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Navegando por Autor "Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de"

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    Dissertação
    Abrindo o oceano: uma análise dialógica do discurso religioso no romance Moby-Dick
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-26) Basílio, Sander Felipe Gomes; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/2883236469974722; Santos, Derivaldo dos; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Pontes, Newton de Castro; http://lattes.cnpq.br/0633243030687175
    No ano de 1851, foi lançada uma das grandes obras da literatura americana: Moby-Dick. Escrita por Herman Melville, a obra foi incompreendida e não recebeu a devida atenção, sendo redescoberta na década de 1920. Muitos críticos não compreenderam a sua perspectiva enciclopédica, além dos seus vários diálogos com a religião cristã protestante que, segundo eles, não respeitavam as associações mais sagradas da vida (DUYCKINCK, 2019). A presente dissertação se propõe a analisar esse discurso religioso através do prisma da Análise Dialógica da Literatura (ADL), focando na análise de trechos da obra voltados para três aspectos sobre religião: o misticismo religioso como combustível narrativo, a carnavalização do discurso religioso e o diálogo da religião “pagã” com o puritanismo. Concluímos que os três aspectos citados anteriormente criam uma gama de possibilidades de diálogos com outras culturas e religiões e que o uso da carnavalização coloca a cultura e religião dominante em termos de igualdade com outras, gerando uma interdiscursividade e uma esfera sobrenatural que permeia todo o texto sem perder de vista a realidade social do mundo.
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    TCC
    O absurdo na obra de Donald Barthelme: um estudo de três contos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Rosanne Bezerra de; Pessoa, Caroline Estevam de Carvalho
    Esta monografia tem como objetivo analisar como o absurdo se manifesta e é construído em três contos do escritor estadunidense Donald Barthelme (1931-1989): “O Salto” (The Leap), “Eu comprei uma cidadezinha” (I bought a little city) e “Paraguai” (Paraguay), os quais foram escolhidos sob o critério da possibilidade de se explorar diferentes estratégias literárias utilizadas pelo autor na construção do absurdo, assim como uma oportunidade de se difundir a obra de Donald Barthelme no Brasil, uma vez que dois dos contos analisados não possuem tradução para o português brasileiro. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho define três objetivos específicos: primeiro, apresenta uma discussão sobre o termo “absurdo” em suas acepções dentro da filosofia (Kierkegaard 1980, 1992; Sartre, 2011; Camus, 2018) e dentro da literatura (Esslin, 2018; Gavins, 2013; Bennett, 2009, 2015, 2024), esta última levando em consideração sua variedade temática e formal; segundo, discorre sobre a vida de Donald Barthelme em conjunção com o momento histórico da escrita dos contos analisados, bem como uma reflexão sobre tendências literárias que estavam em voga naquele momento e que o influenciaram; terceiro, analisa os três contos selecionados considerando a concatenação de forma e de conteúdo nos textos escolhidos como parte de um projeto estético que almeja um determinado fim, em especial, neste trabalho, a construção e manifestação do absurdo. Graças a natureza do objetivo proposto e os passos percorridos para atingi-lo, este trabalho é um estudo de caráter qualitativo e comparativo ao aproximar as áreas da filosofia e da literatura. Conclui-se que o absurdo se manifesta em diferentes níveis de intensidade e de impacto sob a forma e o desenvolvimento temático dos contos analisados, além de que a sua construção passa pelo uso de estratégias literárias, tais como a incongruência, o non sequitur e a destruição do referente, que buscam realçar algum ponto desconcertante do tema de cada um desses contos.
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    Dissertação
    Alice e Ela: aproximações sob uma perspectiva pós-moderna entre a obra literária Alice no País das Maravilhas (2002) de Lewis Carroll e a obra fílmica Ela (2014) de Spike Jonze
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-21) Dantas, Jocylena Bandeira; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; ; http://lattes.cnpq.br/4558994462014302; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; Bezerra Filho, Feliciano José;
    A pós-modernidade emerge no século XX como uma condição social contemporânea inicialmente apontada por François Lyotard na filosofia. Essa condição trouxe rupturas com os pilares sociais e crenças que antes sustentavam a sociedade no período anterior, permeada pela legitimação do saber, avanço científico, individualismo e revolução industrial e tecnológica. Para basear esta discussão foram utilizados Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014) e Sigmund Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram ficcionalmente estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e no filme Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças estruturais entre cinema e literatura, diante da perspectiva pós-moderna, nas obras do corpus encontrou-se características aproximadoras tais quais o individualismo exacerbado, a crise de identidade, apoiados em Freud, Hall e Bauman; ausência de elementos de religiosidade como visto em Eagleton e, por fim, desterritorialização como rota de fuga, apoiados em Deleuze & Guattari (1997); Augé (1994) conceituando o não-lugar; como trânsito, analisado o deslocamento como rota de fuga para o fantástico no conceito de Todorov (1981) e virtual baseado em Lévy (1996), confirmando aproximações pela ótica da pós-modernidade presentes nos dois componentes do corpus.
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    Dissertação
    Uma análise das protagonistas de A vida invisível de Euridice Gusmão e Purple Hibiscus sob as lentes do dialogismo e da crítica feminista
    (2020-01-31) Dias, Naide Silva; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Alves, Maria da Penha Casado;
    Os estudos realizados em literatura comparada ao longo dos anos têm sido de grande contribuição para essa área do conhecimento e respaldado inúmeras pesquisas no âmbito acadêmico. Nessa perspectiva, essa análise acrescenta aos estudos comparatistas a abordagem dialógica dos estudos literários, e busca de que maneira o heterodiscurso em relação à mulher nos moldes de uma sociedade patriarcal/machista é representado nas obras A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016) da escritora brasileira Martha Batalha e Purple hibiscus (2003) da autora nigeriana Chimamanda Adichie, corpus desta pesquisa. As obras, que são analisadas com base na teoria do dialogismo do Círculo bakhtiniano (Bakhtin, Volóchinov e Medviédev) em diálogo com a crítica feminista, refletem e refratam a posição da mulher na contemporaneidade, um tema bastante consistente e significativo nas sociedades dos dias atuais, tendo em vista que as narradoras dos romances são personagens centrais que estão postas em posições de inferioridade. Metodologicamente, esta pesquisa bibliográfica segue as orientações do Círculo de que a análise parte do texto, indo ao contexto do pequeno tempo e do grande tempo. Os resultados desse estudo comparativista/dialógico entre os romances trouxeram reflexões não apenas sobre o posicionamento das mulheres representadas nos romances e vivida no mundo da vida de seus contextos de produção, mas também sobre o diálogo entre o dialogismo e a crítica feminista e a sua contribuição para a análise literária.
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    TCC
    Aos meus amigos desconhecidos: análise dialógica de uma carta enviada pelo Piloto Mor do Liefde William Adams
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Renata Nobre Bezerra; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Camargo, Katia Aily Franco de; Araújo, Lucas Victor de Oliveira
    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, da carta intitulada To my unknown friends and countrymen: desiring this letter by your good means, or the news or copy of this letter, may come into the hands of one, or many of my acquaintance in Limehouse or elsewhere, in Kent in Gillingham, by Rochester. Considerando-a como relato de viagem, gênero textual no qual este trabalho entende ser caracterizado por narrativas de não ficção que relatam uma jornada, ou jornadas que o leitor supõe terem ocorrido na realidade (Borm, 1988). Partimos da análise dialógica do discurso e apoiamo-nos na concepção de linguagem e de construção e produção de sentidos nas relações discursivas empreendidas por sujeitos historicamente situados (Brait, 2006). O objetivo deste trabalho é entender em que medida a linguagem utilizada na carta do piloto mor William Adams nos permite compreender os posicionamentos axiológicospresentes no discurso criado pelo autor, almejando perceber como o contexto da sua vida e, por consequência, sua cultura, influenciou na construção do seu discurso, além de pensar de que maneira a linguagem utilizada na sua carta aliada a esses posicionamentos axiológicosé utilizada para atingir os seus objetivos. Constatamos que, muito além de uma carta para a sua família, seus escritos objetivaram formar uma rede de relações comerciais entre Inglaterra e Japão, tendo como mediador o próprio William Adams. Verificamos que sua interpretação de mundo influencia o leitor na medida em que seu texto conseguiu criar uma versão do arquipélago nipônico e do seu governo, como também estruturar uma imagem ideal de si mesmo, que lhe serviu como meio de mostrar suas qualificações aos que ainda não o conhecia.
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    Dissertação
    O aspecto afetivo no discurso de professores em formação em línguas adicionais: dialogismo e linguística sistêmico-funcional em cooperação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-18) Silva, Thayse Lisboa Moreira da; Archanjo, Renata; Vian Júnior, Orlando; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; http://lattes.cnpq.br/1237665256522332; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Romero, Tania Regina de Souza
    A presente pesquisa se desvela sobre o campo de construção de conhecimentos que atravessa a Linguística Aplicada de caráter interdisciplinar (Moita Lopes, 2006) e transgressiva (Pennycook, 2006), que não se limita pelas fronteiras disciplinares ou campos de estudo. Tem como objetivo investigar como a dimensão afetiva se revela nos discursos sobre a formação de professores de Línguas Adicionais no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, ancora-se no aporte teórico-metodológico fornecido pela teoria bakhtiniana (Volóchinov, 2017, 2019; Bakhtin, 2010a, 2010b, 2003, 2015, 2016) e na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014) quanto ao Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005), apresentando uma proposta de cooperação entre essas duas perspectivas teóricas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativista (Moita Lopes, 1994; Gerhardt; Silveira, 2009; Creswell, 2014), e o corpus de análise foi gerado a partir dos memoriais produzidos por professores em formação das licenciaturas em Línguas Adicionais para a disciplina de Estágio 2, nos semestres de 2022.2 e 2023.1. A pesquisa obteve a aprovação do Comitê de Ética (CEP), sendo possível dar continuidade ao seu desenvolvimento mediante a concessão Parecer Consubstanciado nº 5.621.434. Os memoriais são analisados com base nos passos metodológicos propostos por Volóchinov (2017) e linguísticamente com base no subsistema Atitude, do Sistema de Avaliatividade, que expressa as avaliações de afeto, julgamento e apreciação no discurso. Os posicionamentos ideológicos identificados apontam para a relação afetiva que os professores em formação estabeleceram com a profissão docente antes de iniciar o percurso formativo na universidade e revelam as emoções conflitantes que lidam durante a sua formação e prática.
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    Dissertação
    A aventura do estranhamento em Palomar, de Ítalo Calvino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-31) Silva, Isabel Camila Alves da; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; ; http://lattes.cnpq.br/6172856061439468; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Padua, Vilani Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/9109063888640129
    Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre homem e espaço da cidade presentes no romance Palomar (1983), última obra de ficção do escritor Italo Calvino (1923-1985), sob a perspectiva do estranhamento, procurando investigar, também, como o autor utiliza conceitos e aspectos do romance de aventura num romance moderno. Através das explorações do senhor Palomar, temos o confronto entre indivíduo e metrópole que, na aparente banalidade de seu cotidiano, proporciona imagens exóticas que dependem de interpretações diferentes do que parece já estabelecido. Além disso, temos na obra o impulso para o desbravamento, o que nos leva a pensar nela como elaboração aventuresca. Nesse sentido, a partir de uma análise imanentista, observaremos como a percepção particular do personagem senhor Palomar caminha para um sentido universal a partir do estranhamento, com a criação de um segundo olhar sobre o que já é conhecido; ele desautomatiza o significado banal de objetos, seres e espaços, redefinindo-os. Para isso, observação e descrição são pontos-chave da narrativa, no trabalho calviniano de discutir a linguagem através da criação de uma poética singular. As perspectivas teóricas que permeiam nosso estudo são, principalmente, a obra ensaística de Calvino (1990; 2009; 2010; 2015) - publicada em jornais e resultado de conferências -, sobretudo no que tange à linguagem, ao conceito de aventura discutido pelo autor, ao deslocamento e à percepção do estrangeiro; as abordagens de estranhamento feitas por Chklovsky (1917) e Friedrich (1978); e o pensamento sobre a cidade a partir das concepções de Baudelaire (2006) e Certeau (1998). Como resultados, chegamos à conclusão de que Palomar é uma obra significativa para Calvino ficcionista e ensaísta. Tanto o pensamento acerca do romance de aventura quanto a cidade como proposta fundamental de sua obra estão presentes em seus ensaios e transformam-se em material para forma e conteúdo de sua escrita literária. Assim, Palomar encerra a produção do autor reunindo num personagem moderno, de forma mais contundente e expressiva, temas como o estrangeiro, o deslocamento, a cidade e a sensação do estranhamento (de leitor e personagens), sempre pensados e discutidos por Calvino.
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    Tese
    Axé instagramável?: discurso, subjetividades e resistências de comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN no Instagram
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-31) Freire, Alan Eugênio Dantas; Silva, Marluce Pereira da; http://lattes.cnpq.br/4336488144820355; Muniz, Cellina Rodrigues; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Bezerra, Josenildo Soares; Tavares, Edgley Freire; Silva, Francisco Vieira da
    No Brasil, os discursos produzidos em torno da fé nas redes sociais digitais chamam a atenção para o entrave de crenças, construído sob a estigmatização de religiões não-cristãs. No Instagram, as interações denunciam costumes da velha diáspora, a partir do estigma que elabora práticas de racismo religioso no ciberespaço. Percebe-se, no entanto, o levante de discursos que sinalizam a afirmação dos povos de terreiro no reconhecimento e propagação das identidades negras e indígenas fundantes no culto aos ancestrais, contrariando a ordem dos condenados da terra. E dessa forma indagamos: como as materialidades discursivas das comunidades tradicionais de terreiro de Assú/RN produzem subjetividades e resistências em sua presença no Instagram? O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar como essas materialidades discursivas produzidas por comunidades tradicionais de Candomblé, Jurema, Umbanda e Quimbanda de Assú, no Rio Grande do Norte, veiculadas no Instagram, inscrevem a produção de subjetividades outras e a ressignificação da presença em contexto digital. Metodologicamente, esta pesquisa está amparada pelo paradigma qualitativo-interpretativista, inserido no âmbito dos Estudos da Linguagem, com foco em uma Linguística Aplicada indisciplinar, por meio de um debate interseccional, ancorando-se ainda na análise do discurso proposta por Foucault, na análise do discurso digital proposta por Marie-Anne Paveau, bem como das discussões desenvolvidas pelos Estudos Culturais, especialmente os dedicados à temática das religiões de matriz afro-ameríndia. Como objetos de investigação, selecionamos seis perfis públicos de comunidades tradicionais de terreiro assuenses no Instagram. Como materialidades discursivas para análise, elencamos a bio do perfil, as métricas do tráfego na rede social (como número de seguidores, publicações e engajamento), postagens publicadas no feed (abarcando reels, repostagens e carrossel de imagens), com imagem/vídeo e descrição, bem como os comentários lançados na rede. Os resultados sugerem modos de subjetivação que foram agrupados em três dimensões de análise: a) a circulação do culto e do espaço; b) a participação na dinâmica da cidade; c) o orgulho do pertencimento como forma do cuidado de si no Instagram. Tais modos de subjetivação tanto reterritorializam o Instagram quanto inscrevem outras formas possíveis de vida em Assú. A presença dos povos de terreiro no Instagram revela a produção de resistências, valendo-se das estratégias dos tecnodiscursos para inscreverem a outridade de suas manifestações, a despeito dos racismos algorítmico e religioso que compõem a dinâmica online de interação no projeto colonial.
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    Tese
    O cronotopo do ciclo do algodão seridoense e a tecitura estilística dos romances rurais de José Bezerra Gomes
    (2019-07-19) Sales, Willame Santos de; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; ; Palhano, João Maria Paiva; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de;
    Esta tese tem por objetivo central criar inteligibilidades acerca das implicações do Ciclo do Algodão seridoense na tecitura estilística dos seguintes romances de temática rural do escritor currais-novense José Bezerra Gomes: Os Brutos (1938), Ouro Branco (inédito) e A Porta e o Vento (1974). Para tanto, assume, do ponto de vista teórico-metodológico, os postulados do Círculo de Bakhtin, especialmente, as concepções de linguagem, de enunciado literário, de cronotopo, de vozes sociais, de estilo e de autor-criador. A pesquisa situa-se no escopo da Linguística Aplicada, em diálogo com a Literatura, e adota, como fundamento metodológico, o paradigma indiciário-interpretativista de base sócio-histórica. Durante o percurso investigativo, as análises dos três romances possibilitaram perscrutar diversas vozes sociais e diversos discursos estratificados, atravessados por (e refratários de) visões de mundo em constante embate dialógico e ideológico, os quais contribuem para a tecitura do estilo bezerriano nos romances, principalmente: 1) vozes defensoras do casamento e do modelo patriarcal de família e vozes contestadoras desses discursos; 2) imagens antagônicas de sertão, negação de estereótipos e assunção de descrições de sertão valoradas positivamente; e 3) dialogizações em torno do título das obras e a poetização da linguagem prosaica. A pesquisa revela, em sede de conclusão: 1) o gerenciamento e o acabamento dados pelo autor-criador ao coro de vozes e de discursos presentes nas obras imprime aos enunciados um tom social-individual, um posicionamento socioideológico-estilístico diferenciado frente aos discursos circulantes na cadeia discursiva de que fazem parte; e 2) essa tecitura estilística das obras é perpassada pelo ideário do cronotopo do Ciclo do Algodão seridoense, configurando o que se nomeou de Poética do Algodão.
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    Dissertação
    Da palavra ao traço: a análise dialógica do processo de transposição do cronotopo do sertão, em Grande Sertão: Veredas, para a homônima adaptação em Graphic Novel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-18) Silva, Laerte Lira da; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; ; http://lattes.cnpq.br/3092891575861248; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; Lima, Sandra Mara Moraes; ; http://lattes.cnpq.br/1759229357132295
    A produção literária de João Guimarães Rosa foi e é ensejadora de inumeráveis ações e eventos no círculo literário, seja nacional ou internacional: são encontros, seminários, palestras, projetos literários diversos, reportagens, além de uma vasta e relevante produção acadêmica e editorial. Sua obra dá suporte ao desenvolvimento de estudos em diferentes áreas, além do diálogo interdisciplinar entre elas, quais sejam: teoria e crítica literária, estudos culturais, filosofia, psicologia, história e linguística, por exemplo. Aos seus mais conhecidos e apreciados contos, são tributárias, importantes traduções intersemióticas, no universo artístico da música, do cinema e da televisão. Nessa conjuntura, especial atenção é dada a sua mundialmente conhecida obra-prima, traduzida para diversos idiomas: o romance Grande Sertão: Veredas (ROSA, 2001). Tal obra também se tornou objeto de tradução em diferentes adaptações artísticas, tal qual a sua prosa contista. Nesse mote, recebeu lugar nas adaptações do universo dos quadrinhos, com a explosão desses objetos artísticos, no mercado editorial brasileiro, no início do século XXI. Em uma era de enorme exploração dos meios e processos tecnológicos, relativos à esfera comunicativa e informativa, como as mídias sociais, por exemplo, ganha relevo a primazia do enunciado verbo-visual (BRAIT, 2013) como uma nova proposta de letramento e possibilidades artístico-literárias. Nesse diálogo entre o verbal e o visual, formando uma unicidade verbovisualizada nas adaptações quadrinísticas, os estudos teóricos fundamentais de Brait (2009; 2013; 2014), Ramos (2019), McCloud (1993; 2005), Eisner (2010) tornaram-se imprescindíveis para o estabelecimento do diálogo interdiscursivo e intersemiótico entre o texto de Rosa (2001) e da Graphic Novel de Guazzelli Filho e Rosa (2016). A partir dos estudos teórico-literários e da linguagem calcados nos textos bakhtinianos (BAKHTIN, 2010; 2011; 2016; 2018b), é possível estender toda a compreensão de suas investigações teóricas para diferentes formas de linguagem e expressão artísticas, além da importância do conceito de cronotopo no processo e acabamento destas mesmas formas e expressões. Tudo isso orientou a atividade analítica de nossa pesquisa, com a percepção e desdobramento de categorias cronotópicas no enredo do romance, a saber, o cronotopo do sertão geográfico e o cronotopo do sertão ideológico, e de como se efetiva o processo de suas respectivas transposições do estritamente verbal à interpretação verbo-visual na obra adaptada. Para isso, analisamos como o cronotopo é representado verbo-visualmente naquelas mesmas categorias, ou seja, o sertão cronotopicamente observado no aspecto geográfico, assim como no ideológico. Nesse processo, foram selecionadas passagens da referida graphic novel que apoiem nossa investigação tanto no primeiro quanto no segundo aspecto; contudo, neste último, nossa análise se deu em torno de dois momentos relevantes para o romance, transpostos para a adaptação, pelo valor tenso e criativo que encerram, quais sejam, o pacto demoníaco nas Veredas Mortas e a travessia pelo Liso do Sussuarão. Dessa forma, analisamos os desdobramentos cronotópicos de acordo com a fundamentação teórica, em cada uma das imagens selecionadas e, sempre que possível ou adequado, tanto na presença quanto na ausência, por meio dos seguintes pontos: as sensações cromáticas e acromáticas produzidas, ou seja, o papel das cores; o enquadramento (sarjeta, lacuna, traço e plano de visão); e os elementos verbo-visuais da composição linguística (letreiramento, texto e balões). Com isso, chegamos a compreender as possibilidades, transformações e dificuldades aferidas no resultado da pesquisa, concluindo que a adaptação foi capaz de responder aos projetos arquitetônicos e composicionais (BAKHTIN, 2010) na transposição da obra literária fonte de forma satisfatória.
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    TCC
    Dançando com a morte: uma análise da construção estético-ideológica do protagonista queer em The Death of Vivek Oji, de Akwaeke Emezi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Menezes, Pedro José Garcia de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0009-0007-0923-6246; https://lattes.cnpq.br/5239129237192304
    No contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras, o interesse pela literatura africana anglófona tem crescido cada vez mais. Todavia, a literatura africana queer ainda se constitui como um campo teórico pouco investigado. Este estudo busca auxiliar no preenchimento de tal lacuna por meio da investigação das dinâmicas de opressão e autoafirmação que permeiam a construção estético-ideológica de Vivek Oji, o protagonista queer do romance The Death of Vivek Oji (2020), de Akwaeke Emezi. Na obra, o autor constrói a personagem de modo a fazê-la tanto ser oprimida pelo discurso do protestantismo cisheteronormativo quanto capacitada a confrontá-lo por meio da autoafirmação do seu não-conformismo de gênero. Para a investigação, a teoria do romance de Bakhtin (2015) fundamenta as discussões acerca do impacto da opressão sofrida pela personagem, como também auxilia a compreender como Emezi (2020) desenvolve Vivek de maneira a possibilitar a sua recusa à assimilação do discurso autoritário em questão. Além disso, a análise também se norteia a partir do conceito bakhtiniano de arquitetônica, fundamentado a partir da noção de que o texto literário deve ser analisado à luz da integração entre conteúdo, material e forma (Bakhtin, 2002). Busca-se, diante disso, compreender como os discursos e as ações da personagem expressam o seu posicionamento axiológico diante do discurso protestante que a subjuga. Conclui-se que Vivek, mesmo oprimido, rejeita tal discurso autoritário integralmente, o que evidencia a sua constante busca pela autoafirmação da sua identidade dissidente.
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    TCC
    Dia de Branco?: O diário de Carolina Maria de Jesus como recorte da desigualdade racial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Medeiros, Sérvio Túlio Lucas de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0002-1594-9046; http://lattes.cnpq.br/1470564654607128; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Araújo, Rosanne Bezerra de; https://orcid.org/0000-0003-4308-3881; http://lattes.cnpq.br/7328556088478313; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036
    O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se a compreender em que medida o discurso racialista é assimilado pela narradora de Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus. A partir da discussão fundamentada nas obras de Mikhail Bakhtin e Valentin Volóchinov, emprega-se o dialogismo conjuntamente à teoria literária pós-colonialista para responder à pergunta de pesquisa. Com base nisso, examina-se a presença do discurso racialista na narrativa, investiga-se a assimilação do discurso do outro na obra em forma de discurso autoritário e discurso internamente persuasivo e busca-se compreender como se dá a rejeição do discurso autoritário racialista por meio de discursos emancipatórios. Com este escopo, chegou-se à conclusão que o discurso racialista infiltra-se na realidade axiológica da narradora na medida em que há a reprodução de certos valores hegemônicos, a percepção crítica desses valores e, em dado momento, sua crítica e enfrentamento, mesmo que de modo reflexivo e interior.
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    TCC
    Entre a liberdade e o encarceramento: uma análise dialógica de personagens femininas em Purple Hibiscus de Chimamanda N. Adichie
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Araújo, Bruna Fernandes de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Benício Mackson Duarte; Silva, Monaliza Rios
    Em meados do século XX, com a presença de mulheres e movimentos ativistas, os feminismos negros começaram a tomar forma, buscando incluir a realidades das mulheres africanas no feminismo ocidental, lutando pelo respeito não somente às questões de gênero, mas também às implicações do colonialismo, da etnicidade e do imperialismo presentes na cultura delas. Nesse contexto, procuramos uma obra escrita por uma mulher africana, que em seu enredo estivesse evidenciado representações de discursos do sistema patriarcal. Para tal, nosso objetivo é realizar uma análise da obra Purple Hibiscus (2017) de Chimamanda Ngozi Adichie sob o viés da teoria do romance de Bakhtin em cooperação com a crítica feminista. Para isso, discutimos sobre a construção de personagens femininas a partir da concepção de personagem de Bakhtin (2015), além de suas relações com o discurso autoritário do patriarcado, utilizando-se de estudos feminista negro africano (OYĚWÙMÍ, 2021). A partir desse estudo dialógico foi possível fazer observações e reflexões sobre como as duas personagens foram representadas no romance (mundo da arte), bem como refletir sobre o contexto ainda vivenciado por diversas mulheres no mundo da vida.
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    Dissertação
    Entre a visibilidade e a estereotipação de personagens negras em "Úrsula" de Maria Firmina dos Reis: uma análise dialógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Andrade, Silvana Elizabete de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; http://lattes.cnpq.br/0778987823517912; Nunes, Jozanes Assunção; Ferreira Júnior, Tito Matias
    A presente pesquisa busca discutir o conflito entre a visibilidade de personagens negras e sua representação estereotipada no romance Úrsula (1956), objeto da nossa pesquisa, e o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis. Nesse sentido, tem como objetivo geral compreender como se dá a representação das personagens negras em Úrsula. Em termos específicos, pretendemos identificar e discutir o conflito encontrado na obra entre a visibilidade e a estereotipação de Túlio, Susana e Antero, as personagens negras do romance. Utilizamos como aporte teórico a teoria do romance de Bakhtin (2015), bem como escritos dos autores que formam o Círculo, e os estudos de Brookshaw (1983), que trazem uma classificação dos estereótipos de personagens negras encontrados na literatura brasileira. Ademais, fundamentamos nossa discussão acerca do contexto histórico e cultural da escravidão com os estudos de Gomes (2020). Com base na análise feita, concluímos que a prática de estereotipia utilizada no século XIX pelos escritores da época foi reverberada por Maria Firmina dos Reis na criação das suas personagens negras, pois, embora a escritora busque dar visibilidade às personagens negras, fugindo do “simbolismo branco” da época, não conseguiu construi-las de forma não estereotipada.
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    Dissertação
    As escritas de si e a autoficção em The bell jar, de Sylvia Plath
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Azevedo Filho, Moisés Silva de; Barbosa, Marcio Venicio; https://orcid.org/0000-0003-2363-1326; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; https://orcid.org/0000-0003-1577-2452; http://lattes.cnpq.br/0656203553385676; Silva, Monaliza Rios; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615
    A presente dissertação teve como principal objetivo investigar o romance The Bell Jar (1963), de Sylvia Plath, partindo de uma leitura sob a perspectiva de autoficção, termo cunhado pelo escritor francês Serge Doubrovsky, na década de 1970, para caracterizar práticas de escritas autobiográfica através do modelo de ficção. Tal proposta consistiu em estudar a presença autoral e factual de Sylvia Plath destacando eventos ficcionais na narrativa que, supostamente, apresentam indicativos autobiográficos. Em seguida, foi realizado um estudo sobre como Sylvia Plath, enquanto uma autora mulher, recorreu a um modelo narrativo inerente a suas produções literárias, nas quais consistem em uma performance de si mesma, mediante a emergências dos movimentos feministas da década de 1950 e 1960. Para isso, foram examinados trechos da obra em questão, fundamentando a análise em uma biografia autorizada de Sylvia Plath, bem como seus próprios diários. Dessa forma, foi assumido que, embora The Bell Jar (1963) tenha sido publicado antes do surgimento do conceito de autoficção, o romance apresenta recursos e composições narrativas semelhantes ao de um texto autobiográfico, porém, escrito nos moldes da ficção. A pesquisa se deu de caráter bibliográfico e investigativo, tendo como principais pressupostos teóricos textos de autores como Bakhtin (2011a; 2011b), Foucault (2006 e 2001), Barthes (2004a; 2004b), Lejeune (2008) e Doubrovsky (1970).
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    Tese
    O espelho de Frida Kahlo: reflexos e refrações de um corpo grotesco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-10) Oliveira, William Brenno dos Santos; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; https://orcid.org/0000-0003-4112-0810; http://lattes.cnpq.br/2364610093263658; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; Lima, Tania Maria de Araújo; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; Araújo, Wellington Medeiros de
    A obra pictórica de Frida Kahlo é mundialmente conhecida. Seus quadros já foram objeto de investigação em algumas áreas do conhecimento no mundo acadêmico. No entanto, na atualidade, os quadros são usados como corpus de pesquisas, desenvolvidas nos mais diversos campos do saber. Este estudo é, de certo modo, inaugural, no mundo das humanidades, pois ele atravessa a fronteira da esfera artística e se instaura, também, no espaço da esfera íntima e privada da pintora. Com a publicação do diário íntimo de Frida, seu acervo epistolar particular virou livro, com suas fotos pessoais reunidas e publicadas também em um livro. Diante disso, esta tese tem por objetivo investigar os elementos do grotesco bakhtiniano (Bakhtin, 2013) presentes no corpo feminino que é retratado em autorretratos e em algumas páginas do diário íntimo da, mundialmente famosa, pintora mexicana, Frida Kahlo. Esta pesquisa existe pela vontade de esmiuçar e responder, entre outros, os seguintes questionamentos: quais elementos do grotesco encontram-se no corpus deste estudo? Tais características são suficientes para dar ao corpo feminino, representado por Frida, o status quo de corpo grotesco, na perspectiva bakhtiniana? Para garantir a efetividade deste trabalho, a pesquisa confronta ideias nas fronteiras que as unem, a fim de assumir uma vestimenta teórico-metodológica. As bases da pesquisa são os pressupostos da Linguística Aplicada transgressora e transdisciplinar (Lopes, 2019) e da teoria bakhtiniana (Bakhtin, 2010, 2013, 2015, 2016, 2018). Ademais, este estudo apresenta, como caminho metodológico mais pragmático, um perfil qualitativo-interpretativista, o que implica dizer que analisa as respostas, sócio-históricas e eticamente engajadas, dadas pelo corpo de Frida Kahlo, retratado nos recortes, aos questionamentos que surgiram durante esta jornada. Os resultados apontam que o mote e as ferramentas, usados pela pintora e mulher Frida, nas suas mais variadas faces, revestiram-se de características grotescas para alcançar seus horizontes de interesse.
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    Artigo
    Os Estudos de tradução na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (UFRN, 2017) Camargo, Katia Aily Franco; Zaldívar, Francisco Ernesto Zaragoza; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
    Os estudos da tradução, uma nova disciplina acadêmica voltada aos fenômenos da tradução, têm sido estruturados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com vistas a formar não só tradutores, mas estudiosos da tradução. O presente artigo tem por objetivo, portanto, apresentar essa estruturação e a sua relevância local e institucional. Para tal, apresentamos os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN e do papel que ela ocupa no estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, traçamos um histórico dos cursos de línguas estrangeiras e como eles abarcam os Estudos da Tradução e discutimos, de forma sucinta, conceitos relevantes para a área da tradução e as competências necessárias ao ato tradutológico. Por fim, relatamos a experiência da primeira oficina de tradução, ministrada no segundo semestre de 2016. Concluímos que, apesar de os participantes não estarem cientes das perspectivas dos estudos em tradução, eles adotaram algumas delas, o que mostrou a necessidade de um trabalho contínuo com os alunos que queiram adentrar o rico campo dos estudos da tradução
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    Tese
    Exame de proficiência em língua inglesa: análise da compreensão e da avaliação responsiva ativa
    (2016-08-19) Sarmento, Maria Edileuda do Rego; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Barbosa, José Roberto Alves; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; Vian Júnior, Orlando;
    Esta pesquisa se propõe a analisar alguns Exames de Proficiência (EPs) em Língua Inglesa (LI), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no que concerne às suas questões e respostas. Para tanto, nos ancoramos na perspectiva bakhtiniana, tendo como base as concepções sobre o enunciado concreto, as relações dialógicas e a compreensão responsiva ativa. Inserida no campo da Linguística Aplicada (LA), ela contempla as áreas de CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CA); CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (CET); CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (CB); CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CH); CIÊNCIAS DA SAÚDE (CS) E ENGENHARIAS (ENG), num total de 30 provas. Esses exames visam avaliar a capacidade de compreensão e tradução de fragmentos textuais. Para tanto, buscamos identificar o entendimento das questões desse exame, aplicadas a textos, quanto às respostas dos candidatos; problematizar a construção dos enunciados dos EPs em LI no que concerne a propiciar a responsividade; analisar se o direcionamento da pergunta orienta ou determina a responsividade; averiguar se há marcadores linguístico/discursivos que demonstrem responsividade por parte dos candidatos. Metodologicamente, a pesquisa em foco é de cunho qualitativo, interpretativista, de caráter sócio-histórico, haja vista a geração dos dados e a sistematização da análise. Adotamos como aporte teórico para as discussões e a análise os estudos de Bakhtin/Volochinov (2006); Faraco (2009); Bakhtin (2011; 2013) dentre outros. Destacamos, por seu caráter qualitativo, procedimentos de análise do corpus (por meio das provas), conforme Martins (2004), Denzin e Lincoln 2006), Flick (2009) Romão (2011); na abordagem histórico-cultural, Rojo (2006), Freitas (2010); na visão de Linguística Aplicada e interpretativista, Moita-Lopes (1994). Concluímos que houve respostas satisfatórias à análise, haja vista que, ao se posicionar perante um questionamento, o candidato, mesmo sem o conhecimento exato das teorias, está nelas incurso. Esperamos que este trabalho possa oferecer subsídios para uma reformulação da proposta em vigor do referido exame, de forma a contribuir para sua possível reformulação, tendo em vista a construção da responsividade por parte do candidato.
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    Dissertação
    Expansão de narrativas e realinhamento moral: uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-26) Coutinho, Renata Karolyne Gomes; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; https://orcid.org/0000-0002-1274-5937; http://lattes.cnpq.br/4873994630585135; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Araújo, Wellington Medeiros de
    As expansões de narrativa, nos mais diferentes suportes de mídia, são um fenômeno com tendência de crescimento nas últimas décadas. Tais expansões podem ocorrer, em relação ao tempo da narrativa, em três diferentes maneiras: prequels, coquels e sequels. Nesta pesquisa, trazemos como corpus de análise o romance Wicked (1995), prequel da narrativa infantil The Wonderful Wizard of Oz (1900), o qual tem como premissa a volta ao passado do famoso enredo para contar a vida da personagem conhecida como Bruxa Má do Oeste. Assim, temos como objetivo realizar uma análise dialógica da (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste em Wicked (1995). Para desenvolver tal projeto, ancoramos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1986; Celani, 1992; Fabrício, 2006; Menezes; Silva; Gomes, 2022; Moita Lopes, 1994, 2006a, 2006b, 2022; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2006; Signorini, 1998), utilizamos como base os pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011a, 2011b, 2014, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2017c, 2018, 2020, 2023; Medviédev, 2019; Volóchinov, 2018, 2019a, 2019b, 2019c), como também as contribuições de Bauman (2001, 2004, 2005), Hall (2014, 2020) e Woodward (2014), no que tange aos estudos identitários, e de pesquisadores como Saint-Gelais (2011, 2016) e Parey (2019), no que se refere à transficcionalidade e às expansões de narrativa. Nesta pesquisa, busca-se responder aos seguintes questionamentos: de que maneira as bruxas se converteram em personagens antagonistas de produtos estéticos e como os prequels refocalizam personagens antagonistas e contribuem para a (re)construção identitária da Bruxa Má do Oeste? Na análise desenvolvida, percebeu-se que a personagem Elphaba (que se converterá na Bruxa Má do Oeste) é construída discursivamente como um sujeito produto dos cronotopos em que vive e das relações dialógicas que mantém com os Outros, fazendo com que tal sujeito passe pelo processo de transformação que o leva a se converter na antagonista do Mágico de Oz, refratando, pois, a ideia de que a maldade das personagens antagonistas não nasce com elas, mas que é fruto de um processo contínuo de construção identitária.
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    Tese
    Um farol no meio do sertão: literatura fânone e comunidades de leitores do IFRN como articuladores de tecituras polifônicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-14) Silva, Juan dos Santos; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/6766208302114505; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Fleck, Gilmei Francisco; Maciel, Lucas Vinício de Carvalho; Vieira, Tacicleide Dantas
    Este trabalho intenta reconhecer o processo de construção identitária resultante da participação de sujeitos em comunidades de leitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), localizadas no interior do estado. O estudo parte da concepção de que a prática da leitura, mesmo quando solitária, envolve uma série de negociações entre leitor, autor, personagens e os planos de fundo sociais que os envolvem, transformando essa prática em uma atividade de caça (Certeau, 2014), evidenciando a natureza dialógica dos enunciados, como proposto por Bakhtin e seu círculo de pensadores. Ao observar o processo de leitura nas comunidades de leitores IFRN, o fenômeno ganha capilaridade ao perceber o contexto dos sujeitos envolvidos nessas práticas, uma vez que, na condição de moradores de cidades do interior, estão mergulhados em uma realidade particular que, muitas vezes, poda suas possibilidades de performance identitária. Assim, a leitura, para muitos estudantes, é uma forma de ver e performar – de forma ficcional – aquilo que eles mesmos são, mas não podem falar sobre ou não possuem referências disso no meio em que vivem. Para compreender esse embate que evoca vozes dos sujeitos leitores, dos heróis das obras lidas, dos que compõem o corpo da escola e, por fim, dos que formam as cidades e regiões em que o IFRN se localiza, é fundamental a discussão em torno da polifonia (Bakhtin, 2015a) para compreender como essa multiplicidade de vozes em equipolência constrói e reconstrói as identidades dos sujeitos que passam por esse processo. Na tentativa de compreender esse processo, serão realizadas entrevistas com doze pessoas envolvidas nesse processo, sendo nove ex-alunos participantes de comunidades de leitores do IFRN, e três professores que estiveram envolvidos nesses projetos. Esses relatos passaram por tratamento tendo como resultado o texto escrito e, a partir do processo metodológico das micro-histórias (Ginzburg, 2006), ancorados nas teorias de Bakhtin e do Círculo, sobretudo no que compete à polifonia, o estudo problematiza as implicações dessas comunidades de leitores para a construção identitárias dos sujeitos nela envolvidas. A investigação aponta que as cidades do interior do Rio Grande do Norte, em função do seu cronotopo idílico, tentam conter determinadas performances identitárias, as quais dependem de outros vetores subversivos, como o próprio IFRN e as comunidades de leitores, para pavimentar caminhos possíveis de ser e agir como se é nesses locais. Além disso, ficou evidente que esses processos discursivos que se dão entre a cidade, a escola e as práticas de leitura geram uma arena discursiva em que diversas vozes entram em conflito de negociações de verdade, instaurando um grande coro polifônico que pode ser representado a partir das narrativas daqueles que participaram desses processos e elucidam, a partir delas, o caráter inacabado e ideólogo desses sujeitos.
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