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Navegando por Autor "Mesquita, Simone Karine da Costa"

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    Dissertação
    Abordagens pedagógicas na formação de enfermeiros : compreensão de docentes de enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-20) Mesquita, Simone Karine da Costa; Menezes, Rejane Millions Viana; ; http://lattes.cnpq.br/9130470143761299; ; http://lattes.cnpq.br/8315489431106294; Fontes, Wilma Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/0984148113725984; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387
    No mundo hodierno são notórias as mudanças nos aspectos social, ético, econômico e político na sociedade, as quais atingem de modo incisivo, o ensino superior, exigindo uma série de modificações e uma nova visão na formação de enfermeiros, a fim de atender as demandas do Sistema Único de Saúde. Diante disso, as instituições formadoras e os docentes são convidados a enfrentar os novos desafios e refletir sobre suas práticas, a fim de favorecer uma maior flexibilidade e capacidade de articulação, utilizando abordagens pedagógicas e metodologias inovadoras, para fazer frente às exigências de uma sociedade globalizada. O presente estudo tem como objetivo analisar a perspectiva do docente no que concernem as abordagens pedagógicas utilizadas na formação de enfermeiros e identificar as abordagens pedagógicas empregadas por docentes na formação de enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, sediada na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A população foi composta por cinquenta e três docentes. Desta população, foi selecionada uma amostra de vinte docentes que atuam na referida Instituição. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a setembro de 2011, através da técnica de entrevista semi-estruturada e da utilização de um questionário. Os dados obtidos serão analisados individualmente, em dois momentos: No primeiro momento, a análise quantitativa referente aos dados obtidos por meio da técnica de entrevista, os quais foram submetidos aos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo proposta por Bardin. No segundo momento, análise quantitativa dos dados quantitativos coletados resultantes dos questionários aplicados aos docentes e dos dados de identificação dos participantes, os quais foram transferidos para uma planilha eletrônica do Microsoft Excel XP, com tabulação e organização em tabelas dos dados, contendo suas frequências relativas e absolutas. Vale salientar, que foram respeitados os aspectos presentes na Resolução CNS 196/96, a qual refere os aspectos éticos e legais da pesquisa envolvendo seres humanos. Os resultados mostram que 90% dos docentes participantes da pesquisa apresentam uma compreensão adequada das abordagens pedagógicas não críticas, apenas 10% tinham um entendimento inadequado. Com relação às pedagogias críticas, 80% dos participantes da pesquisa referiram uma compreensão adequada. Porém, 70% dos docentes, apesar de terem uma compreensão adequada, relataram dificuldades durante a tentativa de implementação destas pedagogias. A maioria dos docentes, como representabilidade de 80%, consideram as pedagogias não críticas relevantes na formação do enfermeiro, como também as pedagogias críticas, sendo representada por 95% dos docentes. Com relação às características dos participantes da pesquisa, 20% eram representantes do sexo masculino; com grau de titulação de 55% com doutorado; referente ao tempo de serviço houve uma maior representatividade entre 15 a 45 anos, com 45%. Contudo, com vista a identificar as abordagens pedagógicas que norteiam suas práticas docentes na formação de enfermeiros da UFRN, revelou que tanto as pedagogias críticas, quanto e as pedagogias não críticas estão presentes na prática de docentes da graduação em enfermagem. Isso reflete um momento de transição, visto que a presença das novas formas de ensinar já faz parte deste contexto educativo. Por fim, cabe ressaltar, a importância compreender sobre modelos educacionais que valorizam os aspectos científicos, éticos, pessoais no processo educativo. A pesquisa tem a pretensão de proporcionar aos docentes a contribuição de novas possibilidades de ação no sentido de refletir sobre o contexto de atuação, com competências pedagógicas necessárias para conduzir o processo de ensino, em consonância com o novo paradigma pedagógico do ensino superior
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    Artigo
    Effectiveness of a course on family health in the knowledge of doctors of the Mais Médicos program
    (FapUNIFESP (SciELO), 2023) Silva, José Adailton da; Cortez, Lyane Ramalho; Silva, Isabelle Pereira da; Freitas, Luana Souza; Nascimento, Rafael Moreira do; Mesquita, Simone Karine da Costa; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-6037-7649
    OBJECTIVE: The aim of this study was to analyze the effectiveness of the distance education course in family health in the knowledge of physicians from the Mais Médicos program. METHOD: This is a quantitative, quasi-experimental study, without a pretest and posttest control group, carried out from August 2019 to September 2021. In all modules, physicians responded to a pretest and posttest to verify their knowledge of the subject. RESULTS: There was a statistically significant difference in all modules with higher average scores in the posttests; the modules with the greatest emphasis are child health care: growth and development; approach to cancer in primary health care; and family health strategy and territorialization. CONCLUSION: The effectiveness of the distance education course was verified, as evidenced by the significant improvement of knowledge in all the modules studied.
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    Tese
    Gestão do cuidado transicional aos usuários com feridas de difícil cicatrização a partir da alta hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-29) Dantas, Marianny Nayara Paiva; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-8891-0003; http://lattes.cnpq.br/3781787663475688; Araújo, Rhayssa de Oliveira e; Medeiros, Soraya Maria de; Forte, Elaine Cristina Novatzki; Santos, Renata Silva; Mesquita, Simone Karine da Costa
    Os usuários com feridas de difícil cicatrização compreendem aqueles com feridas que não cicatrizaram 40-50% de sua extensão, após quatro semanas de análise e intervenção clínica adequadas. Essa situação de saúde está relacionada a fatores biológicos, clínicos, não clínicos e de entrega do serviço, ademais, requer a utilização de múltiplos níveis de complexidade da rede de atenção à saúde. Dessarte, para reduzir os impactos desse problema na saúde pública, torna-se indispensável o Cuidado Transicional, uma modalidade assistencial que busca melhorar os resultados do usuário, cuidadores e sistemas de saúde durante a transferência entre diferentes unidades, serviços e níveis assistenciais. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a gestão do Cuidado Transicional aos usuários com feridas de difícil cicatrização na rede de atenção à saúde, a partir da alta hospitalar, e as contribuições da enfermeira nesse processo. Trata-se de um estudo de caso único integrado, de natureza qualitativa, e possui como unidade de análise a rede de atenção à saúde do município de Natal, Rio Grande do Norte. Foi conduzido de acordo com as orientações de Yin (2015), teve como fontes de evidências entrevistas semiestruturadas aplicadas com usuários com feridas de difícil cicatrização que tiveram alta hospitalar e enfermeiras que atuam na gestão ou assistência dos serviços que compõem a rede de atenção à saúde do município de análise e uma revisão de escopo, sobre a gestão do cuidado transicional ao usuário com feridas. Os dados obtidos foram examinados a partir do método proposto por Yin (2015) e mediante o referencial filosófico da Teoria da Ação Comunicativa, de Jurgen Habermas (2022), com suporte do software ATLAS TI®. Os resultados foram apresentados em textos, figuras, tabelas, quadros e indicam que a transição do cuidado ao usuário com ferida de difícil cicatrização se inicia no internamento hospitalar e continua em outros níveis de atenção, com a participação da equipe multiprofissional do usuário e cuidadores. Apesar de observados alguns pilares necessários ao Cuidado Transicional, elementos como comunicação entre os membros das equipes multiprofissionais e coordenação entre serviços da rede demonstram-se frágeis e interferem na continuidade do cuidado aos usuários e em sua recuperação pós-alta hospitalar. Elementos relacionados a condições de vulnerabilidade dos usuários também se destacam como nós críticos do fenômeno examinado. Em todos os serviços de saúde incluídos, houve participação da enfermeira como trabalhadora ativa na gestão do fenômeno estudado. Seu destaque também esteve evidente na revisão de escopo realizada, onde as estratégias para gestão do Cuidado Transicional estiveram baseadas no uso de tecnologias para melhoria desse processo em serviços de saúde. A análise das fragilidades, potencialidades e as estratégias para o aprimoramento do Cuidado Transicional fornecem subisídios para reflexão e sua melhoria, com vistas ao reordenamento do serviço ofertado na rede e à qualidade dos resultados relacionados aos usuários, cuidadores e serviços de saúde. As estratégias identificadas na literatura são potencialmente replicáveis nas redes de atenção à saúde e podem ser incorporadas nos ambientes que atuam com usuários que apresentam feridas de difícil cicatrização ou outras condições crônicas de saúde.
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    Tese
    Redes neurais artificiais para auxílio aos enfermeiros na tomada de decisão sobre coberturas para lesões venosas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Mesquita, Simone Karine da Costa; Costa, Isabelle Katherinne Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-1476-8702; http://lattes.cnpq.br/5903265312273525; http://lattes.cnpq.br/8315489431106294; Moraes, Juliano Teixeira; Dantas, Daniele Vieira; Tinoco, Jéssica Dantas de Sá; Araújo, Rhayssa de Oliveira e
    A úlcera venosa é considerada um problema de saúde pública devido ao impacto socioeconômico provocado pelos custos com o tratamento, alta incidência e recidiva, como, também, pelas lacunas existentes nos serviços de saúde, em especial, a dificuldade de profissionais no julgamento clínico durante a escolha de cobertura para a lesão. Dessa forma, um sistema computacional pode auxiliar o enfermeiro a minimizar essas dificuldades voltadas para o tratamento de úlcera venosa, por meio de inteligência artificial. Dentre as tecnologias inteligentes, as Redes Neurais Artificiais profundas vêm-se destacando pelo seu alto poder de resolução em problemas complexos, o que possibilita a maximização da qualidade do cuidado oferecido aos pacientes e contribui com a tomada de decisões dos profissionais durante a prática clínica. Diante do contexto, o estudo tem como objetivo desenvolver auxílio computacional aos enfermeiros na tomada de decisão sobre coberturas para úlceras venosas. Trata-se de uma pesquisa metodológica que foi dividida em quatro fases, conforme o modelo metodológico Processo Unificado. A fase 1 refere-se à concepção e levantamento de requisitos; fase 2 compreende a elaboração da estrutura das redes neurais; a fase 3 refere-se ao desenvolvimento das redes, realização dos testes, construção do aplicativo VenoTEC e avaliação da usabilidade; e a fase 4 refere-se à finalização do software, pronto para ser usado. Os dados foram analisados conforme cálculo norteado pelo System Usability Scale, como, também, exportados para o programa Statistical Package for Social Science 20.0 em que foram analisados por meio de estatística de frequência relativa e absoluta. A rede neural profunda voltada para classificação de tecido obteve uma acurácia de 70%, já a rede neural voltada para a classificação de cobertura obteve uma acurácia de 100%. Dessa forma, as redes mostraram-se eficazes para a aplicação. Obtiveram-se os requisitos referentes às coberturas, através da revisão integrativa da literatura, dos protocolos e das sugestões dos especialistas em enfermagem dermatológica ou em estomaterapia. Os resultados voltados para a avaliação da usabilidade obtiveram de escore 88,07 pontos, o que caracteriza uma usabilidade muito boa. Os enfermeiros participantes, ao utilizarem o software, sentiram-se satisfeitos e indicaram a facilidade de utilizar o sistema com eficiência, facilidade de memorização e poucas inconsistências. Com a pesquisa, foi possível o desenvolvimento de duas redes neurais artificiais profundas voltadas para oferecer apoio computacional ao enfermeiro durante o tratamento de úlcera venosa e poderá trazer contribuições como ferramenta laboral baseada em evidências científicas e protocolos, com intuito de padronizar a conduta dos profissionais nos serviços de saúde, o que poderá ampliar o cuidado fornecido na assistência. As contribuições de uma tecnologia voltada para a inteligência artificial desse nível possibilitam a aquisição de uma elevada quantidade de informações em tempo real, o que favorece a ampliação da inteligência humana dos diversos atores envolvidos no processo de cuidar da pessoa com úlcera venosa. Dessa forma, possibilita a tomada de decisão com rapidez e a diminuição de erros. Para o paciente, poderá favorecer a redução do tempo de tratamento e, consequentemente, os gastos envolvidos no tratamento. Os benefícios também podem ser estendidos para os serviços de saúde e sociedade, uma vez que a tecnologia poderá contribuir para a redução do impacto financeiro que a úlcera venosa causa nos sistemas de saúde.
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