Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Menezes, Lucas Calixto de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Recurso Educacional Aberto
    Guia didático: estrutura e função de neurônios e encéfalo no controle do corpo humano
    (UFRN/PIBID, 2022) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Edilane Martins da; Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Paiva, Meyrielli Suzane Matias de; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
    O ensino acerca do sistema nervoso no ensino fundamental é um desafio, pois envolve conceitos bastante abstratos e frequentemente exige memória visual. Por isso, este Guia Didático sugere uma estratégia de uso de um Kit Didático com modelos impressos em 3D no ensino sobre estrutura e função dos neurônios e do encéfalo humano. Ambos os documentos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN). O objetivo deste trabalho é auxiliar o(a) professor(a) de ciências a implementar o ensino sobre o sistema nervoso através do referido Kit no ensino fundamental com ludicidade. Além disso, este trabalho pode ter potencial para a inclusão educacional de alunos com deficiência visual. As atividades sugeridas neste Guia incluem, além do uso dos modelos didáticos tridimensionais, dinâmicas lúdicas e produção de mapas conceituais, bem como sugestões para avaliação e outras orientações ao(à) docente para uso do referido Kit. A validação do material tridimensional realizada com alunos de ensino básico revelou sua eficácia na identificação das estruturas da célula neuronal e do encéfalo. Dessa forma, o Guia, como recurso educacional, contribui como facilitador da aprendizagem de estudantes do ensino básico demonstrando a relevância da inovação no contexto escolar ao enfatizar a importância do uso da tecnologia de impressão 3D no ensino de ciências
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Recurso Educacional Aberto
    Modelo didático 3D - A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios
    (PIBID/UFRN, 2025) Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Silva, Edilane Martins; Menezes, Lucas Calixto de; Ribeiro, Eliakim Kennedy Lima; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Souza Júnior, Airton Araújo de; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade
    O ensino de conteúdos relacionados a Neurociências passa pelo desafio da tradução de conceitos abstratos em estratégias metodológicas aplicáveis, o que gera diversos obstáculos para a prática pedagógica, bem como para a construção do conhecimento dos discentes. Considerando este contexto, uma das práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN) foi o desenvolvimento do Kit Didático em Modelo 3D “A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios”. O objetivo deste recurso é simplificar o processo de ensino-aprendizagem sobre a morfologia e as funções de estruturas do Sistema Nervoso Central (como neurônios e encéfalo), no Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências e Biologia, por meio da utilização de modelos tridimensionais. Além dos modelos 3D, o Kit conta com cartas de apoio para aplicação de atividades, elaboradas para ampliar as possibilidades de atividades práticas em sala de aula. A validação do Kit Didático indicou que os modelos tridimensionais se configuram como um material adequado para ensino e divulgação científica, auxiliando na promoção de uma educação mais alinhada com as demandas da contemporaneidade
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Recurso Educacional Aberto
    Unidade didática: como a educação sexual deve ser feita nas escolas?
    (2024) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Ana Gleicy Salustino da; Medeiros, Leandro Lake Pereira de; Souza, Amanda Dantas de; Silva, Daniel Mendonça da; Firmino, Bianca Posterli; Costa, Ivaneide Alves Soares da; 0009-0009-2765-7890; 0009-0005-6689-2835; 0009-0009-0985-3572; 0009-0009-5888-9897
    A educação sexual tem como objeto de estudo a sexualidade humana. Trata-se de um tema transversal, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos biológicos, sociais e éticos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não a identifique como obrigatória nas escolas, a legislação brasileira e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem suporte para sua abordagem. Contudo, ela enfrenta resistências ideológicas, carência de formação docente adequada e pânico moral. Portanto, este trabalho propõe uma Unidade Didática fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC), que fornece apoio didático para professores de ciências e biologia, e visa incentivar o debate crítico e interdisciplinar sobre o tema discutindo com educandos como a educação sexual deve ser realizada nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A proposta foi elaborada no contexto da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III no contexto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM