Navegando por Autor "Mendes, Rayegne Alves dos Santos"
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Dissertação Integração ensino-serviço-comunidade na prática: ações educativas para o fortalecimento do núcleo de segurança do paciente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-14) Mendes, Rayegne Alves dos Santos; Sobreira, Maura Vanessa Silva; http://lattes.cnpq.br/4231913524179274; http://lattes.cnpq.br/9800622690016236; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Tinôco, Jessica Dantas de SáIntrodução: A segurança do paciente constitui um eixo fundamental para a qualificação da assistência em saúde, demandando a implementação de estratégias que favoreçam a consolidação de uma cultura organizacional voltada à mitigação de riscos e à prevenção de eventos adversos. Nesse contexto, a integração entre ensino e serviço configura-se como um dispositivo essencial para o aprimoramento contínuo das práticas assistenciais e para o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à segurança do cuidado. A adoção de estratégias baseadas na integração ensino-serviço-comunidade tem o potencial de fortalecer a cultura de segurança do paciente ao articular o conhecimento acadêmico às práticas assistenciais. Em hospitais-escola, essa abordagem possibilita a implementação de ações educativas direcionadas tanto aos discentes quanto aos profissionais de saúde, promovendo a capacitação contínua e impactando diretamente a qualidade da assistência prestada. Essa qualificação profissional contribui para a redução da ocorrência de eventos adversos e danos aos pacientes, otimizando a segurança e a efetividade dos serviços de saúde. Objetivos: Fortalecer o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) hospitalar através da integração ensino-serviço-comunidade. Metodologia: Trata de um estudo com abordagem qualitativa exploratória descritiva, do tipo pesquisa-ação, aprovado pelo Comitê de Ética da FACISA/UFRN sendo realizada em hospital público do Seridó Potiguar. Inicialmente, foi aplicado, junto ao colegiado gestor, o questionário HSOPSC para avaliar a cultura de segurança do paciente. Com base nos resultados obtidos, elaborou-se um plano de intervenção para a programação de ações educativas. Tais ações foram realizadas baseadas nas diretrizes da Integração ensino-serviço-comunidade, com o objetivo de fortalecer as práticas de segurança entre os profissionais do hospital. Por fim, foi desenvolvido um Manual Técnico de Segurança do Paciente, contendo diretrizes e boas práticas essenciais para a melhoria da segurança na assistência. Resultados: Foi aplicado o questionário HSOPSC para avaliar a cultura de segurança do paciente na unidade de saúde. A média das dimensões de segurança do paciente analisadas foi de 51,60 %, indicando que a cultura de segurança do paciente ainda precisa ser fortalecida. Com base nesses resultados, foi elaborado um plano de intervenção para programação de ações educativas no intuito de fortalecer práticas de segurança entre os profissionais do hospital. A partir disso, considerando a integração ensino-serviço-comunidade, foram realizados 26 momentos educativos alcançando 1.435 pessoas, envolvendo profissionais de saúde, gestores, usuários e estudantes. Além disso, foi criado um Manual Técnico de Segurança do Paciente, contendo diretrizes e boas práticas essenciais para a melhoria da segurança na assistência. Considerações Finais: Ao final do estudo, verifica-se que os objetivos foram alcançados, sendo possível compreender o clima de segurança do paciente da unidade hospitalar; construir um plano de intervenção para o NSP hospitalar a partir da articulação com as universidades locais; desenvolver ações educativas a partir do plano de intervenção em parceria com as universidades locais; e elaborar um Manual Técnico de Segurança do Paciente como produto técnico. Espera-se que outros estudos possam ser fomentados, valorando e integrando ensino-serviço como caminho para fortalecimento de práticas seguras em serviços de saúde.