Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Morais, Anne Karoline Willmer de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desenvolvimento da comunicação em crianças nascidas em contexto de distanciamento social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Morais, Anne Karoline Willmer de; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; http://lattes.cnpq.br/0469888783812978; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Giacchini, Vanessa; Souza, Marcelle Stella de Lima
    Objetivo: Monitorar a presença dos marcos de desenvolvimento da comunicação e fatores de risco a transtornos do desenvolvimento no segundo ano de vida. Método: Os responsáveis responderam um questionário com perguntas relacionadas ao desenvolvimento geral da criança, classificação socioeconômica e do protocolo Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC). Para o objetivo deste estudo foram utilizadas as seções de marcos do desenvolvimento e do Parent's Observations of Social Interactions (POSI). A amostra foi composta por 19 crianças, de ambos os sexos, com média de 21,4 meses na primeira coleta e 24,5 meses na segunda coleta. Além da análise descritiva, foi utilizado o teste exato de Fisher para análise inferencial. Resultados: Nos marcos do desenvolvimento, mais da metade das crianças (57,9%) apresentaram desempenho aquém do esperado na primeira coleta, mas houve redução dessa porcentagem na segunda coleta (47,4%). Seguindo o mesmo padrão, 52,6% foram classificadas com risco para interação social na primeira coleta, enquanto na segunda coleta 36,8% receberam tal classificação. Na segunda coleta, houve relação entre o desempenho nos marcos do desenvolvimento e indicadores de risco para interação social. Conclusão: Nessa amostra identificamos um alto índice de crianças com desempenho indicativo de dificuldades nos marcos do desenvolvimento e com indicativos de risco nas interações sociais. Esses achados sugerem que o desenvolvimento da comunicação de crianças que experienciaram o distanciamento social nos primeiros dois anos de vida pode ter sido impactado e há necessidade de monitoramento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM