Navegando por Autor "Miranda, Brenda de Carvalho"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância dos jogos musicais como recurso metodológico na formação dos licenciandos em música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-01) Miranda, Brenda de Carvalho; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Oliveira, Danilo César Guanais de; Silva, Danúbio Gomes daConsiderando as diversas maneiras para o desenvolvimento do fazer musical no contexto educacional, variadas também são as possibilidades de recursos didáticos que o professor pode utilizar para trabalhar os conteúdos musicais. Diante disso, este trabalho tem como principal objetivo discutir as perspectivas dos licenciandos em música acerca do uso dos jogos musicais como recurso metodológico no âmbito da educação básica, a partir de suas experiências docentes neste contexto de ensino. A metodologia adotada foi quanti-quali, nesse caso, um método misto. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com os estudantes do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, buscando traçar o perfil destes licenciandos e compreender suas perspectivas acerca do uso do jogo musical como recurso didático. Para análise dos dados do questionário, foi utilizado o método de análise de conteúdo defendido por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram que todos os licenciandos participantes já haviam recorrido ao uso dos jogos musicais como uma ferramenta para trabalhar música em sala de aula, isso devido às características que tornam os jogos tão atraentes para os alunos, viabilizando o professor alcançar os objetivos pedagógicos mais facilmente. A partir das falas dos entrevistados, entendemos que o uso dos jogos musicais no contexto regular de ensino possibilita resultados importantes no ensino/aprendizagem dos alunos. Contudo, é necessário que este recurso seja inserido na aula pelo professor de maneira correta, a partir de um planejamento prévio bem definido, caso contrário o jogo musical será caracterizado como um passatempo.