Navegando por Autor "Moraes, Sabrina Kirst"
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TCC Abordagem sobre mulheres cientistas em materiais didáticos do ensino fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Moraes, Sabrina Kirst; Martins, Cibelle Amorim; https://orcid.org/0000-0001-9315-5113; http://lattes.cnpq.br/1795893092260432; Martins, Cibelle Amorim; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; Cabral, Carla Giovana; http://orcid.org/0000-0002-6626-5963; http://lattes.cnpq.br/3120204826432609; Medeiros, Soraya Roberta dos SantosA participação das mulheres na ciência vem crescendo de forma ampla e qualitativa, porém elas seguem sendo minoria neste espaço, principalmente quando se observa os cargos de liderança, além da diminuta divulgação dos substanciais feitos destas grandes cientistas ao longo da história, consistindo ponto fundamental o seu reconhecimento e valorização em materiais didáticos do ensino básico. O presente trabalho teve por objetivo principal analisar a presença de mulheres cientistas em materiais didáticos, visando contribuir com a promoção da igualdade de gênero na Educação Básica. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e descritiva a partir da pesquisa sobre a presença dessas personalidades nos materiais didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados na rede pública e privada de Natal, especificamente, em duas escolas públicas e duas privadas. Para compreender esse contexto foi recorrido a alguns principais autores que discutem a discriminação de gênero (Cabral, 2006), os possíveis motivos da baixa menção de mulheres cientistas em materiais didáticos e o currículo oculto proposital (Santana e Martins, 2010), a democracia de gênero (Pateman, 1989; Porcaro e Santos, 2020), o feminismo (Beauvoir, Barba, 2014), a participação feminina nas ciências (Ignotofsky, 2017), além dos Prêmios NOBEL PRIZE e a própria BNCC, 2018. Como resultado, a investigação apontou baixa menção de mulheres cientistas nesses aportes pedagógicos, quando existem diversas possibilidades de abordagem nas diferentes unidades temáticas. Há contribuições femininas em todas as áreas, inclusive nas que não foi encontrado nenhum referencial teórico dentro dos materiais analisados, como por exemplo energias renováveis, genoma e saúde, até mesmo assuntos atuais como a COVID-19. Vale ressaltar que, como resultado das ações da ONU e UNESCO com a promoção do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, criado em 2015, foram lembradas quatro cientistas mulheres em um dos materiais didáticos, ainda que não tenha sido motivado por seus feitos dentro da temática proposta pelo tema abordado, já é um princípio que proporciona o conhecimento aos alunos e o incentivo às meninas de que podem ascender às áreas das ciências naturais.