Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Wedsley Wanderly Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Currículo escolar: algumas inquietações e a busca por um caminho possível
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-18) Melo, Wedsley Wanderly Silva; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Gilberto Ferreira; Sampaio, Marisa Narcizo; Aquino, Fernanda Mayara Sales de
    Os processos históricos de colonização do qual o Brasil foi cenário, influenciaram diretamente na estruturação social, cultural e educacional do país. A escola, importante instituição social, tem dificuldade para pensar um currículo que contemple essa multiculturalidade e atenda a essas demandas. Considerando esse contexto, essa pesquisa tem por objetivo problematizar a concepção de currículo escolar embasado na homogeneidade, que prevalece na educação brasileira, com vistas a apresentar reflexões que possibilitem uma perspectiva de currículo a ser construída pela escola no diálogo com a comunidade. Para isso, buscamos apoio teórico em estudiosos da área como Walsh (2009), Moreira e Candau (2008) e Silva (1999). No aspecto metodológico, este trabalho se caracteriza como descritivo, com uma abordagem qualitativa e usando os procedimentos bibliográficos. A título de contribuição constata-se que, diante das dificuldades que a escola possui em atender às atuais demandas sociais, a perspectiva de currículo que melhor atende às necessidades do contexto escolar brasileiro deve ter como proposição práticas que se pautem na perspectiva intercultural. Mesmo sendo o mais adequado, o currículo na perspectiva intercultural possui discussões ainda recentes, por isso apresenta alguns desafios para sua implementação, sendo preciso se aprofundar nele de forma mais sistematizada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM