Navegando por Autor "Melo, Wedsley Wanderly Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Currículo escolar: algumas inquietações e a busca por um caminho possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-18) Melo, Wedsley Wanderly Silva; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Gilberto Ferreira; Sampaio, Marisa Narcizo; Aquino, Fernanda Mayara Sales deOs processos históricos de colonização do qual o Brasil foi cenário, influenciaram diretamente na estruturação social, cultural e educacional do país. A escola, importante instituição social, tem dificuldade para pensar um currículo que contemple essa multiculturalidade e atenda a essas demandas. Considerando esse contexto, essa pesquisa tem por objetivo problematizar a concepção de currículo escolar embasado na homogeneidade, que prevalece na educação brasileira, com vistas a apresentar reflexões que possibilitem uma perspectiva de currículo a ser construída pela escola no diálogo com a comunidade. Para isso, buscamos apoio teórico em estudiosos da área como Walsh (2009), Moreira e Candau (2008) e Silva (1999). No aspecto metodológico, este trabalho se caracteriza como descritivo, com uma abordagem qualitativa e usando os procedimentos bibliográficos. A título de contribuição constata-se que, diante das dificuldades que a escola possui em atender às atuais demandas sociais, a perspectiva de currículo que melhor atende às necessidades do contexto escolar brasileiro deve ter como proposição práticas que se pautem na perspectiva intercultural. Mesmo sendo o mais adequado, o currículo na perspectiva intercultural possui discussões ainda recentes, por isso apresenta alguns desafios para sua implementação, sendo preciso se aprofundar nele de forma mais sistematizada.