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Navegando por Autor "Morais, Roberto Nunes de"

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    TCC
    Bullying na educação física escolar: percepção e participação dos discentes das redes de ensino da cidade do Natal e grande Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Morais, Roberto Nunes de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Araújo, Allyson Carvalho de; Silva, Priscila Pinto Costa da
    O estudo ora apresentado utilizou uma pesquisa quantitativa, que teve como objetivo descobrir a percepção e a participação dos alunos e professores da 1ª série do ensino médio de três escolas da cidade de Natal, e região metropolitana, no fenômeno bullying nas aulas de educação física. A pesquisa foi realizada em três diferentes escolas, das três distintas redes de ensino (estadual, federal e particular). Para confecção deste trabalho foram realizadas buscas em algumas bases de dados. Devido à grande quantidade de trabalhos disponíveis na literatura, preocupamo-nos principalmente as publicações mais contemporâneas a criação da lei nº 13.185, de 06.11.2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), em todo o Território Nacional. Considerado um marco jurídico de combate ao bullying e a primeira lei nacional que tem como objetivo prevenir e combater a prática da intimidação sistemática no país. O Bullying é um fenômeno que suscita a reflexão por parte de toda a sociedade, e principalmente pela docência devido à grande quantidade de consequências negativas que essa prática pode gerar para os jovens por volta da sua passagem no período escolar. Pode se concluir que no tocante à educação física escolar, nas escolas pesquisadas, o bullying se mostrou um fenômeno bastante consolidado, inclusive com números que superam o das médias das pesquisas realizadas a nível nacional, quando comparado com o bullying na educação de forma geral. Observamos também comportamentos divergentes em relação aos docentes entrevistados, quanto a forma de enfrentar essa situação nas suas aulas de educação física.
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