Navegando por Autor "Monteiro, Aline Rebouças"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Processo de alfabetização e letramento das crianças nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Monteiro, Aline Rebouças; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Júnior, Francisco Vitorino de Andrade; Valle Neto, Valdemar CordeiroO presente artigo aborda uma discussão sobre alfabetização e letramento com vistas à compreensão das dificuldades de aprendizagem. O trabalho busca verificar os elementos que dificultam a alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos por base as contribuições de Ferreiro (1994), Soares (2004), Teberosky(1994) Wallon(2008), Freire(1987), entre outros. Quanto aos pressupostos metodológicos, analisa-sediagnósticos de leitura e escrita no processo de alfabetização realizados em uma turma do 3º ano de escolarização em uma escola da rede pública no Município de Icapuí-CE.As análises realizadas relevam questões importantes que indicam: a) A falta de participação da família na educação dos filhos; b) Déficit de Atenção; c) Dislexia; d) Fatores afetivos; e) Hiperatividade e Déficit da Atenção; f) Fatores intra-escolar;percebe-se que esses pontos, em destaque, dificulta a aprendizagem da criança.