Navegando por Autor "Mendes, Mariana Dias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A influência do estresse na resposta cardiovascular e psicológica em estudantes do curso de biomedicina da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Mendes, Mariana Dias; Barbosa, Maricele Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5821112358734718; Galeno, Denise Morais Lopes; http://lattes.cnpq.br/6018684410258636; Anomal, Renata Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/6437989445919424Atualmente o estresse é reconhecido com um dos maiores problemas que acometem a saúde física e mental do indivíduo. Ele corresponde a uma resposta física, psíquica e hormonal que ocorre quando o corpo necessita de adaptação frente a um evento que pode causar desequilíbrio à homeostase do indivíduo. Assim, o ingresso do estudante na Universidade pode mantê-lo em contato com estressores específicos, como as avaliações de conteúdo, a quantidade do material a ser estudado, as demandas impostas no curso, a interferência familiar, a concorrência, entre outros. O objetivo desse estudo foi investigar a resposta cardiovascular e emocional de estudantes do Curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante exposição à dois tipos diferentes de avaliação de conteúdo: escrita e gincana. Para isso, foram registrados os valores da pressão arterial sistólica e diastólica, da frequência cardíaca e do estado de ansiedade (IDATE) dos estudantes antes e após as atividades avaliativas (fases basal, pré-teste, pós-teste e recuperação). Foi encontrado um aumento na pressão arterial sistólica na prova escrita e na frequência cardíaca na gincana; o estado de ansiedade variou em ambos os tipos de avaliação. Além disso, foi encontrado os maiores valores nas variáveis cardiovasculares e na resposta emocional dos estudantes nas fases pré teste que antecederam a aplicação do estressor com o retorno aos valores basais após sua finalização. Assim, podemos sugerir que o enfrentamento de estressores pode levar a mudanças internas que tem como objetivo adaptar o indivíduo a essas situações.