Navegando por Autor "Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves"
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Tese Ateliê biográfico de formação profissional: prática socioeducativa em Escola Judicial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-22) Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves; ; http://lattes.cnpq.br/5015707256397317; ; http://lattes.cnpq.br/9253195741612445; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Furlanetto, Ecleide Cunico; ; http://lattes.cnpq.br/5482444929146466; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/8735914852611176; Conti, Luciane de; ; http://lattes.cnpq.br/1172756538624937; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://lattes.cnpq.br/1919917745460678Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates sobre as narrativas biográficas e autobiográficas como práticas socioeducativas, alinhadas ao cenário educacional do século XXI, o qual impõe novas perspectivas pedagógicas, tecidas com fios epistemológicos e metodológicos ancorados na formação ao longo da vida. Diante dessas exigências, cresceu a necessidade de inovar a modalidade de formação continuada em Escola Judicial, como espaço de importância vital para responder à demanda constitucional de aprimoramento das práticas jurisdicionais. A tese tomou como objeto de estudo as narrativas autobiográficas e o grupo reflexivo como práticas socioeducativas, realizadas no „Ateliê biográfico de formação profissional‟, como espaço-tempo para a formação continuada de oficiais de justiça – Avaliadores Federais, na Escola Judicial do TRT, em Natal/RN. Nortearam a pesquisa as seguintes questões: Quais os percursos de experiências e saberes compartilhados pelos oficiais de justiça no “Ateliê biográfico de Formação Profissional”? Como se organiza o grupo reflexivo enquanto prática socioeducativa na formação profissional? Que contribuições as narrativas de si trazem para a formação ao longo da vida no contexto das práticas jurisdicionais? Os princípios teóricos e métodos de pesquisa inspiram-se nos pressupostos epistemológicos de estudos e pesquisas que colocam no centro da investigação e da formação o sujeito da experiência e postulam sua capacidade de reflexão e de reinvenção de si (FREIRE, 1987, 1996, 2001; JOSSO, 2008, 2010, 2012; PINEAU, 2005, 2006; DOMINICÉ, 2008, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008, 2012; PASSEGGI, 2008; 2010; 2011; 2012). Participaram da pesquisa 09 (nove) oficiais de justiça, no exercício da profissão, que integraram o grupo reflexivo em 08 (oito) encontros no Ateliê biográfico, durante os quais partilharam narrativas sobre suas experiências existenciais e profissionais. O material empírico está constituído por suas narrativas escritas e orais e as transcrições das interações nos grupos reflexivos, cujas análises foram realizadas na perspectiva proposta por Schütze (2010). Das análises emergiram seis grandes categorias: reflexividade, experiencialidade, historicidade, reversibilidade, dialogicidade e formabilidade que confirmam a tese de que a reflexão conduzida por servidores em grupos reflexivos, mediante as narrativas de suas experiências de vida, favorecem à formação profissional, por lhes permitir melhor entrever os vínculos que articulam sua formação ao trabalho profissional. Os movimentos em espiral utilizados ao longo das análises simbolizam a expectativa de uma abertura dinâmica e contínua que prosseguirá para cada um dos participantes, que viveram o trabalho conjunto de biografização e a magia do conhecimento de si mesmo como um exercício autopoiético.Dissertação Protagonismo juvenil :um estudo da particição social dos adolescentes nos programas de saúde sexual e reprodutiva em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-04-29) Mendonça, Rita de Cássia Araújo Alves; Campos, Herculano Ricardo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762975E2&dataRevisao=null; ; Dantas, Benedito Medrado; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791447Z2; Takeuti, Norma Missae; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781949U5O estudo faz uma análise sobre a participação social dos adolescentes nos Programas de Saúde Sexual e Reprodutiva na cidade do Natal/RN, na perspectiva do Protagonismo Juvenil, que pressupõe a condição do jovem como ator principal e sujeito de direitos e deveres. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é a de discutir e analisar o protagonismo juvenil e seus significados políticos, pedagógicos e sociais, rumo a um estudo da participação dos adolescentes como sujeitos sociais nos Programas de Saúde Sexual e Reprodutiva, em Natal, Rio Grande do Norte. O caminho trilhado para a reflexão teórica deste estudo privilegiou a abordagem sócio-histórica, sendo amparado pela metodologia qualitativa, utilizando-se a entrevista semi-estruturada com adolescentes, familiares e coordenadores dos referidos Programas. A participação social dos adolescentes, nestes programas, reafirma-se como uma proposta político-pedagógica que contribui para o desenvolvimento de competências dos adolescentes e aperfeiçoamento de habilidades no trato das questões sobre saúde sexual e reprodutiva, valorizando a condição de sujeitos sociais, na perspectiva do protagonismo juvenil. A relevância deste estudo destaca-se pela contribuição na construção e implementação de programas político-pedagógicos, que assegurem aos adolescentes a condição de sujeito de direitos e deveres