Navegando por Autor "Monteiro, Luciana Fernanda Lucena Mendes"
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Dissertação Vivendo e aprendendo no ambiente hospitalar: Percepções de crianças sobre a doença(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-20) Monteiro, Luciana Fernanda Lucena Mendes; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/0785599555039411; Costa, Otaviana Maraja Jales; ; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=nullO presente estudo focaliza a criança no ambiente hospitalar. Tem como objetivos descrever a percepção de crianças sobre sua doença e hospitalização e identificar suas principais dificuldades com o tratamento. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico/metodológico o método criativo e sensível desenvolvido por Cabral (1998); os estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon que abordam o desenvolvimento infantil; e os de Pinto et al. (2005), Collet (2004), Chiattone (2003), Silva (2002), Lima et al. (1999) que tratam acerca da criança hospitalizada. Para sua realização, foram entrevistadas 13 crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, de uma instituição hospitalar pública, da cidade de Natal/RN, especializada em atendimento pediátrico. Como critério para participação deste estudo, as crianças teriam que ter mais de três dias de internação e plenas condições físicas e emocionais para interagirem com a pesquisadora, por ocasião da entrevista. A análise se processou a partir do estudo do material empírico que constou de entrevistas e um diário de campo onde eram anotadas as reações, expressões e gestos das crianças. Os resultados demonstram a existência de alguma compreensão, por parte destas crianças, sobre sua doença, tendo nos pais seus principais informantes. Elas aceitam o hospital pela necessidade de tratamento, mas reconhecem que a vida fica diferente, principalmente, pelos limites resultantes da doença e do próprio hospital. As principais dificuldades com o tratamento são: a inexistência de atividades recreativas no ambiente hospitalar à noite e nos finais de semana, a ausência dos familiares, principalmente, os irmãos, e a falta de explicação dos profissionais de saúde durante a realização de alguns procedimentos. Concluímos que as crianças percebem a doença e o ambiente hospitalar como algo que muda o ritmo de suas vidas e lhes causam transtornos, medos e apreensões. Sugerimos, portanto, que os profissionais que trabalham com crianças hospitalizadas devam receber uma formação especial para lidar com elas e seus pais, visando diminuir medos e angústias; respondendo às suas dúvidas, e, ainda, orientando os pais quanto ao tratamento de seu filho durante e após a alta. O ambiente hospitalar deve ser também alegre, colorido, com sala destinada à brinquedoteca, coordenada por pessoas preparadas para tal fim