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Navegando por Autor "Morais, Gleiciane Ingrith Lins de"

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    TCC
    Construção e validação de uma cartilha educativa para promoção a saúde mental da gestante e puérpera
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-07) Morais, Gleiciane Ingrith Lins de; Rolim, Ana Carine Arruda; Rosa, Luiz Paulo Gomes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6140262172105122; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; https://orcid.org/0000-0001-5739-4088; http://lattes.cnpq.br/7220491958538140; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; Rosa, Luiz Paulo Gomes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6140262172105122; Ribeiro, Rafel Bezerra; http://lattes.cnpq.br/9805024025832934; Barbosa, Larisse Helena Gomes Macêdo; http://lattes.cnpq.br/4551965672308755
    A gravidez é compreendida como processo comum da vida reprodutiva da mulher, sendo um período que pode ser ansiado em sua vida. O período pós-parto é a fase que representa uma situação de transição intensa na vida destas mulheres, é quando ocorrem os ajustes fisiológicos, de recuperação e de adaptação às transformações sofridas pelo organismo feminino em seu estado gravídico. Para além das mudanças fisiológicas que o corpo passa perante esta fase da vida, existe a interferência dos aspectos psicológicos, emocionais, comportamentais e econômicos. Tais fatores aplicados possibilitam que a mulher esteja também vulnerável às mais diversificadas condições durante sua gestação. Pensando nisto, este trabalho objetivou construir e validar uma cartilha educativa para promoção à saúde mental da gestante e puérpera, com fim de promover saúde mental através da educação em saúde. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica, este tipo de estudo tem por finalidade elaborar, validar e avaliar instrumentos e técnicas de pesquisa, dispondo da elaboração de um instrumento confiável que possa posteriormente ser utilizado por outros pesquisadores. O desenvolvimento deste estudo aconteceu nas seguintes etapas: construção da cartilha educativa para gestantes e puérperas sobre saúde mental e validação do material educativo por juízes especialistas. Participaram do estudo sete juízes, sendo cinco do gênero feminino (80%) e dois do gênero masculino (20%), através dos critérios de inclusão: Ser profissional especialista em Atenção Básica ou em Saúde Materno Infantil, egressos dos programas da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do norte. Os juízes demonstraram avaliação positiva da cartilha e indicaram relevância do material educativo. As sugestões foram incluídas e a cartilha educativa foi revisada até a versão final. O alto índice de concordância na avaliação dos juízes mostrou que o material é eficaz e atinge o entendimento das participantes em relação ao cuidado em saúde mental, enfatizando a importância da utilização de material educativo como estratégia na promoção da saúde. É mais uma ferramenta para facilitar o trabalho da equipe multiprofissional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), contribuindo para uma assistência em saúde de qualidade.
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