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    TCC
    A composição como uma proposta pedagógica no ensino do instrumento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Oliveira, Thiago Cadó de; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Santa Rosa, Amélia Martins Dias
    A presente pesquisa tem como objeto de estudo a composição como uma proposta pedagógica. Parte-se do entendimento de que a mesma é uma importante forma de contato com os elementos musicais. O trabalho é resultado de uma experiência com alunos dos cursos de Violão Popular e Guitarra Elétrica da Escola de Música Santa Cecília(EMUSC), tendo como base tópicos da teoria musical como: Tríades, Arpejos, Campo Harmônico e Escala Musical baseado no Parabéns pra você. A finalidade foi dar ao aluno a possibilidade de “brincar com os sons”, para que pudessem expandir, entre vários aspectos, a capacidade auditiva e a técnica no instrumento. Criando e ou organizando novos conceitos sobre improvisação. Provocando por trás das decisões estéticas, a criatividade, onde as influências culturais e a atribuição de significados próprios são importantes ferramentas do processo. Foram selecionados cinco, dentre trinta alunos, por critério de compatibilidade com os objetivos da pesquisa, que era o bom desenvolvimento com o instrumento, criatividade, e no caso de um dos alunos com idade de cinco anos, experimentar a composição, no ensino do instrumento para crianças. Em síntese desenvolvemos três composições: Gramática de outro jeito, Sou teu amigo, e um solo para a música composta em conjunto com a bandae com o professor de filosofia de um dos alunos. Com relação a criança de cinco anos, não foi possível concluir o processo, pois o mesmo se dispersava com muita facilidade, fazendo com que o tempo para a conclusão da pesquisa não fosse suficiente. A principal razão pelo qual esta prática foi realizada pode ser percebida nas impressões e situações transcritas nesta pesquisa. A inquietação, a dúvida, a nova possibilidade gerada, são os méritos desta prática, e os resultados não deixarão de acontecer, durante a trajetória musical particular de cada aluno. Ficando a proposta de ampliar uma metodologia de composição para desenvolvimento da prática no instrumento.
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    TCC
    A Educação Musical em escolas públicas de Parnamirim/RN: um estudo sobre a inserção da música no âmbito do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Nunes, Washington Felix; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/0357307517006798; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Santos, Gleison Costa dos; http://lattes.cnpq.br/8731913652115666
    Este trabalho tem como objetivo investigar a inserção da educação musical no Ensino Fundamental em escolas públicas de Parnamirim/RN, com foco nas práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de música e na efetividade dessas práticas de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Secretaria estadual e municipal com suas respectiva orientações. A pesquisa analisa como a música tem sido abordada no currículo dessas instituições, considerando os desafios enfrentados por professores e gestores escolares. A metodologia utilizada inclui a coleta de documentos que integram o projeto político pedagógico e que norteiam a disciplina de música nas escolas selecionadas, de modo a compreender as práticas pedagógicas adotadas e as percepções dos envolvidos. A partir da revisão de literatura, o estudo faz uma conexão entre os pressupostos teóricos da educação musical e a realidade das escolas públicas da região, oferecendo uma análise crítica das políticas educacionais relacionadas ao ensino da música.
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    TCC
    A educação musical nas ONGs: a prática do coral infantil na ADOTE-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Silva, Janieri Luiz da; Lima, Agostinho Jorge de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Mendes, Jean Joubert Freitas
    Este trabalho tem por objetivo fazer um Relato de experiência das aulas de Canto Coral infantil na ADOTE-RN (Associação de Orientação a Deficientes), analisando alguns fatores metodológicos e sociais sobre o ensino de música em ONGs. Na primeira parte será apresentado um breve histórico sobre o processo de surgimento das ONGs no Brasil. Em seguida será apresentado como se constitui um projeto ou programa social e o programa Ateliê de Talentos. Nele será apresentado também todo o processo metodológico e didático das aulas de canto coral realizado na ADOTE-RN peloPrograma Atelier de Talentos, além das atividades desenvolvidas com os alunos e a resposta da turma a cada uma dessas atividades. Além disso, virão anexados a esta monografia alguns planos de aula e todo o projeto Ateliê de Talentos desenvolvido na instituição. Foram oito meses de aulas, de 1 de outubro a 28 julho de 2010 com crianças de idades variadas e algumas com necessidades especiais educacionais pelo projeto Atelier de Talentos, onde o processo de conclusão aconteceu em um espetáculo que veio mostrar todo o trabalho desenvolvido nessas aulas.
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    TCC
    A música no Projovem Adolescente: um relato de experiência na cidatde de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Bezerra, Raphael de Medeiros Henrique; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lazaro de; Presgrave, Fábio Soren
    O presente trabalho trata-se de um relato de experiência em educação musical desenvolvido no Programa Projovem Adolescente na cidade de Natal/RN entre os meses de Julho e Dezembro de 2008, com o objetivo de trazer a música como linguagem a um contexto nãoformal, uma vez que a sua proposta enfatiza a música sob a forma de apresentações artísticas. A partir da vivência com os adolescentes constatou-se a necessidade de se trabalhar a música não só como atividade complementar, mas como uma proposta de educação musical que pudesse trazer a reflexão sobre seu fazer. Foi escolhida a prática do canto coral como atividade principal. Através desta prática, foi possível identificar nos participantes um significativo crescimento nos aspectos social, educativo e musical. Tendo como metodologia da pesquisa a etnografia e a observação participante com anotações nos diários de campo.
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    TCC
    A prática coral no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Kaique Paulo da; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Alves, Cleide Alves da; Souza, Catarina Shin Lima de; Mendes, Jean Joubert Freitas
    Este trabalho teve como objetivo relatar as metodologias de ensino da Prática Coral do Curso de Iniciação Artística – CIART – da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que no segundo semestre de 2011 desenvolveu um trabalho de musicalização, com crianças entre oito e nove anos aproximadamente, através da preparação de uma apresentação realizada no final do ano. O tema central do semestre foi “Brincando Como Antigamente”. Visando ampliar conhecimentos sobre Prática Coral, realizei uma pesquisa dentro da área, sobre aspectos históricos da Educação Musical, Canto Coral e fiz observações e anotações sobre a construção e procedimentos das aulas de Prática Coral do CIART. Foram consultadas metodologias de educadores e músicos como Willems, Fonterrada e Zander, refletindo aspectos deste trabalho. Os resultados mostraram que o desenvolvimento social entre os alunos, a organização em sala de aula, uma postura vocal adequada e o trabalho da equipe de professores cooperou para o desenvolvimento das atividades. Além disso, o recital do CIART trouxe grandes elogios e aplausos. Por fim, avaliei a Prática Coral do CIART e o que aprendi com esta monografia.
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    TCC
    A prática do canto lírico na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Simas, Maria Thereza Pinto; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lázaro de; Nascimento, Ângela Maria Bezerra do
    A monografia em questão, procurou conhecer a prática docente do canto lírico na Escola da Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, considerando que a prática do canto lírico requer anos de treinamento, pois trata-se de um trabalho árduo, onde não é possível desejar resultados imediatos. Cabe ao docente de canto orientar o aluno na busca não apenas das técnicas vocais, mas também do conhecimento do seu próprio corpo. Os métodos utilizados pelas professoras, os projetos existentes na área e as perspectivas no mercado de trabalho, nortearam as entrevistas realizadas. Fezse uso de uma entrevista aberta, estruturada de forma que o entrevistado tivesse liberdade para discorrer acerca do tema proposto. Foi abordado o contexto histórico em que está inserido o canto lírico, sua origem, a aproximação com a ópera e seus compositores. Destacou-se também, a presença do canto lírico no Brasil e a descrição das técnicas utilizadas pelos docentes em suas aulas, como: a importância de uma respiração correta e o uso adequado do diafragma em todo o processo que envolve desde a formação até a emissão da voz cantada. A discussão dos resultados coletados foi feita através de trechos transcritos das professoras entrevistadas, intercalados com a opinião anônima dos alunos que participaram, com sugestões de melhoria e também destacando os aspectos positivos da didática utilizada pelas professoras de canto.
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    TCC
    A prática interdisciplinar fora da sala de aula: relato de experiência no Coral Frater in Christi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009) Abreu, Washington Nogueira de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria
    O objetivo deste trabalho é tecer considerações relativas à experiência na educação musical, fora da sala de aula, com o canto coral, utilizando-se de uma prática educacional interdisciplinar que serviu como base para uma educação voltada à união de várias áreas do conhecimento, para a formação técnica do canto em grupo, bem como a formação do indivíduo para a vida, e auxiliar na constituição de músicos críticos, capazes de opinar e contribuir para a Educação Musical. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, sobre a regência coral, técnicas na educação para coral, história da música, interdisciplinaridade, educação, e educação musical. A metodologia utilizada tem como princípio, a prática unida à teoria observando a realidade dos indivíduos, diretamente ligados ao processo educacional. Como resultado os coralistas desenvolveram habilidades na prática de conjunto e aumentaram seus conhecimentos na educação musical ena performance coral.
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    Dissertação
    Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Araújo, Liana Monteiro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Nunes, Débora R. de Paula; Louro, Viviane
    O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.
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    Dissertação
    Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-19) Araújo, Liana Monteiro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Louro, Viviane dos Santos
    O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.
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    Dissertação
    A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais, sob a ótica da complexidade: uma pesquisa-ação com guitarristas do curso de extensão da UFRN
    (2019-07-24) Paiva, Luciano Luan Gomes; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Cernev, Francine Kemmer; ; Beltrame, Juciane Araldi;
    Com o avanço da cibernética, cada vez mais, as tecnologias digitais estão participando das atividades do cotidiano das pessoas em diversos segmentos, inclusive para aprender. Estão disponíveis na internet informações sobre os mais variados assuntos de diferentes áreas de conhecimento, assim como da área de Música. A guitarra elétrica tem sido um dos instrumentos mais procurados para aprender, por sua popularidade e modernidade imbricada desde os primórdios, fazendo com que muitos aprendizes construam conhecimento a partir de distintas fontes de aprendizagem musical, principalmente mediadas por tecnologias digitais. O texto está pautado em diversos estudiosos e pesquisadores, que tratam das temáticas abordadas no trabalho, dentre eles destaco: Morin (1999; 2000; 2003; 2015), Cernev (2013, 2015, 2016, 2018), Santaella (2013; 2014), Pequini (2016), Engel (2000), Beltrame (2014; 2016; 2017) e Vanzela (2016a, 2016b, 2018). Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, sob a ótica da complexidade, a aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais de guitarristas do curso de extensão da UFRN. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, perpasso por objetivos específicos que servirão de norte à pesquisa: 1- Conhecer a trajetória musical dos guitarristas do CIGE; 2-Identificar quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas pelos guitarristas para aprender música; 3-Conhecer de que forma essas tecnologias estão sendo usadas pelos guitarristas para estruturar suas redes de aprendizado; 4-Compreender como os guitarristas configuram suas fontes de aprendizado na construção do conhecimento musical; e 5-Descrever como os guitarristas avaliam a utilização de tecnologias digitais dentro do Curso de Extensão. Como processo metodológico, utilizei uma abordagem qualitativa me apropriando do método Pesquisa-ação. Para a construção dos dados da pesquisa usei como instrumentos: uma entrevista semiestruturada e um breve questionário via whatsapp, que foi aplicado com cinco guitarristas do CIGE. Os guitarristas demonstraram ao longo da pesquisa que usam várias fontes de aprendizagem para aprender e configuram de maneiras diferentes a cada aprendizagem, mas que têm preferências em suas fontes. Essas preferências podem ser alteradas caso as novas fontes tecnológicas suscitem outros aspectos na aprendizagem musical, bem como a partir da construção de novos conhecimentos, o que na prática acontece com frequência. A construção do conhecimento musical então, é uma prática que se altera a depender de suas fontes e de quem as organiza, juntando e separando, colocando a frente e trazendo para trás, bem como abarcando novos formatos em sua rede de aprendizado. Essa rede de aprendizado é a complexidade na aprendizagem musical e o que estrutura essa rede são as ligações entre as diversas fontes, que podem ser modificadas, ampliadas, decepadas, mas sempre organizadas de forma sistêmica no processo da construção do conhecimento. As tecnologias digitais ampliam as possibilidades na captação de informações e modificam as estruturas que estão emparelhadas (as redes), isso porque esses recursos alteram o cognitivo humano, e dessa forma, possibilitam o desenvolvimento de estruturas e dimensões distintas das anteriores. Assim sendo, as tecnologias digitas causam impactos e ligações, quebras e reconciliações, afastamentos e sobreposições, metamorfoses estruturais permanentes e instantâneas na estrutura cognitiva da construção do conhecimento musical.
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    TCC
    Autoaprendizagem musical: Alternativas de ensino e aprendizagem do aluno de Licenciatura em Música fora do âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Raniel Kennedy Alves da; Mendes, Jean Joubert Freitas; Araújo, João Paulo de; Carvalho, Valéria Lázaro de
    A autoaprendizagem musical constitui-se em um fator que contribui no aprendizado do estudante de música, pois esse estudo do instrumento externo do âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do NorteEMUFRN busca trazer ferramentas que propicia a obtenção de informações ampliando os seus conhecimentos dentro do Curso de Licenciatura em Música. Desse modo o presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de uma pesquisa através de coletas de dados sobre a autoaprendizagem musical com os alunos do Curso de Licenciatura de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com isso, essa pesquisa foi elaborada mediante um questionário e entrevista semiestruturada, que terá como caráter fundamental a descrição quantitativa sobre aspectos do aprendizado e desenvolvimento do discente que na sua maioria que busca conciliar os seus estudos acadêmicos com essa prática. Como também, constatar qualitativamente esse processo de autoaprendizagem dentro de sua rotina de estudo. Essa pesquisa objetiva a descrição e a observação, explanando as características gerais do desenvolvimento do aluno dentro da sua autoaprendizagem. A finalidade desse trabalho é de apresentar a importância dessa autoaprendizagem na vida acadêmica do aluno Curso contribuindo para a sua formação musical. Como também, registrar a importância do professor dentro dessa prática.
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    TCC
    Banda Taiyo Ongakutai do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Maia, Alexandre Fernandes; Lima, Ronaldo Ferreira de; Oliveira, Danilo César Guanais de; Mendes, Jean Joubert Freitas
    Esta monografia constitui-se em uma pesquisa sobre a Banda de Música Taiyo Ongakutai do Rio Grande do Norte, fundada na cidade de Caicó - RN, grupo pertencente à ONG BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) em que todos os membros são praticantes da filosofia budista de Nitiren Daishonin, tendo como objetivo ressaltar a importância do grupo para a comunidade, demonstrar a importância deste trabalho para o desenvolvimento sócio-cultural e filosófico dos jovens. Os dados deste trabalho foram coletados através de arquivos da banda, entrevistas com ex- integrantes e de um relato da experiência vivida pelo próprio autor.
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    Dissertação
    Concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música na formação básica da rede pública municipal da cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) Abreu, Washington Nogueira de; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/2486252672541088; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; ; http://lattes.cnpq.br/4109841302196613; Silva, Luceni Caetano da; ; http://lattes.cnpq.br/4323593517571874
    A Educação Musical está presente na Educação Básica em seus diversos níveis de aprendizagem. Neste trabalho, destaca-se o ensino de música no ensino fundamental, ministrado por professores especialistas em música. Este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no Ensino Fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal/RN. Os objetivos específicos são: identificar como se constitui o ensino de música nas escolas públicas municipais da cidade do Natal; identificar o perfil dos professores de música que atuam no ensino fundamental da cidade do Natal; relacionar as experiências da formação do educador musical com o ensino de música. A fundamentação teórica está embasada em autores que tratam da função da música na escola, saberes docentes, concepções do educador musical na educação básica. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa que esclareceu a problemática da pesquisa: quais são as concepções dos educadores musicais sobre o ensino de música no ensino fundamental em escolas públicas municipais da Cidade do Natal? Essa pesquisa foi feita com educadores musicais, formados em licenciatura em música ou educação artística com habilitação em música, da rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O levantamento dos dados foi construído através de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram sinalizados a partir da análise do discurso dos educadores, dialogando com autores que cujos estudos versam sobre as concepções do educador musical na Educação Básica. Eles apontam para uma diversidade de concepções relacionadas ao ensino e aprendizagem de música no ensino fundamental, em todas as suas dimensões: planejamento, conteúdos, prática, avaliação e formação humana. O ensino de música na cidade do Natal está se solidificando por ter educadores musicais que se preocupam com sua formação, reflexão e ação na aprendizagem do educando, sendo contextualizado com a realidade de cada escola.
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    TCC
    Contribuições e influências do teatro musical na vida de seus participantes: uma experiência na Companhia Livre de Teatro Musical - CLTM
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-20) Souza, Jullian Firmino Gonzaga de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Dias, Leila Miralva Martins; http://lattes.cnpq.br/5386831894029738; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Almeida, Maria Nazaré Rocha de; http://lattes.cnpq.br/6479490718696516; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; http://lattes.cnpq.br/9084672203282894
    Este trabalho de monografia trata das contribuições e influências do Teatro Musical na vida de seus participantes relatando uma experiência vivida na Companhia Livre de Teatro Musical - CLTM. A motivação inicial do mesmo surgiu a partir da minha experiência vivida dentro desta Companhia. Refletindo sobre a construção de espetáculos musicais através do processo colaborativo, como ele acontece e a perspectiva de seus participantes acerca desse processo, senti a necessidade de investigar quais eram essas contribuições e influências trazidas pelas práticas musicais e artísticas vividas por mim e por mais seis participantes do grupo. Para realizar esta pesquisa, entrevistei os colegas e, ao analisar suas falas, compreendi que Interdisciplinaridade, Performance, Autoafirmação e Profissionalização emergiram como aspectos importantes do crescimento deles em paralelo ao meu particular.
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    TCC
    Desafios e estratégias na educação musical de crianças com Autismo: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Lima, Ana Júlia Alves de; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/6151671497590661; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Araújo, Liana Monteiro de
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a Educação Musical de crianças autista através da perspectiva de Educação Musical Inclusiva, levando em consideração os trabalhos escritos entre os anos de 2019 e até Julho de 2024. Para tanto, apresenta dados obtidos através de uma metodologia qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando de coleta e análise de trabalhos envolvendo a presente no Google Acadêmico, Revista da Abem e BDTD. Apresenta aspectos históricos e importantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva e Educação Musical Inclusiva. E buscou levantar, reunir e analisar estudos que tratam sobre a Educação Musical Inclusiva de crianças com TEA, tendo como foco os desafios apresentados por docentes e as estratégias por eles utilizadas para sua superação. Como resultado obteve 5 trabalhos a serem analisados diante as práticas musicais inclusivas. A partir disso refletindo sobre percepção da individualidade de cada aluno, mantendo um diálogo constante com pedagogos e família, além de materiais que auxiliam na aprendizagem da música de forma que foquem em uma exploração ativa da música, como outras estratégias abordadas por Educadores Musicais.
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    Dissertação
    Educação musical escolar e indústria: um estudo sobre a relação de estudantes da educação básica com a música popular massiva na cidade do Natal/RN
    (2018-04-19) Costa, Máximo José da; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Souza, Zilmar Rodrigues de; ; Leão, Eliane;
    Nesta pesquisa, abordo sob a ótica das teorias críticas, a relação de estudantes de educação básica com música(s), com especial atenção à música popular massiva. Nesse sentido, foi definido, como objetivo geral, para este estudo, observar a música popular massiva sob a ótica de estudantes em três escolas da educação básica da cidade do Natal/RN; contemplando uma instituição da rede pública municipal, uma da rede pública estadual e outra de uma rede privada de ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa configurou-se como um estudo multicaso. O campo empírico foi constituído especificamente por três turmas: uma do 9º ano do ensino fundamental na escola particular; outra do 9º ano do ensino fundamental na escola municipal da cidade do Natal/RN; e outra do 1º ano do ensino médio na escola estadual do Rio Grande do Norte. As três instituições possuíam professores formados em Arte/Música e davam aulas integralmente na disciplina música. Como procedimentos de coleta de dados, realizei um levantamento documental, bem como, lancei mão de observação participante, aplicação de questionários, realização de entrevistas semi estruturadas – das quais participaram três alunos de cada uma das turmas –, além de registro em áudio e imagem. Ao final da pesquisa, foi possível perceber que o cotidiano dos respondentes é repleto de escuta musical (e que essa escuta, em sua maior parte, contempla produções midiáticas recentes) que ora se conectam – ora não – com as vivências proporcionadas pela praxis pedagógico-musical das escolas em que estudam. Através das concepções simbólicas em Bourdieu (2008), percebi que cada estudante demonstrou ter um modo específico de se relacionar com música, apresentando gostos e preferências diferenciadas, bem como, ancorado em Merriam (1964), atentei também que isto se aplica aos usos e funções às músicas com as quais se envolvem. Conclui que conhecer, compreender e refletir sobre essas diferentes músicas é estar aberto a condição para convivência de manifestações que compõem a diversidade sociocultural contemporânea – sejam estas oriundas da produção midiática, sejam oriundas de outros meios –. Contudo – e por fim –, defendi um necessário olhar crítico/reflexivo sobre as relações de estudantes com música; de modo a dar visibilidade, bem como gerar problematização acerca dos interesses, estratégias e manipulações da indústria cultural (em seus diversos segmentos). Isso significa, contemplar a diversidade musical – e, de forma mais ampla, sociocultural – em sala de aula; sem deixar de expor e refletir sobre relações assimétricas de poder no âmbito micro e macrossocial que tendem a orientar a forma como todos(as), na escola e fora dela, se relacionam com música(s) na atualidade.
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    TCC
    Educação musical no ensino regular para jovens e adultos em duas escolas de Natal: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Maria Cristina da; Mendes, Jean Joubert Freitas; Melo, Betânia Maria Franklin de; Gomes, Carolina Chaves
    Este trabalho monográfico contém o relato de experiências em Educação Musical vivida durante os dois últimos estágios obrigatórios em escolas de ensino regular na rede pública da cidade do Natal/RN, sendo uma estadual na periferia da cidade e outra federal em bairro central, durante o segundo semestre de 2010 tendo como objetivo relatar o processo do ensino de música na instituição escolar com alunos da rede regular de Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), compartilhar e contribuir de alguma forma com a literatura e estudos relacionados com a educação musical para jovens e adultos naquela que é o meio mais acessível, por ser publica, a está de modo geral. Para isso, tomou-se como referência as propostas curriculares pensadas para cada tipo de educação estudada, tendo como parâmetros de análises as aulas observadas, as aulas ministradas pela autora e professoras responsáveis pelas turmas além de entrevistas realizadas com os docentes e com os alunos de maneira informal.
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    TCC
    Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Salustino, José Joelson da Costa; Mendes, Jean Joubert Freitas; D'Amore, Ticiano Maciel; Souza, Zilmar Rodrigues de
    O trabalho monográfico é um relato de experiência do ensino da música em ambientes não formais, objetivando mostrar a educação musical como instrumento de mediação para a inclusão social. Tomou-se como referência deste tipo de ambiente o Centro de Apoio à Criança, onde são oferecidas atividades musicais para crianças e adolescentes da comunidade do bairro das Quintas, Natal/RN. Especificamente, foi relatado o processo de desenvolvimento das aulas da banda de fanfarra, flauta doce e a teoria musical para uma turma heterogênea de crianças e adolescentes. Descreve os desafios pedagógicos de integralização da teoria e a prática musical, bem como potencializar a música como instrumento de mediação para aprendizagem. A pesquisa baseou-se em estudos realizados em Béscia (2002), Campos (2008), Morais (2009), Hikiji (2006), Arroyo (2000) e outros autores, os quais contribuem para a compreensão do espaço não formal como lugar de socialização, inclusão social. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa, baseado na experiência enquanto aluno e professor nesse ambiente. Como conclusão da pesquisa viu-se que os espaços não formais oportunizam o aprendizado musical, sendo de fato, um instrumento integrador do aluno no meio social.
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    Dissertação
    Educação musical para adultos: representações sociais no ensino de instrumentos para adultos iniciantes
    (2016-12-20) Andrade, Magno Augusto Job de; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/8654833771764168; Pereira, Marcus Vinicius Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/2498204826579831; Oliveira, Mário André Wanderley; ; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945
    O presente trabalho tem como objetivo identificar/revelar e refletir sobre as representações sociais que mediam as relações entre a adultez e o ensino de instrumentos musicais de tradição conservatorial. O interesse é a investigação da dimensão simbólica envolvida no processo de musicalização de adultos e as técnicas e métodos que fazem parte dos processos de musicalização ou ensino de música. Para tanto, foram entrevistados alunos e professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atuam no âmbito dos cursos de formação em instrumento. Foi utilizado como referencial teórico o conceito de representação social de Moscovici (2009) e Jodelet (2001), para definir o objeto de pesquisa; a teoria de Bourdieu (2008, 2010), e sua aplicação por Pereira (2012), para dar conta das interações entre as representações estudadas e as estruturas nas quais estão inseridas; e a teoria sociológica da adultez de Sousa (2012), para definir o adulto em diálogo com as representações em que ele está inserido. Como metodologia, foi utilizado um levantamento bibliográfico referente ao tema, que nos forneceu elementos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas, segundo a proposta de Spink (2013) de pesquisa qualitativa e análise das representações sociais. Dentre os resultados, foram encontradas diversas evidências de representações expressas e explicitadas em vários trabalhos acadêmicos ao longo do levantamento bibliográfico, bem como evidências de representações sociais a respeito da musicalização de adultos dentre alunos e professores da Escola de Música da UFRN. Tais representações aparecem fortemente associadas à percepção do tempo de estudo (em anos e em horas cotidianas), e de profissionalização (segundo os ideais e práticas conservatoriais), que orientam a valoração da iniciação musical na idade mais precoce possível (“melhor idade para iniciação”), de modo, a garantir o cumprimento das demandas associadas a formação musical representada pelos entrevistados. Sendo assim, a iniciação de adultos é representada socialmente no meio pesquisado como uma iniciação problemática que requer a superação de diversos obstáculos e que não se dá em consonância com o modelo de aluno e de profissional almejado pelos cursos de formação e pelo meio profissional.
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    Dissertação
    O educador musical multi-instrumentista: uma investigação a partir das histórias de vida de professores de música em múltiplos contextos
    (2018-12-20) Silva, Nayara Freire de Sousa; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; ; Souza, Jusamara Vieira de; ; Gaulke, Tamar Genz;
    Este trabalho tem como objetivo compreender a atuação do professor multi-instrumentista a partir das histórias de vida de professores em diferentes contextos. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa BRESLER (2000); FREIRE VLB (2010); OLIVEIRA (2012) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida JOSSO (2004); NÓVOA (1995); ALVES (2015). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – Escola de Educação Básica, Escola Especializada e Terceiro Setor (ONG e Igreja Evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características multi-instrumentista. E, para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural QUEIROZ L (2015b); FIGUEIREDO (2011); O’FLYNN (2005); QUEIROZ L (2004), o Educador Musical Intercultural OLIVEIRA (2003); MATEIRO (2003); PENNA (2006); BELLOCHIO, (2003) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista RAUBER (2017); PRESSER (2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, apontando aspectos sobre o seu perfil docente, sua diversidade de funções, seu campo de atuação e o impacto dessa característica para ele e para os seus alunos.
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