoa mais experiente na organização o tutor oferece suporte psicossocial, estimula o desenvolvimento da carreira profissional e possibilita ao ingressante o tutorando a aprendizagem no desempenho do cargo. Considerou-se a socialização organizacional na perspectiva do interacionismo simbólico. O estudo caracterizou-se como uma avaliação de programa e uma pesquisação. Realizaram-se as intervenções práticas de implantação do programa e, ao mesmo tempo, foram aplicadas as avaliações de processo, de resultados e de reação ao programa. Entre as principais contribuições da pesquisação, destacaram-se: o diagnóstico de razões para a formação da díade e de expectativas de tutores e tutorandos, o aperfeiçoamento dos instrumentos de registro da tutorização, a constatação do sucesso do programa na socialização dos novos servidores, a confirmação da importância da compatibilidade entre eles e do exercício adequado de funções de tutorização para o alcance de seus benefícios. Baseando-se em limites do programa, citam-se como recomendações fundamentais: a formação de uma equipe técnica de suporte ao programa, o estabelecimento claro de prazos para cada procedimento e reforço ao seu cumprimento, a investigação das funções desempenhadas pelo tutor, a sensibilização dos dirigentes para a resolução de problemas que afetam o programa, a participação voluntária do tutor e os encontros contínuos de tutores e tutorandos. Conclui-se pelo mérito do programa e a favor de sua continuidade, desde que ocorram o seu aperfeiçoamento e o seu gerenciamento sistemáticos.
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    Dissertação
    O significado do trabalho entre os jovens na transição de estudante universitário a profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-01-17) Melo, Simone Lopes de; Borges, Lívia de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785961E6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125052D4&dataRevisao=null; Tamayo, álvaro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787715U9&dataRevisao=null
    O presente estudo objetiva analisar a variabilidade do significado do trabalho entre jovens na transição estudante universitário-profissional, dividindo esta amostra de sujeitos por grau universitário, área de conhecimento e curso de graduação. Aplicaram-se, em 117 jovens, questionários estruturados sobre os componentes do significado do trabalho. Realizaram-se também entrevistas semi-estruturadas, com uma sub-amostra desses jovens, sobre os temas relativos ao significado do trabalho, aprofundando e complementando as informações levantadas através dos questionários. As respostas às entrevistas foram exploradas através de análise de conteúdo temática. Os resultados de tal análise e as respostas aos questionários foram registrados na forma de banco de dados do SPSS for windows. Os resultados das análises estatísticas desenvolvidas indicam que: (1) a centralidade do trabalho e as articulações entre as esferas mais fortes não apresentam variabilidade por grau, área ou curso; (2) o curso diferencia, mais do que a área e o grau, os fatores valorativos e descritivos; (3) A hierarquia valorativa apresenta variabilidade por área e a hierarquia descritiva, por curso; (4) o grau diferencia, mais do que a área e o curso, os atributos específicos do significado do trabalho; (5) os padrões do significado do trabalho não apresentam variabilidade por grau, área e curso, mas variam de acordo com a avaliação do mercado de trabalho e o projeto futuro de trabalho. Em suma, os significados atribuídos ao trabalho exceto com relação à centralidade do trabalho podem apresentar variabilidade conforme o grau, a área e o curso do jovem quando estudados em suas facetas
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