Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Morais, Rayne Augusta de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Comunicação alternativa para uma criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista no contexto escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Morais, Rayne Augusta de; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; http://lattes.cnpq.br/8509250637149647; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0498921258146252
    A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que pode acontecer junto a outros diagnósticos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que gera impactos na comunicação. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma estratégia possível e viável de intervenção, especialmente na escola, ambiente fundamental para o desenvolvimento infantil. O objetivo deste trabalho é descrever uma proposta de CAA para uma criança com SD e TEA no contexto escolar. Este é um estudo descritivo, longitudinal, com abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso clínico aprovado sob o nº 6.169.452. Foram realizadas visitas à escola da criança e à sua residência e reuniões com a professora e a equipe do caso. O aluno apresentou habilidade comunicativa limitada, uso frequente de gestos, baixo envolvimento na rotina escolar e resistência à sala de aula. O trabalho pedagógico foi baseado na culinária e, assim, foram produzidos cinco recursos: painéis de rotina alimentar para a escola e casa do aluno; fichário com pranchas em CAA, chaveiro com pictogramas e livro em CAA. A proposta descrita pode gerar benefícios à criança e ao desenvolvimento da sua comunicação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM