Navegando por Autor "Monteiro, João Arthur da Costa"
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TCC Análise das praças de Natal: Importância das praças para a cidade e seu papel na vida cotidiana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Monteiro, João Arthur da Costa; Clementino, Maria do Livramento Miranda; Câmara, Richardson Leonardi Moura da; Sales, Ana Patrícia DiasO presente trabalho buscou produzir um estudo teórico sobre as praças públicas do município de Natal, demonstrando a importância do papel desempenhado pelas praças na cidade e na vida cotidiana dos cidadãos. A partir de pesquisas bibliográficas e documentais, apresentou-se inicialmente o espaço público e as transformações sofridas pelo mesmo ao longo do tempo, além do conceito e a diferenciação entre espaço público e espaço coletivo e o reflexo disso na nova configuração de urbanidade das cidades, a qual está diretamente relacionada ao conceito de segregação socioespacial bastante observado atualmente na sociedade. Posteriormente, conceituou-se o objeto central do trabalho, as praças, tomando por base suas definições, características e funções. E no terceiro capítulo, explorou-se diversos aspectos relacionados às praças públicas de Natal, buscando quantificar e caracterizar as mesmas a partir dos perfis socioeconômicos das regiões administrativas e de alguns bairros, ademais das condições estéticas e de preservação delas. Desta forma, concluiu-se que as praças quando bem planejadas, estruturadas e geridas se constituem como um exemplo de elemento de pleno desenvolvimento da função social das cidades, como define a Constituição Federal, ratificando, assim, importância das praças na vida urbana das cidades.TCC Educação física escolar e tecnologias digitais: uma análise sobre as produções acadêmicas do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Monteiro, João Arthur da Costa; Araújo, Allysson Carvalho de; https://orcid.org/0000-0003-0114-8122; http://lattes.cnpq.br/3443942683481696; Cunha, Sérgio Melo da; https://orcid.org/0000-0003-1913-0705; http://lattes.cnpq.br/7073781749771295; Tinoco, Rafael de Gois; https://orcid.org/0000-0001-8538-0564; http://lattes.cnpq.br/8414563593148597O estudo analisa a produção acadêmica de artigos científicos do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN, visando compreender os limites e possibilidades do uso de tecnologias digitais na Educação Física escolar. Justificou-se baseado na importância acadêmica de investigar os impactos do uso tecnológico nas aulas de educação física. Bem como, sua relevância está destacada na contribuição social do estudo, ao analisar efeitos no ensino que promovem a inclusão, a equidade e o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas inovadoras. Utilizou-se uma revisão narrativa descritiva com abordagem qualitativa, baseada nos Currículos Lattes dos líderes do grupo de pesquisa. Selecionou-se 35 artigos, publicados entre 2014 e 2024, analisando-se: produção anual, indexação no Qualis das revistas, temas envolvidos, formação dos autores e parcerias nacionais e internacionais. Os resultados indicaram aumento significativo nas publicações sobre o tema a partir de 2019, com destaque para práticas pedagógicas e formação docente, além de estudos sobre currículos e tecnologias específicas como QR Code e plataformas digitais. Predominou-se a publicação em revistas de impacto mediano (B1 e B2), evidenciando a relevância científica do grupo. Observou-se ainda, um crescimento na colaboração interdisciplinar e internacional, enriquecendo as descobertas. Conclui-se que as pesquisas do LEFEM são direcionadas para o aprimoramento do ensino de Educação Física, ao explorar o potencial pedagógico das tecnologias digitais e promover reflexões críticas sobre sua integração curricular. Apesar dos avanços, ressalta-se a necessidade de investigações profundas sobre formação docente, diversidade de contextos escolares e acesso às ferramentas digitais