Navegando por Autor "Menegocio, Alexandro Marcos"
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Anais Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro(Coren, 2019) Ruas, Matheus de Andrade; Gaeta, Mirian de Oliveira Neves; Menegocio, Alexandro Marcos; Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva; Sena, Rômulo Mágnus de Castro; Jacob, Lia Maristela da SilvaObjetivos: revisar na literatura nacional e internacional estudos que apontem a importância do uso de metodologias ativas para a integração e absorção dos saberes necessários ao enfermeiro, visando a valorização da autonomia na busca de conhecimento e relacionando o docente como instrumento de auxílio na formação profissional. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa realizada nos meses de fevereiro e março de 2019. A pergunta norteadora foi: Qual a percepção dos discentes e docentes de enfermagem sobre o uso de metodologias ativas de ensino para a construção da enfermagem do futuro? A busca de artigos efetuou-se nas bases de dados eletrônicas Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e na Literatura Latino americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após a conclusão de todas as etapas da revisão integrativa foram encontrados 19 artigos que respondiam à questão norteadora. Durante a revisão bibliográfica encontramos estudos divididos nos seguintes eixos: relatos e experiências dos docentes, reflexões sobre as perspectivas atuais de ensino, autonomia do graduando na construção do conhecimento, teorias de aprendizagem significativa e metodologia ativa de ensono na formação do enfermeiro. Ambos os estudos contextualizados com as técnicas inovadoras de ensino dinâmico, voltado a construção do saber profissional através do uso de metodologias lúdicas e práticas que compõe o núcleo de atuação central da prática de ensino ativo. Resultados: constatamos que os discentes compreendem e colaboram com a nova tendência que valoriza a possibilidade de construção guiada do seu conhecimento, porém ao analisarmos o campo que envolve a maturidade e assimilação da responsabilidade individual para a construção dos saberes profissionais, identificamos que parte dos discentes ainda se inserem no comodismo, compreendendo que o maior responsável pela formação do seu conhecimento deve ser o docente, assim como alguns docentes ainda não conseguem em suma deixar que os discentes assumam as rédeas de sua formação profissional. Para que a metodologia ativa seja um método de ensino benéfico, é necessário que os docentes e discentes acreditem em seu potencial pedagógico para a construção do conhecimento. Conclusão: a metodologia ativa vem para romper com os modelos tradicionais de educação e ensino, proporcionando aos discentes o papel de formação de opinião e livre escolha para a projeção de qual perfil profissional apresentarão ao mercado do trabalho