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    Produto Educacional
    Geometria com arte e gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-23) Morais, Larissa Salviano de; Cabral, Carla Giovana
    Este produto educacional é uma sequência didática apoiada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), parte da dissertação de mestrado “Xilogravuras: Possibilidades para o Ensino de Geometria por meio da Arte e de Questões de Gênero”, realizada no Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGECNM/UFRN), sob orientação das professoras Carla Cabral e Marta dos Anjos
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    Dissertação
    Xilogravuras: possibilidades para o ensino de Geometria por meio da arte e de questões de gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Morais, Larissa Salviano de; Cabral, Carla Giovana; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; https://orcid.org/0000-0003-4088-0471; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/9011996464491692; Sousa, Giselle Costa de; Lopes, Maria Maroni; Bortoli, Adriana de
    Ciência indispensável para a humanidade, a geometria compreende e contribui para o desenvolvimento do mundo, possibilitando o entendimento de outras áreas do conhecimento e assumindo a sua importância entre seres humanos e cotidiano. Elementos contextualizadores, inquietações sociais e componentes da cultura popular nordestina, notadamente a xilogravura e o cordel, atravessados por uma ótica das relações de gênero, foram conectados ao ensino da matemática. Diante dessa temática, surgem as indagações: Como a geometria, ensinada de forma contextualizada na cultura popular e nas relações de gênero, pode contribuir para as habilidades de conceitos da matemática? Partindo de questionamentos assim, desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, do tipo descritiva, bibliográfica, com pesquisa de campo e observação participante. Com essa concepção, esta pesquisa tem o objetivo de elaborar e avaliar um Produto Educacional para a Educação Básica, na forma de uma Sequência Didática (SD), proposta contextualizadora para o ensino da geometria, construção de elementos simétricos, com foco na reflexão de imagens. A SD foi organizada nos Três Momentos Pedagógicos e aplicada com estudantes do ensino médio Técnico em Edificações da cidade de Lajes/RN. Os resultados da aplicação dessa sequência foram examinados por meio da metodologia de análise de conteúdo. O ensino - aprendizagem de geometria de forma contextualizada mostrou-se um desafio. Ao analisarmos os resultados, constatamos dificuldades e possibilidades para os estudantes, em relação a vários aspectos, tais como: a) conceitos de geometria; b) o uso de cálculos, grandezas e dimensões; c) um despertar da curiosidade científica e cultural; d) criatividade e motivação; e) as inter-relações entre xilogravura e geometria; f) família, atividade doméstica e religião; g) mulher e sociedade. De uma maneira geral, a análise apontou que ensinar geometria fazendo o uso da arte e de questões de gênero promove a construção de conhecimentos para a compreensão dos princípios matemáticos e o desenvolvimento de reflexões e pensamentos críticos com os estudantes envolvidos na pesquisa. Em outras palavras, essa linha de ensino-aprendizagem contribuiu para a formação profissional e social dos estudantes do ensino médio. Assim, para que os estudantes se tornem protagonistas e críticos diante do contexto em que vivem na sociedade, é necessário que as instituições educacionais ofereçam possibilidades que promovam um caminho de formação crítica, relacionando a matemática com a cultura, o cotidiano e a sociedade.
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