Navegando por Autor "Menezes, Lucas Calixto de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Recurso Educacional Aberto Guia didático: estrutura e função de neurônios e encéfalo no controle do corpo humano(UFRN/PIBID, 2022) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Edilane Martins da; Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Paiva, Meyrielli Suzane Matias de; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino acerca do sistema nervoso no ensino fundamental é um desafio, pois envolve conceitos bastante abstratos e frequentemente exige memória visual. Por isso, este Guia Didático sugere uma estratégia de uso de um Kit Didático com modelos impressos em 3D no ensino sobre estrutura e função dos neurônios e do encéfalo humano. Ambos os documentos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN). O objetivo deste trabalho é auxiliar o(a) professor(a) de ciências a implementar o ensino sobre o sistema nervoso através do referido Kit no ensino fundamental com ludicidade. Além disso, este trabalho pode ter potencial para a inclusão educacional de alunos com deficiência visual. As atividades sugeridas neste Guia incluem, além do uso dos modelos didáticos tridimensionais, dinâmicas lúdicas e produção de mapas conceituais, bem como sugestões para avaliação e outras orientações ao(à) docente para uso do referido Kit. A validação do material tridimensional realizada com alunos de ensino básico revelou sua eficácia na identificação das estruturas da célula neuronal e do encéfalo. Dessa forma, o Guia, como recurso educacional, contribui como facilitador da aprendizagem de estudantes do ensino básico demonstrando a relevância da inovação no contexto escolar ao enfatizar a importância do uso da tecnologia de impressão 3D no ensino de ciênciasRecurso Educacional Aberto Modelo didático 3D - A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios(PIBID/UFRN, 2025) Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Silva, Edilane Martins; Menezes, Lucas Calixto de; Ribeiro, Eliakim Kennedy Lima; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Souza Júnior, Airton Araújo de; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino de conteúdos relacionados a Neurociências passa pelo desafio da tradução de conceitos abstratos em estratégias metodológicas aplicáveis, o que gera diversos obstáculos para a prática pedagógica, bem como para a construção do conhecimento dos discentes. Considerando este contexto, uma das práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN) foi o desenvolvimento do Kit Didático em Modelo 3D “A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios”. O objetivo deste recurso é simplificar o processo de ensino-aprendizagem sobre a morfologia e as funções de estruturas do Sistema Nervoso Central (como neurônios e encéfalo), no Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências e Biologia, por meio da utilização de modelos tridimensionais. Além dos modelos 3D, o Kit conta com cartas de apoio para aplicação de atividades, elaboradas para ampliar as possibilidades de atividades práticas em sala de aula. A validação do Kit Didático indicou que os modelos tridimensionais se configuram como um material adequado para ensino e divulgação científica, auxiliando na promoção de uma educação mais alinhada com as demandas da contemporaneidadeRecurso Educacional Aberto Unidade didática: como a educação sexual deve ser feita nas escolas?(2024) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Ana Gleicy Salustino da; Medeiros, Leandro Lake Pereira de; Souza, Amanda Dantas de; Silva, Daniel Mendonça da; Firmino, Bianca Posterli; Costa, Ivaneide Alves Soares da; 0009-0009-2765-7890; 0009-0005-6689-2835; 0009-0009-0985-3572; 0009-0009-5888-9897A educação sexual tem como objeto de estudo a sexualidade humana. Trata-se de um tema transversal, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos biológicos, sociais e éticos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não a identifique como obrigatória nas escolas, a legislação brasileira e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem suporte para sua abordagem. Contudo, ela enfrenta resistências ideológicas, carência de formação docente adequada e pânico moral. Portanto, este trabalho propõe uma Unidade Didática fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC), que fornece apoio didático para professores de ciências e biologia, e visa incentivar o debate crítico e interdisciplinar sobre o tema discutindo com educandos como a educação sexual deve ser realizada nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A proposta foi elaborada no contexto da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III no contexto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).